Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufrj

(Ufrj-1996) DOZE MILHÕES À ESPERA DA TERRA
"Jornal do Brasil", 10/09/95

No Brasil, um grande número de conflitos, muitos deles sangrentos, tem acontecido na área rural. Trabalhadores sem terra caminham pelas estradas, acampam e marcham até a cidade para lutar pela terra no campo.
Adaptado de OLIVEIRA, Ariovaldo de.
A agricultura camponesa no Brasil. Ed. Contexto, São Paulo, 1991.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra foi fundado em 1984, em Cascavel, Paraná. Embora seja hoje uma ação organizada de âmbito nacional, suas origens estão ligadas ao espaço agrário do sul do país.
(imagem abaixo)

1 - até 250 famílias
2 - de 250 a 500 famílias
3 - de 500 a 100 famílias
4 - mais de 1000 famílias

Com relação à área destacada no mapa, cite e explique dois processos de transformação do espaço agrário que estão provocando a intensificação da luta pela terra.

Agropecuária

resposta:



(Ufrj-1996) A maior parte do aquecimento da atmosfera é proveniente da radiação terrestre: a atmosfera deixa passar a energia solar e intercepta a saída da radiação terrestre. No entanto, a quantidade de calor na atmosfera é variável nos diferentes pontos da superfície da Terra.
(imagem abaixo)

a) Explique dois fatores responsáveis pela variação do aquecimento do ar atmosférico.
b) Explique como ocorre o "efeito estufa".



resposta:a) Excesso de emissão de gases a partir da queima de combustíveis fósseis e queimadas.
b) É um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.



(Ufrj-1996) A distribuição geográfica dos núcleos urbanos na Amazônia obedeceu, desde o início do povoamento, à rede fluvial. Esses núcleos, na sua maioria, não poderiam ser rigorosamente considerados como cidade.
Depois de 1970, políticas voltadas para a ocupação do território desencadearam um intenso processo de urbanização na Amazônia, provocando o aumento do número e do tamanho das cidades, a alteração de sua distribuição no espaço regional e a integração da rede urbana amazônica ao restante do país. Hoje, a maior parte da população amazônica vive em núcleos urbanos.
(imagem abaixo)

1 - Cidades criadas até 1961
2 - Cidades criadas até 1988
3 - Cidades criadas até 1993
4 - Áreas de concentração urbana

a) Explique dois fatores que contribuíram para o intenso processo de urbanização da Amazônia.
b) Analise a alteração da distribuição dos núcleos urbanos na atualidade, levando em consideração as principais atividades econômicas da região.

Urbanização Brasileira

resposta:



(Ufrj-1996) A TERRA ENCOLHEU?
(imagem abaixo)

As inovações técnicas têm permitido uma progressiva compressão da distância.
A partir da figura, explique as inovações técnicas responsáveis por esse processo entre 1850 e 1930 e a partir de 1970.

Espaço Geográfico Brasileiro

resposta:



(Ufrj-1996) A distribuição da vegetação que aparece na figura a seguir é encontrada em várias partes do mundo.
(imagem abaixo)

Explique o conjunto de fatores responsáveis pela variação da cobertura vegetal nas duas encostas.

Vegetação Internacional

resposta:



(Ufrj-1997) "... a agricultura brasileira evoluiu basicamente de grandes propriedades auto-suficientes para aquilo que hoje se chama "complexos agro-industriais". Antes a agricultura produzia os seus próprios adubos orgânicos... hoje, esses adubos são químicos e vêm de fora...
Criava os seus próprios animais, de tração... hoje esses animais de tração foram substituídos pelos tratores...".
(Adaptado de SILVA, J. Graziano da.O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO E A REFORMA AGRÁRIA)

A partir do texto explique o que são os complexos agroindustriais.

resposta:Complexos agroindustriais- Resultam da integração (entrelaçamento) dos capitais bancários, industriais e agrários. As concepções de agribusiness (complexo agroindustrial/ sistema agroindustrial) e de filière (cadeias agroindustriais) apresentam vários pontos em comum dentre os quais destacamos a seqüência de informações pelas quais passa o produto, do estágio inicial ao final; a importância da coordenação dos sistemas; indicam a análise da matriz insumo-produto; consideram relevante o papel da tecnologia.



(Ufrj-1997) "Durante muito tempo e à luz de teorias espaciais consagradas as grandes cidades eram consideradas os lugares do crescimento, ao passo que o resto do país teria dificuldade para decolar.
Hoje, porém, apreciando a evolução de numerosos indicadores econômicos e sociais propomos a idéia segundo a qual a situação atual dessas grandes cidades pode ser legitimamente adjetivada como involução metropolitana ."
(SANTOS, Milton. POR UMA ECONOMIA POLÍTICA DA CIDADE: O CASO DE SÃO PAULO. São Paulo: Ed, HUCITEC, 1994)

(imagem abaixo)

Explique a redução percentual da população urbana residente em cidades com mais de 2 milhões de habitantes, no período 1950/1991.

Urbanização Brasileira

resposta:As grandes cidades perderam o poder de atrair migrantes diminuindo consideravelmente sua população.Por conta do caos e da diminuição da qualidade de vida, as pessoas começaram a migrar para cidades de portes menores.



(Ufrj-1997) Os principais desertos do mundo estão localizados nas áreas próximas aos trópicos.
(imagem abaixo)

Com o auxílio do mapa e da figura, explique a ocorrência dos desertos do Saara e Australiano.



resposta:Deserto é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros (16 in).Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade.

(Fonte: Wikipédia)



(Ufrj-1997) A partir do mapa, explique a importância econômica e estratégica:
(imagem abaixo)

a) do canal de Málaca.
b) do canal do Panamá.



resposta:



(Ufrj-1997) O Estado do Rio de Janeiro apresenta, em seu litoral, um grande número de restingas: Maçambaba, Saquarema, Itaipu-Piratininga, lpanema-Leblon, Marapendi e Marambaia.
(imagem abaixo)

A formação de uma restinga está ligada a processos naturais de retificação da costa.
Explique o processo de formação de uma restinga.

Relevo Brasil

resposta:



(Ufrj-1997) A informação é indissociável da cultura. O desenvolvimento dos meios de comunicação permitiu a expansão de certas formas de cultura através do globo sem, contudo, eliminar as particularidades locais.
Nos mapas a seguir aparecem dois países que são grandes produtores e exportadores de programas de televisão e os fluxos das exportações de seus programas em direção aos diversos continentes; a largura das setas indica a porcentagem de produtos exportados para cada região.
(imagem abaixo)

Apresente as razões para as diferenças nas intensidades dos fluxos de exportação de programas de TV dos dois países.



resposta:



(Ufrj-1997) O PROBLEMA DO EMPREGO É MUNDIAL!

"Com exceção da Áustria e da Suíça", a Europa atravessa sua pior fase quando o assunto é o nível de desemprego, com taxas bem acima dos 5% da população economicamente ativa.
Vivemos um paradoxo. O crescimento econômico de um país não significa, hoje, mais empregos.
(Extraído de JORNAL DO BRASIL - 06/10/96)
(imagem abaixo)

* Percentual de desempregados em relação à população economicamente ativa

Dê duas razões que expliquem a redução da oferta de emprego nas economias centrais européias.

Politica Econômica

resposta:



(Ufrj-1997) A luta pela terra no Brasil utiliza uma única tática: a da invasão. No entanto, os movimentos dos "sem terra" estão atuando em áreas geográficas bastante diferentes em termos do valor da terra agrícola.
(imagem abaixo)

Indique os fatores geoeconômicos que acarretam uma diferença entre o valor da terra no sudeste do Pará e no extremo-oeste de São Paulo.

Agropecuária

resposta:



(Ufrj-1997) Importantes mudanças demográficas vêm ocorrendo no Município do Rio de Janeiro nas últimas décadas:
(imagem abaixo)

a) Descreva a tendência geral do comportamento demográfico do Município no período 1940/1991.
b) Indique a característica marcante do comportamento demográfico intramunicipal na década de 1980.

População Brasileira

resposta:



(Ufrj-1998) A rede lnternet simboliza a transformação do mundo em "aldeia global". Contudo, sua expansão tem sido seletiva: alguns países são excluídos e outros se auto-excluem.
O mapa a seguir apresenta os países que integravam essa rede em janeiro de 1994; os países que não estão representados são aqueles não conectados à rede.
(imagem abaixo)

A partir do mapa:
a) ldentifique duas grandes áreas subcontinentais não conectadas à rede.
b) Apresente uma razão para a exclusão de uma das áreas que você identificou.



resposta:



(Ufrj-1998) No Brasil, doenças "velhas" como tuberculose, cólera, malária, febre amarela, hanseníase, dengue e sarampo têm matado mais do que doenças "novas" como a Aids.
Segundo a Fundação Nacional de Saúde, cerca de 18 mil pessoas morreram, nos últimos três anos, de doenças "antigas", entre elas cólera e dengue, que já são consideradas doenças reemergentes.
Além destas, outras doenças "velhas" voltam a rondar e a ameaçar a saúde da população brasileira. Sua distribuição geográfica não se limita mais a focos isolados, mas espalha-se pelo país.
a) Explique dois fatores que propiciam o ressurgimento das doenças "velhas".
b) Localize duas áreas que sejam mais vulneráveis a estas doenças "velhas".

resposta:



(Ufrj-1998)
(imagem abaixo)
A hidrovia Madeira-Amazonas contribuirá para resolver, em grande parte, o problema de escoamento da soja de Mato Grosso.
Até agora, a soja destinada ao mercado externo vem sendo escoada por rodovia até o porto de Paranaguá, localizado na Região Sul do Brasil.
A partir do caso apresentado, explique as vantagens do transporte hidroviário.



resposta:



(Ufrj-1998) As duas figuras mostram a adoção de técnicas diferentes de aproveitamento de encostas para a produção agrícola.
(imagem abaixo)

Na figura I, utiliza-se a técnica do plantio alinhado. Na figura II, o plantio é feito seguindo as curvas de nível.
Apresente as vantagens desta última técnica sobre a primeira.

Agropecuária

resposta:



(Ufrj-1998) POUCAS "INDÚSTRIAS" EXPANDIRAM-SE TANTO NOS ÚLTIMOS 50 ANOS QUANTO A DO TURISMO.
(imagem abaixo)

a) Dê uma razão para o crescimento da "indústria" do turismo.
b) Apresente uma conseqüência positiva e uma conseqüência negativa desse crescimento para os países que recebem grandes fluxos de turistas.

Indústrias

resposta:







próxima »