Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Tópicos de Geopolítica Internacional

(Unicamp-1994) Cuba passa atualmente por sérios problemas econômicos que estão quase paralisando as atividades produtivas do país.
a) Quais as principais causas desses problemas?
b) Quais os setores mais afetados?

resposta:a) Fim da ajuda econômica por conta do fim da URSS.
b)Energia, indústria.



(Unicamp-1994) O crescimento econômico médio da China entre 1980-1993 foi de 9% ao ano, sendo que, em 1992, foi de 12% (compare: o crescimento em 1992 nos Estados Unidos foi de 1,8%, no Japão, 1,8% e na Alemanha, 1,4%)
Analise o significado geopolítico do crescimento da China no cenário internacional, levando em consideração a posição geográfica e o sistema político desse país.

resposta:Esse crescimento econômico enorme ameaça a soberania dos EUA como potência mundial, caso continue sendo alto.A China vive hoje uma economia de transição, mesmo que não admitam, pois possui características do capitalismo em sua economia e na política se mantém totalmente socialista.



(Unesp-1994) Desde o início dos anos noventa, a área assinalada no mapa adiante tem sido palco de sangrenta guerra civil.
(imagem abaixo)

Indique a alternativa que exprime as causas dessa guerra e o país ao qual pertenciam estas porções territoriais.
a) Ideal sérvio de construir a "Grande Sérvia", independente da Tchecoslováquia.
b) Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.
c) Antiga oposição política entre sérvios e croatas na Romênia.
d) Idéias separatistas reforçadas pela "Glasnost" e pela "Perestroika" entre os povos das repúblicas componentes da antiga União Soviética.
e) Dominação estrangeira entre búlgaros da antiga Iugoslávia.

Geopolítica Europa

resposta:[B]



(Unesp-1994) Após a II Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental recuperou-se em curto espaço de tempo, transformando-se na mais importante potência econômica da Europa.
Assinale a alternativa que mais corretamente explica as causas do crescimento da economia alemã.
a) Abundância de recursos minerais, ajuda financeira dos Estados Unidos, criação do Mercado Comum Europeu, agricultura itinerante, grande fluxo migratório.
b) Existência de mão-de-obra qualificada, reforma agrária, infra-estrutura de transportes, criação do Mercado Comum Europeu, altas taxas de população rural.
c) Combustíveis fósseis, qualificação da mão-de-obra, densa rede de transportes, recursos do Plano Marshall, participação do Mercado Comum Europeu.
d) Densa rede hidroviária, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, qualificação da mão-de-obra, altas taxas de natalidade.
e) Carvão de excelente qualidade, petróleo em abundância, mão-de-obra qualificada, tradição industrial, altos índices de desmatamento.

resposta:[C]



(Pucsp-1995) Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
(imagem abaixo)

(Ebeling/ Birkenfeld. DIE REISE IN DIE VERGANGENHEIT. Deutschland, Westermann, 1991)
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5.
a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)

Geopolítica Europa

resposta:[C]



(Fuvest-1993) Identifique os países enumerados no mapa seguinte e discuta os principais conflitos existentes na área.

Geopolítica Sudoeste Asiático

resposta:1- Paquistão, 2- Índia.Os principais conflitos existentes nessa área são conflitos religiosos entre Muçulmanos e Bramanistas.



(Unicamp-1993) Durante o período da Guerra Fria, grupos somalis foram fortemente armados para poder lutar contra o regime ditatorial instalado em seu país. Referindo-se à atual guerra civil na Somália, o professor Said Samantar, da Universidade de Rutgers (Nova Jersey), afirma:

"A política somali moderna não é senão a política de clãs, com a diferença de que a sociedade, hoje, está armada com armas modernas de destruição maciça."

a) O que foi a Guerra Fria e como ela possibilitou a obtenção de armamentos pelas tribos somalis?
b) Quais têm sido as conseqüências da guerra civil somali para a população do país?

resposta:a)Guerra fria-conflito político-ideológico entre os EUA (capitalista) e a URSS (socialista).Ambos davam apoio e armavam grupos tribais que os apoiassem.
b)Mortes, miséria,falta de investimento, vivem em situações de total precariedade.



(Unitau-1995) O país que, até 1990, era tutelado pela República Sul Africana e um dos mais ricos em jazidas minerais da África é:
a) Zimbábue.
b) Suazilândia.
c) Lesoto.
d) Botswana.
e) Namíbia.

resposta:[E]



(Unitau-1995) Existe na Ásia um pequeno território, administrado pela Grã-Bretanha que, além de seus 1.092 quilômetros quadrados, abrange também a península de Kowlon, a ilha de seu próprio nome e várias outras ilhas denominadas "Novos Territórios". Trata-se de:
a) Cingapura.
b) Formosa.
c) Sri Lanka.
d) Hong-Kong.
e) Filipinas.

resposta:[D]



(Fuvest-1992) No mapa a seguir os números 1, 2, 3, e 4 referem-se, respectivamente, aos seguintes focos de tensão nacional e internacional:
(imagem abaixo)

a) Cartel de Medellín (Colômbia); movimento separatista da Irlanda do Norte; independência da Ucrânia; movimento contra a junta militar em Myanmar (ex-Birmânia).
b) Sendero Luminoso/tráfico de cocaína (Peru); conflito separatista da Irlanda do Norte; problema dos curdos, principalmente no Iraque; lutas internas nas Filipinas.
c) guerrilhas internas na Bolívia; movimento separatista basco; independência da Lituânia, Estônia e Letônia; lutas internas nas Filipinas.
d) Cartel de Medellín (Colômbia); movimento de autonomia da Islândia; lutas internas de croatas e sérvios; emancipação de Hong-Kong do domínio inglês.
e) Sendero Luminoso/tráfico de cocaína (Peru); movimento separatista basco; lutas internas no Eslovênia; unificação da Coréia do Norte e do Sul.



resposta:[B]



(Fuvest-1992) Nos últimos anos, o governo da República Popular da China tem proposto sua reunificação com a República da China Nacionalista (Taiwan), localizada na ilha de Formosa.
a) Quais motivos levaram à constituição de um governo autônomo na ilha de Formosa?
b) Quanto à proposta de reunificação apresentada, qual tem sido o posicionamento do governo de Taiwan e o das grandes potências mundiais?

resposta:a)A questão de Taiwan teve origem com a vitória da Revolução Chinesa em 1949, a derrubada do governo de Chiang Kai-shek e a instauração do governo socialista de Mao-Tsé Tung. Chiang Kai-shek, que governou a China desde 1927, refugiou-se com seu Estado Maior e cerca de 2 milhões de chineses na ilha de Taiwan ou Formosa, situada a 130 km do litoral da parte continental da China e separada desta pelo estreito do mesmo nome. Formou-se na ilha um governo autônomo com o apoio dos Estados Unidos.
b)Chen descartou a proclamação unilateral de independência, desde que a China não usasse a força para obter a reunificação. As declarações foram bem recebidas e contribuíram para um acordo, assinado em dezembro, que permitiu o intercâmbio comercial, o envio de cartas e o transporte de passageiros entre a província continental de Fujian (Fuquiém) e as ilhas formosinas de Quemoy e Matsu Tao.



(Fuvest-1991) A Cisjordânia e o Kuwait são territórios ocupados respectivamente por:
a) Síria e Iraque.
b) Irã e Síria.
c) Turquia e Israel.
d) Iraque e Arábia Saudita.
e) Israel e Iraque.

resposta:[E]



(Unicamp-1991) A expressão "Crise do Golfo", utilizada pelos meios de comunicação para referir-se ao conflito entre o Iraque e o Kuwait, indica a existência de uma questão espacial estratégica.
a) Dê o nome desse golfo e a sua localização.
b) Caracterize a questão estratégica que envolve a região desse golfo.

resposta:



(Fuvest-gv-1991) O mapa político da Europa tende a retornar à situação anterior à Segunda Guerra Mundial? Justifique.

resposta:Com toda certeza, pois estão ressurgindo uma série de países como Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Reunificação Alemã.



(Unicamp-1992) Explique o significado do termo "Terceiro Mundo", relacionando-o com as características dos países que assim são denominados.

resposta:



(Unesp-1992) Quais as principais potências econômicas que participaram da Guerra do Golfo (1991)? Indique os motivos, político e econômico, que as levaram a se envolver no conflito.

resposta:



(Unesp-1992) A clássica divisão internacional do trabalho pressupõe que uma grande parte das trocas de produtos industrializados ocorra nos países centrais, enquanto os países periféricos teriam um papel de exportadores de matérias-primas e importadores de manufaturados. Nos anos 70 esse modelo já demonstrava sinais de modificação pois, através de intensificação da interdependência econômica mundial, já se constatava que inúmeras empresas se transferiam dos países centrais e se instalavam na África, na Ásia e na América Latina, produzindo para a exportação. Quais as razões da instalação de novas empresas produtoras em países africanos, asiáticos e latino-americanos?

resposta:



(Cesgranrio-1995) No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvenientes, em virtude da:
a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas.
c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo.
e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

resposta:[B]



(Ufpr-1995) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:
(01) Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02) A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.

Soma = ( )

resposta:01 + 08 + 16 = 25







próxima »