Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Unaerp

(Unaerp-1996) Com base no mapa a seguir, as alternativas que melhor definem as massas de ar consideradas responsáveis pelo tempo e clima da região Sul do Brasil são as de números:
(imagem abaixo)

1) equatorial atlântica
2) tropical atlântica
3) polar atlântica
4) tropical continental
5) equatorial continental

A resposta correta é:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 5
c) 3, 4 e 5
d) 1, 2 e 5
e) 2, 3 e 4

Clima Brasil

resposta:[E]



(Unaerp-1996) "POSSEIRO DEVOLVERÁ TERRA EM S.P."

Posseiros do Pontal do Paranapanema (S.P.) aceitaram acordo com o governo paulista para devolver 30% das terras que ocuparam que são do Estado.
("Folha de S.P." 20.10.95)

Qual das respostas a seguir define melhor o trabalhador citado no texto?
a) são invasores de terras, contratados por grandes empresas ou fazendeiros, que usam, desde a falsificação de títulos de propriedade, até a violência para obter a terra.
b) são trabalhadores que entregam pelo uso da terra, ao proprietário, a metade de sua produção.
c) são lavradores que ocupam terras de terceiros ou do Estado, sem o título legal de propriedade.
d) são trabalhadores que pagam uma renda fixa pela utilização da terra.
e) são trabalhadores que contratam mão-de-obra barata para trabalhar nas lavouras temporárias.

resposta:[C]



(Unaerp-1996) Observe o desenho que mostra a região Nordeste, num "corte" leste-oeste (NE-N), evidenciando o tipo de vegetação mais, ou menos, exuberante, de acordo com a quantidade de chuva que cai na região.
(imagem abaixo)

Temos as seguintes regiões de leste e a oeste.
a) Amazônia, Meio Norte, Agreste, Sertão, Mata.
b) Meio Norte, Agreste, Sertão, Mata, Amazônia.
c) Amazônia, Agreste, Sertão, Meio-Norte, Mata.
d) Mata, Agreste, Sertão, Meio-Norte, Amazônia.
e) Mata, Meio-Norte, Sertão, Agreste, Amazônia.

Vegetação Brasil

resposta:[D]



(Unaerp-1996) "O profissional da miséria lembra urubu na caatinga. Circula alto a terra crestada, buscando vidas que agonizam. Pousa devagar. Ar compenetrado, curvo e conselheiro, o urubu dá como que a unção clerical à presa corroída pela fome. Aí, delicia-se com a carniça. Cessam, então as semelhanças entre o urubu e o profissional da pobreza. O urubu-bicho alimenta-se da seca, da doença, da fome dos outros. O urubu profissional não só se alimenta da desgraça alheia como a promove, cava poços para que a pobreza se perpetue. O urubu homem é operoso. Sua indústria é a da miséria"...
(Revista "Veja", 21.04.93)

Com base no texto anterior, conclui-se que:

1- O Brasil é um país de economia planificada que vai, aos poucos, eliminando a miséria.
2- O Brasil ainda não superou a condição de subdesenvolvimento, apesar de já ter ingressado na modernização. Isso explica a indústria da miséria, de que fala o texto.
4- A distribuição de renda no Brasil, nos últimos anos, tem sido feita de forma mais justa, o que de certa forma, comprova o crescimento econômico do país e sua caracterização como nação em desenvolvimento.
8- A intervenção do Estado na organização do espaço brasileiro, através de uma política de planejamento regional, contribuiu para eliminar ou reduzir os desequilíbrios sócio-econômicos e demográficos entre os espaços inter-regionais brasileiros.
16- O Brasil, mesmo com o avanço processo de urbanização e industrialização, continua sendo um país do Terceiro Mundo em virtude de sua condição de dependência econômica e das condições de pobreza de amplas parcelas da população refletidas nos indicadores sociais e vitais relativos à mortalidade infantil, analfabetismo, subnutrição e expectativa de vida.

Somando as respostas corretas, tem-se:
a) 12
b) 24
c) 07
d) 09
e) 18

resposta:[E]



(Unaerp-1996) Identifique o tipo de indústria cuja concentração espacial está representada, no cartograma a seguir, pelos números 1 e 2.
(imagem abaixo)

a) Indústria têxtil
b) Indústria petroquímica
c) Indústria siderúrgica
d) Indústria alimentícia
e) Indústria automobilística

Indústrias

resposta:[B]



(Unaerp-1996) "Sete anos depois de virar estado, Roraima, ainda, vive a custa da União, mas atribui seus problemas às reservas indígenas 42% da população. Os Ianomâmis, uma tribo da idade da Pedra, têm 57.900km£, exatamente sobre o subsolo mais promissão em termos de minérios..."
(Revista "Veja")

Considerando o texto, poderíamos concluir que:

I - a corrida do ouro acabou bruscamente em 1991, com o presidente Fernando Collor demarcando a reserva Ianomâmi e expulsando os garimpeiros da área indígena.
II - Em 1990, o governo da Venezuela demarcou as terras Ianomâmis pertencentes ao território venezuelano.
III - A demarcação das terras Ianomâmis no Brasil gerou críticas dos setores militares, que enxergam, na nova situação, uma "abdicação da soberania" sobre a faixa de fronteiras.
IV - Protegidas por vários instrumentos legais, as reservas indígenas recebem ainda proteção e apoio de posseiros, fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e mineradores.

Assinale:
a) se todas as afirmações estão corretas
b) se somente a I é verdadeira
c) se todas as afirmações são falsas
d) se somente, as II e III são verdadeiras
e) se somente, as I, II e III são verdadeiras

resposta:[D]



(Unaerp-1996) "A quase ausência da carne bovina, na alimentação do povo, compensada pelo grande consumo de peixe. O país ocupa o primeiro lugar na produção de pescado do mundo, o que lhe garante presença de florescente indústria de conservas".

O texto reflete algumas das características da economia:
a) Do Japão, explicadas pelo território insular, montanhoso e pela carência de terras agrícolas.
b) Da Itália, explicadas pelas tradicionais atividades ligadas à pesca nos mares costeiros.
c) Da Índia, explicadas pelas tradições religiosas, que proíbem o consumo de carne bovina.
d) Da Itália, explicadas pela natureza acidentada do terreno, que apenas permite a criação de caprinos.
e) Do Japão, explicadas pela natureza acidentada e pelas tradições religiosas.

resposta:[A]



(Unaerp-1996) A charge ridiculariza as condições econômicas da Ilha de Cuba.
(imagem abaixo)

Sobre o assunto é correto afirmar que:

1- A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e por, aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de modo visivelmente incompleto e imperfeito.
2- Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.
4- Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito eqüitativa vigente na ilha.
8- A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.
16- O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.

Somando os números das alternativas, a resposta correta é:
a) 3
b) 7
c) 24
d) 12
e) 27

Geopolítica da América Central

resposta:[E]



(Unaerp-1996) "As cidades apresentam temperatura médias maiores do que as zonas rurais de mesma latitude. Dentro delas, as temperaturas aumentam da periferia em direção ao centro. Em casos extremos, a diferença de temperatura entre as zonas periféricas e o centro pode atingir até 10°C. O uso de grandes quantidades de combustíveis fósseis em aquecedores, automóveis e indústrias, transforma a cidade em uma fonte inesgotável de calor. Os materiais usados na construção, como o asfalto e o concreto, servem de refletores para o calor produzido na cidade e para o calor solar."

O texto se refere ao fenômeno conhecido como:
a) Inversão térmica.
b) Desertificação.
c) Ilha do calor.
d) Chuvas ácidas
e) Efeito estufa.

resposta:[C]



(Unaerp-1996) A ROSA DE HIROSHIMA
Vinícius de Moraes

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Esse poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto ao leitor, e é oportuno porque, justamente quando, em 1995, se comemorou o cinqüentenário de Hiroshima, testes nucleares foram realizados. Sobre o tema, é incorreto afirmar que:
a) Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados os testes nucleares pelo governo francês.
b) A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995, provocou uma onda mundial de condenações.
c) Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970 com a adesão de 147 países.
d) O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor que em 1970.
e) Atualmente, só se realizam testes atômicos submarinos, como os que a França está fazendo, ou subterrâneos.

resposta:[D]



(Unaerp-1996) O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente, por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:

1- O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial.
2- A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo.
3- A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa.
4- 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.

Assinale uma das alternativas
a) 1 e 2 são corretas.
b) 2 e 3 são corretas.
c) 2, 3 e 4 são corretas.
d) 1, 2 e 3 são corretas.
e) 1, 3 e 4 são corretas.

resposta:[E]



(Unaerp-1996) A área do Continente Asiático, assinalada no mapa, caracteriza-se por determinadas condições climáticas. Características essas determinadas pelo mecanismo decorrente da alternância dos ventos. No verão, os deslocamentos dos ventos se dão dos Oceanos para o Continente, ocasionando, devido à elevada umidade do ar, a estação chuvosa. No inverno, os ventos dirigem-se do Continente Asiático para os oceanos, gerando a estação seca:
(imagem abaixo)

Qual o nome dado ao clima dessa área?
a) Subtropical.
b) Monções.
c) Mediterrâneo.
d) Tropical.
e) Equatorial.

Geopolítica Sudoeste Asiático

resposta:[B]



(Unaerp-1996) Em relação ao Produto Nacional Bruto - P.N.B - da América Latina, é correto afirmar:

I - Os países da América Latina que apresentam maior P.N.B. são: Brasil, México, Argentina, Venezuela e Colômbia.
II - O P.N.B. da maior parte dos países da América Latina é inferior a US$ 1000.
III - O P.N.B. por habitantes encobre as violentas desigualdades sociais: um pequeno grupo concentra a riqueza e a maior da população vive em condições muito precárias.
IV - Os menores P.N.B. por habitantes da América Latina são os da Venezuela e Trinidad Tobago porque são exportadores de petróleo.
V - A participação do setor agrário no P.N.B. dos países da América Latina é insignificante.

São corretas as afirmativas:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, II, III e IV.
d) I e V.
e) II, III e V.

resposta:[B]



(Unaerp-1996) Observe o planisfério e verifique quais são as proposições verdadeiras que caracterizam a distribuição espacial da população.

I - Mais da metade da população mundial; concentra-se no sul e sudeste asiáticos.
II - Os maiores agrupamentos populacionais ocorrem nas regiões montanhosas.
III - As grandes concentrações populacionais localizam-se, sempre, na faixa Ocidental dos Continentes.
IV - Os grandes vazios demográficos correspondem às áreas desérticas, às zonas polares, às áreas de florestas equatoriais, e às áreas de grandes altitudes.
V - As grandes concentrações populacionais da Europa e do Nordeste dos Estados Unidos estão apoiadas nas atividades industriais e urbanas.
(imagem abaixo)


São verdadeiras
a) I, II e IV.
b) II, III e V.
c) I, II e III.
d) I, IV e V.
e) I, III e V.

População Brasileira

resposta:[D]



(Unaerp-1996) I - "Intenso processo de urbanização, envolvendo vários núcleos urbanos, cada qual com administração autônoma, porém de vida, infinitamente, vinculada à cidade principal".
II - "Grandes espaços urbanizados, envolvendo vários núcleos urbanos, com adminstração única, vinculada à cidade principal".
III - "Conjunto de cidades integradas física e funcionalmente em um núcleo básico, mas em processo de estagnação econômica".

A análise dos textos I, II e III permite-se afirmar que o conceito de área metropolitana aparece em:
a) I, II e III.
b) I, II.
c) I, III.
d) II.
e) I.

resposta:[E]



(Unaerp-1996) Observando o mapa que destaca as correntes marítimas, é incorreto afirmar que:
(imagem abaixo)

a) A corrente marítima que suaviza a temperatura da região costeira do sul e do leste dos Estados Unidos, é a corrente quente do Golfo ou Gulf Stream.
b) O congelamento do porto de Nova York, no inverno, é explicado pela corrente marítima fria do Labrador.
c) As correntes marítimas que passam próximo à costa norte do Brasil é a corrente das Falkland.
d) A formação do deserto de Atacama e a intensa atividade pesqueira do Chile, do Peru e do Equador devem-se à corrente fria de Humboldt ou do Peru.
e) A corrente marítima que ameniza as temperaturas da costa oeste do Canadá e no Sul do Alasca, é a corrente quente do Japão.

Hidrografia Internacional

resposta:[C]



(Unaerp-1996) "As empresas, embora conservem sua autonomia interna, associam-se para distribuir cotas de produção a mercados compradores e determinar os preços de seus produtos. Com esse comportamento comercial, as empresas procuram eliminar a livre concorrência, ou seja, a entrada de outros produtores no mercado".

O texto refere-se ao acordo comercial denominado:
a) Truste
b) Conglomerado
c) Cartel
d) Oligopólio
e) Monopólio

resposta:[C]



(Unaerp-1996) Observe a área pontilhada no mapa e aponte a alternativa que melhor caracteriza a região:
(imagem abaixo)

a) Nessa área, encontram-se os Países Platinos: Argentina, Paraguai e Uruguai.
b) Essa área é denominada Região Andina.
c) O sul dessa área é conhecido como região da Patagônia, onde os solos são férteis e a agricultura é bastante mecanizada.
d) O norte dessa área é conhecido como a Região dos Pampas, que se caracteriza pelos climas secos e frios.
e) Nessa área, há grande concentração populacional.

Geopolítica da América do Sul

resposta:[A]







próxima »