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Questões de português

Origem: Cftmg

(Cefet-mg2006) O sentido figurativo do título "As táticas do camaleão" explicita-se em:
a) "O camaleão muda a cor de sua pele, mas não deixa de ser o camaleão de antes." (ref. 1)
b) "Ele consegue girar cada olho independentemente do outro. Pode girar um olho numa direção e o outro em outra." (ref. 2)
c) "Uma vez conquistada uma posição hierárquica, a pessoa 'enrola ali o rabo', agarra-se a ela, não a deixa por nada." (ref. 3)
d) "Essa possibilidade é sua arma de defesa. Mudando de cor, ele consegue esconder-se e não ser percebido pelos predadores". (ref. 4)

resposta:[C]



(Cefet-mg2006) NÃO se pode afirmar, a partir de sua estrutura de composição, que se trata de um texto
a) optativo.
b) opinativo.
c) dissertativo.
d) impessoal.

resposta:[D]



(Cefet-mg2006) "Ele tinha os olhos salientes, (...) É como se ele tivesse duas visões independentes. Pode acompanhar coisas diferentes, em lugares diferentes." (ref. 5)

Nessa passagem, a repetição da palavra "diferente", pelo autor, expressa
a) realce.
b) correção.
c) explicação.
d) confirmação.

resposta:[A]



(Cefet-mg2006) Heavy metal do senhor

o cara mais underground que eu conheço é o
[diabo
que no inferno toca cover das canções
[celestiais
com sua banda formada só por anjos decaídos

enquanto isso deus brinca de gangorra no
[playground
do céu com os santos que já foram homens de
[pecado
de repente os santos falam "toca deus um som
[maneiro"
e deus fala "agüenta vou rolar um som pesado"

a banda cover do diabo acho que já tá por fora
o mercado tá de olho é no som que deus criou
com trombetas distorcidas e harpas
[envenenadas
mundo inteiro vai pirar com o heavy metal do
[senhor.
(BALEIRO, Zeca. Por onde andará Stephen Fry? In: CEREJA, William R. & MAGALHÃES, Thereza C. "Gramática reflexiva." São Paulo: Atual, 1999. p. 13)

Considerando-se a mescla de discursos sociais no texto, as expressões que implicam o uso moderado e socialmente elevado da linguagem são
a) cara, cover, som pesado.
b) senhor, harpa, anjos decaídos.
c) underground, heavy metal, banda.
d) inferno, canções celestiais, gangorra.

resposta:[B]



(Cefet-mg2006) PREVENÇÃO CONTRA ASSALTOS

"Como os assaltos crescem dia-a-dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:

I - Não demonstre que carrega dinheiro.
II - Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro.
III - Levante todos os vidros, mesmo em movimento.
IV - Não deixe documentos no veículo.
(...)"
(FERNANDES, Millôr. Prevenção contra assaltos. In: TERRA, Ernani & NICOLA, José. "Curso prático de língua, literatura e redação." São Paulo: Scipione, 1997. v. 1, p. 36 )

Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é
a) fática.
b) emotiva.
c) conativa.
d) referencial.

resposta:[C]



(Cefet-mg2006) O termo em destaque funciona como pronome relativo, EXCETO em:
a) "Acho QUE o camaleão está em moda hoje!"
b) "Era um lagarto diferente dos QUE já tinha visto."
c) "Pensei nas vezes em QUE, por medo, (...) mudei de cor..."
d) "...impossível não pensar na situação política QUE estamos vivendo..."

resposta:[A]



(Cefet-mg2006) O pronome destacado tem valor de possessivo em:
a) O pai dizia-LHE para testar o aparelho depois da tempestade.
b) A moça olhava para a colega que LHE estava de costas.
c) A comissão pediu-LHE mais informações pessoais.
d) Cobria-LHE as pernas com a colcha de retalhos.

resposta:[D]



(Cefet-mg2006) A concordância nominal está de acordo com a norma padrão em:
a) As hortaliças estão meio amareladas, mas temos de consumi-las.
b) Ela mesmo confeccionou lindíssimas fantasias para o baile das bruxas.
c) Aqueles casos de febre nas aves asiáticas ficaram bastantes complicados.
d) É proibida entrada de pessoas estranhas naquele recinto, depois das 14 horas.

resposta:[A]



(Cefet-mg2006) A regência nominal está conforme a norma culta em:
a) O filho tornou-se um profissional apto para exercer ao cargo de diretor.
b) A estrangeira mostrava muita devoção a pesquisa do HIV, naquele hospital.
c) A população simpatizava-se com as propostas apresentadas pelo Governo.
d) O homem deve obediência aos princípios harmônicos que a natureza lhe oferece.

resposta:[D]



(Cefet-mg2006) "O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas."
(BANDEIRA, Manuel. "Canção do vento e da minha vida". In: CEREJA, William R. e MAGALHÃES, Thereza C. "Gramática reflexiva." São Paulo: Atual, 1999. p. 359)

NÃO é possível identificar, no fragmento acima, a figura de linguagem:
a) ironia.
b) anáfora.
c) metáfora.
d) gradação.

resposta:[A]



(Cefet-mg2006) Algumas cenas do filme "Carandiru", exibido recentemente por uma emissora de televisão, mostrava que, no presídio, haviam normas internas criadas pelos detentos, às quais não foram dadas a devida atenção.

Nesse período, há desvios em relação à (ao)
a) regência verbal.
b) emprego da crase.
c) concordância verbal.
d) concordância nominal.

resposta:[C]



(Cefet-mg2006) São características do Barroco, EXCETO
a) sentimento repleto de contradições.
b) soberania da razão em detrimento do conflito.
c) linguagem obscura e expressão indireta das idéias.
d) tempo interligado ao fim da beleza e ao tema da morte.

resposta:[B]



(Cefet-mg2006) Os versos explicitam traços marcantes da poesia neoclássica no Brasil, EXCETO
a) corte amorosa.
b) infelicidade no amor.
c) aproximação mulher e natureza.
d) linguagem elevada e decoro moral.

resposta:[B]



(Cefet-mg2006) O poema contém a seguinte característica do Neoclassicismo:
a) lírica amorosa.
b) convenção pastoril.
c) versos clássicos decassílabos.
d) distanciamento do objeto amoroso.

resposta:[B]



(Cefet-mg2006) A palavra em destaque está corretamente interpretada em:
a) "A CULMINÂNCIA foi a observação de uma crítica berlinense (...)". (ref. 1) (AUGE)
b) "Pois o que mais exportamos de nós é o EXÓTICO e o folclórico." (ref. 2) (PRIMITIVO)
c) "... mulheres de corpos alvíssimos ESPREITANDO entre os troncos das árvores (...)" (ref. 3) (OCULTANDO-SE)
d) "(...) esse desconhecimento não se deve apenas à natural (ou inatural) ALIENAÇÃO estrangeira (...)" (ref. 4) (ÊXTASE)

resposta:[A]



(Cefet-mg2006) A imagem do Brasil exótico e folclórico, exportada pelos brasileiros, confirma-se em:
a) "- A senhora é brasileira? (...) Mas a senhora é loira!" (ref. 5)
b) "- Escritora brasileira? Ué, mas no Brasil existem editoras?" (ref. 6)
c) "Que maravilha! Nunca imaginei que no Brasil houvesse pessoas cultas!" (ref. 7)
d) "(...) não parece um livro brasileiro, pois não fala nem de plantas nem de índios nem de bichos." (ref. 8)

resposta:[D]



(Cefet-mg2006) O texto caracteriza os estrangeiros como
a) cultos, pois questionam as culturas diferentes.
b) críticos, visto que não se interessam pelos outros países.
c) ignorantes, porque pensam ser o Brasil uma grande floresta.
d) neuróticos, uma vez que se mantêm fechados em sua própria cultura.

resposta:[C]



(Cefet-mg2006) SEXY BRASIL, SEXY BERLIM

(...)
Também conheço a outra imagem do Brasil, a que está na cabeça dos que sonham ir um dia conquistar os trópicos, esbaldar-se sob um sol interminável, tomar drinques iguais aos arranjos de cabeça de Carmem Miranda (que, por sinal, não era brasileira de nascença), amanhecer dançando lambada já no quarto do hotel e adormecer entre as mulatas estonteantes (...). Esses não perdem documentários sobre o Carnaval e as praias, salivam diante de cartazes turísticos mostrando mulheres em biquínis microscópicos e acham que, quando passarem para baixo do Equador, tudo mais virá abaixo também, inclusive calças, sutiãs, saias e o que mais constituir obstáculo para assumir o estilo de vida do Brasil, país de costumes libertinos ao qual não se devem levar vovós alemãs e outras senhoras respeitáveis.
A primeira imagem é mais fácil para a gente. Uma vez, durante o jantar no Arizona, eu era estudante nos Estados Unidos, experimentei grunhir um pouco, enquanto comia com a cara encostada no prato - e fiz grande sucesso. (...) Basta um certo ar primitivo, uma risada levemente inquietante e ar de pasmo diante de novidades tecnológicas, tais como fogões elétricos, geladeiras, ou mesmo isqueiros - quase tudo que não seja madeira e couro serve.
(RIBEIRO, João Ubaldo. "Um brasileiro em Berlim." São Paulo: Nova Fronteira, 1995.)

Os textos "Nós, os brasileiros" e "Sexy Brasil, sexy Berlim" apresentam afinidades. Em ambos, há intenção de
a) evidenciar que o Brasil imaginado por muitos estrangeiros é um país libertino e de costumes primitivos.
b) repreender a atitude dos brasileiros que reforçam, no exterior, uma falsa imagem de sua cultura e sociedade.
c) questionar a superficialidade com a qual o estrangeiro vê o Brasil, evidenciado como um país de cultura e tecnologia rudimentares.
d) mostrar a imagem de deslumbramento do estrangeiro pelo Brasil, correspondendo aos documentários de instituições nacionais sobre os costumes e a natureza do País.

resposta:[B]



(Cefet-mg2006) A relação de idéias expressa nas orações foi estabelecida de forma correta em:
a) "(...) me senti tão deslocada quanto um macaco em uma loja de cristais." (ref. 9) (CONSEQÜÊNCIA)
b) "Mesmo que tentasse explicar, ninguém acreditaria que eu era tão brasileira (...)" (ref. 10) (CONCESSÃO)
c) "(...) não parece um livro brasileiro, pois não fala nem de plantas nem de índios nem de bichos". (ref. 8) (COMPARAÇÃO)
d) "Traduzo os poemas por dever do ofício, mas com uma secreta (...) vontade de inserir ali um grãozinho de realidade." (ref. 11) (CAUSA)

resposta:[B]







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