Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: Unirio

(Unirio-1995) Uma das formas de dividir regionalmente o espaço brasileiro é a que reconhece três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. O complexo do Centro-Sul possui áreas que se individualizam em virtude do desenvolvimento de suas atividades econômicas. Indique a opção em que as atividades econômicas NÃO estão de acordo com a respectiva unidade desse complexo regional.
a) Zona da mata mineira - a agricultura e a pecuária leiteira são as principais atividades econômicas, e abastecem Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
b) Triângulo mineiro - é uma unidade agrícola e pecuarista, com gado de corte.
c) Porção Sul de Goiás - é uma área agrícola, com destaque na produção de arroz e soja.
d) Campanha Gaúcha - apresenta uma pecuária tradicional e agricultura típica de subsistência.
e) Grande Belo Horizonte - importante área industrial, com indústrias metalúrgicas, têxteis, de vestuário, automobilística, etc.

resposta:[D]



(Unirio-1995) A Austrália é o país com maior projeção mundial em relação aos países que compõem o novíssimo continente (Oceania). É considerada como nação desenvolvida, e tem uma renda per capita das mais elevadas do globo. Sobre os aspectos econômicos desse país, é INCORRETO afirmar que:
a) a agropecuária responde por quase metade do valor das exportações, tendo como principais produtos o trigo, a carne e a lã.
b) a extensa área coberta pela floresta boreal permite que o país seja um grande exportador de papel, madeira e celulose.
c) o interior do país é uma das mais ricas regiões minerais do mundo, porém a escassez de mão-de-obra dificulta sua exploração.
d) o setor industrial é bastante diversificado e as modernas tecnologias proporcionam uma alta produtividade.
e) os ricos depósitos de carvão proporcionam grandes cotas de exportação, além de ser a principal fonte de energia.

resposta:[B]



(Unirio-1995) Com o fim da guerra fria, a divisão do mundo em três grupos de países (Capitalistas Desenvolvidos, Capitalistas Subdesenvolvidos e Socialistas) teve suas bases enfraquecidas, o que deu origem a uma nova ordem econômica. Podemos relacionar a esta nova realidade todas as opções a seguir, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Os pólos de poder da "Nova Ordem Mundial" apresentam contornos supranacionais, sendo uma conseqüência da internacionalização dos fluxos de capitais.
b) Na Europa, a Alemanha unificada funciona como eixo de ligação entre o leste e o oeste do Continente.
c) As reformas econômicas chinesas representam uma reorganização radical do espaço do leste asiático.
d) Os "dragões asiáticos" e os países pobres da Ásia Meridional funcionam como áreas de transbordamento dos capitais japoneses.
e) A nova ordem criou uma situação de estabilidade e segurança, o que não existia na ordem da guerra fria.

resposta:[E]



(Unirio-1995) A tabela a seguir sobre a balança comercial do Brasil, demonstra uma queda de 50,6% em fevereiro de 1994, em relação ao mesmo mês no ano de 1993. Em relação aos fatores que provocaram essa queda, podemos afirmar que:
a) o principal motivo da redução foi o aumento das importações, principalmente bens de capital, matérias-primas e bens intermediários.
b) o longo período de estiagem levou o país à importação de grãos, e, com isso, a um aumento de custos.
c) a exportação de matérias-primas vem perdendo valor nas cotas de exportação, principalmente os minerais metálicos.
d) a queda no preço do petróleo foi o principal fator para essa redução, já que o país é um grande exportador desse combustível.
e) as crises econômicas que o país vem atravessando implicam a queda de produtividade das indústrias voltadas para o mercado externo, agravada pela política de priorizar as importações.

Comércio Exterior

resposta:[A]



(Unirio-1995) A Amazônia é uma área em evidência, seja pela questão ecológica ou pela riqueza de seus recursos minerais. A expansão e a crescente valorização dessa área provocam uma infinidade de suposições a respeito do seu quadro natural. Sobre a Amazônia são feitas as afirmações a seguir:

I - As queimadas podem alterar o clima do planeta e a destruição da floresta pode influenciar o aumento da temperatura.
II - A floresta Amazônica funciona como "pulmão do mundo", sendo a principal fonte produtora de oxigênio.
III - A bacia hidrográfica do Amazonas é a maior do mundo, drenando em torno de 20% da água doce dos rios para os oceanos.
IV - Os solos amazônicos são de alta fertilidade, a qual é facilmente explicada pela concentração de matéria-orgânica e pelo tempo de formação.

As afirmações corretas são:
a) somente I e III.
b) somente II e III.
c) somente I, II e III.
d) somente II, III e IV.
e) somente I, II e IV.

resposta:[A]



(Unirio-1995) Para entendermos os tipos climáticos e as variações de tempo, é importante o conhecimento a respeito do mecanismo atmosférico. Assinale a opção que contém um dos aspectos da dinâmica atmosférica.
a) A região do Equador recebe os raios solares com maior intensidade, logo apresenta alta temperatura e alta pressão atmosférica.
b) Em maiores altitudes ocorre uma queda na temperatura, o que explica as baixas temperaturas da estratosfera.
c) As partes da atmosfera mais próximas da litosfera e da hidrosfera possuem temperaturas diferenciadas.
d) O movimento ascensional do ar é provocado pelas baixas temperaturas, sendo comum nas regiões polares.
e) As zonas de alta pressão são aquelas que proporcionam melhores condições para a formação de nuvens e, portanto, para a presença de chuvas.

resposta:[C]



(Unirio-1995) Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.
b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.
c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo, que as áreas sedimentares representam em torno de 64%.
d) os terrenos formados na era proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.
e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.

resposta:[E]



(Unirio-1995) A instalação industrial em uma região depende dos fatores favoráveis, que podem ser considerados gerais ou específicos. Em relação à localização podemos destacar os fatores a seguir, dos quais um NÃO está apresentado corretamente. Indique-o:
a) Mercado Consumidor - importante para as empresas que trabalham com produtos finais de baixo custo unitário e de consumo.
b) Matérias-primas - é determinante para as indústrias que as utilizam em grandes quantidades, como é o caso das indústrias de base.
c) Água - algumas indústrias tendem a manter uma estreita relação com a água, como é o caso das siderúrgicas.
d) Mão-de-obra - fator decisivo tanto para as empresas que utilizam grande número de trabalhadores quanto para as que requerem trabalho altamente qualificado.
e) Transporte - é fundamental para viabilizar a atividade produtiva, sendo que nos grandes centros a maior flexibilidade faz do transporte ferroviário a melhor opção.

resposta:[E]



(Unirio-1995) O comércio mundial apresentou um crescimento muito grande a partir da década de 1950, sendo que cada país teve uma participação diferente nesse processo de crescimento das trocas mundiais. A respeito do comportamento do comércio internacional, pode-se afirmar que:

I - a grande maioria desse comércio é feita entre os países de industrialização mais avançada;
II - nas transações comerciais internacionais predominam os produtos industrializados;
III - são as grandes empresas que realizam grande parte dessas transações internacionais, principalmente as multinacionais;
IV - está havendo maior exportação de manufaturados por alguns países considerados "periféricos".

As afirmativas corretas são:
a) somente I e IV.
b) somente II e III.
c) somente III e IV.
d) somente I, II e III.
e) I, II, III e IV.

resposta:[D]



(Unirio-1995) A agricultura brasileira vem atravessando várias modificações: grande injeção de capital alterou as relações de produção e criou novos mercados. As opções a seguir apresentam tendências da evolução agrícola brasileira, EXCETO uma. Assinale-a:
a) Mão-de-obra rural, cada vez mais, composta de operários agrícolas, assalariados sem maior vínculo com a terra.
b) Diminuição gradativa do tamanho das propriedades, como conseqüência da racionalização da produção.
c) Crescente especialização da produção, tendendo para uma monocultura dentro de cada propriedade.
d) Crescimento maior dos produtos que encontram um mercado nas indústrias, inclusive na alimentação.
e) Lento desaparecimento das propriedades familiares com a penetração das empresas rurais.

resposta:[A]



(Unirio-1995) Sobre a zona franca de Manaus podemos afirmar corretamente que:
a) seu parque industrial é dominado principalmente por modernas indústrias têxteis e alimentícias.
b) seu projeto industrial tem como base a proteção tarifária e, em sua estrutura dominam os capitais internacionais.
c) sua produção se destina basicamente a atender à demanda do mercado consumidor regional.
d) mesmo caracterizando-se como um pólo industrial, a zona franca não chegou a promover um processo de expansão urbana.
e) domina a utilização de matérias-primas regionais atendendo às necessidades do mercado consumidor.

resposta:[E]



(Unirio-1995) Em relação às fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que:
a) o preço do quilowatt de energia nuclear é um estímulo à instalação dessa fonte energética.
b) o aproveitamento dos nossos rios de planalto é de aproximadamente 90%, donde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes energéticas.
c) o carvão mineral é uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras são o baixo custo da produção e a grande quantidade de carvão coqueificável.
d) a produção de energia elétrica no Brasil é basicamente de fonte hidráulica e sua participação supera a ordem de 75%.
e) as regiões sudeste e sul, juntas, participam com quase 75% da produção e 30% do consumo total de energia elétrica.

resposta:[D]



(Unirio-1995) O espaço natural é formado por um conjunto de elementos que, ao serem aproveitados pelas sociedades, transformam-se em recursos. Assim sendo, em relação à região do Canadá em destaque no mapa a seguir, pode-se afirmar corretamente que:
a) se refere às grandes florestas homogêneas da taiga canadense, cujo aproveitamento favorece o desenvolvimento da indústria de papel e celulose nesse país.
b) é a zona por excelência das pradarias centrais, tradicionalmente ocupada pela pecuária de corte e pela pecuária leiteira.
c) representa o grande domínio da floresta temperada, já bastante devastada, como resultado da grande expansão urbana nessa região, principalmente em sua parte central.
d) abrange a região de tundra que, apesar de refletir o rigor do clima local, favorece, por ser rasteira, a formação de amplas pastagens naturais.
e) abrange a faixa de tundra que, ao favorecer a produção de papel, contribuiu para transformar o Canadá num dos maiores exportadores desse produto.

Extrativismo Vegetal

resposta:[A]



(Unirio-1995) Todas as afirmativas a seguir são verdadeiras no que diz respeito ao espaço geográfico sul americano, com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a:
a) O Pampa é a região mais importante da Argentina, pois, além de concentrar mais da metade da população e desenvolver grande parte da produção industrial, é a área por excelência da agricultura mecanizada e da pecuária intensiva.
b) A exportação de produtos agrícolas ou minerais é fundamental para a economia dos países andinos, de recente crescimento industrial, sendo mais industrializados o Chile e a Venezuela.
c) A corrente fria de Humboldt favorece a concentração de plâncton nas águas do Pacífico, próximas à costa peruana, o que as torna bastante piscosas e faz do Peru um dos maiores produtores de pescado do mundo.
d) Apesar de apresentar indicadores sociais acima da média latino-americana, a base da economia uruguaia é a produção e a exportação de produtos da agropecuária.
e) A Guiana Francesa (ex-Colônia da França), devido à aplicação intensiva de capital, principalmente americano, nas últimas décadas vem desenvolvendo intensamente suas indústrias, tornando-se um dos países de maior crescimento industrial da América do Sul.

resposta:[E]



(Unirio-1995) Em relação ao continente africano, todas as opções a seguir estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Se, por um lado, o relevo predominantemente planáltico do continente torna seus rios pouco navegáveis, por outro, favorece seu potencial hidrelétrico, que é bastante grande.
b) Seu litoral bastante extenso, porém pouco recortado, dificulta seu aproveitamento para a instalação de portos.
c) Em toda a porção central o clima seco favorece o domínio de formações vegetais desérticas, sendo que apenas ao norte encontramos a mancha de floresta equatorial refletindo a maior umidade desta região.
d) Em geral apresenta uma hidrografia pobre, em decorrência da predominância de climas secos, mesmo apresentando rios como o Nilo e o Congo, que estão entre os maiores do mundo.
e) Apesar de apresentar um relevo com predomínio de terrenos de formação geológica antiga, aparecem alguns trechos mais elevados de origem recente, onde se encontram alguns vulcões.

resposta:[C]



(Unirio-1995) "Os americanos inventaram o gravador de vídeo e o fax; os europeus (holandeses) inventaram o toca-discos CD. Contudo, medidos em termos de vendas, de empregos e de lucros, os três se tornaram produtos japoneses." (Lester C. Thurow).

Considere as afirmações a seguir e sua relação com o texto acima.

I - Como no pós-guerra os EUA dispunham de uma enorme vantagem tecnológica a nível mundial, quanto ao desenvolvimento de novos produtos, a saída para o Japão foi investir intensamente no desenvolvimento de novos processos de produção, o que lhe conferiu grande poder competitivo.
II - Embora a tecnologia gere vantagens comparativas, a maior competitividade japonesa deve-se principalmente à inteligência de seu povo e à sua tradição cultural relacionada ao trabalho, superiores às de outros povos.
III - Apesar da maior competitividade da indústria japonesa em vários setores e do incontestável desenvolvimento japonês, a situação atual do Japão é apenas conjuntural, já que, em termos de competitividade as economias européia e americana ainda são superiores.
IV - Quem consegue baratear os produtos que fabrica, frente à concorrência, está capacitado para tomá-los de quem os desenvolveu. Hoje, não é tão vantajoso inventar novos produtos se não se consegue também produzi-los pelo menor custo.

As afirmações que explicam corretamente o texto são:
a) somente I e II.
b) somente I e IV.
c) somente II e IV.
d) somente III e IV
e) somente I, III e IV.

resposta:[E]



(Unirio-1995) A divisão internacional do trabalho foi uma das decorrências da expansão marítimo-comercial que, por volta do século XVI, passou a estimular uma verdadeira disputa colonial entre as potências européias. A respeito do contexto de evolução da divisão internacional do trabalho podemos afirmar que:

I - a mesma divisão internacional do trabalho que se estruturou a partir desse processo histórico
permanece até hoje intacta, já que os países pobres continuam dependentes.
II - a divisão internacional do trabalho estruturou-se a partir de uma relação de trocas desiguais entre as metrópoles e as colônias e permaneceu posteriormente entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.
III - apesar de estar presente até hoje, essa realidade, que passamos a chamar de divisão internacional do trabalho, sofre atualmente algumas transformações estimuladas, entre outros fatores, pela intensificação do caráter transnacional das grandes empresas.

A(s) afirmação(ões) correta(s) é(são):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a I e a II.
d) apenas a II e a III.
e) a I, a II e a III.

resposta:[E]



(Unirio-1995) O gráfico a seguir representa as medidas pluviométricas mensais e as temperaturas de uma cidade brasileira
(imagem abaixo)

Com base na interpretação do gráfico, é possível afirmar que o mesmo:
a) representa o clima tropical de altitude, típico da área serrana de Minas Gerais.
b) representa o clima equatorial, com o regime de chuvas comum à cidade de Belém.
c) é típico de uma cidade da região sul, com características de clima subtropical.
d) é típico de um clima tropical, já que apresenta uma pequena amplitude térmica.
e) apresenta características de um clima tropical úmido, tipo climático das cidades litorâneas.

Clima Brasil

resposta:[A]



(Unirio-1996) Analise as afirmativas a seguir sobre a situação da agricultura brasileira.

I - Nas últimas décadas, as divisas obtidas com as exportações agrícolas têm revertido principalmente em benefício dos setores urbano-industriais.
II - Apesar do desenvolvimento capitalista, a maioria dos 17,5 milhões de trabalhadores agrícolas participa de unidades familiares de produção.
III - A produção volta-se primordialmente para as culturas alimentares destinadas ao mercado interno, cujo poder aquisitivo estimula a atuação dos grandes produtores capitalistas.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) apenas III.
b) apenas I e II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta:[B]







próxima »