Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: cftpr

(G1 - cfet-pr-2006) As proposições a seguir referem-se à orientação, coordenadas geográficas e cartografia. Indique a única correta.
a) A Longitude é a figura formada pela junção dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
b) A Latitude é um ângulo que tem seu vértice no centro da seção plana da Terra, definido pelo paralelo do lugar considerado. Varia do paralelo de Greenwich a 180° pala Leste e 180° para Oeste.
c) A Rosa-dos-ventos é um aparelho de orientação inventado no século XII.
d) A altitude é a diferença de nível de um ponto qualquer na superfície terrestre e o nível médio dos mares.
e) O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios Setentrional e Meridional.

resposta:[D]



(G1 - cfet-pr-2006) A energia primária, originada diretamente de fontes providas pela própria natureza - os rios, a lenha, o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, etc. - é convertida em energia secundária nos centros de transformação. Em relação à geração de energia secundária, marque a alternativa correta.
a) Nas usinas hidrelétricas, a energia das águas é convertida em calor e depois em energia elétrica.
b) Nas usinas nucleares, a radiação é transformada diretamente em energia elétrica.
c) Nas coquerias, o carvão mineral é transformado em coque.
d) Nas refinarias, o álcool é transformado em combustível.
e) Nas usinas termelétricas, o calor é transformado em energia elétrica.

resposta:[C]



(G1 - cfet-pr-2006) A vegetação original corresponde ao conjunto de plantas que nascem e crescem naturalmente, isto é, sem a intervenção do homem. Das alternativas a seguir, que descrevem as principais formações vegetais da Terra, identifique a INCORRETA.
a) No domínio das florestas equatoriais e tropicais, clima é permanentemente quente, e a amplitude térmica anual não ultrapassa a 6 °C. As chuvas são abundantes, de origem convectivas. Nesse ambiente de calor e umidade, desenvolveu-se a maior variedade vegetal do globo.
b) No domínio dos desertos e semi-desertos, o total anual de precipitação é inferior a 500 mm, muito mal distribuída. Ocorre falta de umidade do ar e grandes amplitudes térmicas diárias.
c) No domínio das florestas de folhas caducas, as precipitações são bem distribuídas durante o ano, primitivamente dominavam grandes extensões de florestas abertas, de espécies caducifólias, também chamadas decíduas.
d) O domínio das estepes ocorre nas regiões de clima tropical mais seco, cujo período de chuvas ocorre no verão. É formado por plantas rasteiras, intercaladas por vegetação arbustiva de pequeno porte, pobre em folhas e flores.
e) No domínio das florestas de coníferas, o clima é frio e úmido, dominado principalmente por massas de ar polar, com verões muito curtos e queda de neve de 3 a 6 meses ao ano. A vegetação é uniforme e não renova as folhagens anualmente, cujas partes aéreas são adaptadas à precipitação de neve.

resposta:[D]



(G1 - cfet-pr-2006) Em relação aos aspectos físicos da região Sul do Brasil, identifique a alternativa INCORRETA.
a) Pela classificação de Jurandir Ross, a unidade de relevo Planaltos e Serras de Leste e Sudeste ocupam a parte oriental da região, nos estados do Paraná e Santa Catarina, sendo que nesse último desaparecem.
b) Pela classificação de Aroldo de Azevedo, o Planalto Atlântico é uma subdivisão do Planalto Brasileiro, aparecendo na região, como um prolongamento do trecho paulista desse planalto.
c) A floresta de Araucária é típica do Planalto Meridional, constituindo-se de importantes associações do pinheiro com espécies como imbuia e erva-mate.
d) O clima predominante na região Sul é o Tropical de Altitude, com chuvas bem distribuídas o ano todo, verões quentes e invernos brandos. A média anual de temperatura é de 26 °C.
e) A partir de Laguna - SC até o extremo meridional do Rio Grande do Sul está a mais importante região lagunar do Brasil, destacando-se a Lagoa dos Patos, a Mirim e a Mangueira.

resposta:[D]



(G1 - cfet-pr-2006) Em virtude de sua descoberta ter sido posterior à do continente americano, as terras da Oceania são também conhecidas por Novíssimo Mundo. Essas terras são compostas de uma região continental representada pela Austrália, e de uma região insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a seguir, que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a que estiver INCORRETA.
a) A Nova Zelândia se destaca como 1¡ produtor mundial de bauxita. A exploração é realizada nas partes setentrional e sudoeste do território.
b) Apesar de enfrentar sérios problemas de ordem física, como a aridez dos climas e a baixa fertilidade dos solos, a Austrália apresenta uma economia agrária bastante evoluída.
c) O relevo neozelandês é de topografia bastante irregular em virtude das características vulcânicas do arquipélago, onde se observa a predominância de fisionomia bastante montanhosa.
d) O fato de a Nova Zelândia apresentar um aprimorado setor industrial alimentar, de beneficiamento de produtos agropecuários, faz dela o maior exportador do mundo de queijo e manteiga.
e) O litoral australiano é pouco recortado, destacando-se ao norte o Golfo de Carpentária e a sudeste as ilhas King, Furneaux e Tasmânia, a maior de todas. Junto ao Mar dos Corais, paralela à linha de costa, está a Grande Barreira, uma formação coralínea de grande extensão territorial.

resposta:[A]



(G1 - cfet-pr-2006) Em relação aos países produtores e/ou exportadores de petróleo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os grandes exportadores de petróleo no mercado internacional são países que possuem baixa demanda interna de consumo.
b) Os petroleiros, que deixam o Golfo Pérsico em direção a Europa, Américas e Japão, passam necessariamente, por pontos de estrangulamento da navegação, como o estreito de Ormuz, o de Bad el Mandeb, o Canal de Suez e o Estreito de Gibraltar.
c) A OPEP tem como objetivo estimular a concorrência entre os países membros, fazendo com que o preço do petróleo seja regulado pelas leis de mercado.
d) Apesar da aridez, que caracteriza o espaço ocupado pelos países do Oriente Médio, a agricultura e pecuária ocupam extensas áreas e boa parte da população.
e) A maioria dos países do Oriente Médio tem baixo índice de desenvolvimento social, apesar da riqueza do petróleo.

resposta:[C]



(G1 - cfet-pr-2006) A atmosfera terrestre é dividida em camadas. Das alternativas que seguem, identifique a que descreve corretamente a camada da atmosfera.
a) Na Estratosfera, a temperatura aumenta com a altitude. Essa camada concentra a maior parte do ozônio da atmosfera.
b) Na Mesosfera, a temperatura aumenta com a altitude, devido à absorção da radiação ultravioleta pelo oxigênio atômico. Existe uma região onde a atmosfera é muito afetada pelos Raios X e Radiação Ultravioleta, que provoca a ionização.
c) Na Ionosfera, os átomos de Oxigênio, Hidrogênio e Hélio formam uma camada muito tênue e as leis dos gases deixam de ser válidas.
d) Na Troposfera, a temperatura aumenta com a altitude e pode chegar a 50 °C.
e) A Exosfera contém 75% dos gases da massa total da atmosfera e a quase totalidade do vapor de água e aerossóis. Portanto, é nela onde os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência são mais marcantes.

resposta:[A]



(G1 - cfet-pr-2006) As estruturas geológicas da crosta terrestre refletem os processos que as originaram e ajudam a reconstituir a história do planeta. Em relação a esse assunto é correto afirmar que:
a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois originaram-se de dobramentos modernos.
b) As bacias sedimentares resultam da ação combinada dos processos destrutivos de erosão e dos processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
c) O núcleo da Terra encontra-se em estado pastoso.
d) O manto é o envoltório rochoso da Terra.
e) Os vulcões são gerados por violentos movimentos de massas no interior do núcleo.

resposta:[B]



(G1 - cfet-pr-2006) A vegetação natural de uma área é a expressão das características do solo, relevo e clima. Leia as afirmativas I, II e III, que descrevem os tipos de vegetação do Brasil.

I) É uma floresta densa e intrincada, as plantas crescem muito próximas umas das outras e é comum à ocorrência de plantas parasitas. Desenvolve-se em região de clima quente e úmido.
II) Constitui-se basicamente por vegetação arbustiva e herbácea. Desenvolve-se em clima tropical semi-úmido.
III) Constitui-se por cobertura arbórea, na qual predominam pinheiros, erva-mate, imbuia, canelas, ipê e outras. O clima predominante é o tropical.

A alternativa que contém todas as formações vegetais descritas é:
a) Mata Atlântica, caatinga e mata de araucária.
b) Pantanal, cerrado e floresta amazônica.
c) Floresta Amazônica, cerrado e mata de araucária.
d) Floresta Amazônica, cerrado e mata atlântica.
e) Mata de araucária, pantanal e mangue.

resposta:[C]



(G1 - cfet-pr-2006) O projeto Carajás, localizado no divisor Araguaia-Xingu, é uma província mineralógica de grande importância para a região onde está inserido. Essa reserva mineral está localizada:
a) na região Nordeste, no Estado do Maranhão.
b) na região Centro Oeste, no Estado do Tocantins.
c) na região Norte, no Estado do Amazonas.
d) na região Norte, no Estado do Pará.
e) na região Norte, no Estado do Amapá.

resposta:[D]



(G1 - cfet-pr-2006) É comum nas grandes metrópoles brasileiras, o trabalhador residir em uma cidade da região metropolitana e se deslocar diariamente até a cidade principal para trabalhar. Esse vai e vem diário do trabalhador é chamado de:
a) Migração pendular.
b) Transumância.
c) Êxodo rural.
d) Emigração.
e) Imigração.

resposta:[A]



(G1 - cfet-pr-2006) Aponte a região onde a banana, o açúcar, o café, o cacau e o algodão são os principais produtos de exportação.
a) Península Escandinava.
b) Península Ibérica.
c) América Central.
d) América Anglo-Saxônica.
e) COMECOM.

resposta:[C]







próxima »