Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufg

(Ufg-2000) A rede hidrográfica brasileira - muito rica em rios, mas pobre em grandes lagos - reflete as condições de umidade, estrutura geológica e relevo do território nacional. E sabe-se que

( ) o regime de alimentação dos rios brasileiros é basicamente pluvial, isto é, dependente das chuvas.
( ) os rios brasileiros são predominantemente de planície, com amplo potencial para a sua utilização como hidrovias para o transporte de cargas.
( ) o padrão da drenagem brasileira é exorréico (desaguando no mar) e a grande maioria dos rios é perene (há fluxo de água durante todo o ano).
( ) há uma estreita relação entre a presença das usinas hidrelétricas e as bacias hidrográficas que drenam áreas planálticas, embora esse não seja o único critério para sua localização.

resposta:V F V V



(Ufg-2000) O texto a seguir é uma transcrição de um trecho da carta do chefe Seatle (citado por RUA, João et alli, no livro "Para ensinar Geografia", 1993) que, em 1855, respondeu à proposta dos Estados Unidos de comprar as terras dos índios.

"O ar é precioso para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. Os animais, as árvores, o homem, todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece não se importar com o ar que respira. Como um cadáver em decomposição ele é insensível ao mau cheiro. Mas se vos vendermos nossa terra, deveis vos lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar insufla seu espírito em todas as coisas que dele vivem. O ar que nossos avós inspiraram ao primeiro vagido foi o mesmo que lhes recebeu o último suspiro".

Relativamente ao ar, esse elemento vital para a humanidade, sabe-se que

( ) as sociedades indígenas tradicionais possuíam um modo de vida que praticamente não infligia alterações à qualidade do ar.
( ) as atividades rurais têm sua parcela de culpa no acréscimo dos índices de poluição atmosférica, especialmente pela realização das queimadas de pastos e áreas florestadas.
( ) a deterioração do ar nas grandes metrópoles é fruto, principalmente, das atividades industriais e dos veículos automotivos, que emitem um exorbitante volume de poluentes na atmosfera.
( ) a qualidade do ar vem mantendo-se estável ao longo deste século, depois de cessando o surto de crescimento da atividade industrial, ocorrido nos séculos XVIII e XIX.

resposta:V V V F



(Ufg-2000) A reordenação territorial do campo brasileiro e as novas fronteiras agrícolas têm constituído uma das ações do Estado, mediante políticas públicas de desenvolvimento regional. Dentre as políticas públicas que articulam desenvolvimento agrícola e regional, cabe ressaltar a criação de pólos de desenvolvimento.
Assim,

( ) o Polocentro voltou-se para a expansão da cultura de grãos, principalmente soja e arroz, no cerrado do Brasil Central.
( ) o Proceder foi um acordo assinado, em 1980, entre o Brasil e a Alemanha, que viabilizou a expansão da soja nos territórios do Acre, Amapá e Roraima.
( ) o Polamazônia propiciou o estabelecimento de pólos de desenvolvimento agromineral e agropecuário, na região amazônica, que tiveram como principais conseqüências o atual desmatamento e a violência na região.
( ) o Polonordeste caracteriza-se pelos investimentos em projetos de irrigação na Zona da Mata e na região semi-árida.

resposta:V F V V



(Ufg-2000) Se pudéssemos observar um mapa do espaço brasileiro na virada do século XVIII para o XIX, no momento da crise da mineração e do renascimento agrícola, veríamos nosso território organizado em grandes manchas de ocupação econômico-demográficas. Esse modo de organização do espaço agrário brasileiro teve raízes na Lei de Sesmarias. Contudo, as novas organizações desse espaço foram determinadas, em grande parte, pela Lei de Terras e pelo Estatuto da Terra.
A propósito disso, julgue os itens a seguir.

( ) A Lei de Sesmarias outorgava o direito de agregar ao domínio das grandes propriedades todas as demais terras do espaço colonial; dessa maneira, demarcava o arranjo do espaço colonial-escravista.
( ) Segundo a Lei de Sesmarias, o acesso à terra deveria ser proporcional ao número de escravos de propriedade de cada senhor, regulando assim, juridicamente, a repartição da propriedade fundiária.
( ) A lei de Terras, de 1850, visava a democratizar o acesso ao mercado de terras, para camponeses, posseiros e escravos libertos.
( ) O Estatuto da Terra, promulgado na década de 60 deste século, estabeleceu a empresa rural como referência de rearranjo do espaço agrário brasileiro.

resposta:V V F V



(Ufg-2000) A atmosfera não é estável. Movimenta-se constantemente, devido à desigualdade na distribuição, pela superfície terrestre, da radiação solar, da umidade e de outros fatores. Isso pode ser observado nos movimentos das massas de ar.

DISTRIBUIÇÃO DAS MASSAS DE AR NA AMÉRICA DO SUL E NO BRASIL SEGUNDO SUAS FONTES E DIRECIONAMENTO

(imagem abaixo)

Fonte: IBGE. Geografia do Brasil, Grande Região Sul, v. 4 tomo 1.

A dinâmica das massas de ar atuantes no continente sul-americano está representada no mapa a seguir (retirado do livro "Geografia do Brasil" de Marcos de Amorim Coelho, 1996). Relativamente a esse assunto, sabe-se que

( ) no território brasileiro predomina a ação de massas de ar quentes, continentais e oceânicas.
( ) a massa polar atlântica atua com regularidade na porção meridional do Brasil, sendo responsável pela formação de geadas e queda de neve durante o inverno.
( ) a massa equatorial continental exerce grande influência no médio e baixo Amazonas e no litoral, ao passo que a equatorial atlântica afeta, sobretudo, a Amazônia ocidental.
( ) a massa tropical continental determina longas estiagens na depressão do Paraguai (Pantanal mato-grossense).



resposta:V V F V



(Ufg-2000) "As cidades estão passando por um período de transição especialmente difícil. Têm cada vez mais gente e menos emprego, menos saúde, menos qualidade de vida. Elas eram centros que viviam da indústria. Surgiram com essa função no final do século XVIII. Agora, o fenômeno acabou. As indústrias querem distância das cidades (...)
Estão abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho".

A citação acima (extraída da Revista "Veja", 28 de julho de 1999) refere-se à geografia das grandes cidades. Analisando-a, depreende-se que

( ) nas grandes cidades do século XX, o setor econômico que mais cresce é o terciário moderno (produção de programas para computadores, meio de comunicação e serviços em geral), conforme o sugere a frase onde se lê que as cidades "eram centros que viviam da indústria".
( ) o conteúdo social das cidades, constituído por segmentos sociais cujas condições de vida são diversas entre si, é ocultado pela generalização feita na referência a "menos qualidade de vida" nas cidades, atualmente.
( ) há uma idéia equivocada na afirmação de que as indústrias estão "abandonados os grandes centro urbanos e deixando muita gente sem trabalho", pois a causa imediata do desemprego urbano não é a "fuga" das indústrias das grandes cidades, mas a atuação do capital transnacional: no campo, privilégio à produção para a exportação, e, na cidade, automação da indústria e dos serviços.
( ) em "as indústrias querem distância das cidades" tem-se uma alusão à desconcentração geográfica das indústrias, fenômeno devido aos altos preços dos terrenos urbanos e à organização sindical dos trabalhadores, entre outros.

resposta:V V V V



(Ufg-2000) A idéia de que o país se transformou em um balão de negócios exige a percepção das formas de articulação do capital internacional no Brasil. Caracterize o modo de inserção do capital internacional nos seguintes períodos:

a) 1808 - 1914;
b) 1945 - 1980.

resposta:



(Ufg-2000) Explique o posicionamento do governo do Rio Grande do Sul, no caso Ford, em contraposição à política do governo Federal.

resposta:



(Ufg-2000) Comente a polêmica travada sobre a instalação da Ford na Bahia, destacando as divisões e tensões regionais presentes na sociedade brasileira, na segunda metade do século XX.

resposta:



(Ufg-2000) No final do milênio, é perceptível o amadurecimento e a complexidade da sociedade industrial, que está longe da utopia de uma sociedade igualitária, presente no pensamento político do século XIX, A atual estrutura de emprego sinaliza a abertura de novas formas de trabalho, que expressam uma nova fase do desenvolvimento industrial. Neste sentido, analise a estrutura do mercado de trabalho e suas contradições sociais, nas seguintes conjunturas:

a) 1920 - 1960.
b) 1980 - 1999.

resposta:



(Ufg-2000) O fenômeno migratório entre as nações mudou seus padrões, de forma significativa, nas duas últimas décadas deste século. Mas não perdeu sua característica fundamental de ser um fenômeno histórico e geográfico. Até o final da década de 80, deste século, o Brasil era considerado "um país de imigrantes". Chegaram ao Brasil cerca de 5 milhões, dos quais uns 3 milhões se fixaram definitivamente aqui, enquanto os 2 milhões restantes acabaram deixando o país.
Interpretando o gráfico abaixo, explique a relação entre
(imagem abaixo)

* Dados do IBGE
AZEVEDO, Aroldo de. "Brasil - a terra e o homem". Nacional/Edusp. Vol. II, 1970, tabela 4, s/ pág.

a) a Lei de Terras e o fluxo imigratório;
b) a Lei de Cotas e o fluxo imigratório.

População Brasileira

resposta:



(Ufg-2000) "As atividades agrárias têm-se mostrado crescentemente como fortes depredadoras dos recursos naturais. É incontestável a necessidade crescente de produção de alimentos que possam atender ao crescimento do consumo pela população que cada dia mais vive em cidades. Para suprir tais necessidades, a tendência tem sido a de recorrer a tecnologias cada dia mais sofisticadas".

Considerando o texto acima (retirado do livro "Geografia do Brasil", de J.L.S. Ross, 1995) e com base nos conhecimentos sobre o assunto,

a) cite dois grandes problemas ambientais, gerados pelas atividades agropecuárias;
b) explique a relação existente entre o uso das novas tecnologias e a geração desses problemas.

resposta:



(Ufg-2000) "Iracema voou"

Iracema voou
Para a América
Leva roupa de lã
E anda lépida
Vê um filme de quando em vez
Não domina o idioma inglês
Lava chão numa casa de chá

Tem saído ao luar
Com um mímico
Ambiciona estudar
Canto lírico
Não dão mole pra polícia
Se puder, vai ficando por lá
Tem saudade do Ceará
Mas não muita
Uns dias, afoita
Me liga a cobrar
É Iracema da América.

A música de Chico Buarque, "Iracema voou", descreve a vida de uma emigrante brasileira. O resultado do primeiro Censo dos Brasileiros, realizados no exterior pelo Itamaraty, em 1996, concluiu que um milhão e meio de brasileiros vivem fora do país, sendo a maioria residente nos Estados Unidos, Paraguai, Japão e Europa. Quanto a esse fenômeno, cite e explique, com base nos conhecimentos sobre o assunto e na interpretação da música, um motivo da emigração e um problema vivenciado pelos emigrantes brasileiros.

a) Motivo.
b) Problema.

resposta:



(Ufg-2000) De acordo com VICENTINO & SCALZARETTO ("O mundo atual", 1994), os movimentos nacionalistas reapareceram, recentemente, com um novo aspecto, sendo denominados neonacionalistas. O neonacionalismo tem-se manifestado basicamente de duas formas: nacionalismo separatista e xenofobia.

A propósito desse tema, faça o que se pede:

a) apresente a idéia básica do nacionalismo;
b) conceitue "xenofobia" e cite um motivo que explique sua ocorrência na atualidade.

resposta:



(Ufg-2000) A partir de meados do século XX, o processo de industrialização do Brasil, concentrado especialmente em S. Paulo, provocou o surgimento de uma nova forma de organização do espaço geográfico, segundo um esquema de CENTRO e PERIFERIAS.

Considerando-se que a regionalização do Brasil em centro e periferias é resultado da divisão territorial do trabalho, faça o que pede:

a) cite duas transformações sócio-espaciais, em Goiás, conseqüentes da "integração" deste estado ao espaço econômico nacional;
b) cite a função econômica do estado de Goiás no espaço nacional integrado.

resposta:



(Ufg-2001) O IBGE é o órgão governamental responsável pela regionalização oficial do território brasileiro. Contudo, outras divisões, baseadas em critérios diferentes da oficial, também têm sido utilizadas, com finalidades diversas.
Considerando-se tal peculiaridade, no tocante à região Amazônica, é possível reconhecer a existência

( ) da Amazônia Legal, que engloba todos os Estados da Região Norte, o Mato Grosso, o oeste do Maranhão e o extremo norte de Goiás, área de atuação da SUDAM, criada para direcionar a política de investimentos públicos para a região.
( ) da área do Projeto Polocentro, que visa à implantação de uma rede integrada de rodovias, hidrovias e ferrovias, para escoamento da produção agrícola no limite setentrional da região.
( ) da Grande Região Norte, que tem como limite os Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins e é utilizada como base para os levantamentos estatísticos, como o censo demográfico.
( ) do Complexo Regional Proceder, baseado na divisão do país em quatro complexos geoeconômicos, cujos limites excluem as áreas mais modernizadas, como as zonas metropolitanas de Manaus e Belém.

resposta:V F V F



(Ufg-2001) O sistema de coordenadas geográficas, adotado atualmente como uma convenção mundial, foi concebido na Grécia Antiga e visava a facilitar a localização de qualquer ponto na esfera terrestre, a partir do cruzamento entre um paralelo e um meridiano.
Considerando-se as características desse sistema, uma cidade fictícia, com coordenadas iguais a 7°00 de longitude Leste e 6°50 de latitude Sul, estaria localizada a

( ) 5° 20 ao norte da latitude 12°10 Sul.
( ) 5° 30 a leste da longitude 7° 30 Leste.
( ) 6° 10 ao sul da latitude 13° 00 Sul.
( ) 8° 30 a oeste da longitude 15° 30 Leste.

resposta:V F F V



(Ufg-2001) A Austrália, sede dos últimos Jogos Olímpicos do século XX, faz parte da Oceania, o continente chamado de "Novíssimo Mundo", por ter sido o espaço mais recentemente conquistado pelos europeus.
São fatores que caracterizam a Oceania:

( ) a presença, ainda hoje, de povos subordinados às potências mundiais, como os das possessões norte-americanas, francesas e inglesas.
( ) a heterogeneidade econômica, marcada pela presença de dois países ricos - Austrália e Nova Zelândia -, ao lado dos demais, extremamente pobres.
( ) a homogeneidade lingüística e cultural, fruto da ocupação francesa em todo o continente.
( ) a existência de uma exótica fauna de marsupiais, típica do continente.

resposta:V V F V



(Ufg-2001) A disposição e as formas do relevo têm importância capital na ocupação e uso do espaço urbano, podendo determinar as arcas mais propícias ou as impróprias para determinados tipos de uso.
Sobre a influência do relevo na ocupação do espaço urbano, pode-se afirmar que
( ) a orientação da vertente é um fator a ser observado na escolha de um terreno urbano, pois ela influencia a insolação recebida ao longo das estações do ano.
( ) as encostas íngremes de morros e outras elevações são feições geomorfológicas indicadas para edificações verticais, em virtude de sua resistência aos processos erosivos.
( ) as planícies fluviais e os fundos de vale são considerados impróprios para a ocupação densa, pois são áreas constituídas por material inconsolidado e, às vezes, sujeitas a inundações periódicas.
( ) os interflúvios planos ou de inclinação suave são geralmente as áreas mais adequadas ao adensamento de construções.

resposta:V F V V







próxima »