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Questões de português

Origem: Pucpr

(Pucpr2001) Quando o autor do texto afirma:

"A sua música ficou."

Entende-se que:
a) a música do Brasil ficou triste.
b) o samba ficou triste.
c) a música de Baden Powell ficou triste.
d) a música de Baden Powell permanecerá viva.
e) o texto está incompleto.

resposta:[D]



(Pucpr2001) Pelo texto, pode-se deduzir que Carlos Paredes:
a) também morreu.
b) foi amigo de Baden Powell.
c) tocava e compunha samba.
d) também pertenceu à bossa nova.
e) também é músico.

resposta:[E]



(Pucpr2001) Considerando apenas o sentido próprio, denotativo, e não o sentido figurado, conotativo, assinale a alternativa que contenha um sinônimo para a palavra SENDA:
a) vereda.
b) casa.
c) banda.
d) turma.
e) companhia.

resposta:[A]



(Pucpr2001) Observe:

"Revolucionou a forma de tocar violão, acrescentando-lhe saudade, beleza e ritmo."

O pronome LHE do exemplo refere-se:
a) a Powell, sujeito oculto da oração.
b) à forma de tocar violão.
c) a saudade, beleza e ritmo.
d) somente à palavra mais próxima: saudade.
e) à forma verbal acrescentando, à qual está ligado por hífen.

resposta:[B]



(Pucpr2001) Quanto ao sentido figurado no texto, considere as três figuras abaixo relacionadas, cada uma identificada por uma de suas características mais genéricas:

I- eufemismo: suavização de uma palavra ou expressão;
II- metonímia: a parte pelo todo;
III- personificação: atribuição de vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas.

A seguir, observe os exemplos e os relacione com as figuras de linguagem:

( ) "A bossa nova ficou mais triste."
( ) "Baden Powell deixou o mundo em saudade."
( ) "Powell tinha a arte na ponta dos dedos."

A seqüência correta é:
a) III, I, II.
b) II, III, I.
c) III, II, I.
d) II, I, III.
e) I, III, II.

resposta:[A]



(Pucpr2001) Observe estes nomes de músicos que aparecem no texto:

Vinícius, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz.

Dos nomes relacionados, podemos saber, pelo texto, que já faleceu ou faleceram:

a) apenas Vinícius.
b) apenas Tom Jobim.
c) apenas Vinícius e Tom Jobim.
d) apenas Vinícius, Tom Jobim e João Gilberto.
e) Vinícius, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz.

resposta:[C]



(Pucpr2001) Considerando o que está dito no enunciado acima, assinale a alternativa que contém uma afirmação FALSA:
a) As formas verbais HAVIA PARTIDO e DEIXOU expressam ações simultâneas.
b) A forma verbal HAVIA PARTIDO expressa uma ação anterior à forma verbal DEIXOU.
c) O enunciado é composto de duas orações que encerram uma relação de causa e conseqüência.
d) A forma verbal HAVIA PARTIDO pode ser substituída por PARTIRA sem que, com isso, haja prejuízo do significado.
e) Há, no enunciado, uma ambigüidade gerada pela locução SUA MÃE.

resposta:[A]



(Pucpr2001) Pode-se afirmar que a expressão O QUE tem como antecedente os termos:
a) O pai,
b) havia partido,
c) ao filho,
d) nenhum recado,
e) toda a parte do enunciado que antecede à própria expressão O QUE

resposta:[E]



(Pucpr2001) Observe a frase que segue:

"Não posso lhe garantir QUE TODOS ESTARÃO PRESENTES À SUA FESTA DE FORMATURA".

Do enunciado acima, pode-se afirmar que a parte destacada desempenha a função de:
a) sujeito de POSSO,
b) objeto direto de POSSO,
c) objeto indireto de POSSO,
d) objeto direto de GARANTIR,
e) objeto indireto de GARANTIR.

resposta:[D]



(Pucpr2001) Considerando o registro culto da linguagem, apenas um dos enunciados abaixo pode ter o pontilhado preenchido corretamente por LHE. Qual é ele?

a) Jamais......vi levar seus filhos à escola.
b) Saiba que ainda......quero muito bem.
c) Certamente, a mãe é a pessoa que mais......estima.
d) Espero que a partir de agora todos......deixem em paz.
e) Não......convido nunca mais para a festa do meu aniversário.

resposta:[B]



(Pucpr2001) Assinale a alternativa em cujo enunciado o pronome que está entre parênteses pode ser colocado corretamente em qualquer um dos pontilhados.

a) Ninguém ...... irá ...... esquecer ...... tão cedo. (te).
b) ...... Estou ...... dizendo ...... a pura verdade. (lhe).
c) Ela ...... quer ..... dizer ...... o que aconteceu de fato. (me).
d) ...... Haviam ...... encontrado ...... até então duas vezes. (se).
e) ...... Mandou ...... vir ...... mais cedo no dia seguinte. (me).

resposta:[C]



(Pucpr2001) Observe o enunciado e preencha os parênteses com os sinais de pontuação adequados:

"A partir daquele dia ( ) o filho assumia várias responsabilidades familiares ( ) a de levar o irmão à escola ( ) a de buscar a mãe na loja ( ) a de fazer todas as compras do dia."

Os espaços foram preenchidos, na seqüência, com:
a) ponto-e-vírgula / vírgula / vírgula / vírgula
b) vírgula / dois pontos / dois pontos / vírgula
c) ponto-e-vírgula / ponto-e-vírgula / ponto-e-vírgula / ponto-e-vírgula
d) vírgula / dois pontos / ponto-e-vírgula / ponto-e-vírgula
e) dois pontos / ponto-e-vírgula / vírgula / vírgula

resposta:[D]



(Pucpr2001) Observe as afirmações abaixo que definem as principais características de diferentes correntes estéticas da literatura e aponte a seqüência das que estiverem corretas:

I- O Romantismo apresenta uma temática voltada à individualidade, chegando ao exagero na exposição dos sentimentos e à subjetividade no julgamento do mundo e dos homens. Mantém a descrição de uma natureza meramente decorativa e busca o hermetismo na poesia.
II- O Parnasianismo foi marcado pelo cientificismo, pela poesia filosófico-científica e socialista, pela recusa à idealização romântica e pelo culto da forma. Já o Simbolismo buscou o culto da forma sonora e visual, o misticismo, o espiritualismo, as expressões do inconsciente e a sugestividade.
III- A produção contemporânea se qualifica pela atomização da palavra, pelo discurso descontínuo e fragmentado, pelo realismo fantástico, pelo experimentalismo, pela associação com a psicanálise e pela mistura de gêneros e estilos.

Está ou estão corretas:
a) I, II e III.
b) apenas I e II.
c) apenas II e III.
d) apenas II.
e) apenas III.

resposta:[E]



(Pucpr2001) Com base na leitura de "Dom Casmurro", e considerando a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS.

( ) Escrito quando o Realismo era a estética dominante, "Dom Casmurro" é antes um "romance filosófico" que um "romance social".
( ) Ao contrário de diversas heroínas românticas, punidas com a morte por comportamentos inadequados para os padrões de sua época, a principal personagem feminina de "Dom Casmurro" não morre no final da narrativa.
( ) Ainda que acreditasse não ser pai de Ezequiel, Bento Santiago não deixou que isso interferisse na relação pai-filho, e sempre quis ter o rapaz muito perto de si.
( ) Assim como em "Esaú e Jacó", a presença do Imperador e as referências à vida política brasileira são constantes em "Dom Casmurro" e interferem nos acontecimentos narrados.

A seqüência correta é:
a) V, F, F, F.
b) F, F, F, V.
c) F, V, F, V.
d) V, V, V, F
e) F, V, F, F.

resposta:[A]



(Pucpr2001) "Mas em mãos de profissionais, de mestres habilitados que estudam o caminho e a força dos ventos, que mapeiam os itinerários (no Rio, quando bem lançados, os balões buscam invariavelmente o caminho do mar), as gigantescas lanternas coloridas escreviam, nos céus da cidade, uma história de luz e liberdade."

Com base no trecho citado, assinale a alternativa correta para "Quase memória", de Carlos Heitor Cony:

a) O balão equivale à memória do romancista, que busca em seu relato atingir a liberdade formal.
b) Os conflitos com o pai podem se resumir ao êxito de soltar balões grandes e coloridos.
c) O "Rei dos Reis", apelido do pai do narrador, lhe foi dado por haver soltado balões imensos e superiores aos de outros baloneiros.
d) A "história de luz e liberdade" inicia quando o narrador descobre o conteúdo do misterioso pacote.
e) Narrar a "história de luz e liberdade" é o objetivo do narrador ao rememorar e depois escrever a história do pai.

resposta:[E]



(Pucpr2001) A respeito de "Bagagem", de Adélia Prado, é correto afirmar:
a) O título do livro faz referência às conquistas formais acumuladas pela autora desde sua estréia até esta obra, publicada no final da década de 90.
b) Para Adélia Prado, a poesia pode brotar tanto das manifestações que arrebatam o espírito como do dia-a-dia mais prosaico.
c) A linguagem oralizante é recurso freqüente, podendo ser exemplificada pelos versos seguintes: "Louvado sejas, porque eu quero pecar / contra o afinal sítio aprazível dos mortos".
d) A solidão é um motivo poético constante: isolada da família e da sociedade, a poeta lamenta sua falta de participação na vida da comunidade.
e) A autora recupera valores importantes da estética romântica, como, por exemplo, a temática do amor não correspondido e a idealização do ser amado.

resposta:[B]



(Pucpr2001) Na visão de mundo de Guimarães Rosa, o bem e o mal aparecem relativizados, e o maniqueísmo não prevalece na constituição de suas personagens.
Identifique, nos exemplos fornecidos, aquele que é FALSO em relação à constituição das personagens de "Sagarana":
a) Em "Duelo", o enfoque dos encontros e desencontros entre Cassiano Gomes e Turíbio Todo faz questionar a possibilidade de identificar vítimas ou culpados, heróis ou vilões.
b) Em "A hora e vez de Augusto Matraga", as transformações sucessivas do protagonista, de facínora a devoto, resultam no equilíbrio final, revelado plenamente na hora de sua morte.
c) Em "São Marcos", a cegueira do narrador pode ser interpretada como reação do feiticeiro Mangolô a suas provocações atrevidas e preconceituosas.
d) Em "Conversa de bois", há consenso entre os bois, que consideram os seres humanos como seres superiores a eles, por reunirem em suas personalidades características contraditórias.
e) Em "Sarapalha", a desavença final entre os primos Argemiro e Ribeiro resulta de um desejo reprimido por um deles durante muitos anos; Primo Argemiro acreditava merecer o perdão, mas Primo Ribeiro não o perdoou.

resposta:[D]



(Pucpr2001) Trecho do poema "Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto:

"O que me fez retirar
não foi a grande cobiça;
o que apenas busquei
foi defender minha vida
da tal velhice que chega
antes de se inteirar trinta;
se na serra vivi vinte,
se alcancei lá tal medida,
o que pensei retirando,
foi estendê-la um pouco ainda.
Mas não senti diferença
entre o Agreste e a Caatinga,
e entre a Caatinga e aqui a Mata
a diferença é a mais mínima.
Está apenas em que a terra
é por aqui mais macia;
está apenas no pavio,
ou melhor na lamparina:
pois é igual o querosene
que em toda parte ilumina,
e quer nesta terra gorda
quer na serra de caliça,
a vida arde sempre com
a mesma chama mortiça."

Aponte a alternativa que contém os versos que expressam a síntese da idéia principal do poema "Morte e vida severina":
a) "O que me fez retirar não foi a grande cobiça;"
b) "entre o Agreste e a Caatinga,e entre a Caatinga e aqui a Mata;"
c) "Está apenas em que a terra é por aqui mais macia;"
d) "e quer nesta terra gorda quer na serra de caliça;"
e) "a vida arde sempre com a mesma chama mortiça."

resposta:[E]



(Pucpr2001) Considere a maneira como alguns autores brasileiros abordam em suas obras assuntos relacionados à religiosidade, à fé e às crenças populares e assinale a alternativa verdadeira:

a) Machado de Assis, em "Dom Casmurro", relata a súbita mudança de opinião religiosa da mãe de Bentinho, que a fez abrir mão da promessa de encaminhar o menino à vida religiosa.
b) Em "Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto, as personagens que se apresentam como ciganas do Egito prevêem um futuro tranqüilo para o recém-nascido.
c) Em "Sagarana", de Guimarães Rosa, várias personagens acreditam na força de entidades mágicas; são exemplos as experiências dos protagonistas de "São Marcos" e de "Corpo fechado".
d) A maneira distante com que Adélia Prado observa a tradição católica resulta em uma visão impessoal em relação aos personagens e assuntos religiosos.
e) Em "Quase memória", de Carlos Heitor Cony, o narrador guarda somente más lembranças dos padres com quem conviveu quando estudava no Seminário.

resposta:[C]







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