Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Origem: utfpr

(G1 - utfpr-2007) A expressão "impacto ambiental" refere-se a toda ação natural ou humana que provoca alterações bruscas no meio ambiente. Das alternativas a seguir, que abordam o assunto sobre o meio ambiente, identifique a alternativa INCORRETA.
a) O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e suas escalas deixaram de ser local para se tornar planetárias. Isso ocorreu porque a indústria é o principal responsável pela poluição do meio ambiente e também por que a revolução industrial consolidou a mundialização do capitalismo.
b) No hemisfério sul a industrialização do campo, com mecanização, uso intensivo de agrotóxicos e adubos químicos vêm preservando os alimentos e as águas de rios e de lençóis subterrâneos, pois essas técnicas são desenvolvidas de forma adequada e não contaminam o meio ambiente.
c) As principais causas da poluição atmosférica e do aquecimento global são a eliminação de resíduos por indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de cimentos, etc., e a queima de carvão, petróleo em usinas, automóveis e sistema de aquecimento doméstico.
d) O dióxido de carbono, embora represente uma ínfima parte da atmosfera, com vapor d água e outros gases presentes em menor quantidade, vêm aumentando nas últimas décadas e acaba por desempenhar um papel importante nas mudanças climáticas da Terra.
e) Em decorrência da falta de áreas verdes, agrava-se a poluição atmosférica, pois as plantas, além de contribuírem para amenizar o clima local, também ajudam na remoção do oxigênio do ar através da fotossíntese.

resposta:[B]



(G1 - utfpr-2007) Todos os mapas e globos representam as características da Terra a um tamanho muito menor do que ela possui na realidade. Os globos foram criados, em princípio, para serem modelos perfeitos da Terra, diferenciando-se dela pelo tamanho. A escala é utilizada como uma fração simples, que se obtém representando a distância do globo e da Terra na mesma unidade. Considere que um centímetro no globo corresponde a 650 km na Terra e identifique, das alternativas a seguir, qual possui escala numérica correta para a distância no globo e na Terra:
a) 1: 65.000
b) 1: 650.000
c) 1: 65.000.000
d) 1: 165.000.000
e) 1: 1650

resposta:[C]



(G1 - utfpr-2007) Qual das medidas mencionadas a seguir NÃO contribui para a redução do desemprego formal no Brasil?
a) Investimento em infraestrutura, o que esbarra na insuficiência de recursos do Estado.
b) Diminuição da jornada de trabalho, já implementada por muitas indústrias, principalmente as automobilísticas.
c) Diminuição de encargos sociais, o que estimularia muitas empresas a contratar mais pessoal.
d) Estimular o aumento do setor informal absorveria os trabalhadores desempregados, aumentando assim, postos de trabalho.
e) Treinamento para ampliar o contingente de mão-de-obra qualificada.

resposta:[D]



(G1 - utfpr-2007) Em relação às características das paisagens das formações vegetais brasileiras, identifique a alternativa INCORRETA.
a) Floresta Amazônica - Ocorre em planaltos e chapadas dispostos sobre os terrenos de rochas areníticas e basálticas e de formas escarpadas. Os solos são férteis e o clima é mesotérmico com chuvas distribuídas ao longo do ano. Apresenta relevo com predomínio de altitudes baixas, clima quente e úmido o ano todo, existência de uma vasta e rica rede hidrográfica e presença de uma floresta exuberante.
b) Mata Atlântica - Disposta sobre as encostas dos planaltos. A ação das chuvas e a umidade típica do clima tropical litorâneo fazem da água o principal agente modelador, de modo que o relevo adquire formas arredondadas.
c) Caatinga - O relevo possui várias formações de modelado abrupto, uma vez que o calor é o agente itempérico mais atuante, resultado do clima seco. Os solos são pouco profundos, a rede hidrográfica é formada principalmente por rios temporários.
d) Cerrado - A vegetação herbácea e arbustiva e as árvores pequenas de troncos e galhos retorcidos adaptam-se bem ao período de estiagem. Os solos são de baixa fertilidade natural. O clima é tropical alternadamente seco e úmido.
e) Pradarias ou Campos - O clima é do tipo subtropical, as coxilhas, pequenas colinas arredondadas, típicas da depressão do estado mais meridional do Brasil, são recobertas por uma vegetação herbácea, com predomínio de gramíneas.

resposta:[A]



(G1 - utfpr-2007) Nos Estados Unidos os maiores aglomerados urbanos estão na:
a) costa nordeste e região dos grandes lagos.
b) região norte, nas proximidades do Canadá.
c) costa do Pacífico.
d) região sul e na região do delta do Mississipi.
e) fronteira com o México.

resposta:[A]



(G1 - utfpr-2007) Analise as alternativas que se referem às atividades econômicas da Região Sul do Brasil. Identifique a alternativa INCORRETA.
a) A área industrial da região metropolitana de Porto Alegre é a mais recentemente implantada, destacando-se a refinaria Presidente Vargas e as indústrias automobilísticas.
b) Dos Estados do Sul, destaca-se Santa Catarina na produção de carvão mineral, com 70% da produção nacional.
c) A agricultura do Sul é a mais próspera do país, devido ao clima, à topografia favorável, à mecanização e à técnica.
d) O talco é explorado no Paraná, que é o maior produtor nacional. A área de exploração situa-se próximo a Ponta Grossa em Itaiacoca.
e) A região Sul possui o maior rebanho de ovinos do país e o maior parque frigorífico para abate e industrialização de aves.

resposta:[A]



(G1 - utfpr-2007) A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) O movimento de translação, combinado com a inclinação do eixo da Terra sempre no mesmo ângulo, faz com que os hemisférios Norte e Sul sejam expostos alternadamente de forma diferente à luz, proporcionando assim as estações do ano.
c) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura gelada sendo impossível à vida no planeta.
d) O movimento de translação é que determina a duração do foto-período diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.

resposta:[A]



(G1 - utfpr-2007) Em relação à África, identifique a alternativa INCORRETA.
a) Apresentando um quadro sócio-econômico problemático, os países africanos enfrentam sérias dificuldades para saírem dessa condição que os caracteriza como os mais atrasados do mundo.
b) Junto com a fome, as populações africanas enfrentam a miséria, as epidemias e os conflitos tribais.
c) A pequena industrialização que se observa nos países implantou-se a partir de modelos de fora, uma conseqüência também da falta de capitais internos.
d) Os haussás, chamados senhores do deserto, são um antigo povo nômade de pastores que há séculos conduzem caravanas pelo Saara. Dedicam-se, entre outras coisas, à extração do sal.
e) Muitos países africanos apresentam instabilidade interna, devido às suas fronteiras artificiais, criadas pela colonização européia.

resposta:[D]



(G1 - utfpr-2007) Em relação aos recursos minerais do Brasil, analise as proposições e assinale a alternativa que contém todas as proposições corretas.

I) A maior reserva de Ferro está na província de Carajás no Pará, com quase 80% das jazidas. É essencial ao setor elétrico devido à condutividade e maleabilidade.
II) O Cobre é o principal mineral exportado pelo Brasil. É extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita.
III) Alumínio é extraído da bauxita por processo de eletrólise. As maiores reservas nacionais estão no Pará.
IV) O estanho é extraído da cassiterita e sua utilização tem se ampliado principalmente na formação de ligas.
V) O Manganês é o segundo minério em importância no Brasil. Sua maior utilização está na fabricação do aço, misturado ao ferro, no setor metalúrgico de ferro-liga.

a) I, IV e V.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, III e V.

resposta:[D]



(G1 - utfpr-2007) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
(imagem abaixo)

a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III - Manto e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Núcleo Interno.



resposta:[B]







próxima »