Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Tópicos de Geografia (não classificadas)

(Unesp-2013) (Unesp 2013)Leia a descrição de quatro grandes tipos climáticos do Brasil e, em seguida, examine o mapa, que representa a divisão regional do país em grandes tipos climáticos.

1. Chuvas entre 2 000 e 3 000 mm e elevadas temperaturas durante todo o ano, com médias de 26 ºC.
2. Regular distribuição das chuvas durante o ano e temperaturas mais amenas, com médias inferiores a 18 ºC e esporádica queda de neve.
3. Chuvas escassas e irregulares, com precipitações médias de 500 a 700 mm, e temperaturas elevadas, com médias de 28 ºC.
4. Duas estações bem marcantes: uma chuvosa e quente, com 1 200 mm de precipitação e médias térmicas de 24 ºC, e outra seca e fria, com 200 mm de chuvas e 17 ºC de média térmica.

História em quadrinhos

Assinale a alternativa que contém a correta associação entre a descrição climática e sua área de ocorrência.

(A) 1D; 2B; 3A; 4C.
(B) 1C; 2A; 3B; 4D.
(C) 1B; 2D; 3C; 4A.
(D) 1A; 2C ; 3D; 4B.
(E) 1C; 2B; 3D; 4A.



Geografia

resposta:[B]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Analise os mapas.

Geografia

Considerando as escalas utilizadas nos mapas, é correto afirmar que

(A) o mapa 1 favorece maior detalhamento do terreno do que o mapa 2.
(B) o mapa 2 abrange uma área menor do que o mapa 1.
(C) assemelham-se, pois nos dois casos foi utilizada uma pequena escala.
(D) retratam períodos diferentes de uma mesma localidade.
(E) ambos os mapas apresentam o mesmo nível de detalhe.



Geografia

resposta:[A]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92. As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de

(A) consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
(B) desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.
(C) consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.
(D) desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.
(E) desenvolvimento global que incorpore e priorize os aspectos do desenvolvimento econômico.



Geografia

resposta:[A]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)O fenômeno dos “rios voadores”

“Rios voadores” são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta, as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil.

Fenômenos dos rios voadores

A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil,

(A) cada vez mais, a floresta é substituída por agricultura ou pastagem, procedimento que promove o desenvolvimento econômico, sem influenciar, significativamente, o clima na América do Sul.
(B) os recursos hídricos são abundantes e os regimes fluviais não serão alterados, apesar das mudanças climáticas que ameaçam modificar o regime de chuvas na América do Sul.
(C) o atual desenvolvimento da Amazônia não afeta o sistema hidrológico, devido à aplicação de medidas rigorosas contra o desmatamento e danos à biodiversidade da floresta.
(D) os mecanismos climatológicos devem ser considerados na avaliação dos riscos decorrentes de ações como o desmatamento, as queimadas, a abertura de novas fronteiras agrícolas e a liberação dos gases do efeito estufa.
(E) a circulação atmosférica é dominada por massas de ar carregadas de umidade que, encontrando a barreira natural formada pelos Andes, precipitam-se na encosta leste, alimentando as bacias hidrográficas do país.



Geografia

resposta:[D]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Analise os gráficos.

Municípios com coleta seletiva de lixo sólido no Brasil

Com base nas informações fornecidas e em conhecimentos sobre a dinâmica do lixo sólido no Brasil, é correto afirmar que a coleta seletiva

(A) mais do que dobrou de 2006 a 2008, devido ao surgimento de usinas de compostagem, sendo as regiões Sul e Norte as mais atendidas em 2010.
(B) dobrou de 2004 a 2006, devido ao crescimento de cooperativas de catadores de lixo, sendo as regiões Sudeste e Centro-Oeste as mais atendidas em 2010.
(C) mais do que quintuplicou de 1994 a 2010, devido à possibilidade de reciclagem de vários materiais, sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
(D) triplicou de 1994 a 1999, devido à rígida Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo as regiões Sul e Sudeste as mais atendidas em 2010.
(E) dobrou de 1994 a 2004, devido à instalação de cooperativas de reciclagem, sendo as regiões Sul e Nordeste as mais atendidas em 2010.



Geografia

resposta:[C]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

Diferenças de horário na América do Sul em função de diferentes fusos

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, respectivamente, nos seguintes horários:

(A) 22h; 20h30; 21h; 19h.
(B) 20h; 21h30; 21h; 22h.
(C) 21h; 22h30; 20h; 22h.
(D) 18h; 22h30; 20h; 19h.
(E) 20h; 19h30; 21h; 22h.



Geografia

resposta:[E]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)No dia 3 de junho de 2012, os jornais estamparam a notícia dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Ela foi coroada chefe de Estado da Grã-Bretanha e dos países da Comunidade Britânica no dia 2 de junho de 1953.

Assinale a alternativa que contém um acontecimento geopolítico ocorrido nos anos 1950, década em que a Rainha Elizabeth II assumiu o reinado.

(A) Ataque nuclear norte-americano ao Japão.
(B) Guerra da Coreia.
(C) Construção do Muro de Berlim.
(D) Criação da OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo).
(E) Dissolução da URSS.



Geografia

resposta:[B]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Analise a tabela.

Entrada de imigrantes no Brasil

A partir da análise da tabela e de conhecimentos sobre a dinâmica imigratória, pode-se afirmar que o aumento da entrada de imigrantes no período de 1890 a 1899 no Brasil deveu-se

(A) ao estímulo à imigração para o Brasil pelos governos da Alemanha e Itália, que passavam por períodos de paz e reconstrução.
(B) à oferta para que imigrantes italianos e japoneses chegassem ao país como proprietários de grandes fazendas.
(C) à oportunidade de trabalho ocasionada pela abolição da escravatura, associada ao desemprego nos países de origem dos imigrantes.
(D) ao projeto governamental de promover a democratização da sociedade brasileira, beneficiando os trabalhadores imigrantes.
(E) à atração exercida pelo desenvolvimento industrial ocorrido em algumas regiões do país.



Geografia

resposta:[C]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Leia o texto e analise os mapas.

As terras-raras formam um grupo de 17 elementos químicos, com propriedades muito semelhantes entre si, em termos de maleabilidade e resistência, que permitem aplicações diversas. Indispensáveis à indústria de alta tecnologia, elas estão no centro de uma disputa global. As maiores reservas em potencial estão situadas no Brasil. A extração e principalmente o refino das terras-raras são, porém, altamente poluentes; por esta razão, cientistas estudam novos meios de exploração e novas aplicações que poluam menos.

Geografia

De acordo com a leitura do texto e a observação dos mapas, é correto afirmar que as duas maiores concentrações de reservas de terras-raras estão localizadas nas regiões de integração e desenvolvimento do

(A) Oeste e Araguaia-Tocantins.
(B) Sudoeste e Sul.
(C) Arco Norte e Madeira-Amazonas.
(D) São Francisco e Transnordestino.
(E) Sudeste e Transnordestino.



Geografia

resposta:[E]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)O uso do álcool combustível é antigo no Brasil. Desde o início do século XX, o país já usava o produto extraído da cana-de-açúcar para fins energéticos. Com o pré-sal em alta, o açúcar caro lá fora e os canaviais em crise, o biocombustível brasileiro derrapa quando o mundo mais precisa de energia verde.

(Martha San Juan França. O etanol na encruzilhada.
Unesp Ciência, maio de 2012. Adaptado.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no Brasil,

(A) em 1900, iniciaram-se experiências com motores a combustão, em alguns casos movidos a etanol, provocando o aumento da exportação brasileira desse biocombustível.
(B) dos séculos XVI a XVIII, os engenhos de açúcar se expandiram pela região Nordeste, constituindo a principal atividade econômica.
(C) com a desativação do Proálcool em 2001, descartou-se a perspectiva do etanol se consolidar no mercado brasileiro como fonte renovável de energia.
(D) em 1960, a primeira crise do petróleo elevou o preço do barril e a importação consumiu quase metade das divisas obtidas com a exportação nacional.
(E) a chegada ao mercado dos carros com motor flex provocou aumento significativo da produção de etanol, tornando o país autossuficiente.



Geografia

resposta:[B]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Imagens de satélite comprovam aumento
da cobertura florestal no Paraná

O constante monitoramento nas áreas em recuperação do Programa Mata Ciliar, com o apoio de imagens de satélite, tem demonstrado um aumento significativo da cobertura florestal das áreas de preservação permanente, reserva legal e Unidades de Conservação, integrantes do Corredor de Biodiversidade.

(www.mataciliar.pr.gov.br)

As matas ciliares são

(A) florestas tropicais em margens de rios, cujo papel é regular fluxos de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático. O mau uso dessas áreas provoca erosão das encostas e assoreamento do leito fluvial.
(B) florestas temperadas, cujo papel é de filtro entre o solo e o ar, possibilitando a prática da agricultura sem prejudicar o ecossistema atmosférico. O mau uso dessas áreas provoca erosão do solo e contaminação do ar.
(C) florestas subtropicais, cuja função é preservar a superfície do solo, proporcionando a diminuição da filtragem e o aumento do escoamento superficial. O mau uso dessas áreas provoca aumento da radiação solar e estabilidade térmica do solo.
(D) coberturas vegetais que ficam às margens dos lagos e nascentes, atuam como reguladoras do fluxo de efluentes e contribuem para o aumento dos nutrientes e sedimentos que percolam o solo. O mau uso dessas áreas provoca evaporação e rebaixamento do nível do lençol freático.
(E) formações florestais que desempenham funções hidrológicas de estabilização de áreas críticas em topos de morros, cumprindo uma importante função de corredores para a fauna. O mau uso dessas áreas provoca desmatamento e deslizamento das encostas.



Geografia

resposta:[A]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)A modernidade não pertence a cultura nenhuma, mas surge sempre CONTRA uma cultura particular, como uma fenda, uma fissura no tecido desta. Assim, na Europa, a modernidade não surge como um desenvolvimento da cultura cristã, mas como uma crítica a esta , feita por indivíduos como Copérnico, Montaigne, Bruno, Descartes, indivíduos que, na medida em que a criticavam, já dela se separavam, já dela se desenraizavam. A crítica faz parte da razão que, não pertencendo a cultura particular nenhuma, está em princípio disponível a todos os seres humanos e culturas. Entendida desse modo, a modernidade não consiste numa etapa da história da Europa ou do mundo, mas numa postura crítica ante a cultura, postura que é capaz de surgir em diferentes momentos e regiões do mundo, como na Atenas de Péricles, na Índia do imperador Ashoka ou no Brasil de hoje.

(Antonio Cícero. Resenha sobre o livro “O Roubo da História”.
Folha de S.Paulo, 01.11.2008. Adaptado.)

Com a leitura do texto, a modernidade pode ser entendida como

(A) uma tendência filosófica especificamente europeia e ocidental de crítica cultural e religiosa.
(B) uma tendência oposta a diversas formas de desenvolvimento da autonomia individual.
(C) um conjunto de princípios morais absolutos, dotados de fundamentação teológica e cristã.
(D) um movimento amplo de propagação da crítica racional a diversas formas de preconceito.
(E) um movimento filosófico desconectado dos princípios racionais do iluminismo europeu.



Geografia

resposta:[D]

Geografia



(Unesp-2013) (Unesp 2013)Desde o início da semana, alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, não vão mais poder cabular aulas. Um “uniforme inteligente” vai contar aos pais se os alunos chegaram à escola – ou “dedurar” se eles não passaram do portão. O sistema, baseado em rádio-frequência, funciona por meio de um minichip instalado na camiseta do novo uniforme, que começou a ser distribuído para 20 mil estudantes na segunda-feira. Funciona assim: no momento em que os alunos entram na escola, um sensor instalado na portaria detecta o chip e envia um SMS aos pais avisando sobre a entrada na instituição.

(Natália Cancian. Uniforme inteligente entrega aluno
que cabula aula na Bahia. Folha de S.Paulo, 22.03.2012.)

A leitura do fato relatado na reportagem permite repercussões filosóficas relacionadas à esfera da ética, pois o “uniforme inteligente”

(A) está inserido em um processo de resistência ao poder disciplinar na escola.
(B) é fruto de uma ação do Estado para incrementar o grau de liberdade nas escolas.
(C) indica a consolidação de mecanismos de consulta democrática na escola pública.
(D) introduz novas formas institucionais de controle sobre a liberdade individual. (E) proporciona uma indiscutível contribuição científica para a autonomia individual.



Geografia

resposta:[D]

Geografia



(Enem-2012) (Enem 2012)A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.

MURITA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro . Garamont, 2011 (adaptado)

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em

a) Aumento da população sonora- construção de barreiras acústicas.
b) Incidência de chuva ácida- estatização da indústria automobilística.
c) Derretimento das calotas polares- incentivo aos transportes de massa.
d) Propagação de doenças respiratórias- distribuição de medicamentos gratuitos.
e) Elevação das temperaturas médias- criminalização da emissão de gás carbônico.



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:C.

Ciências Humanas e suas tecnologias



(Enem-2012) (Enem 2012)As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalteridade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é de resultante da

a) Constante violência nos babuçais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.
b) Falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior de Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
c) Escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público dos recursos hídricos.
d) Progressiva devastação das matas corais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.
e) Dificuldade Imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babuçais localizadas no interior de suas propriedades.



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:E.

Ciências Humanas e suas tecnologias



(Enem-2012) (Enem 2012)Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.

Em nome da verdade, In: O Estado De São Paulo, 3 fev, 1976. Apud, FILHO, I.A
Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999

A morte do hornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feio por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

A) certeza ao cumprimento das leis.
B) Superação do governo de exceção.
C) Violencia dos terroristas de esquerda.
D) Punição dos torturadores da policia.
E) Expectativa da investigação dos culpados.



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:E.

Ciências Humanas e suas tecnologias



(Enem-2012) Mosaico encontrado Em Lod

A igura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma caracteristica política dos romanos no periodo, indicada em:

A) Cruzadismo - oonquista da terra santa.
B) Patriotismo - exaltação da cultura local.
C) Helenismo - apropriação da estética grega.
D) Imperialismo - selvageria dos povos dominados.
E) Expansionismo - diversidade dos territórios conquistados



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:E.

Ciências Humanas e suas tecnologias



(Enem-2012) (Enem 2012)Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11 de Março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das Garrafadas, durante os quais os "brasileiros"apagavam as fogueiras "portuguesas" e atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacod de garrafas jogadas das janelas.

VAINFAS, R. (org.) Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (adaptado)

Aos anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela:

a) estímulo ao racismo
b) apoio ao xenofobismo
c) crítica ao federalismo
d) repúdio ao republicanismo
e) questionamento ao autoritarismo



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:E.

Ciências Humanas e suas tecnologias



(Enem-2012) (Enem 2012)Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento, ela cria uma atmosfera que convém aos momentos, fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo. Contexto, 2010 (adaptado)

No texto, á apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão

a) Política de apropriação efetiva do espaço
b) Econômica de uso de recurso de espaço
c) Privada de limitação sobre a utilização do espaço
d) Natural de composição por elementos físicos do espaço
e) Simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço



Ciências Humanas e suas tecnologias

resposta:E.

Ciências Humanas e suas tecnologias







próxima »