Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufla

(Ufla-2003) A recente guerra entre EUA e Inglaterra contra o Iraque fez lembrar a Guerra do Golfo Pérsico de 1991, após o Iraque ter invadido e anexado o Kuwait.
As alternativas abaixo descrevem uma etapa da "Guerra do Golfo" de 1991, EXCETO:
a) Envio de tropas dos EUA para a região do Golfo Pérsico.
b) Renúncia do Xá Reza Pahlevi, a pedido dos EUA, para evitar maiores constrangimentos.
c) Decretação do boicote econômico ao Iraque pela ONU.
d) Ataques a Israel e Arábia Saudita promovidos pelo Iraque.
e) Rendição do Iraque.

resposta:[B]



(Ufla-2003) "Cinco vezes ao dia pára tudo no país. Até a globalização. São os momentos dedicados a Alá. O muçulmano ajoelha-se e reza."
("Próxima Viagem", ago. 2000, pág. 70)

"Miséria e falta de democracia, aliadas ao nacionalismo, fazem o caldo no qual nasce o radicalismo islâmico - uma minoria na religião."
("Veja", 19-09-2001)

Nos trechos acima, pode-se perceber as "duas faces" do islã: o islamismo religião, que prega o respeito por outras crenças e se define como religião de paz, e o islamismo fundamentalista.
Todas as alternativas abaixo expressam um aspecto do fundamentalismo como um todo, EXCETO:
a) Tal movimento entende os textos sagrados como única orientação para a própria organização da sociedade.
b) O fundamentalismo, como movimento, não é exclusividade do mundo muçulmano, ocorrendo em outras religiões, inclusive no judaísmo.
c) Se o "radicalismo islâmico", exemplificado em um dos textos acima, é uma "minoria na religião", é também insignificante como movimento.
d) A existência de grupos fundamentalistas atualmente é que determina a origem de alguns conflitos ao redor do mundo.
e) Uma das características do fundamentalismo islâmico, por exemplo, está na organização da sociedade regida pelo Alcorão.

resposta:[C]



(Ufla-2003) Observe as proposições abaixo e responda de acordo com o que se pede.
Pode-se afirmar sobre a relação homem-mulher quanto à escolarização e ao mercado de trabalho brasileiro:

I. As mulheres são mais instruídas que os homens.
II. O salário médio mensal das mulheres é R$ 469,00 e o dos homens R$ 674,00.
III. O percentual de mulheres que trabalham no mercado formal é menor que o de homens.

Marque a alternativa CORRETA.
a) Todas as proposições são corretas.
b) Somente a proposição I é correta.
c) Somente as proposições I e II são corretas.
d) Somente as proposições I e III são corretas.
e) Somente as proposições II e III são corretas.o

resposta:[A]



(Ufla-2003) "A única guerra legítima que um governo neste mundo pode e deve desenvolver é contra a fome, a miséria e a exclusão, que ofendem a dignidade dos filhos de Deus."
(Carta do Presidente Lula ao papa João Paulo II criticando o ataque dos EUA ao Iraque)

"Todo dia
o sol da manhã vem e lhes desafia
traz do sonho pro mundo quem já não queria
palafitas, trapiches, farrapos
filhos da mesma agonia (...)"
(Herbert Viana, Alagados)

O atual governo brasileiro vem desenvolvendo um grande projeto social de combate à fome - o "Fome Zero". Isso gera uma reflexão sobre o subdesenvolvimento do Brasil e algumas de suas características.
Tendo como pressupostos os componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), são características do subdesenvolvimento brasileiro, EXCETO:
a) Grandes diferenças regionais.
b) Dependência financeira e tecnológica.
c) Índice de desenvolvimento humano igual a 0,936.
d) Dívida externa.
e) Desigualdades sociais.

resposta:[C]



(Ufla-2003) O ano de 2002 teve, entre outras, a marca de ser um ano voltado à reflexão sobre o imperialismo dos EUA, sobretudo no continente americano. O movimento contrário à antecipação da implementação da ALCA que se fez marcante no Brasil é uma dessas manifestações.
A respeito da Área de Livre Comércio das Américas, coloque V se verdadeiro ou F se falso, de acordo com cada afirmação e assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.

( ) Um fato assustador na idéia da criação da ALCA está relacionado à competitividade de cada país dentro do bloco, pois sairá beneficiado aquele país que for mais competitivo.
( ) Para o futuro da ALCA, são fundamentais investimentos em tecnologia e em educação, no sentido de buscar aprimorar a eficiência.
( ) Um desafio que se coloca ao MERCOSUL e a outros blocos dentro do continente é sobreviver sem ser esmagado pela ALCA.

a) F - F - F
b) V - V - V
c) F - F - V
d) V - F - F
e) F - V - V

resposta:[B]



(Ufla-2006) Leia o texto seguinte e as proposições que se seguem.

10 FATOS IMPRESSIONANTES SOBRE O TSUNAMI
O tsunami que devastou a Ásia foi um dos desastres mais impressionantes da história. A devastação que ele causou engolindo cidades inteiras, demolindo tudo o que estava na orla e matando mais gente do que parece possível aceitar - você já conhece. Mas a marca do maremoto foi ainda mais profunda. O planeta Terra sentiu esse cataclismo de maneira marcante e permanente. E é possível de se verificar nos exemplos abaixo:
1. A onda de 12 metros do tsunami asiático foi devastadora. Mas não é nada perto da que atingiu o golfo do México há 65 milhões de anos, quando um asteróide espatifou-se na Terra, extinguindo 60% das espécies, (...) incluindo os dinossauros. Estima-se que aquele tsunami tenha atingido 1 quilômetro de altura.
2. Ninguém ainda foi lá ver, mas surgiu no chão do oceano uma falha geológica espetacular. Acredita-se que o fundo do mar tenha afundado mais de 20 metros em alguns trechos. A falha foi causada pelo deslizamento súbito da placa da Índia.
3. O Pólo Norte também mudou de lugar. Quem quiser procurar Papai Noel agora vai ter de se deslocar 2,5 centímetros para nordeste. Isso porque o eixo imaginário em torno do qual o planeta gira foi abalado, inclinando-se levemente (...)
Supernovas, "Revista Superinteressante", edição 210, Editora Abril, fevereiro de 2005, p.16 17 (adaptado)

Proposições:

I. Teoria da Extinção dos Dinossauros
II. Teoria da Deriva dos Continentes
III. Teoria do Determinismo Geográfico
IV. Teoria do Big Bang

A alternativa que indica as teorias que podem ser associadas aos exemplos apontados no texto é:
a) Proposições I e IV
b) Proposições II e III
c) Proposições III e IV
d) Proposições I e II
e) Proposições II e IV

resposta:[D]



(Ufla-2006) Observe a seguinte curiosidade.

BOLA DIVIDIDA
No estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá - AP, a linha central que divide o gramado está posicionada exatamente sobre a linha imaginária (...). Assim, no início da partida, um time fica na metade norte do mundo e outro na parte sul e, é claro, durante o jogo os atletas trocam de hemisfério várias vezes. [Na cidade] além do estádio de futebol, parques, praças, bares e restaurantes aproveitam-se da posição estratégica para atrair os curiosos. Tamanha peculiaridade chamou a atenção do jornalista inglês Alex Bellos, autor de um ótimo livro sobre o futebol brasileiro: "Futebol - The Brazilian way of life", lançado em maio naquele país.
Supernovas, "Revista Superinteressante", edição 210, Editora Abril, fevereiro de 2005, p.16 17 (adaptado)

A alternativa a seguir que identifica CORRETAMENTE tanto a linha imaginária mencionada no texto quanto o indicativo dessa identificação é:
a) Linha do Equador - "metade norte do mundo".
b) Trópico de Câncer - localização da cidade de Macapá/AP.
c) Trópico de Capricórnio - "linha central que divide o gramado".
d) Linha do Greenwich - "atletas trocam de hemisfério".
e) Círculo Polar Ártico - "aproveitam-se da posição estratégica".

resposta:[A]



(Ufla-2006) Observe as proposições a seguir.

I. Conflitos na América Latina
II. Desmembramento da ex-União Soviética
III. Conflitos entre judeus e árabes
IV. Desmembramento da Iugoslávia
V. Conflitos na África

TODAS as proposições acima indicam regiões onde ocorrem
a) conflitos étnicos.
b) conflitos de fronteira.
c) conflitos nacionalistas.
d) disputas político-territoriais.
e) recentes transformações na ordem política mundial.

resposta:[E]



(Ufla-2006) Sobre os conceitos inerentes ao mercado de trabalho no Brasil, associe corretamente as colunas e faça o que se pede.

COLUNA 1
1. Inativos
2. Desempregados
3. População Economicamente ativa (PEA)
4. População em Idade Ativa (PIA)

COLUNA 2
( ) Compreende as pessoas em idade de trabalho. Ainda que algumas metodologias delimitem a PIA como população entre 15 e 65 anos, aqui estão incluídas todas as pessoas com mais de 10 anos.
( ) Pessoas em idade ativa que não estão ocupadas nem desempregadas. Representa a diferença entre a PEA e a PIA, sendo composta de estudantes, aposentados e donas-de-casa, desde que não trabalhem em atividades geradoras de renda.
( ) Pessoas que procuraram emprego na semana ou no mês anterior à pesquisa amostral, mas que não o conseguiram. Representa a diferença entre a PEA e o total de ocupados.
( ) Pessoas que dispõem de uma ocupação, seja como trabalhadores formais (com carteira assinada), funcionários públicos e autônomos, seja como trabalhadores sem carteira assinada, empregadores, além dos trabalhadores não remunerados vinculados às atividades econômicas de natureza familiar. Equivale ao total de vagas oferecidas por empresas, instituições públicas e pelo chamado terceiro setor.
( ) Compreende os trabalhadores ocupados e os desempregados. Tal universo de trabalhadores representa a oferta de trabalho, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho
(Fonte: "Diversos - Geografia/Ensino Médio e Almanaque Abril", 2003)

A alternativa que indica a seqüência CORRETA é:
a) 2, 3, 1, 5, 4
b) 4, 1, 2, 5, 3
c) 4, 5, 3, 1, 2
d) 5, 1, 4, 2, 3
e) 3, 4, 2, 1, 5

resposta:[B]



(Ufla-2006) Nos livros didáticos de Geografia, o tema "Conflito Norte × Sul" geralmente está associado à origem socioeconômica de regiões e a decorrências históricas da "Guerra Fria" e seu término. As alternativas a seguir apontam discussões ligadas diretamente ao "Conflito Norte × Sul", EXCETO:
a) Admite-se que a maioria dos conflitos que permaneceram ou foram potencializados, após a Guerra Fria, são de natureza étnica ou nacionalista.
b) As discussões que giram em torno dessa temática passaram a ocorrer a partir do final dos anos 80 e indicavam a emergência de uma "nova ordem mundial", em que a derrocada do socialismo significava a vitória do modelo liberal e, por extensão, do modelo capitalista como hegemônico nessa "nova ordem".
c) Se é possível dizer que o modelo capitalista de sociedade foi "vitorioso", também é verdade que tal modelo não resolveu seus conflitos internos, que continuaram existindo não mais em uma ordenação bipolar ideológica chamada "Guerra Fria".
d) Segundo o critério de origem socioeconômica, o mundo passaria a ser dividido em Norte/Desenvolvido e Sul/Subdesenvolvido e o Equador certamente deixaria de ser a fronteira geográfica entre ambos os hemisférios.
e) "Produção flexível", "Revolução tecnológica" e "Divisão internacional do trabalho" relacionam-se diretamente ao chamado "Conflito Norte × Sul".

resposta:[E]



(Ufla-2006) Uma análise recente do comportamento da população mundial tem demonstrado duas evidências: a primeira é a diminuição da taxa de fecundidade global (o número de filhos que uma mulher tem ao longo de sua vida); a segunda evidência é a elevação da expectativa de vida da população, o que significa na prática que as pessoas estão efetivamente vivendo mais no planeta e isso vale para as pessoas dos países mais pobres (50 para 67 anos), dos países mais ricos (76 para 86 anos) e dos países menos desenvolvidos (63 para 73 anos).
Em termos populacionais, a relação entre as evidências: elevação da expectativa de vida e redução dos níveis de fertilidade gera:
a) o aumento do número de idosos.
b) a diminuição das taxas de natalidade.
c) o aumento das taxas de mortalidade infantil.
d) o aumento das médias de densidade demográfica.
e) o aumento da base da pirâmide etária.

resposta:[A]



(Ufla-2007) No mês de agosto de 2006, reuniram-se em Praga, na República Checa, vários astrônomos e estudiosos e, com base em avanços recentes na observação do cosmo, determinaram uma nova classificação para o Sistema Solar. Essa classificação tem como base novos critérios para a definição de planeta. Assim sendo, Plutão passou a não ser mais classificado como planeta, pois suas características impedem que ele faça parte desse conjunto de astros.

Marque a alternativa que trazia a definição tradicional e que possibilitou a classificação de Plutão como planeta.
a) Corpo celeste que se move na órbita de uma estrela e não é satélite de planeta, possuindo massa própria para que a sua gravidade o torne esférico.
b) Corpo celeste, sem luz própria, que gira em torno de uma estrela.
c) Corpo celeste que se move na órbita de uma estrela com diâmetro mínimo de 800 Km.
d) Corpo celeste que gasta mais de 200 anos terrestres para completar a sua órbita.

resposta:[B]



(Ufla-2007) Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como
(imagem abaixo)

a) Movimento convergente.
b) Movimento tangencial.
c) Movimento transformante.
d) Movimento divergente.



resposta:[D]



(Ufla-2007) Sabe-se que as queimadas são prejudiciais ao meio ambiente, com efeitos imediatos sobre o clima. Os efeitos imediatos das queimadas são apontados nas alternativas a seguir, EXCETO:
a) Aumento do "buraco" na camada de ozônio.
b) Elevação da temperatura do ar.
c) Impossibilidade de a área devastada reter a energia do sol e gerar fluxos ascendentes de ar.
d) Não formação de chuvas.

resposta:[A]



(Ufla-2007) Entende-se por "erosão" o transporte de partículas do solo que se dá pela ação da chuva e dos ventos, além da própria erosão geológica, que nivela a superfície terrestre, ou seja, é a "erosão natural".

A gravidade da associação entre queimadas e erosão do solo, está
a) em causar o "Efeito Estufa", fenômeno que altera significativamente a temperatura na Terra.
b) na produção de dióxido de carbono, um dos elementos constitutivos do "Efeito Estufa".
c) no seu caráter mais imediato, enquanto dá ao "processo natural erosivo" proporções devastadoras, causando, entre outros problemas, o assoreamento dos rios.
d) na eliminação da biodiversidade, específica da área em destruição.

resposta:[C]



(Ufla-2007) Tomando como base as características da economia brasileira, neste início do século XXI, coloque V (verdadeira) ou F (falsa) nas proposições a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) A economia brasileira é dependente do capital externo e, por isso, quando a economia mundial sofre algum desajuste, o Brasil também padece.
( ) A dependência brasileira não é só de insumos e de capitais, mas também de tecnologia moderna.
( ) Os índices de crescimento de 1994 (criação do Plano Real) e de 2004, foram muito semelhantes, favorecidos pela conjuntura econômica internacional.
( ) A independência tecnológica do Brasil o situa em excelente posição no Ranking Global de Tecnologia da Informação.

a) V - F - F - V
b) V - V - V - F
c) F - V - V - F
d) V - V - F - V

resposta:[B]



(Ufla-2007) O G-8 (Grupo dos Sete países mais ricos do mundo e a Rússia) reúne-se sempre com a finalidade de discutir a política econômica mundial e o que acentua as diferenças entre os países do norte com os do sul. Esse grupo possui características comuns quanto à sua industrialização.

Dos países a seguir, aquele que NÃO pertence ao G-8 é:
a) França
b) Itália
c) Japão
d) Suíça

resposta:[D]



(Ufla-2007) Observe o quadro a seguir.
(imagem abaixo)

A análise do quadro permite afirmar, EXCETO:
a) A renda per capita chinesa é inferior à do Brasil devido à política conhecida como "socialismo de mercado".
b) Tanto o volume de exportações quanto o investimento estrangeiro contribuem para o PIB.
c) Pelo quadro, percebe-se que a população chinesa é, aproximadamente, sete vezes superior à brasileira.
d) Os dois países representados no quadro são considerados populosos.



resposta:[A]







próxima »