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Questões de português

Origem: Pucmg

(Pucmg1997) Com relação aos arcaísmos, somente está em consonância com o ponto de vista do autor, no texto, a alternativa:
a) É arcaísmo a forma lingüística que deixou de ser usada regularmente.
b) É arcaísmo a maioria das formas prescritas pela gramática tradicional.
c) É verdadeiramente arcaica apenas a forma dicionarizada como tal.
d) Arcaísmos são as formas a que os falantes cultos deixaram de recorrer.
e) Tudo o que é arcaísmo na língua deve ser ensinado como incorreto.

resposta:[A]



(Pucmg1997) Atentando para as idéias defendidas no texto e, também, para a realidade lingüística do português contemporâneo usado no Brasil, assinale a alternativa que NÃO poderia ser considerada arcaísmo:
a) a mesóclise.
b) a concordância entre verbo e sujeito.
c) a segunda pessoa do plural.
d) o verbo VISAR como transitivo indireto.
e) a forma "seríssimo".

resposta:[B]



(Pucmg1997) O que o autor do texto propõe, essencialmente, é:
a) a revisão do conceito de arcaísmo.
b) a atualização dos dicionários de língua portuguesa.
c) a mutabilidade das línguas.
d) o ensino da língua orientado pelos fatos lingüísticos.
e) o fim do autoritarismo no estudo do português.

resposta:[D]



(Pucmg1997) Possenti apresenta um novo conceito de forma lingüística "correta". A esse respeito, a alternativa que melhor se ajusta à visão do autor no texto é:
a) Só é correta a forma lingüística aceita pelas autoridades em língua.
b) É correta a forma lingüística efetivamente usada pelos falantes de hoje.
c) É correto apenas o português usado pelos falantes cultos.
d) Só é correto o português ensinado na rede escolar.
e) São verdadeiramente corretas as formas lingüísticas que se mantêm inalteradas.

resposta:[B]



(Pucmg1997) Assinale a opção em que as alterações de pontuação propostas para o trecho em destaque estejam de acordo com a norma culta.

NÓS NOS ACOSTUMAMOS A PENSAR QUE HÁ FORMAS DA LÍNGUA QUE NÃO SÃO MAIS USADAS, QUE SÓ OS DICIONÁRIOS REGISTRAM E, POR ISSO, SÃO CHAMADAS DE ARCAÍSMOS. MAS NOS ACOSTUMAMOS TAMBÉM A PENSAR QUE OS ARCAÍSMOS SÃO SEMPRE FORMAS REALMENTE ANTIGAS. ORA, ISSO É UM ENGANO. HÁ ARCAÍSMOS MAIS ARCAICOS DO QUE OUTROS.

a) Nós nos acostumamos a pensar que há formas da língua que não são mais usadas, que só os dicionários registram e, por isso, são chamados de arcaísmos. Mas, nos acostumamos também, a pensar que os arcaísmos são sempre formas realmente antigas. Ora, isso é um engano: há arcaísmos mais arcaicos que outros.
b) Nós nos acostumamos a pensar que há formas da língua que não são mais usadas, que só os dicionários registram e por isso, são chamadas de arcaísmos, mas nos acostumamos também a pensar que os arcaísmos são sempre formas realmente antigas. Ora, isso é um engano. Há arcaísmos, mais arcaicos do que outros.
c) Nós nos acostumamos a pensar que há formas da língua que não mais usadas, que só os dicionários registram e, por isso, são chamados de arcaísmos. Mas nos acostumamos, também, a pensar que os arcaísmos são sempre formas realmente antigas. Ora, isso é um engano - há arcaísmos mais arcaicos do que outros.
d) Nós nos acostumamos a pensar, que há formas da língua que não são mais usadas, que só os dicionários registram e por isso, são chamados de arcaísmos. Mas, nos acostumamos também a pensar que os arcaísmos são sempre formas realmente antigas. Ora, isso é um engano. Há arcaísmos mais arcaicos do que outros.
e) Nós nos acostumamos pensar que há formas da língua que não são mais usadas, que só os dicionários registram e, por isso, são chamadas de arcaísmos. Mas nos acostumamos também a pensar, que os arcaísmos são sempre formas realmente antigas. Ora, isso é um engano; há arcaísmos mais arcaicos do que outros.

resposta:[C]



(Pucmg1997) Algumas construções do português, apesar de descritas pelas gramáticas tradicionais, não são sempre utilizadas pelos falantes.

I. Não consigo me lembrar de seu nome.
II. Fui a casa, mas não pude entrar porque esquecera a chave.
III. Prefiro vinho a cerveja.

a) Todos os períodos são exemplos da afirmativa anterior.
b) Nenhum dos períodos é exemplo da afirmativa anterior.
c) Somente os períodos I e II são exemplos da afirmativa anterior.
d) Somente os períodos I e III são exemplos da afirmativa anterior.
e) Somente os períodos II e III são exemplos da afirmativa anterior.

resposta:[A]



(Pucmg1997) Algumas construções do português, apesar de descritas pelas gramáticas tradicionais, não são sempre utilizadas pelos falantes.

I. Esqueceram-me meus primeiros anos em Belo Horizonte.
II. Custa-me crer que ela pense dessa forma.
III. Fazem três anos que não nos vemos.

a) Todos os períodos são exemplos da afirmativa anterior.
b) Nenhum dos períodos é exemplo da afirmativa anterior.
c) Somente os períodos I e II são exemplos da afirmativa anterior.
d) Somente os períodos I e III são exemplos da afirmativa anterior.
e) Somente os períodos II e III são exemplos da afirmativa anterior.

resposta:[C]



(Pucmg1997) Leia, com atenção, o trecho a seguir, retirado da NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO (2 Ed.), de Celso Cunha e Lindley Cintra:

"Enquanto o sujeito de que participa a expressão 'menos de dois' leva o verdadeiro plural, o sujeito formado pelas expressões 'mais de um' ou 'mais que um', seguidas de substantivo, deixa o verbo de regra no singular. [...] Emprega-se, porém o verbo no plural quando tais expressões vêm repetidas, ou quando nelas haja idéia de reciprocidade."

Só NÃO está de acordo com a exposição dos gramáticos acima a opção:
a) Mais de um paciente da clínica psiquiátrica se agrediram após a medicação.
b) Mais de um presidiário se matou durante a rebelião. Subiu, portanto, o número de suicídios no presídio.
c) Mais de um convidado se abraçaram durante a cerimônia de homenagem ao bispo.
d) Mais de uma mulher se insinuou para o galã da peça apresentada ontem, à noite.
e) Mais de um candidato se queixaram à Comissão Organizadora de Vestibular.

resposta:[E]



(Pucmg1997) Leia a definição de sujeito apresentada por Cegalla, em sua NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 22 Ed.:

"Sujeito é o ser de quem se diz alguma coisa."

I. DOR DE CABEÇA eu curo com uma boa noite de sono.
II. Cabe POUCA ROUPA no meu armário.
III. Não se constroem EDIFÍCIOS DE QUALIDADE NESTE país.
IV. Sempre falta ÁGUA no prédio ao lado.
V. Não há MULHERES como antigamente.

Os itens cujos termos destacados acima estão de acordo com a definição proposta para sujeito, embora não exerçam tal função na sentença, são:
a) I e II.
b) I e V.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) IV e V.

resposta:[B]



(Pucmg1997) 'Se tem aula, tem que ter merenda' é o slogan de uma campanha do Ministério da Educação veiculada recentemente. As alternativas a seguir tentam adequar o referido slogan às regras descritas para a norma culta escrita. Assinale aquela em que esse intento tenha sido alcançado sem alteração do sentido original do slogan.
a) Caso haja aula, tem de haver merenda.
b) Na hipótese de haver aula, deverá ter merenda.
c) Quando tem aula, tem que haver merenda.
d) Havendo aula, tem de ter merenda.
e) Se há aula, é preciso que haja merenda.

resposta:[E]



(Pucmg1997) Assinale a alternativa em que a mudança de posição do termo destacado não implique a possibilidade de mudança de sentido do enunciado.

a) Belo Horizonte já foi uma LINDA cidade. Belo Horizonte já foi uma cidade LINDA.
b) Filho MEU não irá para o exército. MEU filho não irá para o exército.
c) Meu carro NOVO é maior. Meu NOVO carro é maior.
d) Por ALGUM dinheiro ele seria capaz de vender a casa. Por dinheiro ALGUM ele seria capaz de vender a casa.
e) Com uma SIMPLES dose do medicamento ficou curada. Com uma dose SIMPLES do medicamento ficou curada.

resposta:[A]



(Pucmg1997) Para todas as alternativas, é possível, recorrendo às regras da norma culta escrita, a construção de um único período envolvendo as duas orações através do uso do pronome cujo (e variações), referente ao item destacado, EXCETO:
a) O comerciante é meu vizinho. O filho DELE foi seqüestrado.
b) Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo. Sou fã incondicional de SUAS obras.
c) Foram derrubadas várias árvores. As folhas DESSAS ÁRVORES apresentavam sinais de doença.
d) O retrato de meu avô continua me fitando da parede. Tenho poucas lembranças DELE.
e) O ministro será homenageado pelo Congresso. A população jamais se esquecerá das ações DELE.

resposta:[D]



(Pucmg1997) Assinale a opção cujo período, ao ser reescrito, está adequado à norma culta da língua.

a) Puseram os ovos na geladeira, antes que a empregada pensasse em fazer outra omelete para o menino. PUSERAM-LOS NA GELADEIRA, ANTES QUE A EMPREGADA PENSASSE EM FAZER-LHE OUTRA OMELETE.
b) Para nós, é muito difícil convencer o delegado. É-NOS MUITO DIFÍCIL CONVENCER-LHE.
c) Não quero fazer a paciente esperar. NÃO QUERO FAZER ELA ESPERAR.
d) Visitaria os presos se tivesse tempo. VISITARIA-OS SE TIVESSE TEMPO.
e) Tem visto Helena ultimamente? TEM-NA VISTO ULTIMAMENTE?

resposta:[E]



(Pucmg1997) Examine os dois verbetes a seguir, transcritos do DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS DA LÍNGUA PORTUGUESA (1989), de Francisco Fernandes. Em seguida, assinale a alternativa que possibilita o uso alternado das duas formas ESPIRAR e EXPIRAR.

"ESPIRAR: Sin. Respirar, exalar: Flores que espiram delicioso aroma. Soprar."

"EXPIRAR: Sin. Respirar, exalar, bafejar, espirar: O hálito de paz que tudo aí expirava (Herculano). Morrer, falecer, acabar. Terminar, finalizar, findar: O prazo ainda não expirou. Extinguir-se, desfazer-se, dissipar-se: Expirou seu prestígio, sua fama. Ant. - Inspirar."

a) Quando expirará o prazo para o pagamento?
b) Minha preocupação parece jamais expirar.
c) O mandato do presidente expira na próxima semana.
d) O paciente deu um gemido e expirou.
e) Expirou a herança que o pai lhe deixara.

resposta:[D]



(Pucmg1997) Todas as alternativas apresentam características românticas do texto, EXCETO:
a) o eu-lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
b) o eu-poético expressa suas emoções.
c) o autor dissocia os aspectos formais dos emocionais.
d) a voz poética revela-se saudosista.
e) o autor apresenta elementos de brasilidade.

resposta:[C]



(Pucmg1997) Assinale o dado lingüístico que liga o trecho ao estilo romântico.
a) pontuação expressiva.
b) predominância de adjetivos.
c) elementos sofisticados para cenário.
d) verbos para exaltação do tempo presente.
e) pronomes possessivos garantem o egocentrismo.

resposta:[A]



(Pucmg1997) Texto I
"Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo claramente
Na vossa ardente vista o sol ardente,
e na rosada face a aurora fria;

Enquanto pois produz, enquanto cria
Essa esfera gentil, mina excelente
No cabelo o metal mais reluzente,
E na boca a mais fina pedraria.

Gozai, gozai da flor da formosura,
Antes que o frio da madura idade
Tronco deixe despido o que é verdura.

Que passado o zenith da mocidade,
Sem a noite encontrar da sepultura,
É cada dia ocaso da beldade."
(Gregório de Matos)

Texto II
"Minha bela Marilia, tudo passa;
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça.
Estão os mesmos deuses
Sujeitos ao poder do ímpio Fado:
Apolo já fugiu do Céu brilhante,
Já foi pastor de gado.

Ah! enquanto os Destinos impiedosos
Não voltam contra nós a face irada,
Façamos, sim façamos, doce amada,
Os nossos breves dias mais ditosos,
Um coração, que frouxo
A grata posse de seu bem difere,
A si, Marília, a si próprio rouba,
E a si próprio fere.

Ornemos nossas testas com as flores;
E façamos de feno um brando leito,
Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
Gozemos do prazer de sãos Amores.
Sobre as nossas cabeças,
Sem que o possam deter, o tempo corre;
E para nós o tempo, que se passa,
Também, Marilia, morre."
(Tomás Antônio Gonzaga)

O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é correto afirmar, EXCETO:
a) os barrocos e árcades expressam sentimentos.
b) as construções sintáticas barrocas revelam um interior conturbado.
c) o desejo de viver o prazer é dirigido à amada nos dois textos.
d) os árcades têm uma visão de mundo mais angustiada que os barrocos.
e) a fugacidade do tempo é temática comum aos dois estilos.

resposta:[D]



(Pucmg1997) "Meu coração estrala ...

Que imagem sem verdade,
... Porém não tive idéia de mentir ...
Foram os nervos, a alma?
Que quer dizer estralo!
Nem ao menos sou padre Vieira ...

Ôh dicionário pequitito ! ..."

O texto anterior vincula-se ao estilo de época Modernismo porque:
a) apresenta um eu-lírico sentimental.
b) mostra despreocupação com a linguagem formal.
c) discute aspectos revolucionários.
d) convida o leitor a questionar-se.
e) brinca com os sentimentos do leitor.

resposta:[B]



(Pucmg1997) "Cidade de Ironia e da Beleza,
Fica na dobra azul de um golfo pensativo,
Entre cintas de praias cristalinas,
Rasgando iluminuras de colinas,
Com a graça ornamental de um cromo vivo."

O trecho anterior pertence ao estilo de época:
a) Barroco, porque mostra a cidade antiteticamente.
b) Arcadismo, porque apresenta idéias de rejeição ao que é urbano.
c) Romantismo, porque a visão apresentada é negativa.
d) Simbolismo, porque sugere impressões através dos sentidos.
e) Modernismo, porque prenuncia mudanças radicais de estilo.

resposta:[D]







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