Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Ufsm

(Ufsm-1999) O solo pode ser formado pela decomposição e/ou desagregação de rochas a partir do intemperismo. Então, podem-se afirmar:

I. Nas regiões de clima semi-árido, onde as chuvas são escassas, predomina o intemperismo físico na formação dos solos; nesse caso, os solos são rasos.
II. Os solos pedregosos se formam devido à intensa decomposição das rochas, gerada pelos altos índices pluviométricos.
III. Nas regiões de climas tropicais, as chuvas exercem papel decisivo na formação dos solos, o intemperismo químico atua com maior intensidade na decomposição das rochas.
IV. As fortes chuvas, existentes nas regiões de clima equatorial, favorecem o desenvolvimento de solos ricos e profundos, como o da floresta amazônica.

Estão corretas
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) apenas III e IV.
e) apenas I, II e IV.

resposta:[B]



(Ufsm-1999) Analise o mapa e o texto a seguir.
(imagem abaixo)

I. É uma corrente fria, onde há ressurgência de plâncton, favorecendo a concentração de cardumes, o que permite a certo país latino-americano um lugar de destaque na atividade pesqueira.
II. É uma corrente quente que ameniza o clima dos países localizados em altas latitudes, com relação aos rigores climáticos do inverno.

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às correntes marítimas
a) do Brasil e das Guianas, indicadas no mapa pelos números 2 e 3.
b) do Labrador e das Guianas, indicadas no mapa pelos números 5 e 3.
c) do Labrador e do Golfo, indicadas no mapa pelos números 5 e 4.
d) de Humboldt e do Brasil, indicadas no mapa pelos números 1 e 2.
e) de Humboldt e do Golfo, indicadas no mapa pelos números 1 e 4.

Hidrografia Brasil

resposta:[E]



(Ufsm-1999) O escoamento superficial da água é o principal agente erosivo das áreas que possuem altos índices pluviométricos. Sobre esse assunto, marque verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir.

( ) A intensidade da erosão hídrica está relacionada à velocidade do escoamento superficial da água: quanto maior o volume de escoamento superficial, maior será a capacidade de transportar sedimentos.
( ) A declividade e a cobertura vegetal são fatores que influenciam no processo erosivo: menor declividade e maior cobertura vegetal determinam maior quantidade de água a se infiltrar.
( ) Em regiões de cobertura florestal, a velocidade do escoamento superficial é bastante elevada, pois a água escoa livremente facilitando a infiltração.
( ) As grandes cidades apresentam um alto grau de infiltração e um reduzido escoamento superficial, devido à enorme concentração de asfalto e concreto e a pequenas áreas arborizadas.

A seqüência correta é
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.
e) F - F - F - V.

resposta:[A]



(Ufsm-1999) Assinale a alternativa que contempla as principais características do Vale do Silício (Silicon Valley), nos EUA.
a) Formado pela erosão glacial, constitui-se numa área de preservação permanente onde se destacam as faias, sequóias e bétulas, espécies típicas da floresta boreal.
b) É uma das principais áreas de extração mineral, sobretudo de silício, cobre e ferro, altamente prejudicada pela degradação do meio ambiente.
c) Também conhecido por cinturão agrícola (belt s), constitui-se na principal área produtora de cereais dos EUA, sobretudo de milho e trigo, além da pecuária intensiva.
d) Localizado no nordeste dos EUA, constitui-se numa área de antiga concentração industrial, destacando-se as indústrias de bens de produção pela abundância de matérias-primas, energia e mão-de-obra e pela facilidade de transporte.
e) Localizado no oeste dos EUA, próximo a importantes centros de pesquisa, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da 3 Revolução Industrial.

resposta:[E]



(Ufsm-1999) "O capitalismo pode não ter inventado a cidade, mas indiscutivelmente inventou a cidade grande. Criou, particularmente, a metrópole e a megalópole." (SENE, E. & MOREIRA, J.C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Ed. Scipione, 1998. p.308.)

A megalópole é um fenômeno urbano, decorrente da
a) conurbação de bairros e centro da cidade, que ocorre nas faixas litorâneas dos países capitalistas desenvolvidos.
b) conurbação de dois ou mais bairros, que se dá na fase mais avançada do capitalismo financeiro.
c) conurbação de duas ou mais metrópoles, típica do capitalismo financeiro e monopolista.
d) macrocefalia, o que é característico das grandes cidades nos países subdesenvolvidos capitalistas.
e) aglomeração urbana, verificada no início do capitalismo industrial.

resposta:[C]



(Ufsm-1999) "Planeta terá 6 bilhões de pessoas em 1999", segundo projeção do Fundo das Nações Unidas para a População (Unfpa). ("ZERO HORA", 09.7.1998.)

Sobre os elementos da dinâmica populacional, fazem-se afirmações às quais é atribuído um número de pontos. Selecione as afirmativas verdadeiras com seus respectivos pontos e some-os.

(2) A maioria da população do planeta vive em países com legislação rígida, que proíbe o aborto, a começar pela China, que apresenta altos índices de crescimento populacional.
(3) As taxas de natalidade, vistas em conjunto, têm apresentado claras tendências declinantes. No mundo desenvolvido, estabilizaram-se desde a 2 Guerra Mundial, o que vem se refletindo num alto índice de envelhecimento da população desses países.
(4) No nosso século, houve um grande crescimento populacional decorrente dos movimentos migratórios de populações entre regiões de um mesmo país ou entre países.
(5) Apesar da queda no crescimento populacional, a miséria ainda persiste nos países pobres; mesmo assim, muitos consideram o controle da natalidade e a radicalização no planejamento familiar uma forma de erradicar a pobreza.

A soma correta é
a) 7.
b) 8.
c) 10.
d) 12.
e) 14.

resposta:[B]



(Ufsm-1999) Em qualquer sistema agrícola, a produtividade dependerá da combinação de três fatores principais, que são
a) capital variável, trabalho e produção.
b) capital fixo, adubação e mecanização.
c) trabalho, terra e capital constante.
d) capital constante, terra e irrigação.
e) seleção de sementes, adubação e mecanização.

resposta:[C]



(Ufsm-1999) "Trata-se, na verdade, de uma tentativa de conciliar o processo de abertura econômica (o estímulo à iniciativa privada, ao capital estrangeiro, à modernização do país) com a manutenção, no plano político, de uma ditadura de partido único." (SENE. E. & MOREIRA, J.C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização." São Paulo: Ed. Scipione, 1998, p.178.)

O texto refere-se ao sistema político-econômico adotado no(a)
a) Índia.
b) Coréia do Sul.
c) Rússia.
d) China.
e) Japão.

resposta:[D]



(Ufsm-1999)
(imagem abaixo)
SENE, E. & MOREIRA, J.C. "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Ed. Scipione, 1998. p.42.

As letras A e B, na representação esquemática da Nova Divisão Internacional do Trabalho, poderiam ser substituídas, respectivamente, por
a) metrópoles e colônias.
b) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.
c) países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.
d) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos não-industrializados.
e) países periféricos e países centrais.



resposta:[B]



(Ufsm-1999) "Modernização de fábricas no Brasil é estopim da greve na General Motors dos Estados Unidos." (Revista "Época", 22.6.1998.)

No sistema globalizado, a afirmação destacada indica a "fábrica global," onde

I. a produção e o consumo se mundializaram e cada etapa do processo produtivo pode ser desenvolvida em um país diferente.
II. os Países Recentemente Industrializados (NIC s) garantem o acúmulo de capitais em grande escala e promovem a pesquisa, o que resulta num acelerado avanço tecnológico e na homogeneização do espaço.
III. o Estado enfraquecido, que perde poder face às grandes corporações, é substituído pela ação das Organizações Não-Governamentais.
IV. o capital aproveita-se das vantagens e das possibilidades de lucro que a diversidade do espaço mundial pode oferecer.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas II e III.
d) apenas I e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:[D]



(Ufsm-1999)
(imagem abaixo)
(Revista "Veja", 27.5.1998)
Pela tabela, pode-se afirmar:
a) O valor das fusões vem crescendo nos últimos anos, acelerando o processo de globalização da economia e a formação de empresas globais.
b) O setor secundário da economia assumiu a posição hegemônica na globalização, impondo regras ao restante da economia.
c) A formação de conglomerados empresariais, a partir das megafusões, reduz a economia de mercado e amplia a livre-concorrência.
d) As fusões de grandes empresas refletem a tendência internacional de aumento no protecionismo.
e) Assim como os Estados unem-se em megablocos, as empresas fundem-se em grandes corporações limitadas às áreas de influência política dos Estados de origem.



resposta:[A]



(Ufsm-1999) Nunca, na história da humanidade, houve tamanha concentração de poder num número limitado de lugares, representados geograficamente pelas
a) capitais dos Tigres Asiáticos e dos Países Recentemente Industrializados (NIC s).
b) áreas de Círculo de Fogo, no Sudeste Asiático, Estados Unidos e Alemanha.
c) Nações Unidas e Wall Street em Nova Iorque.
d) megalópoles da América do Norte, do Japão e da Europa Ocidental, entre a planície do Pó e a Bacia de Londres.
e) cidades de Washington e Moscou, símbolos da atual bipolaridade mundial.

resposta:[D]



(Ufsm-1999) "Chacina mata doze pessoas em São Paulo." (Marcas da Violência. REVISTA "ÉPOCA", n.Ž 5.p.26)

Considerando os atos violentos verificados nas grandes cidades, pode-se dizer que essa violência

I. está ligada a grupos de extermínio formados, até mesmo, por policiais e ex-policiais, cuja ação funciona como uma "pena de morte informal", atingindo sobretudo os mais pobres.
II. se relaciona à atuação do crime organizado em comunidades marcadas pela precariedade da ação do Estado.
III. é fruto unicamente do acelerado processo de urbanização, desencadeado pelas migrações campo-cidade, devido à esperança de trabalho e melhores condições de vida.
IV. é conseqüência da falta de perspectiva, da crise econômica, do crescimento do desemprego, do tráfico de drogas e da facilidade de acesso a armas.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:[C]



(Ufsm-1999) "Essa é a dança do desempregado / Quem ainda não dançou tá na hora de aprender / A nova dança do desempregado / Amanhã o dançarino pode ser você." (Gabriel, o pensador)

Esses versos remetem à reflexão sobre o desemprego. Com relação a esse assunto, é INCORRETO afirmar:
a) Com a globalização da economia, intensifica-se a transferência de empresas e tecnologias para os países onde os salários são mais baixos e as normas que regem o sistema de empregos, mais rígidas, o que garante a estabilidade econômica das corporações transnacionais.
b) Nos países em que as empresas investem em informatização e robótica, verifica-se o desemprego estrutural, que ocorre independentemente do crescimento ou da crise da economia.
c) As empresas perderam a bandeira da Pátria e ignoram fronteiras, instalando suas fábricas onde a mão-de-obra é mais barata e passando a extrair a mais-valia em escala mundial.
d) Nos países subdesenvolvidos, a diminuição da taxa de emprego na indústria é parcialmente compensada por um aumento da taxa de ocupação no setor terciário e informal.
e) A crescente informatização do setor terciário elimina cada vez mais a possibilidade de absorção de mão-de-obra, fator que explica, em parte, o número crescente de desempregados no mundo dos países ricos.

resposta:[A]



(Ufsm-1999)
(imagem abaixo)
MOREIRA, I. "O Espaço Geográfico Geral e do Brasil". São Paulo: Ática, 1998. p.487. (adaptado)

Legenda:
1 - ________________________________
2 - Risco de poluição por produtos petroquímicos
3 - Poluição por esgoto urbano

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na legenda do mapa.
a) Efeito da maré vermelha
b) Destruição dos fiordes
c) Degradação dos manguezais
d) Assoreamento do talude continental
e) Criação e ampliação de parques nacionais

Preservação de Recursos Hidrícos

resposta:[C]



(Ufsm-1999)
(imagem abaixo)
A ilustração refere-se aos problemas nordestinos. Sobre esse assunto, pode(m)-se afirmar:

I. A fome e a desnutrição no Nordeste não são conseqüências exclusivas da estiagem, mas de um problema social e político ancorado na desigual distribuição de renda.
II. A fome e a desnutrição constituem um problema exclusivo do sertão nordestino.
III. A política assistencialista do Estado é o meio mais eficaz para sanar os problemas da fome e da desnutrição no Nordeste.
IV. A fome e a desnutrição atingem o Nordeste em verdadeiros surtos, de forma esporádica, justamente nos períodos de seca prolongada.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas II e IV.
e) apenas III e IV.

Brasil - Região Nordeste

resposta:[A]



(Ufsm-1999) O mapa a seguir sintetiza a nova diferenciação regional, obtida através do Índice do Desenvolvimento Humano - IDH.
(imagem abaixo)

Moreira, I. "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Ática, 1998. p.266.

Assinale a alternativa que MELHOR identifica o IDH no Brasil.
a) A distribuição de renda no Brasil, nos últimos anos, tem sido mais justa, o que, de certa forma, comprova o crescimento econômico do país e sua caracterização em três "Brasis".
b) Há elevada correlação entre nível de escolaridade, expectativa de vida e renda per capita nos países com indicadores sociais comparáveis aos da Índia.
c) O Pará, os estados da Região Nordeste e o Acre apresentam um nível elevado de desenvolvimento humano.
d) Além de possuir indicadores sociais comparáveis aos da Bélgica e da Índia, o Brasil apresenta um terceiro segmento social comparável ao da Bulgária.
e) Os estados da Região Sudeste apresentam grande homogeneidade quanto ao índice de desenvolvimento humano.

Política Econômico

resposta:[D]



(Ufsm-1999) Quanto à questão agrária no Brasil, é INCORRETO afirmar:
a) No Centro-Oeste, a modernização da agricultura e a topografia plana do cerrado favoreceram a distribuição de terras agrícolas.
b) A concentração de grandes extensões de terras nas mãos de poucos proprietários ocorre desde a colonização.
c) A partir da década de 60, a valorização dos produtos destinados ao mercado externo favoreceu, devido aos incentivos fiscais, as médias e grandes propriedades, muitas delas empresas multinacionais.
d) Paralelamente à "industrialização" no campo, há a ampliação do movimento dos trabalhadores rurais que lutam para ter acesso à terra.
e) A partir dos aos 80, surgem novas organizações que defendem a Reforma Agrária, sendo mais conhecido o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

resposta:[A]



(Ufsm-1999) "Num lugar com tensões à flor da pele, como a Irlanda do Norte, (...) bastam algumas provocações para reacender a fogueira das paixões tribais." (REVISTA "VEJA", 15.7.1998.)

No mundo atual, situações de nacionalismos mal resolvidos e conflitos culturais e religiosos semelhantes aos da Irlanda do Norte ocorrem em muitos países. O local onde NÃO há essa problemática é
a) a região da Caxemira, entre a Índia e o Paquistão.
b) a província de Kosovo, na Iugoslávia.
c) o território da Groenlândia, em relação à Dinamarca.
d) a Região Basca, na Espanha.
e) o território ocupado pelos curdos, no Iraque.

resposta:[C]







próxima »