Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de história

Tópicos de Pré-História

(Ufpe-1995) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura". Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

resposta:[E]



(Ufpe-1996) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

resposta:[E]



(Outros) Quais foram as grandes conquistas do Período Neolítico?

resposta:Dão-se grandes conquistas técnicas do homem que, aliadas às transformações do ambiente, permitem ao ser humano controlar gradativamente a natureza;O homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos;A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões.



(Outros) Como foi possível proteger a sobrevivência dos homens durante o período Paleolítico?

resposta:



(Outros) Por que o fogo foi um dos principais achados do Paleolítico?

resposta:Porque foi a descoberta do fogo que permitiu com que o homem pudesse se aquecer,cozinhar, se proteger e etc.



(Outros) Quais foram as grandes conquistas do Período Neolítico?

resposta:



(Outros) Como foi conquistado o aprendizado da domesticação e da agricultura?

resposta:



(Outros) Explique o surgimento dos governos na transição da pré-história para a história.

resposta:



(Outros) Quais foram os dois períodos da Pré-história?

resposta:



(Outros) Explique os motivos que definiram o fim do período Paleolítico.

resposta:



(Outros) Por que a caça ficou mais fácil no período Neolítico?

resposta:Porque as técnicas de caça (a força deu lugar à astúcia) e com as ferramentas, agora mais leves e cortantes, feitas de pedra pacientemente polida, caçar ficou muito mais fácil.



(Outros) Por que com a escrita surgiu o nascimento da história?

resposta:Porque com o surgimento da escrita, o homem conseguiu relatar fatos e acontecimentos da sua história, marcando assim sua passagem pela Terra.



(Outros) Na época da pré-história o mundo todo era formado por enormes florestas, rios, desertos e regiões geladas. Os homens viviam em contato direto com a natureza.
a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados?
b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história.

resposta:a)Eles dormiam amontoados para se protegerem do frio e se manterem aquecidos.
b)Deslocamento constante pois os homens primitivos necessitavam mudar constantemente de lugar pra conseguir sobreviver por conta da escassez de comida; andavam em bandos (grupos); hábito de cozinhar alimentos.



(Outros) Explique por que na pré-história viver em grupos era garantia de sobrevivência.

resposta:



(Outros) Os homens primitivos tinham por hábito observar a natureza. Observavam, por exemplo, que os chifres eram eficientes para matar. Que proveito eles tiraram dessas observações?

resposta:



(Outros) Com suas armas, os homens primitivos aumentavam suas vantagens na luta pela sobrevivência. Cite duas armas usadas pelo homem pré-histórico.

resposta:



(Outros) Tendo o fogo como aliado, a vida do homem primitivo ficou mais fácil. Cite duas utilidades do fogo na vida do homem pré-histórico.

resposta:Como fonte de iluminação e aquecimento.



(Outros) Hoje, passados muitos anos, os cientistas são capazes de afirmar que o homem primitivo caçava renas e bisontes. Como os cientistas conseguem afirmar que os homens primitivos praticavam esse tipo de caça?

resposta:Através das pinturas rupestres, encontradas no interior das cavernas e produzidas pelo homem primitivo,além de estudos feitos através de ossos encontrados pelos cientistas em sítios arqueológicos, entre outros...



(Outros) Os homens primitivos migravam atrás dos animais. Por que isso acontecia?

resposta:







próxima »