Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de história

Origem: Ufu

(Ufu-1999) Leia atentamente a letra da música a seguir: O Bonde São Januário Wilson Batista e Ataulfo Alves (1940) Quem trabalha é que tem razão, eu digo e não tenho medo de errar, o bonde São Januário leva mais um operário, sou eu que vou trabalhar. Antigamente eu não tinha juízo, mas resolvi garantir meu futuro. Sou feliz, vivo muito bem, a boemia não dá camisa a ninguém. E digo bem. Qual a relação entre este samba e a política de Getúlio Vargas dirigida aos trabalhadores durante o seu primeiro governo (1930-1945)?

resposta:



(Ufu-1999) "(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)" GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978 O texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre este processo histórico
a) faça um comentário sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas tão tratados no texto.
b) identifique e caracterize uma das três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis - Maias, Astecas ou Incas - mostrando como viviam e se organizavam social e politicamente no período imediatamente anterior à conquista.

resposta:a) Destacando a inferioridade do indígena perante o europeu.
b)A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana,A civilização maia divide muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, epigrafia e o calendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu plenamente.



(Ufu-1999) Leia os versos da música a seguir: "O Subdesenvolvido" Carlos Lyra/Chico de Assis * Lançada em 1963 pelo CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes). E passado o período colonial O país se transformou num bom quintal E depois de dadas as contas a Portugal Instaurou-se o latifúndio nacional, ai! Subdesenvolvido, subdesenvolvido (refrão)
a) Analise o significado destes versos.
b) Em que contexto histórico brasileiro esta música foi lançada?

resposta:



(Ufu-1999) "Mas, quando os legionários abusam dos seus legítimos privilégios e, sob a capa do patriotismo, utilizam a influência que têm para oprimir outras pessoas, então desrespeitam os próprios fundamentos do Governo Americano. Tais superpatriotas poderiam constituir as células capazes de transformar os Estados Unidos numa nação fascista." Charles Chaplin O texto acima faz referência a um dos momentos mais opressivos da história americana deste século, marcado pelas investigações e perseguições do movimento Macckarthista. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O Macckarthismo deve ser visto como parte da política externa dos Estados Unidos. Seu objeto era conter o avanço do comunismo e a expansão da União Soviética, financiando a propaganda anti-soviética na Europa e na América Latina.
b) O Macckarthismo, desenvolvido no contexto da Guerra Fria, era um conjunto de leis aprovadas pelo Congresso, que visava reforçar a segurança nacional dos Estados Unidos, proibindo as atividades comunistas em território americano.
c) O Macckarthismo durou até o final dos anos 60, quando a Revolução Cubana, ao fazer a opção pelo socialismo, intensificou a histeria anticomunista nos Estados Unidos, gerando perseguição, preferencialmente, ao líderes sindicais.
d) A resolução da questão racial nos Estados Unidos, no final do anos 40, com a conquista dos direitos civis pelos negros, levou os grupos conservadores a se voltarem para a luta contra as tendências políticas esquerdistas.
e) O episódio da condenação e execução de Saco e Vanzetti em 1927 e do casal de físicos Ethel e Julius Rosenberg nos anos 50, assim como as acusações indiscriminadas do Macckarthismo são exemplos da perseguição às idéias esquerdistas pela tradição conservadora dos Estados Unidos.

resposta:[E]



(Ufu-1999) A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão-de-obra ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo no século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a Linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

resposta:[A]



(Ufu-1999) Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que I - os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas. II - a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola. III - com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975. IV - entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936. Assinale
a) se apenas I e III são corretas.
b) se apenas I, II e III são corretas.
c) se apenas II é correta.
d) se todas são corretas.
e) se apenas II, III e IV são corretas.

resposta:[E]



(Ufu-1999) A respeito da globalização da economia no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.
a) São componentes da globalização, entre outros, a crescente terceirização de atividades, a formação de blocos econômicos e o crescimento da intervenção estatal na economia, com o chamado Estado máximo.
b) A crise das bolsas mundiais em 1998 e as recentes vitórias de candidatos oposicionistas ao governo de países como a Inglaterra, França e Alemanha revelam, respectivamente, os limites do equilíbrio econômico do capitalismo e as reações aos efeitos sociais do processo de globalização e do neoliberalismo.
c) As crises financeiras do Japão, da Rússia e dos chamados "tigres asiáticos", em 1998, não afetaram o equilíbrio da economia internacional, pois os países emergentes, como Brasil, México e Bolívia são protegidos por investimentos de capitais estrangeiros na área produtiva, capitais esses que propiciaram a formação de um Estado de bem estar social.
d) A integração econômica do mundo tem ocorrido com a manutenção de políticas protecionistas das economias nacionais, permitindo a diminuição dos índices de miséria e fome dos países africanos e preservando altos níveis de crescimento e distribuição de renda nos chamados países "emergentes".
e) A globalização vem esbarrando na preservação de monopólios estatais do petróleo, das telecomunicações e dos recursos minerais, como no Brasil, e na formação de mercados nacionais socialmente regulados, como na Rússia, a partir de exigências do Fundo Monetário internacional.

resposta:[B]



(Ufu-1999) A respeito do panorama sócio-cultural no Brasil entre os anos 1970/1979, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Para encobrir sua face cruel, os governos militares gastavam milhões de cruzeiros em propaganda demagógica destinada a melhorar sua imagem junto à população, divulgando slogans, tais como "Brasil-ame-o ou deixe-o" que, na prática, significava "apóie o regime militar ou abandone o país".
b) O tricampeonato mundial de futebol, conquistado pelo Brasil em 1970, no México, foi exaustivamente explorado pelo sistema de propaganda do governo, para a criação de um clima de euforia e ufanismo. A exploração deste clima procurava mascarar a repressão, a censura e a tortura, praticados pelo governo Médici.
c) Neste período não existiram movimentos de contestação ao regime militar, pois as associações de bairros, os grupos de jovens, os clubes de mães, os círculos bíblicos, o Movimento do Custo de Vida e os metalúrgicos do ABC paulista só puderam expressar sua insatisfação com a abertura, criada pela Nova República.
d) As músicas "Eu Te Amo, Meu Brasil" e "Você Também É Responsável" (exaltando o MOBRAL) da dupla Don e Ravel, contribuíam para o clima nacionalista-ufanista da época.
e) A imprensa alternativa, representada pelos jornais "Pasquim, Opinião e Movimento", constituiu importante espaço de crítica à ditadura militar e de defesa das liberdades democráticas.

resposta:[C]



(Ufu-1999) Durante a colonização da América, os espanhóis utilizaram diversas formas de trabalho de acordo com o tipo de economia predominante em cada região. Observe as alternativas abaixo e assinale a correta.
a) Com a proibição, pela Coroa, da escravidão indígena em 1542, nas regiões de mineração de prata, o trabalho escravo africano substituiu a mão-de-obra indígena a partir do final do século XVI.
b) Nas regiões de pecuária e agricultura, como o México e a do Rio da Prata, o sistema de trabalho era a "encomienda". Os índios eram repartidos entre os grandes proprietários e obrigados a trabalharem dois dias por semana em troca de um pequeno salário.
c) Na região de mineração de prata de Potosí e Zacateca, as principais formas de trabalho foram a "mita" e o "cuatequil", uma adaptação da "mita" de origem incaica. As comunidades indígenas sujeitas a este sistema eram obrigadas a fornecer, em regime rotativo, um certo número de trabalhadores para servirem aos proprietários das minas.
d) A instituição da "mita" como regime de trabalho, ao fixar as populações indígenas em suas comunidades de origem, restringindo os deslocamentos constantes do sistema de "encomiendas", contribuiu para preservar a organização social e as tradições culturais dessas populações.
e) Para atender aos interesses econômicos dos colonizadores, que necessitavam do trabalho indígena, a Coroa espanhola não chegou a legislar sobre as relações de trabalho na América, deixando que os proprietários se entendessem livremente com a mão-de-obra indígena.

resposta:[C]



(Ufu-1999) "A divisão do trabalho e a mecanização complementam-se e reforçam-se mutuamente. (...) somente com a introdução da maquinaria, com seu ritmo constante, é possível realizar o sonho - ou o pesadelo - de uma administração exata do tempo e dos movimentos do operário, sem a onerosa necessidade de colocar um capataz e um cronometrador atrás de cada um." ENGUITA, Mariano F. "Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade técnica, a organização do trabalho e a educação". In: SILVA, Tomaz T. da (org.) "Trabalho, Educação e Prática Social." Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p.235. Tomando como referência a citação acima, podemos afirmar que I - o Taylorismo, concepção produtivista desenvolvida por Frederick Taylor nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do século XX, tinha como características o controle sobre os gestos e comportamentos do trabalhador, com o intuito de evitar o "desperdício de tempo" e a decomposição da produção em movimentos monótonos, causando tédio e idiotização do trabalhador. II - o Fordismo, desenvolvido por Henry Ford, seguiu a trilha aberta por Taylor ao utilizar a linha de montagem na fabricação em massa de automóveis, ao fixar o operário em um mesmo posto, subordinando-o à máquina. III - no mundo contemporâneo, a chamada "desindustrialização" - processo de utilização da microeletrônica para a criação de novos postos de trabalho - substituiu os antigos robôs, provocando a diminuição do desemprego, melhorando a distribuição de renda em países emergentes como o Brasil, e criando novas oportunidades de lazer aos trabalhadores. Assinale
a) se apenas I e II são corretas.
b) se apenas I é correta.
c) se apenas II é correta.
d) se apenas II e III são corretas.
e) se todas são corretas.

resposta:[A]



(Ufu-1999) Assinale a alternativa que contempla as características da maioria dos países da América Latina, durante a primeira metade do século XIX.
a) Houve decadência do poder político do caudilhismo, em decorrência da democratização da sociedade.
b) A formação de um pacto político entre federalistas e centralistas garantiu a implantação da república e a estabilidade política logo após a independência.
c) A adoção do direito de voto pata todo habitante maior de 21 anos, permitiu a ampliação da representatividade popular nos Congressos nacionais.
d) Foram implantadas repúblicas conservadoras e autoritárias, onde a instabilidade política e a marginalização social das camadas populares eram predominantes.
e) O modelo econômico foi reorganizado, direcionando a produção para o mercado interno de cada país, o que provocou a ampliação da renda média dos trabalhadores.

resposta:[D]



(Ufu-1999) Para alguns autores, a emergência do populismo na política brasileira está relacionada com a situação de transição da chamada sociedade tradicional para a sociedade moderna, capitalista, urbana e industrial. Assinale a alternativa correta.
a) Como fenômeno político exclusivo do Brasil, o populismo tem suas raízes no processo de redemocratização iniciado com a queda de Getúlio Vargas em 1945. Para se manter no poder, o governo Dutra buscou o apoio das populações rurais.
b) O Estado populista procurava conquistar e manter uma base de apoio político nas populações urbanas, sendo sensível às pressões populares. Por outro lado, procurava manipular e conduzir as aspirações populares, aparecendo como um Estado mediador.
c) No contexto da democracia liberal deste período, o Estado populista se abstinha de intervir na economia e nas relações de trabalho entre padrões e empregados. A mediação entre as aspirações populares e o Estado era feita pela aplicação direta das leis.
d) O autoritarismo, como característica do populismo a desmobilização das manifestações políticas das classes médias e populares, levando-as à apatia e à despolitização.
e) Com o apoio dado pelo Estado populista, os trabalhadores conseguiram desenvolver e consolidar uma expressão política autônoma nas suas relações com a burguesia industrial e com o próprio Estado.

resposta:[B]



(Ufu-1999) Ao longo da segunda metade do século XIX, o Brasil passou por profundas transformações que afetaram, de forma geral, a economia e a organização social e política do país. Sobre esse período, é correto afirmar que
a) o fluxo de imigrantes para o Brasil, sobretudo de italianos, contribuiu para retardar o início das atividades industriais, já que eram trabalhadores rurais que não formavam um mercado consumidor.
b) a partir de 1850, com o fim do tráfico negreiro, o problema da falta de mão-de-obra para as lavouras cafeeiras foi solucionado provisoriamente com o tráfico interno de escravos e a vinda de imigrantes estrangeiros.
c) o desenvolvimento econômico, iniciado nas regiões produtoras de café, impulsionou a recuperação econômica do Nordeste, através de investimentos na indústria açucareira.
d) o êxito do sistema de parceria, adotado a partir de 1847, estimulou a imigração européia para o Brasil. Com esse sistema, o imigrante podia se tornar, rapidamente, um pequeno proprietário.
e) a adoção do trabalho assalariado, estimulada pela imigração, ficou restrita às atividades urbanas. A relação de trabalho no âmbito rural continuou servil, até a abolição da escravidão.

resposta:[B]



(Ufu-2001) "Como se explica que um período de tanto progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira Guerra Mundial? (...) Em 11 de novembro (1918), terminava a Grande Guerra. Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidas, sem falar nos prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus envolvidos diretamente com a guerra". (REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. "Rumos da História: nossos tempos" - O Brasil e o mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 1996. v.3.) Tomando como referência a citação acima e os seus conhecimentos sobre os antecedentes e a eclosão da 1 Guerra Mundial, podemos afirmar que I - no campo das artes, a velocidade, a máquina, o movimento, a energia foram os grandes temas do futurismo no início do século, evocados como símbolos da beleza e da tecnologia da sociedade industrial moderna, provocando, entretanto, mais tarde, grande desilusão por causa da carnificina da guerra. II - o discurso internacionalista do movimento operário, que procurava negar as disputas entre os Estados-nações, fez com que os trabalhadores se recusassem a pegar em armas no início da guerra, tal como se verificou na negativa de participação da Rússia e nos motins liderados pelo Partido Comunista Francês em 1914. III - entre os fatores que levaram as nações européias à guerra estavam as disputas imperialistas por novos territórios, os ideais expansionistas incentivados por teorias raciais e a formação gradual de alianças entre as grandes potências, conhecida como Paz Armada. IV - como resultado da derrota alemã, o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, pôs fim ao ódio racial e ao clima de revanchismo na Europa, e a Inglaterra garantiu a sua supremacia no capitalismo internacional. Assinale a alternativa correta.
a) II e IV são corretas.
b) I e IV são corretas.
c) II e III são corretas.
d) I e III são corretas.

resposta:[D]



(Ufu-2001) Desde o final da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos 70, os Estados Unidos passaram por um período de grande desenvolvimento econômico, acompanhado de importantes mudanças de comportamentos e valores sociais. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Plano Marshall, além da ajuda externa para reconstrução da Europa, objetivava ajudar as famílias dos soldados norte-americanos que retornaram da guerra, com financiamentos de imóveis e empréstimos para a reconstrução de suas vidas, além de incentivar a natalidade, num momento em que era preocupante a diminuição do número de nascimentos.
b) A partir do final da Segunda Grande Guerra, foram instituídos seguros sociais que permitissem o pagamento em dinheiro ou serviços em situações de dependência, tais como a velhice, as doenças, a maternidade e o desemprego, além de um forte sistema previdenciário e de saúde pública proporcionado pelo Estado de bem-estar social.
c) O desenvolvimento tecnológico estimulou a produção em massa, criando um clima de consumismo e de prosperidade, alimentado por uma eficiente publicidade, alvo também de uma reação crítica dos jovens, nos anos 60, por meio do movimento hippie, que repudiava a sociedade industrial, a guerra e as relações familiares.
d) A luta pela igualdade social nos anos 60 extrapolou as contradições sociais e étnicas, atingindo também a relação homem-mulher, quando bandeiras feministas, como o direito à igualdade com o homem no mercado de trabalho, o direito ao divórcio e o debate sobre os anticoncepcionais fortaleceram o poder da mulher na sociedade americana.

resposta:[A]



(Ufu-2001) No Brasil, a sociedade que se estruturou na região das minas possuía características que a diferenciavam do restante da colônia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O ouro, os diamantes e o comércio possibilitaram a formação de uma sociedade onde a riqueza era distribuída mais eqüitativamente, não se reproduzindo ali os contrastes entre a fortuna de poucos e a pobreza da maioria.
b) A intensa miscigenação entre homens brancos e mulheres negras contribuiu para diminuir sensivelmente o preconceito racial, levando os senhores a dispensarem um tratamento humanitário aos seus escravos.
c) A arte barroca de Aleijadinho, profundamente influenciada pelos dogmas religiosos da época, foi colocada a serviço da rica elite local, traduzindo um sentimento de conformismo e aceitação da ordem social vigente.
d) Era uma sociedade urbanizada e heterogênea, formada por comerciantes, funcionários reais, artesãos, onde a riqueza proporcionada pelo ouro, diamantes e comércio estava concentrada nas mãos de poucos, contrastando com a miséria da maioria da população.

resposta:[D]



(Ufu-2001) "Trabalhadores, há quase dois anos, deste mesmo balcão, afirmei ter três pontos de honra: o de ser soldado, o de ser patriota e o de ser o primeiro trabalhador argentino. (...) Por isso, senhores, quero nesta oportunidade, misturado com esta massa suada, estreitar profundamente a todos contra meu coração, como faria com minha mãe." (Pronunciamento de Perón, em outubro de 1945.) Tomando como referência o trecho do discurso acima e seus conhecimentos sobre o Peronismo na Argentina, assinale a alternativa correta.
a) O Peronismo até hoje é um movimento político predominante na Argentina, em função do apoio dos operários e dos Estados Unidos, país favorecido com a política de abertura da economia às multinacionais feita a partir do governo Perón, o que provocou fortes reações da Igreja Católica e da burguesia nacional.
b) O governo de Juan Domingo Perón, de cunho populista, foi marcado pela defesa dos ideais democráticos, pela garantia da liberdade de imprensa e pelo respeito às instituições e partidos de oposição.
c) Apesar do apoio de Perón às reivindicações dos operários, o governo combatia o corporativismo dos sindicatos e as questões trabalhistas permaneceram subordinadas à lógica do mercado, provocando constantes quedas do poder aquisitivo dos trabalhadores.
d) O Peronismo baseou-se numa política populista também inspirada em doutrinas fascistas, divulgando através de jornais, cartilhas e do rádio, imagens de um presidente que protegeria os trabalhadores e os mais pobres, com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos aos "descamisados", feita pela figura mítica de sua esposa Eva Perón.

resposta:[D]



(Ufu-2001) "Subsiste, agora, o dilema. A que Estado pertence Jerusalém? É absolutamente injusto exigir que os palestinos arquem com a responsabilidade de uma decisão, até o final de outubro (de 2000), para evitar um banho de sangue . Jerusalém, patrimônio da humanidade, é um problema da humanidade. Ai de ti, Jerusalém! (ARBEX JR., José. "Ai de ti, Jerusalém! ", in: Revista "Caros amigos." n. 43, outubro 2000.) A citação acima apresenta um dos principais elementos relacionados à recente explosão de violência envolvendo israelenses e palestinos no Oriente Médio. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Jerusalém, com seus locais sagrados e mesquitas, é berço das três mais importantes religiões monoteístas - judaísmo, catolicismo e islamismo - ocasionando confrontos e tensões entre Israel e a Autoridade Palestina, liderada por Yasser Arafat.
b) A fundação do novo Estado palestino esbarra no problema de acomodação dos refugiados palestinos na pequena e miserável Faixa de Gaza e na Cisjordânia e na presença de colônias judaicas ainda estabelecidas nos territórios ocupados.
c) A escalada de violência deve ser atribuída à presença de grupos de extrema direita entre os palestinos, causadores do maior número de vítimas, pois os judeus mantêm sua unidade interna, política e religiosa, na busca da paz negociada, liderados pelos ultra-ortodoxos.
d) Entre os antecedentes do conflito, podemos citar a criação do Estado de Israel, em 1948, que gerou a revolta dos países árabes, o envolvimento dos Estados Unidos e da União Soviética com os problemas do Oriente Médio durante a Guerra Fria e as sucessivas disputas militares por territórios na região.

resposta:[C]



(Ufu-2001) A respeito da política norte-americana em relação aos países da América Central no século XX, podemos afirmar que I - em El Salvador os grupos guerrilheiros, unificados na Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) enfrentaram, nos anos 80, uma sangrenta repressão de grupos paramilitares, financiados pelos Estados Unidos e ligados aos organismos de segurança do governo e às oligarquias locais. II - a criação do Panamá como Estado independente, desmembrado da Colômbia, deveu-se à ação dos Estados Unidos, no âmbito da política de intervenções armadas ("Big Stick"), para assegurar os interesses norte-americanos na construção de um canal interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. III - a ameaça representada pela vitória da Revolução Sandinista na Nicarágua levou os Estados Unidos a alterar sua política para a América Central, passando das intervenções diretas e financiamento de governos ditatoriais, à concessão de ajuda financeira destinada a acabar com a pobreza e com as desigualdades sociais. IV - no início dos anos 80, o fortalecimento dos setores populares e nacionalistas na América Central levou à vitória da guerrilha em El Salvador, implantando um governo revolucionário esquerdista e, no Panamá, forçando a devolução da Zona do Canal. Assinale a alternativa correta.
a) II e IV são corretas.
b) I e II são corretas.
c) I e III são corretas.
d) III e IV são corretas.

resposta:[B]







próxima »