Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufpr

(Ufpr-1995) Com relação às massas de ar que atuam na América do Sul, é correto afirmar que:
(01) A Tropical Continental é a mais seca e ocorre, predominantemente, no período de verão.
(02) A massa de ar Equatorial Continental, por formar-se sobre o continente nas proximidades do Equador, é quente e extremamente seca.
(04) A disposição da cordilheira dos Andes, no sentido dos meridianos, é que impede a massa Tropical Pacífica de atuar no interior do território Sul-Americano.
(08) A massa de ar Tropical Atlântica é gerada pelo mesmo anticiclone que dá origem aos ventos alísios de sudeste.
(16) O avanço das massas polares sobre a porção sul do continente se manifesta pela formação de frentes frias que, ao se deslocarem pelo Interior, podem chegar até a região Amazônica.

Soma = ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 16 = 29



(Ufpr-1995) Sobre a estrutura etária da população, é correto afirmar que:
(01) Nos países industrializados europeus, tanto a taxa de natalidade quanto a de mortalidade são muito baixas, e a diferença entre elas é muito pequena, até mesmo nula.
(02) Os países desenvolvidos mais recentemente, como Austrália e Japão, apresentam altas taxas de natalidade e alto crescimento vegetativo.
(04) Suécia, Reino Unido e França são países onde se registra elevada expectativa de vida.
(08) A maioria dos países subdesenvolvidos não-industrializados apresenta elevadas taxas de natalidade e de mortalidade, com elevado crescimento vegetativo.
(16) Nos países subdesenvolvidos que iniciaram um processo de industrialização após a Segunda Guerra Mundial, verificaram-se, entre 1950 e 1970, baixas taxas de natalidade e de mortalidade.

Soma = ( )

resposta:01 + 04 + 08 = 13



(Ufpr-1995) Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, é correto afirmar que:
(01) O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química.
(02) O intemperismo físico é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido que nas regiões de clima quente e seco.
(04) O intemperismo químico é bem menor nas regiões de clima quente e úmido que nas de clima quente e seco.
(08) As principais áreas de ocorrência de processos de deflação são os desertos e as praias, onde os grãos de areia são pouco consolidados.
(16) A tendência geral dos rios é escavar o seu leito até que todo o seu curso atinja uma altitude muito próxima à de sua foz ou de seu nível de base.

Soma = ( )

resposta:01 + 08 + 16 = 25



(Ufpr-1995) Sobre o continente africano, é correto afirmar que:
(01) A "África Branca" corresponde à faixa norte do continente que tem extensa área desértica interrompida por faixas agrícolas, localizadas no vale do Nilo e no litoral mediterrâneo do Magreb.
(02) Líbia, Argélia, Nigéria e Gabão são os maiores produtores de petróleo da África.
(04) O lago Vitória é o mais extenso da África.
(08) Na produção mineral da África destacam-se as minas de diamantes do Zaire e da República Sul-Africana e as jazidas de fosfatos do Marrocos.
(16) Alguns dos maiores desertos do mundo estão localizados na África, como os do Saara e Kalahari.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31



(Ufpr-1995) Com relação à modernização da agricultura brasileira, é correto afirmar que:
(01) Essa modernização ocorreu sobretudo nas duas últimas décadas, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas nos sistemas de produção.
(02) O Ministério da Agricultura foi um dos responsáveis por tal processo, realizando a reforma agrária e proporcionando assistência técnica a todos os agricultores.
(04) A mecanização, que é uma das manifestações da modernização, está fortemente concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, que, em conjunto, detêm cerca de 60% do total de tratores em funcionamento no país.
(08) A modernização estimulou o êxodo rural e, por outro lado, contribuiu também para o aumento da migração de trabalhadores rurais e pequenos agricultores para áreas de expansão agrícola.
(16) Com a modernização, intensificou-se o processo de reaglutinação de pequenas propriedades rurais nas regiões Sul e Sudeste.

Soma = ( )

resposta:01 + 08 = 09



(Ufpr-1995) A ação do mar é um dos importantes agentes de transformação do relevo costeiro. Quanto a este processo geomorfológico, é correto afirmar que:
(01) O trabalho do mar realiza-se ao longo da costa, destruindo rochas pela abrasão marinha e acumulando sedimentos que contribuem para a formação de praias, restingas e cordões litorâneos.
(02) As costas altas resultantes da ação abrasiva do mar denominam-se falésias.
(04) Fiordes são antigos vales glaciais que foram invadidos posteriormente pelas águas oceânicas.
(08) Os recifes de coral são formações resultantes de consolidação da areia de antigas praias pelo processo de cimentação. São encontrados no litoral de Santa Catarina.
(16) As marés, ao penetrarem na desembocadura de certos rios, podem vencer a força da corrente fluvial e provocam, às vezes, grande efeito destruidor sobre as margens fluviais. Este é o caso da pororoca, no rio Amazonas.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23



(Ufpr-1995) Em relação aos movimentos da Terra, é correto afirmar que:
(01) A Terra realiza em torno de si mesma o movimento de rotação, que dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Sua velocidade é de 1666 km/h na altura do Equador e nula nos pólos.
(02) Os solstícios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul da Terra são desigualmente iluminados,
(04) No dia 21 de junho o Sol encontra-se sobre o Trópico de Capricórnio.
(08) Os equinócios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul são igualmente iluminados.
(16) No dia 23 de setembro o Sol encontra-se sobre o Trópico de Câncer.
(32) O dia 21 de dezembro marca o solstício de verão no hemisfério sul.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 32 = 43



(Ufpr-1995) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:
(01) Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02) A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.

Soma = ( )

resposta:01 + 08 + 16 = 25



(Ufpr-1995) Quanto ao fato de o Brasil ser considerado país subdesenvolvido industrializado, é correto afirmar que:
(01) Mesmo não tendo superado a situação de subdesenvolvimento, o Brasil se industrializou, apoiado na iniciativa de milhares de trabalhadores e na abertura do mercado externo aos produtos brasileiros.
(02) No estágio atual do sistema capitalista, não se pode mais definir a situação brasileira como de subdesenvolvimento devido à forte presença da indústria.
(04) O grau de industrialização alcançado pelo Brasil pode ser atribuído, em grande parte, à expansão do setor de bens de consumo duráveis e não-duráveis.
(08) O Brasil tornou-se um país subdesenvolvido industrializado principalmente pela participação de empresas multinacionais em setores relevantes da atividade industrial.
(16) A situação de país subdesenvolvido industrializado não é exclusiva do Brasil. Outros países, como Argentina, México, Coréia do Sul e Formosa, estão em posição semelhante.

Soma = ( )

resposta:04 + 16 = 20



(Ufpr-1995) "A humanidade já correu atrás de muita coisa: ouro, prata, especiarias, carvão e vários outros metais e recursos. Nas últimas décadas o petróleo tem comandado os acontecimentos. Essa sede de óleo, entretanto, será aplacada de alguma forma. O que não mudará nunca é a verdadeira sede: a sede de água".

Analise as afirmações contidas no texto acima.

resposta:



(Ufpr-1995) "A paisagem natural ou meio físico constitui o resultado de uma interação dinâmica entre certos elementos da natureza."

A partir da informação acima, responda quais são os elementos e como ocorre a interação entre eles.

resposta:Relevo - alterado pelas águas
Hidrografia - condicionada pelo relevo
Clima - posição geográfica
Vegetação - clima + solo



(Ufpr-1995) Comente a seguinte afirmação:

"O esgotamento das reservas naturais não ocorre somente pelo consumo, mas também pela forma inadequada de consumo."

resposta:



(Ufpr-1995) Apresente as evidências de que a crosta terrestre se movimenta, provocando mudanças na posição dos continentes e modificando o relevo da Terra.

resposta:



(Ufpr-1995) A palavra "continente" define uma grande massa de terra rodeada de oceano. A América do Sul e a Europa são continentes? Justifique.

resposta:



(Ufpr-1995) Considerando a atuação das massas de ar, por que a região Sul do Brasil tem seu clima classificado como Subtropical úmido?

resposta:



(Ufpr-1995) Sobre correntes marítimas, responda:
a) O que são?
b) Como se classificam?
c) Qual a importância para a atividade pesqueira?

resposta:



(Ufpr-1995) Mais de 50 % da população ativa no Brasil concentra-se no setor terciário. Exemplifique quais atividades são consideradas terciárias e explique as razões que promovem, no caso brasileiro, essa grande concentração.

resposta:



(Ufpr-1995) Observa-se, neste final de século, a organização de alguns países em torno de grandes blocos econômicos. Surgida na Europa na década de 50, a .E.E. também se revigora na atualidade, com conseqüências nas relações econômicas internacionais.
Responda:
a) O que significa C.E.E.?
b) Quais os principais objetivos dessa organização?
c) Com relação ao desenho a seguir, por que o presidente dos Estados Unidos ordena a elevação do muro?



resposta:



(Ufpr-1991) As formações florestais brasileiras, ricas em espécies vegetais, constituíram no passado sustentáculos da economia do país. Discorra sobre algumas espécies importantes, com suas regiões de ocorrência e respectivas matérias-primas.

resposta:Araucária (Região Sul)- madeira e a Seringueira (Região Norte)- extraído o látex para a fabricação da borracha.







próxima »