Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Ufv

(Ufv1996) "Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo."

Nesta transcrição, o sentido de "tirar férias não remuneradas de si mesmo" só NÃO se aplica a:
a) abdicar-se de férias não pagas.
b) esvaziar-se a troco de nada.
c) despojar-se inutilmente de si mesmo.
d) renunciar em vão a si mesmo.
e) privar-se gratuitamente de si mesmo.

resposta:[A]



(Ufv1996) "Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia."

Por tudo isto, para ter namorado NÃO é preciso:
a) partilhar os mesmos sonhos.
b) ter os mesmos gostos.
c) optar pelo racional em detrimento da emoção.
d) viver o momento sem preocupações.
e) ter a mesma ideologia.

resposta:[C]



(Ufv1996) "Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção."

Dentre os requisitos citados e que se espera serem encontrados em um namorado, apenas NÃO se exige que ele precise ser aquele:
a) que tenha dotes físicos.
b) a quem dedicamos cuidados.
c) ao lado de quem sentimos calafrios.
d) ao lado de quem quase desfalecemos
e) ao lado de quem pedimos proteção.

resposta:[A]



(Ufv1996) "A proteção dele não precisa ser parruda, decidida, ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição."

A proteção do namorado precisa ser apenas:
a) selvagem ou truculenta.
b) forte ou musculosa.
c) compreensiva ou ansiosa.
d) estabelecida ou determinada.
e) vagabunda ou irresponsável.

resposta:[C]



(Ufv1996) "Quem não tem namorado não é quem não tem um amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter namorado."

Certamente tem namorado quem:
a) sabe o gosto de namorar.
b) é triplicemente desejada.
c) se sente paquerada por duas pessoas.
d) se vê envolvida com uma única pessoa.
e) mantém duplo relacionamento amoroso.

resposta:[A]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho."

Logo, um indício para dizer que se tem namorado é:
a) não ter tomado chuva.
b) jamais ter ido ao cinema à tarde.
c) em tempo algum ter temido o pai.
d) nunca ter lanchado em padaria.
e) "decretar feriado" por conta própria.

resposta:[E]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se deixa acariciar sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria."

Logo, NÃO tem namorado quem:
a) transa carinhosamente.
b) se auto-satisfaz sexualmente.
c) acariciada, "se derrete".
d) acariciada, "sobe pelas paredes".
e) ama alegremente.

resposta:[B]



(Ufv1996) "Namorar é fazer pactos com felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar."

Drummond faz concessão com "ainda que", deixando transparecer que a felicidade ideal seria:
a) passageira.
b) velada.
c) estável.
d) fugaz.
e) efêmera.

resposta:[C]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada..."

Estaríamos contrariando Drummond se disséssemos que tem namorado quem valoriza:
a) mãos entrelaçadas.
b) afago no cinema.
c) presente de flor, ainda que roubada.
d) poesias lidas rapidamente.
e) achar graça das mesmas coisas.

resposta:[D]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não sabe o valor de [...] gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário."

Não tem namorado quem NÃO sabe o valor de juntos:
a) chorarem quando descobrem um buraco na meia.
b) conhecerem outros mundos.
c) deslocarem-se por meios reais e imaginários.
d) cavalgarem por entre nuvens.
e) locomoverem-se de tapete voador ou nave espacial.

resposta:[B]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer cesta abraçado, fazer compra junto."

Logo, NÃO tem namorado quem gosta de:
a) dormir juntinho.
b) cochilar agarradinho após o almoço.
c) deixar o outro assumir tudo sozinho.
d) ir junto ao supermercado.
e) compartilhar tarefas.

resposta:[C]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor."

Então NÃO tem namorado quem gosta de:
a) "curtir" o amor-próprio.
b) ler nos olhos o íntimo do outro.
c) abrir-se intimamente ao outro.
d) desvelar-se ao outro.
e) encantar-se pela lucidez do amor.

resposta:[A]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro."

Então NÃO tem namorado quem:
a) revive a própria infância e a do outro.
b) consegue viver momentos como criança.
c) brinca como criança ali e acolá.
d) receia ser criança diante da natureza.
e) se torna criança em locais que revivem emoções.

resposta:[D]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de o seu bem ser paquerado."

Logo, NÃO tem namorado quem:
a) compartilha música secreta.
b) oferece livros.
c) seleciona artigos.
d) sente ciúmes.
e) é indiferente.

resposta:[E]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar."

Então, tem namorado quem:
a) ama, se doa e sente prazer.
b) se doa, mas não sente prazer.
c) sente prazer, mas não curte.
d) curte, mas não "vai a fundo".
e) se entrega e não se emociona.

resposta:[A]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele."

Então NÃO tem namorado quem:
a) ama e se doa.
b) namora com alegria.
c) se vê cercado de compromissos.
d) faz amor harmonicamente.
e) se preocupa com a harmonia sexual.

resposta:[C]



(Ufv1996) "Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo."

Logo, NÃO tem namorado quem:
a) diferencia isolamento de serenidade.
b) conversa consigo mesmo.
c) se faz perguntas.
d) sabe se perdoar.
e) teme fazer carinhos.

resposta:[E]



(Ufv1996) "Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e que você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medo, ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança."

Para fugir aos "grilos", sugeriria Drummond algumas atitudes a seguir, EXCETO:
a) vista-se com simplicidade.
b) sinta-se descompromissada.
c) caminhe de mãos dadas com a realidade.
d) enfeite-se com flores e emoções.
e) deixe a alma limpa e o coração alegre.

resposta:[C]



(Ufv1996) "De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesma e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela."

Se deseja ter namorado, Drummond lhe diria para NÃO:
a) descortinar a beleza interior.
b) voltar-se para dentro de si mesma.
c) amanhecer com doçura e otimismo.
d) transmitir simpatia para o outro.
e) ser amável ao semelhante.

resposta:[B]







próxima »