Questões de matemática
Tópicos de Potenciação
(outros) (Escola Técnica Federal - RJ)
Sabe-se que n é um número natural e maior do que 1. Então o valor da expressão
√(2²
n + 2²
n+² / 5) é
a) 1/5
b) 2
c) 2
nd) n/2
e) n/5
resposta:[C]
(outros) (Escola Técnica Federal - RJ)
Das sentenças a seguir, assinale a que NÃO é verdadeira:
a) (2/3)² = (3/2)²
b) (0,1)² = 1/100
c) x
1 = x se x = 1
d) (-2)(0) = 1
e) (2/3) < (3/2)
resposta:[B]
(outros) (FCC)
Qual dentre as sentenças seguintes é verdadeira≠
a) 32³ : 2
4 = 2
11b) 25
8 + 25
4 = (25² + 25)
4c) (12²)³ = 144³
d) (21 - 4)¦ = 21¦ - 4¦
e) 6
6 . 10¦ = 60
11 resposta:[A]
(outros) (UNIP)
Simplificando-se a expressão [(2³)²]³, obtém-se:
a) 6
6b) 6
8c) 2
8d) 2
18e) 2²
4 resposta:[D]
(outros) (PUC)
Se a = 16 e x = 1,25 quanto vale a
x ≠
a) √2
b) 32
c) 20
d) 16√2
e) 64
resposta:[B]
(Fuvest-1998) Qual desses números é igual a 0,064 ≠
a) ( 1/80 )²
b) ( 1/8 )²
c) ( 2/5 )³
d) ( 1/800 )²
e) ( 8/10 )³
resposta:[C]
(Uel-1997) Se x e y são números reais, então
resposta:[B]
(Fatec-1998) Se A = (-3)² - 2², B = -3² + (-2)² e C=(-3 -2)², então C + A × B é igual a
a) -150
b) -100
c) 50
d) 10
e) 0
resposta:[E]
(Unicamp-2000) O mundo tem, atualmente, 6 bilhões de habitantes e uma disponibilidade máxima de água para consumo em todo o planeta de 9000 km³/ano. Sabendo-se que o consumo anual "per capita" é de 800 m³, calcule:
a) o consumo mundial anual de água, em km³;
b) a população mundial máxima, considerando-se apenas a disponibilidade mundial máxima de água para consumo.
resposta:a) 4800 km³
b) 11,25 bilhões de habitantes
(Ufrn-2001) Dados os números M = 9,84 × 10
1¦ e N = 1,23 × 10
16, pode-se afirmar que:
a) M < N
b) M + N = 1,07 × 10
16c) M >N
d) M . N = 1,21 × 10³
1 resposta:[A]
(Puc-rio-2000) A indústria de computação cada vez mais utiliza a denominação 1K como substituto para o número mil (por exemplo, "Y2K" como o ano dois mil). Há um erro de aproximação neste uso, já que o valor técnico com que se trabalha, 1K=2
1(0), não é 1000. Assim, rigorosamente falando, uma notícia como "o índice Dow-Jones pode atingir 3K" significaria que o índice pode atingir:
a) 3000.
b) 2960.
c) 3012.
d) 2948.
e) 3072.
resposta:[E]
(Ufmg-2003) O valor da expressão (a
1 + b
1)² é
a) [ab/(a + b)²].
b) [ab/(a² + b²)²].
c) a² + b².
d) [a²b²/(a + b)²].
resposta:[D]
(Puc-rio-2003) Das opções abaixo, qual apresenta a relação correta≠
a) (-6
8)³ = (-6)²
4b) (-2)³ = 2³
c) 2³ + 2
4 = 2
7d) (19² + 40²)/(131²) = 59/131
e) 11² × 36² = 396²
resposta:[E]
(Pucmg-2004) O resultado da expressão [2ª:(2.2²)³]³/2 é:
a) 1/5
b) 1/4
c) 1/3
d) 1/2
resposta:[D]
(Ufrn-2004) Uma calculadora apresentava, em sua tela, o resultado da soma dos gastos do mês realizados por um pai "coruja" que permitiu a seu filho apertar algumas teclas, alterando esse resultado. O pai observou que o menino havia apertado as teclas, uma única vez, na ordem mostrada na figura 1.
Para recuperar o resultado que estava na tela, o pai deverá apertar as teclas.
resposta:[B]
(Pucsp-2005) Se N é o número que resulta do cálculo de 2
1ª. 5
1¦, então o total de algarismos que compõem N é
a) 17
b) 19
c) 25
d) 27
e) maior do que 27.
resposta:[A]
(Pucmg-2006) Em notação científica, um número é escrito na forma p . 10 , sendo p um número real tal que 1 ≤ p < 10 e sendo t um inteiro. Considerando-se log 2 = 0,3, o número 2¦¦, quando escrito na notação científica, terá p igual a:
a) √2
b) √3
c) √5
d) √10
resposta:[D]
(Puc-rio-2006) 41.000 × 10¦ + 3 × 10
4 é igual a:
a) 0,4013.
b) 0,4103.
c) 0,0413.
d) 0,44.
e) 0,044.
resposta:[B]
(Cftce-2004) Se n
N*, o valor de (-1)²
n - (-1)²
n+1 + (-1²
n) - (-1²
n+1) é:
a) -1
b) 1
c) -2
d) 2
e) -3
resposta:[D]
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