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Questões de matemática

Origem: Cps

(Cps-2004) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em levantamento sobre IDH brasileiro, fez um quadro demonstrativo dos últimos anos. Leia o quadro com atenção. Assinale a alternativa referente ao gráfico que melhor representa os dados contidos na tabela:



resposta:[A]



(Cps-2004) O gráfico que melhor representa um IDH constante é:



resposta:[A]



(Cps-2004) Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3
Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3

Se determinado município obteve IDHM = 0,78; na educação = 0,65; e na renda = 0,75, espera-se encontrar para a saúde o valor de:
a) 0,31
b) 0,72
c) 0,94
d) 1,24
e) 3,74

resposta:[C]



(Cps-2004) Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3
Considere que o IDHM (índice de desenvolvimento humano - municipal) leva em consideração: IDHM-E (para educação), IDHM-L (para saúde ou longevidade), IDHM-R, (para renda). O IDHM de cada município é fruto da média aritmética simples desses três sub-índices: (IDHM-E + IDHM-L + IDHM-R)/3

Preencha os espaços vazios da tabela considerando as orientações dadas no enunciado para esta questão. (imagem abaixo)
Assinale a alternativa que contém os valores válidos respectivamente para a, b, c, d, após o preenchimento adequado do quadro.
a) a - 0,27; b - 0,24; c - 2,16; d - 0,26
b) a - 0,67; b - 0,85; c - 0,70; d - 0,90
c) a - 0,83; b - 0,72; c - 0,73; d - 0,80
d) a - 0,83; b - 0,73; c - 0,72; d - 0,80
e) a - 0,90; b - 0,70; c - 0,85; d - 0,67



resposta:[D]



(Cps-2004) Em relação ao IDH, o Brasil no ano 2000 ocupava a 69 posição e em 2001 passou à 65. A nova posição com relação à anterior teve um aumento percentual de aproximadamente:
a) 4,9%
b) 5,75%
c) 5,8%
d) 6,15%
e) 6,3%

resposta:[B]



(Cps-2004) O gráfico a seguir mostra os índices de longevidade e de educação de determinado país. Considere a distância d = 1. (imagem abaixo)
Com base nesses dados é válido afirmar que o índice de educação nesse país é de
a) 0,4
b) 0,5
c) 0,6
d) 0,7
e) 0,8



resposta:[C]



(Cps-2004) Um dos indicadores do IDH é o IEV (Índice de Expectativa de Vida) que é calculado pela fórmula: IEV = (L - 25)/60, onde L representa a longevidade, em anos. (imagem abaixo)
Utilizando os dados apontados pelo gráfico acima, a longevidade (L) do país por ele representado é de
a) 17,6
b) 25,76
c) 42,6
d) 65,6
e) 67,6



resposta:[E]



(Cps-2004) Visando evitar o desperdício de água, uma Companhia de Saneamento estipulou várias faixas de consumo para cobrar do usuário. Vejamos (imagem abaixo)
O cálculo do valor a ser pago é efetuado distribuindo-se o volume de água gasto por faixa de consumo.
Os primeiros 10 m³ são calculados segundo a 1 faixa. O excedente, ou seja, os próximos 10 m³ são cobrados pela segunda faixa, o excedente pela 3 faixa e assim sucessivamente. Se uma família consumir 30 m³, vai pagar:
a) R$ 22,07
b) R$ 29,77
c) R$ 42,62
d) R$ 53,85
e) R$ 77,10



resposta:[C]



(Cps-2004) A renda per capita é obtida dividindo-se o Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de habitantes do país. No Brasil o setor do PIB que obteve maior aumento foi o agrícola, registrando novo recorde de crescimento nos primeiros sete meses de 2002. De R$ 54,54 bilhões em 2001 saltou para R$ 59,57 bilhões neste ano.

Este saldo teve um aumento percentual de aproximadamente:
a) 7,85%
b) 8,04%
c) 8,44%
d) 9,22%
e) 9,32%

resposta:[D]



(Cps-2004) O IDH procura refletir a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, através de sua análise não é possível averiguar algumas desigualdades como é o caso, por exemplo, dos dados sobre trabalho feminino divulgados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Segundo a organização, na década de 90 do século XX, o trabalho feminino correspondeu a 2/3 do total de horas trabalhadas no planeta enquanto o trabalho masculino apenas 1/3. Com base nesses dados é válido afirmar que, em termos de horas trabalhadas, as mulheres trabalharam em relação aos homens
a) a terça parte.
b) menos da metade.
c) a metade.
d) o dobro.
e) o triplo.

resposta:[D]



(Cps-2004) Na minissérie "Um Só Coração", em homenagem aos 450 anos da fundação de São Paulo, Ciccilo Matarazzo foi apresentado como um grande criador de galinhas na cidade de São Bernardo do Campo. Na hipótese de o mesmo ter solicitado a construção de um galinheiro de formato retangular utilizando 180 metros de tela para formar a cerca, aproveitando um muro existente, a dimensão da largura x para obter a área máxima seria: (imagem abaixo)
a) 35 m
b) 45 m
c) 50 m
d) 70 m
e) 90 m



resposta:[B]



(Cps-2004) A corrida de São Silvestre é disputada tradicionalmente no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo. São 15 quilômetros de percurso dentro da cidade, em trechos de asfalto, com subidas e descidas. Os atletas que dela participam precisam de um excelente condicionamento físico para conseguir terminar a prova, e com sucesso, em primeiro lugar.
Um atleta resolve fazer um programa de condicionamento, conforme tabela:

1 semana: correr 1000 m por dia
2 semana: correr 1500 m por dia
3 semana: correr 2000 m por dia
4 semana: correr 2500 m por dia,

até atingir os 15 quilômetros da corrida.

C: condicionamento
S: número de semanas
A: acréscimo de distância percorrida por semana

A função matemática que expressa o condicionamento semanal é:
a) C = 1000 + (S - 1) A
b) C = 500 + 1000 (S - 1) A
c) C = A + 1000 (S - 1)
d) C = A + 500 (S - 1)
e) C = (1000 + S) A

resposta:[A]



(Cps-2004) Na cidade de São Paulo as entidades assistenciais de saúde emitem documentos para pagamento bancário com as seguintes condições:

- pagamento até o vencimento: x
- pagamento após a data do vencimento: x + juros + multa

Considere um conveniado idoso que deverá pagar R$ 599,00 até o dia do vencimento. O atraso acarretará uma multa de 10% e juros de R$ 0,40 por dia. Como pagou um acréscimo de R$ 67,90, o número de dias de atraso é:
a) 10
b) 15
c) 20
d) 25
e) 30

resposta:[D]



(Cps-2004) Em 1998, um incêndio em Roraima devastou uma área de 13.000 km² da Floresta Amazônica. Para que se tenha uma idéia da gravidade desse incêndio compare essa área com um quarteirão da cidade de São Paulo, tomando como referência a medida de 200 m × 200 m.
A quantidade da floresta amazônica queimada, equivalente em quarteirões, é:
a) 125.000
b) 225.000
c) 325.000
d) 425.000
e) 525.000

resposta:[C]



(Cps-2004) Um passageiro viajou de avião da cidade de São Paulo para Belo Horizonte e afirmou que a viagem durou 1h30min. O tempo gasto na viagem é equivalente a:
a) 1,30 h
b) 1,50 h
c) 1,90 h
d) 110 min
e) 150 min

resposta:[B]



(Cps-2005) Em 4 casas há 16 jovens que comeram o total de 256 hambúrgueres. Para o feitio dos pães dos referidos hambúrgueres foram utilizados 65.536 g de farinha de trigo. Para a extração da farinha utilizada nos pães foram necessários x grãos de trigo. O número (x) de grãos de trigo obedece a uma seqüência numérica e o seu valor é
a) 5,835 × 10ª
b) 4,295 × 10ª
c) 3,685 × 10ª
d) 2,480 × 10ª
e) 1,525 × 10ª

resposta:[B]



(Cps-2005) No Brasil, segundo o Censo 2000, o número de jovens na faixa de 15 a 29 anos é de 49 milhões. Isso representa 28% do total da população brasileira e é responsável por cerca de 50% dos jovens da América Latina. Em 2000 a população de jovens da América Latina correspondia, em milhões, a:
a) 98
b) 74
c) 49
d) 26
e) 13

resposta:[A]



(Cps-2005) As idades de dois jovens são representadas por números primos e consecutivos, cuja soma é 30. As idades dos jovens equivalem a:
a) 11 e 19
b) 12 e 18
c) 13 e 15
d) 13 e 17
e) 13 e 19

resposta:[D]



(Cps-2005) Roberto é arquiteto recém-formado e trabalha no Departamento de Obras e Projetos de uma Prefeitura. Ele construiu uma maquete de uma praça da cidade na escala 1:20. Um sobrado de 7 m de altura, representado na maquete é, em cm:
a) 350
b) 200
c) 35
d) 20
e) 0,20

resposta:[C]







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