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Questões de história

Origem:

(Ufpr-1995) A respeito do reinado de Carlos Magno (768-814), é correto afirmar que:
(01) Foi um período de expansão territorial através das guerras de conquista.
(02) Caracterizou-se pela centralização política e organização da legislação.
(04) As terras conquistadas pela guerra foram doadas em forma de benefício, criando os laços de dependência entre o rei e seus cavaleiros.
(08) Como forma de manter o predomínio imperial de Carlos Magno, desenvolveram-se as relações de vassalagem. (16) Sob Carlos Magno estabeleceu-se o moderno Estado nacional francês. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufpr-1995) No contexto do Renascimento, é correto afirmar que o Humanismo:
(01) Apoiava-se em concepções nascidas na Antigüidade Clássica.
(02) Teve em Erasmo de Rotterdam um de seus principais expoentes.
(04) Influenciou concepções que desencadearam a "Reforma Religiosa".
(08) Inspirou uma verdadeira revolução cultural, iniciada na Itália. (16) Contribuiu para o desenvolvimento dos estudos científicos. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31



(Ufpr-1995) Sobre a pecuária na vida brasileira durante o Período Colonial, é correto afirmar que:
(01) No século XVIII, a pecuária no Sul do Brasil não teve qualquer relação com o surto minerador das Minas Gerais.
(02) A atividade pecuária foi muito importante para a expansão do território brasileiro.
(04) Era realizada desde o século XVI na costa nordestina, coexistindo lado a lado com a produção açucareira.
(08) Graças à pecuária, a existência de carne e leite no sertão nordestino amenizava a dura vida dos sertanejos, e o couro lhes era matéria-prima fundamental. (16) Cidades como Feira de Santana, na Bahia, e Sorocaba, em São Paulo, eram importantes centros de comercialização de gado. (32) No Rio Grande do Sul, o charque tornou-se grande fonte de renda. Soma = ( )

resposta:02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 62



(Ufpr-1995) Uma quadrinha popular corria de boca em boca na Província de Pernambuco nos meados do século XIX: "Quem viver em Pernambuco Deve estar desenganado Que ou há de ser Cavalcanti Ou há de ser cavalgado." Esta quadrinha é ilustrativa de uma época do Nordeste brasileiro sobre a qual é correto afirmar que:
(01) As camadas mais pobres eram excluídas das decisões políticas nas províncias do Nordeste.
(02) Em Pernambuco, a maioria da população era constituída por escravos, cujo número era crescente em virtude do tráfico negreiro, estimulado oficialmente a partir de 1850.
(04) A produção açucareira era monopolizada por oligarquias rurais.
(08) O controle da política local era exercido por famílias influentes no setor administrativo das províncias. (16) A maior riqueza da região era o açúcar. Na mesma época, crescia a produção de café no Sul do Brasil, conquistando o mercado internacional. Soma = ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 16 = 29



(Ufpr-1995) Sobre a sociedade, a economia e a estrutura político-administrativa da América Espanhola Colonial, é correto afirmar que:
(01) Entre os séculos XVI e XVIII, a Espanha estabeleceu um rígido controle da navegação e do comércio com suas colônias da América, instituindo a "Casa de Contratação" e os sistemas de "portos únicos" e de "frotas anuais".
(02) Através da "mita" e da "encomienda", explorava-se a mão-de-obra indígena.
(04) Entre a minoria branca que constituía a população das colônias, havia os "chapetones" (brancos nascidos na Espanha) e o "criollos" (brancos nascidos na América).
(08) A máquina burocrática era exclusivamente controlada pela Igreja. (16) No início do século XVIII, existiam quatro "Vice-Reinos" (Nova Espanha, Nova Castela, Nova Granada e Rio da Prata), sob o comando de Vice-Reis que concentravam muito poder. (32) Os "cabildos" ou "ayuntamientos" (câmaras municipais), de que faziam parte os Regedores, mantiveram viva a tradição de autogoverno, fator significativo quando se desencadeou o processo de independência. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55



(Ufpr-1995) "Todas as relações fixas, imobilizadas, com sua aura de idéias e opiniões veneráveis, são descartadas; todas as novas relações, recém-formadas, se tornam obsoletas antes que se ossifiquem. Tudo o que é sólido se desmancha no ar, tudo o que é sagrado se torna profano, e os homens são finalmente forçados a enfrentar com sentidos mais sóbrios suas reais condições de vida e a sua relação com outros homens." (MARX, K. e ENGELS, F. MANIFESTO COMUNISTA, 1848). O MANIFESTO COMUNISTA de Marx e Engels pode ser apresentado como uma crítica radical à ordem burguesa. Tanto que, ao final, os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para o seu enfrentamento. É correto afirmar que o pensamento de Marx e Engels expressa:
(01) A busca, expressa pela idéia de que "tudo o que é sagrado se torna profano", de uma nova religião, reveladora do "homem novo".
(02) Uma visão mais concreta e combativa da sociedade, em oposição a outra, mais idealizada e conformista.
(04) A luta de classes entre proprietários e trabalhadores, contradição fundamental do capitalismo, que encaminha a sociedade para a abolição da ordem burguesa e do Estado que a sustenta.
(08) Uma concepção científica da história ("materialismo histórico") que, segundo eles, aparece como a principal forma de apreensão das leis que fundamentam a sociedade e a economia. Soma = ( )

resposta:02 + 04 + 08 = 14



(Ufpr-1995) No início da República, ocorreram vários movimentos na zona rural brasileira, identificados como banditismo social, revolucionarismo e milenarismo. Dentre eles destacam-se:
(01) A "Guerra do Contestado", ocorrida numa região disputada pelos Estados do Paraná e de Santa Catarina, em que muitas famílias de posseiros lutaram para não perder suas terras e para não serem expulsas da região.
(02) A "Guerra dos Emboabas", que se travou na divisa de São Paulo com Minas Gerais, por causa de uma região rica em ouro, provocando a morte de muitos colonos.
(04) A "Revolução Farroupilha", ou "Guerra dos Farrapos", ocorrida no Rio Grande do Sul, que durou dez anos, unindo classes dominantes e mobilizando massas rurais.
(08) O movimento de "Canudos", liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que, após percorrer várias regiões do Nordeste, fixou-se na Comarca de Belo Monte, na Bahia, e aí organizou uma experiência comunitária autônoma, provocando a reação dos coronéis, que exigiram a intervenção do Governo Federal e a destruição de "Canudos." Soma = ( )

resposta:01 + 08 = 09



(Ufpr-1995) O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de regimes autoritários na Europa. A esse respeito, é correto afirmar que:
(01) Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal tradicional quanto ao regime comunista.
(02) No período em questão, acentuaram-se as dificuldades dos regimes democráticos e acentuou-se o fracionamento político, o que dificultava o estabelecimento de maiorias parlamentares que pudessem garantir a continuidade administrativa.
(04) A incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão dos regimes autoritários.
(08) Parte importante no projeto do nazismo de unificação das vontades coletivas foi a ênfase na liberdade de expressão e na igualdade entre as raças. (16) A expansão dos regimes autoritários se fez com base num acentuado internacionalismo e cosmopolitismo, rejeitando-se qualquer ênfase em temas nacionalistas. (32) A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa. Soma = ( )

resposta:01 + 04 + 32 = 37



(Ufpr-1995) "Uma terceira guerra mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais. Sobre esse período, é correto afirmar que:
(01) O cenário político europeu dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que levou à renúncia de De Gaulle e à forte reação burguesa, elegendo o conservador Georges Pompidou.
(02) A Europa foi abalada pela invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país abandonasse os trilhos do comunismo.
(04) A criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos antagônicos, ocorreu nesse período.
(08) O cenário norte-americano, por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968. (16) A América Latina foi assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas. Soma = ( )

resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27



(Ufpr-1995) Quais os principais fatores determinantes da decadência do Império Romano do Ocidente?

resposta:



(Ufpr-1995) Nos séculos XIV e XV, a Europa viveu grande crise. Analise algumas de suas manifestações.

resposta:



(Ufpr-1995) Comente a relação entre expansão marítima e formação dos Estados Nacionais no início da "Época Moderna".

resposta:Antes da formação dos Estados Nacionais, os reinos eram constituídos por feudos.A expansão marítima permitiu o acúmulo de riquezas por causa do fortalecimento do comércio e também pela pilhagem de riquezas, ouro e prata, das colônias. A concentração de riquezas nas mãos de um só rei permitiu reunir aqueles antigos feudos em uma nação única. Surgem assim os Estados Nacionais e o Absolutismo.



(Ufpr-1995) O Brasil Colônia teve como base uma economia e uma sociedade centradas no trabalho escravo e na grande lavoura para exportação. Comente essa afirmação.

resposta:A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. Além do açúcar, destacou-se, também, a produção de tabaco e de algodão.



(Ufpr-1995) Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.

resposta:O Bloqueio Continental foi a proibição sugerida por Napoleão Bonaparte,em 22 de novembro de 1806,em que impedia o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês(1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.Pretendia enfraquecer a economia inglesa e assim ganhar o mercado europeu.



(Ufpr-1995) Quais os interesses em jogo nos Estados Unidos da América por ocasião da "Guerra de Secessão" (1861-1865)?

resposta:



(Ufpr-1995) No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

resposta:A política de blocos militares antagônicos e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.



(Ufpr-1995) Após a Revolução de 1930, segue-se o longo governo de Getúlio Vargas até 1945. Caracterize esse período no que se refere a seus aspectos político-partidário e eleitoral.

resposta:



(Ufpr-1995) De 1961 a 1963, vigorou no Brasil o sistema parlamentar. Por que isso ocorreu?

resposta:



(Ufpr-1995) No contexto da bipolarização comandada pelos Estados Unidos da América e União Soviética, levantou-se na Alemanha, em 1961, o "Muro de Berlim". Em 1989 ele foi derrubado. Qual o significado da sua construção e de sua queda, para o cenário internacional?

resposta:Sua construção simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes e sua queda (destruição) o fim dessa divisão, dessa polarização.







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