Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufsc

(Ufsc-1996) Assinale as proposições que estiverem de acordo com a hidrografia de Santa Catarina e/ou com o mapa a seguir.
HIDROGRAFIA DE SANTA CATARINA
(imagem abaixo)

(01) A linha contínua no interior do mapa corresponde aos divisores de água da Serra do mar e da Serra Geral.
(02) A rede hidrográfica catarinense apresenta duas vertentes: a do Interior (B) e a do Litoral (A).
(04) A vertente do Litoral é composta de rios isolados, onde desponta o rio Itajaí-Açu.
(08) A vertente do Interior abrange a maior área, com destaque para a bacia do Uruguai.
(16) Os rios da vertente do Interior percorrem totalmente áreas de planícies, impróprias para a produção de energia elétrica.

Soma ( )

Brasil - Região Sul

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufsc-1996) Segundo José William Vesentini, "os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, um certo "ar de família" em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação."
Com base no texto anterior, é CORRETO afirmar que:
(01) no domínio da Araucária, predomina o clima subtropical e o relevo é marcado pela presença do planalto Meridional.
(02) o domínio da Pradaria localiza-se no sul do Brasil e trata-se do prolongamento dos campos (vegetação herbácea e típica de climas temperados e subtropicais) do Uruguai e da Argentina.
(04) o domínio da Caatinga caracteriza-se por um solo fraco em quantidade de minerais e muito profundo, o que, associado à falta de chuvas, ocasiona uma vegetação florestal de grande porte.
(08) o domínio Amazônico, predomina a floresta latifoliada equatorial que aí encontra boas condições de crescimento, devido ao clima quente e à grande quantidade de chuvas.
(16) o domínio do Cerrado localiza-se no Planalto Central do Brasil, onde predomina o clima tropical típico ou semi-úmido.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27



(Ufsc-1996) O crescimento da população de um país decorre do crescimento vegetativo e do saldo migratório. Pela análise atenta dos gráficos de natalidade e mortalidade no Brasil e os diferentes aspectos a eles relacionados, é CORRETO concluir que:
(imagem abaixo)

(01) o baixo crescimento natural de 1,9%, em 1990, reflete, na verdade, uma melhoria nas condições sócio-econômicas dos brasileiros que se igualam às dos países desenvolvidos.
(02) a melhoria das condições de saneamento, a ampliação da medicina preventiva e a melhoria da assistência médico-hospitalar são as razões que explicam a queda da mortalidade de 2,5%, em 1940, para 0,7%, em 1990.
(04) a natalidade, que vem caindo desde a década de 60, não se compara à dos países desenvolvidos, que é bem inferior à natalidade apresentada na última década.
(08) dentre os fatores explicativos da queda da natalidade, estão o crescimento urbano, o alto custo de criação dos filhos nas cidades e a maior participação das mulheres no mercado de trabalho.

Soma ( )

População Brasileira

resposta:02 + 04 + 08 = 14



(Ufsc-1996) O Brasil possui um grande território, uma população numerosa, muitos e diversificados recursos e é urbanizado e industrializado. Apesar desses aspectos, uma parcela considerável de brasileiros vê-se excluída dos benefícios atingidos. Assinale as proposições CORRETAS que condizem com essa realidade desfavorável.
(01) No Nordeste encontramos elevados contingentes populacionais, vivendo em estado de miséria e pobreza.
(02) a esperança de vida ao nascer varia conforme a renda e a região, sendo menor no Nordeste.
(04) As condições de saneamento básico melhoraram significativamente, tendo como conseqüência o desaparecimento de todas as doenças infecto-contagiosas.
(08) As habitações precárias e o intenso favelamento das cidades diminuíram em face das medidas governamentais preventivas.
(16) Os alimentos básicos não podem ser comprados por grande parcela da população, o que favorece a ocorrência de doenças, provocando mortalidade infantil elevada.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 16 = 19



(Ufsc-1996) Observe atentamente a tabela a seguir e assinale as proposições VERDADEIRAS.
(imagem abaixo)

(01) A queda verificada no percentual de pessoas ativas do setor primário é evidenciada ao longo da tabela.
(02) A população ativa no setor terciário manteve-se estável em todo o período em análise.
(04) A estimativa apontada em 1990 mostra uma distribuição equilibrada da população ativa pelos setores da economia.
(08) A população ativa do setor secundário aumentou ao longo do tempo, exceto no período entre 1950 e 1960.

Soma ( )

Política Econômico

resposta:01 + 08 = 09



(Ufsc-1996) Observe atentamente a tabela, bem como as proposições e assinale aquelas que estiverem CORRETAS.
INCREMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
(em 1.000 toneladas)
(imagem abaixo)

Fonte: "Almanaque Abril" - 1993 e "Censo Agropecuário" - 1985

(01) Dos produtos apontados, apenas o café teve sua produção diminuída.
(02) A população cresceu menos que a média da produção agrícola.
(04) Tanto a produção do feijão quanto a do arroz cresceram menos que a população.
(08) Os dois produtos de maiores índices de crescimento destinaram-se ao mercado interno.
(16) O crescimento da população agrícola não significa que o problema da fome está resolvido.

Soma ( )

Agropecuária

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23



(Ufsc-1996) Após a Revolução Industrial, intensificaram-se as agressões ao meio ambiente, provocadas pelo desenvolvimento capitalista e pelas transformações produzidas pela sociedade moderna. Sobre essas transformações é CORRETO afirmar:
(01) As chamadas "sociedades de consumo" utilizam maior quantidade de recursos naturais, portanto poluem mais.
(02) A poluição das águas dos rios diminuiu consideravelmente com a industrialização, pois, aumentou a produção de biodegradáveis.
(04) Os congestionamentos de veículos, a carência de áreas verdes e o excesso de informações visuais nas cidades não são problemas ambientais urbanos.
(08) Efeito estufa é o nome dado ao aumento da umidade do ar provocada pela evaporação dos esgotos ao ar livre, aquecidos pela irradiação solar.
(16) A poluição atmosférica caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e não de partículas sólidas no ar.

Soma ( )

resposta:1



(Ufsc-1996) Observe atentamente o mapa das sub-regiões do Nordeste e assinale as proposições CORRETAS.
(imagem abaixo)

(01) A Zona da Mata, representada pela letra A, é a principal sub-região nordestina: é a mais urbanizada, a mais industrializada e a mais povoada.
(02) O agreste, letra B, é uma faixa bastante estreita, situada entre o Sertão e a Zona da Mata, onde prevalecem as grandes propriedades monoculturas de exportação.
(04) O Sertão, assinalado com a letra C, é a maior sub-região, correspondendo, em sua quase totalidade, ao interior, onde predomina o clima semi-árido e a vegetação de caatinga.
(08) A letra D representa o Meio Norte, área de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino, onde se encontra a Mata de Cocais.

Soma ( )

Brasil - Região Nordeste

resposta:01 + 04 + 08 = 13



(Ufsc-1996) Os problemas ecológicos do meio rural, em especial nas áreas que passam por um processo de modernização, podem estar relacionados com a mecanização e a introdução de técnicas modernas. Com relação ao assunto, é CORRETO afirmar:
(01) O uso prolongado e intensivo de agrotóxicos, na agricultura e na pecuária, acabou por aumentar a imunidade das espécies nocivas, favorecendo bastante a sua proliferação e trazendo conseqüências negativas.
(02) O uso excessivo dos agrotóxicos contamina os alimentos, que acabam sendo aproveitados como importantes fontes alimentadoras de ração animal.
(04) O uso inadequado do solo no campo tem provocado intensos processos de desertificação em certa áreas do Brasil, em particular no Pantanal mato-grossense e no Acre pecuarista.
(08) Os intensos desmatamentos constituem o ponto de partida da desertificação, que depende ainda de outras condições: queimadas sucessivas, monocultura durante vários anos seguidos e pastoreio.

Soma ( )

resposta:01 + 08 = 09



(Ufsc-1996) A atmosfera é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Considerando essa camada importante, assinale a proposição que esteja CORRETA.
(01) As partículas que compõem a atmosfera não se distribuem de forma homogênea nos diversos ambientes da superfície terrestre.
(02) A atmosfera é composta de vários gases cujas proporções não variam em função da altitude.
(04) A estratosfera é a camada em que ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e os ventos.
(08) A troposfera, primeira camada da atmosfera, apresenta ar bastante rarefeito e temperatura estável.
(16) A maior quantidade de ozônio é encontrada na troposfera, e ele é importante porque reflete as ondas de rádio.

Soma ( )

resposta:1



(Ufsc-1996) Segundo Strahler, o mapa a seguir mostra os tipos climáticos do Brasil. Observe-o atentamente e assinale a relação CORRETA dos números com as características.
Classificação Climática Segundo o Controle das Massas de Ar conforme Arthur Strahler
(imagem abaixo)

(01) O clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, aparece na região de número 3.
(02) O número 1 corresponde ao clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios.
(04) A área, assinalada com o número 2, apresenta clima subtropical úmido, dominando largamente por massa tropical marítima.
(08) O número 5 está indicando a área de domínio do clima litorâneo, alternadamente úmido e seco.
(16) O clima tropical úmido, exposto às massas tropicais continentais, coincide com o número 4.

Soma ( )

Clima Brasil

resposta:2



(Ufsc-1996) Observe atentamente o mapa regional do Brasil e assinale a proposição CORRETA.
(imagem abaixo)

(01) O número 5 assinala a região Sul, que apresenta numerosos descendentes europeus, que mantiveram a cobertura vegetal original e adotaram uma agricultura extensiva e itinerante, voltada para o exterior.
(02) O número 1 corresponde à maior das regiões e é onde as condições naturais permitiram o aparecimento de uma mata temperada homogênea, com devastações enormes, apontadas por satélites.
(04) O número 2 indica a região menos importante e mais pobre da época colonial e que, após a mineração nela ocorrida, se transforma e passa a atrair até hoje brasileiros de outras regiões.
(08) O número 4 diz respeito à região mais industrializada e urbanizada do Brasil, com destaque para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro que polarizam o país inteiro.
(16) O número 3 assinala o Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições adversas dadas pela semi-aridez e a vegetação de caatinga.

Soma ( )



resposta:8



(Ufsc-1996) Os aspectos demográficos e econômicos de Santa Catarina apresentam mudanças significativas nas últimas décadas e marcam a importância do Estado no cenário nacional. Assinale a proposição CORRETA que esteja de acordo com o enunciado anterior.
(01) A população rural é ainda hoje, maioria no Estado, e, somente, Joinville, Florianópolis, Blumenau, Lages e Criciúma possuem população urbana maior que a rural.
(02) A população catarinense está distribuída igualmente pelo seu território, não existindo nenhuma microrregião que foge a esse padrão.
(04) A duplicação da BR 101 não implica melhoramentos para a economia, uma vez que grande parte do escoamento da produção usa predominantemente a hidrovia.
(08) A indústria de Santa Catarina é ainda um setor extremamente tradicional, não apresentando, por isso, nenhum destaque nacional.
(16) O avanço na produção da avicultura deveu-se à implantação dos sistemas integrados de produção, constituídos da união entre o produtor e os frigoríficos.

Soma ( )

resposta:16



(Ufsc-1996) Sobre o processo de industrialização e distribuição espacial da indústria brasileira, é INCORRETO afirmar:
(01) A grande concentração industrial localiza-se na região Sudeste, particularmente, no estado de São Paulo.
(02) As regiões Norte e Centro-Oeste apresentam uma participação marginal no setor secundário do país.
(04) A região Norte tem-se destacado nos últimos 10 anos, com as indústrias extrativas minerais, siderúrgicas e automobilísticas.
(08) A Região Sul tem experimentado um notável crescimento no setor secundário nas últimas décadas.

Soma ( )

resposta:4



(Ufsc-1996) O termo subdesenvolvimento surgiu na década de 40, no seio de organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO e designava os países que apresentavam altas taxas de mortalidade, salários baixos, má distribuição de renda, alimentação precária, dentre outras características.
Assinale a proposição CORRETA que contém países subdesenvolvidos da América Latina e da África.
(01) Nicarágua, Peru, Coréia do Sul e Irã.
(02) Guatemala, Argentina, Suécia e Turquia.
(04) Bolívia, Honduras, Israel e Polônia.
(08) México, Paraguai, Egito e África do Sul.
(16) Colômbia, Costa Rica, Senegal e Austrália.

Soma ( )

resposta:8



(Ufsc-1997) Considere as características e a importância de cada camada da atmosfera, assinalando aquela(s) que corresponde(m) à VERDADE.
(01) A troposfera é pouco significativa para os seres vivos, devido à baixa densidade de gases.
(02) A estratosfera contém grande quantidade de ozônio, responsável pelo filtro da radiação ultravioleta, prejudicial à vida.
(04) A ionosfera é uma camada importante e é nela que se refletem as imagens de TV.
(08) O nitrogênio e o oxigênio, responsáveis por 99% dos gases, concentram-se na camada da exosfera.

Soma = ( )

resposta:2



(Ufsc-1997) A mata Atlântica original está hoje reduzida a pequenos trechos. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) que tenha(m) relação com ela.
(01) É uma formação vegetal latifoliada e variada, exposta à umidade das massas de ar oceânicas.
(02) No passado, ocupava terras que vinham do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, cobrindo as escarpas voltadas para o oceano.
(04) Desde o século XVI, vem sofrendo intervenções, como por exemplo, a extração do pau-brasil e o corte para o plantio da cana-de-açúcar no Nordeste.
(08) A cafeicultura do Vale do Paraíba do Sul, moderna e mecanizada, respeitou essa floresta, fazendo um uso racional dela.
(16) Em Santa Catarina, a ocupação humana não comprometeu essa formação vegetal, que permanece inalterada devido a medidas governamentais protecionistas.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 = 07



(Ufsc-1997) Observe atentamente a tabela a seguir:
(imagem abaixo)

Agora, relacione os dados da tabela com os tipos de clima das diferentes regiões brasileiras, assinalando a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
(01) Área 1 - clima equatorial - Região Norte.
(02) Área 2 - clima tropical - Região Centro-Oeste.
(04) Área 3 - clima semi-árido - Região Nordeste.
(08) Área 4 - clima subtropical - Região Sul.

Soma = ( )

Clima Brasil

resposta:01 + 08 = 09



(Ufsc-1997) Nas últimas décadas do século XX, alguns países subdesenvolvidos destacaram-se dos demais pelo impulso industrial apresentado. Sobre este grupo de países, é CORRETO afirmar que
(01) na América Latina aparecem o Brasil, o México e a Argentina que, originalmente, adotaram o modelo de substituição de importações, baseados num mercado interno numeroso.
(02) o processo de industrialização dos "tigres asiáticos" desenvolveu-se voltado para o mercado externo, numa área dominada pela influência da economia japonesa.
(04) nos países industriais que integram o bloco latino-americano, o Estado teve uma atuação secundária no estímulo ao desenvolvimento industrial.
(08) os novos países industriais, ao se industrializarem, seguiram o modelo clássico ou original europeu, começando com a instalação da indústria pesada.

Soma = ( )

resposta:01 + 02 = 03







próxima »