Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Cftpr

(Cefet-pr2006) Assinale a alternativa ERRADA em relação ao texto.
a) O experimentalismo não se restringe ao erudito, pois encontrou espaço no jazz, na música eletrônica e no rock. Quanto a este último, para ver inovações, nem é preciso ir a Londres ou Nova York, já que algumas das experiências mais originais estão sendo feitas no Brasil.
b) No Brasil, algumas das experiências mais originais com o rock, agora, estão sendo feitas fora do eixo Rio - São Paulo. Por isso, não é preciso ir a Londres ou Nova York para ver o experimentalismo na área musical.
c) Não é preciso ir a Londres ou Nova York para ver o que há de novo em termos de experimentalismo no rock. No Brasil, algumas das experiências mais originais estão sendo feitas, inclusive, fora do eixo Rio - São Paulo.
d) O experimentalismo encontrou espaço em outros gêneros musicais que não o erudito, inclusive no rock. E nem é preciso ir a Londres ou Nova York para ver o que há de novo, uma vez que algumas das experiências mais originais já estão sendo feitas no Brasil.
e) Já se pode encontrar o experimentalismo em outros gêneros musicais que não o erudito, como no jazz, na música eletrônica e no rock. E essa novidade pode ser vista aqui mesmo no Brasil, onde algumas das experiências mais inovadoras com o rock têm sido feitas, inclusive, fora do eixo Rio-São Paulo.

resposta:[B]



(Cefet-pr2006) "Curiosamente, a origem etimológica da palavra família nos remete ao vocábulo latino 'famulus', que significa 'servo' ou 'escravo', sugerindo que primitivamente se considerava a família como sendo o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa. Parece-me, CONTUDO, que essa raíz etimológica alude à natureza possessiva das relações familiares entre os povos primitivos, onde a mulher devia obedecer seu marido como se seu amo e senhor fosse, e os filhos pertenciam aos pais, a quem deviam suas vidas e conseqüentemente esses se julgavam com direito absoluto sobre elas. A noção de posse e a questão do poder estão, portanto, intrinsecamente vinculadas à origem e à evolução do grupo familiar".
(OSÓRIO, Luiz Carlos. A família como grupo primordial. In: "Como trabalhamos com grupos." Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 51).

Conforme as idéias trabalhadas no texto, o termo destacado tem que ser substituído por:
a) no entanto.
b) com tudo.
c) ao invés disso.
d) assim.
e) apesar disso.

resposta:[D]



(Cefet-pr2006) Assinale a alternativa que contém uma idéia AUSENTE do texto:
a) formas de pagamento da promessa.
b) obrigação de se prometer algo a Deus ou aos santos.
c) semelhanças da promessa entre católicos e neopentecostais.
d) definição de promessa.
e) diferença da promessa entre católicos e neopentecostais.

resposta:[B]



(Cefet-pr2006) Os termos destacados podem ser substituídos, sem exigir nenhuma alteração no texto, por estes outros, respectivamente:
a) embora / enquanto que.
b) entretanto / à medida que.
c) no entanto / ainda que.
d) todavia / mesmo que.
e) porém / no entanto.

resposta:[E]



(Cefet-pr2006) A informação principal está corretamente destacada apenas em:
a) "O COMPUTADOR EM REDE PODE SER INTERATIVO E ABRIR CANAL EM UM UNIVERSO SEM CONTROLE E PODE SER VISTO COMO UMA FERRAMENTA REVOLUCIONÁRIA QUE FAVORECE MESMO OS MAIS DESVALIDOS, já que os põe em pé de igualdade em relação aos socialmente mais privilegiados." (adaptado)
b) "A escrita chinesa punha e ainda põe muitas exigências na aprendizagem, tanto em seus caprichos caligráficos como no domínio de um número gigantesco de símbolos - PARA SE ESCREVER RAZOAVELMENTE, EXIGE-SE DE 2 A 4 MIL SÍMBOLOS DIFERENTES, já que seu sistema simbólico é misto (ideográfico e fonográfico)."
c) "Não apenas entre os povos ágrafos, mas também em muitas outras sociedades que conheceram alguma forma de escrita, AS TÉCNICAS MNEMÔNICAS DE TRANSMISSÃO ORAL SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NO ENSINO, MUITAS VEZES COMO UM CONJUNTO RIGOROSO DE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E DISCURSIVOS que também pode ser visto como um modo de escrita, sobretudo se levarmos em conta a idéia de que seu objetivo é fazer permanecer traços que consigam evocar o já vivido."
d) "DA MESMA FORMA QUE NA GRÉCIA HOUVE NOTÁVEL RESISTÊNCIA DA ORALIDADE EM RELAÇÃO AO ESCRITO e, por fim, as técnicas se mesclaram para que a tecnologia da escrita ganhasse credibilidade e dinâmica de uso, O LIVRO IMPRESSO NÃO DESTRONOU COM FACILIDADE O MANUSCRITO - este resistiu, chegando até mesmo ao século XIX."
e) "A distribuição do texto na superfície da página, os instrumentos que lhe permitem as identificações (paginação, numerações), os índices e os sumários: TUDO ISSO EXISTE DESDE A ÉPOCA DO MANUSCRITO."
(BELINTANE, Claudemir. As novas tecnologias. In: "Coleção Memória da Pedagogia", n¡. 6. Rio de Janeiro: Relume Dumar, Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2006, pp. 88, 90 e 93).

resposta:[A]



(Cefet-pr2006) Assinale a alternativa que melhor resume o texto NEW BOOMERS.
a) O emprego da tecnologia, por parte desse grupo de jovens, se estende tanto pela diversão quanto pela convivência e a educação formal.
b) Os "new boomers" estão sendo considerados como os jovens mais inteligentes e tolerantes de todas as gerações.
c) Os "new boomers" podem ser caracterizados por três grandes aspectos: a familiarização com a tecnologia, o consumismo e as especificidades quanto à maneira de agir.
d) Os "new boomers", nos Estados Unidos, representam 1/3 da população; no Brasil, não há estatísticas quanto ao número desse grupo.
e) Os "new boomers" são nomeados também como "echo boomers" e "geração net".

resposta:[C]



(Cefet-pr2006) Assinale a alternativa que melhor reescreve o segmento a seguir. Considere o texto como um todo.

"(...) AS TRIBOS HOJE REPRESENTAM A POSSIBILIDADE DE APROXIMAR OS QUE TÊM GOSTOS PARECIDOS E HÁBITOS DE CONSUMO SEMELHANTES."

a) Grupos de jovens se aproximam devido à necessidade de trocar informações sobre seus gostos e hábitos de consumo que, muitas vezes, são parecidos.
b) Aqueles que apresentam gostos e/ou hábitos de consumo parecidos podem se reunir em grupos para discutir essas preferências.
c) A função das tribos, para esses jovens, é a de reunir aqueles que apresentam gostos e/ou hábitos de consumo parecidos.
d) Os gostos parecidos e os hábitos de consumo semelhantes converteram as tribos em grupos de distanciamento dos jovens.
e) Promover a segregação daqueles que apresentam gostos parecidos e hábitos de consumo semelhantes é o objetivo das atuais tribos.

resposta:[C]



(Cefet-pr2006) Assinale V ou F para as afirmações a seguir (considere o texto como um todo). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a opção correta das afirmativas.

I) A designação "new boomers" se aplica aos nascidos entre 1982 e 1995.
II) Ao contrário das gerações anteriores, os "echo boomers" não sustentam bandeiras ideológicas.
III) Semelhantemente ao que ocorre nos Estados Unidos, no Brasil os jovens dessa geração destacam-se pelo consumismo exacerbado.
IV) Entre os itens que não fazem parte da lista de consumo desses jovens estão os produtos diet, os jeans e os tênis.
V) Por conta das características apresentadas por essa geração, ela pode ser considerada como menos inteligente e intolerante de todas as gerações.

a) V V F F V
b) F F V V V
c) V F V F V
d) F V F V F
e) V V V F F

resposta:[E]



(Cefet-pr2006) O emprego de estrangeirismos (palavras de origem estrangeira) é um recurso muito utilizado em textos diversos. Assinale a alternativa em que todos os estrangeirismos estão ligados à tecnologia da informação.
a) diet - web - sites - homepages
b) jeans - sites - blogs - diet
c) jeans - web - homepages - blogs
d) jeans - web - sites - homepages
e) web - sites - homepages - blogs

resposta:[E]



(Cefet-pr2006) Assinale a alternativa que apresenta os dois temas centrais abordados pelo texto.
a) Desenvolvimento e manutenção da biodiversidade das florestas tropicais.
b) Origem e evolução da biodiversidade das florestas tropicais.
c) Fatores climáticos e convivência entre espécies da biodiversidade das florestas tropicais.
d) Meio físico e co-evolução das espécies da biodiversidade das florestas tropicais.
e) Clima e composição da biodiversidade das florestas tropicais.

resposta:[A]



(Cefet-pr2006) A seguir, estão outros trechos extraídos da mesma fonte anterior. Assinale aquele que, diferente do período em destaque no primeiro parágrafo do texto de referência, NÃO estabelece a mesma relação lógica entre as informações:
a) "O isolamento das ilhas oceânicas provoca o aparecimento de espécies endêmicas, isto é, exclusivas do local de origem." (p. 18)
b) "A bacia do rio Amazonas, por ser a maior bacia hidrográfica do mundo e ter características peculiares, apresenta diferenças climáticas - principalmente na distribuição da umidade - que condicionam o desenvolvimento tanto de florestas com vários níveis de complexidade como de outros ecossistemas." (p. 24).
c) "Nas Guianas e no Brasil central, as rochas perdem pequenas quantidades de material e, por isso, as águas derivadas dessas áreas têm poucos sedimentos e são pobres em nutrientes." (p. 24).
d) "Os rios de águas brancas, como o Amazonas, o Madeira, o Purus, o Juruá e o Jutaí, transportam grande quantidade de pequenos sólidos inorgânicos em suspensão e, embora sejam chamados de rios de águas brancas, possuem águas turvas, de cor marrom-amarelada, cuja visibilidade não ultrapassa os 50 centímetros." (p. 24)
e) "Na Amazônia, o peixe representa a principal fonte de proteína animal e a várzea é um criadouro natural de peixes, uma área onde eles se alimentam; portanto, é um lugar de onde se pode obter alimento para o ser humano sem grande gasto de energia." (p. 29)

resposta:[D]



(Cefet-pr2006) A seguir encontram-se trechos de uma entrevista concedida pelo sociólogo americano Rich Ling. A partir das considerações levantadas pelo entrevistado, produza um texto a respeito da relação dos jovens com o celular.

ENTREVISTA
A INDEPENDÊNCIA JUVENIL

ÉPOCA - CELULARES FORAM CRIADOS PARA HOMENS DE NEGÓCIOS, MAS HOJE SÃO MAL USADOS POR ADOLESCENTES. POR QUÊ?
Rich Ling - Esse foi um dos aspectos mais inesperados da tecnologia. Mas, olhando agora, parece algo bastante lógico. Os adolescentes estão num período nômade da vida, quando estão muito interessados em interação social. Na Noruega, 100% dos adolescentes entre 15 e 20 anos têm celular. Aos 10 anos, 60% já têm um aparelho. Uma das causas é o divórcio. É comum pais separados darem celular aos filhos para poder entrar em contato com eles sem ter de lidar com o ex-companheiro. Atualmente, o celular é o elemento que mais auxilia na emancipação dos jovens em relação aos pais.

ÉPOCA - POR QUÊ?
Rich Ling - O aparelho dá a eles acesso fácil a seu grupo de amigos. A emancipação nada mais é que sair de uma esfera em que seus pais decidem tudo por você para uma esfera em que você é parte do grupo que toma as decisões. O adolescente passa a ter o próprio número de telefone e sua caixa postal. (...)

ÉPOCA - O CELULAR AUMENTA O CÍRCULO DE AMIZADES?
Rich Ling - Talvez o telefone móvel esteja fazendo com que as pessoas tenham menos amizades, mas muito mais intensas e integradas. (...)
("Época", 1¡. ago. 2005, adaptado)

resposta:Dissertação.



(Cefet-pr2006) Analise atentamente os dados a seguir. A partir das informações, redija um texto a respeito da relação entre a população brasileira e o acesso à leitura.

OS NÚMEROS DAS LETRAS
Na população brasileira: *
- 8% são analfabetos.
- 30% localizam informações simples em uma frase;
- 37% localizam informações em texto curto;
- 25% estabelecem relações entre textos longos.

No Brasil:
- 16% da população detém 73% dos livros;
- de 1995 a 2003, a venda de livros caiu 50%, e o número de títulos lançados, 13%.
* Entre 16 e 64 anos;
Fontes: CBI, IBL, BNDES, MEC e I Inaf.:

Quantos livros cada pessoa lê por ano:
- 7 na França;
- 5,1 nos EUA;
- 5 na Itália;
- 4,9 na Inglaterra;
- 1,8 no Brasil.

Da população adulta alfabetizada do país:
- um terço aprecia a leitura de livros;
- 61% tem muito pouco ou nenhum contato com livro;
- 47% possui no máximo dez livros em casa.
"Folha de São Paulo", (Sinapse), terça-feira, 28 de setembro de 2004.

resposta:Dissertação.



(Cefet-pr2006) Leia o texto a seguir e produza um texto comentando o problema da pirataria de produtos no Brasil.

AO GOSTO DO FREGUÊS

Veja a que nível de requinte chegou a falsificação de produtos industrializados no Brasil. O badalado tênis Nike Shox, que faz sucesso entre a garotada mais abonada, só é fabricado no original a partir da numeração 34, e, nos tamanhos menores, a maioria das cores se adapta mais ao público feminino, com preço em torno de 400 reais. Já os piratas - que são vendidos até por um quarto desse valor - podem ser encontrados em qualquer tamanho e cor.

resposta:Dissertação.



(Cefet-pr2006) Em um texto, expresse sua opinião a respeito das idéias contidas na afirmação a seguir.

As estratégias de marketing têm adquirido tamanha importância ultimamente, a ponto de, em uma campanha eleitoral, o requisito básico para eleger-se não ser a competência do candidato, mas sim uma campanha publicitária eficaz.
(Revista "Veja", 27.10.04)

resposta:Dissertação.



(Cefet-pr2006) "Alzheimer é uma doença degenerativa e progressiva, conhecida erroneamente como 'esclerose' ou 'caduquice', e acomete preferencialmente as pessoas idosas, e ainda não se tem conhecimento sobre sua causa e tratamento. Embora seja confundida com a esclerose, não se relaciona com ela, nem tão pouco com problemas circulatórios. É uma forma de demência devida à morte das células cerebrais que produz atrofiamento do cérebro. E dentre as várias teorias para explicar suas causas, a que a considera como uma doença geneticamente determinada é bastante aceita."
("Diálogos: Revista do CFP". Ano 1, n¡. 1, Abril/2004, p. 50)

Assinale a alternativa que melhor expressa a idéia central trabalhada no texto.
a) sintomas de Alzheimer.
b) definição de Alzheimer.
c) relação esclerose e Alzheimer.
d) causas de Alzheimer.
e) população afetada por Alzheimer.

resposta:[B]



(Cefet-pr2006) E aí? Vamos ao dentista dar uma geral naquele dente que dói há tempos? Não? Por quê? Medo do motorzinho? Acha que vai doer? Vai não. Já temos anestesia. Abra a boca, relaxe e imagine como seria pouco menos de 200 anos atrás. Imaginou? Pois bem, nós lhe contamos: doía pacas. E isso para uma simples extração de dente. Para abrir a barriga, então, nem perca o seu tempo imaginando. Era um tipo de cirurgia raramente praticado até o final do século 19. "Operar dentro do crânio, do tórax ou mesmo do abdome era praticamente impossível", conta o médico Moacyr Scliar em seu texto na revista "Aventuras na História" de setembro. E era impossível simplesmente porque não havia anestesia. Ou melhor, nenhum método anestésico conhecido até então era eficiente o bastante para permitir tal intervenção. "A qualidade básica do cirurgião era a rapidez", prossegue Scliar. "Ele tinha que lutar com a agitação dos pacientes, muitos dos quais eram amarrados. Os mais sortudos desmaiavam".
Os pacientes só deixaram de ser amarrados e desmaiar graças a dois dentistas norte-americanos: Horace Wells e Willian Thomas Green Morton. O primeiro ficou conhecido por utilizar o óxido nitroso - também chamado de gás hilariante - como anestésico. O segundo entrou para a história da medicina por protagonizar a primeira demonstração pública do éter numa cirurgia. (...)
("Superinteressante" 205 - outubro/2004)

Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Antes do advento das anestesias mais eficientes, no século 18, por exemplo, era praticamente impossível uma cirurgia dentro do tórax, do crânio ou do abdome.
b) O médico Willian Thomas Green Morton foi o primeiro a demonstrar publicamente uma cirurgia com o uso do éter.
c) Antes da anestesia, os pacientes ficavam muito agitados e por isso a rapidez era a qualidade básica dos cirurgiões que, às vezes, desmaiavam.
d) Horace Wells inventou o óxido nitroso, conhecido como gás hilariante, que foi muito utilizado como anestésico.
e) Segundo o médico Moacyr Scliar, os métodos anestésicos conhecidos naquela época permitiam que o cirurgião fosse muito rápido.

resposta:[A]



(Cefet-pr2006) O dramático aumento, no mundo inteiro, de assaltos a bancos, joalherias e museus, ou a qualquer lugar em que haja fortunas em jóias, quadros e outras preciosidades, é assustador. Mas tem também o efeito colateral - a vida dos receptadores tornou-se estressante. Nos tempos de Sherlock Holmes todos os assaltantes eram presos no final da história, de modo que a solicitação ao esforço físico e psíquico dos interceptadores não era tão grande. Hoje, me disse um interceptador, aliás deputado sem fins lucrativos, há, entre os profissionais, sério problema de armazenagem. E ponderou: "Muitos, secretamente, acabam depositando tudo nos próprios bancos assaltados.
(Millôr - "Veja", 27.10.04)

Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Antigamente, todos os assaltantes eram presos por Sherlock Holmes, o que deixava as coisas menos estressantes.
b) O dramático aumento, no mundo inteiro, de assaltos a bancos, joalherias e museus tem deixado os proprietários muito estressados.
c) Quando o autor fala em "deputado sem fins lucrativos", ele está elogiando a atitude de alguém que entra na política sem visar qualquer vantagem.
d) O fato de que "muitos, secretamente, acabam depositando tudo nos próprios bancos assaltados" revela um certo arrependimento por parte dos assaltantes.
e) O que tem preocupado os receptadores nos dias de hoje é que, como os assaltantes não são presos, há muita coisa roubada e pouco espaço para armazenar.

resposta:[E]



(Cefet-pr2006) As medidas de proteção às paisagens naturais não são contrárias ao capitalismo; opõem-se apenas às formas de exploração econômica que buscam o lucro fácil e imediato, garantiram especialistas reunidos no Terceiro Congresso da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), realizado no final de novembro em Bangcoc, capital da Tailândia. Uma multidão estimada em 5 mil pessoas participou durante três dias de apresentações e debates que analisaram as perspectivas de mudanças da situação muitas vezes crítica dos ecossistemas e da biodiversidade no mundo.
("Pesquisa", dez. 2004, p. 38)

Assinale a alternativa correta.
a) As multidões, quando unidas, podem mudar completamente a situação dos ecossistemas e da biodiversidade.
b) O capitalismo é prejudicial à natureza porque visa unicamente ao lucro fácil e imediato.
c) Os especialistas presentes ao IUCN estão pessimistas quanto ao futuro dos ecossistemas e da biodiversidade.
d) Os ecossistemas terão sua situação melhorada graças aos debates travados no IUCN.
e) É possível conciliar lucros do capitalismo a ações que visem à preservação ambiental.

resposta:[E]







próxima »