Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Uem

(Uem2004) Para defender o emprego da biotecnologia na agricultura brasileira, o autor do texto:

01) apresenta argumentos de renomada figura brasileira.
02) lista uma série de países que se preocupam em conhecer os efeitos dessa ciência, no homem.
04) transcreve as idéias sobre o tema de um cientista de Missouri.
08) argumenta referindo-se ao uso dessa ciência nas pequenas propriedades de países do terceiro mundo.
16) destaca pesquisas realizadas pela empresa em que trabalha, a Monsanto.
32) ignora a participação asiática nos estudos do desenvolvimento científico.
64) critica o agricultor brasileiro por não querer usar essa ciência.

resposta:27



(Uem2004) Na língua portuguesa, existem dois tipos de concordância: a verbal e a nominal. Sobre a concordância do(s) verbo(s) e do(s) nome(s) destacado(s), assinale a(s) alternativa(s) cuja justificativa que o(s) acompanha esteja adequada.

01) Em "...a segurança alimentar dos produtos transgênicos hoje COMERCIALIZADOS em diversos países." (2¡. parágrafo), o particípio, forma nominal do verbo comercializar, concorda com países, masculino plural.
02) Em "O emérito jurista, professor e doutor Miguel Reale, quando ABORDA o tema do paradigma FUNDAMENTAL..." (4¡. parágrafo), o verbo encontra-se na terceira pessoa do singular porque concorda com o sujeito "tema" e o adjetivo está no singular porque concorda com o mesmo sujeito.
04) Em "... e não lastreadas em hipóteses, interpretações tendenciosas, princípios ou precauções IDEOLÓGICOS." (1¡. parágrafo), o adjetivo destacado encontra-se no masculino plural porque concorda com um conjunto de nomes, dentre os quais, encontra-se um no masculino.
08) Em "Nunca HOUVE nenhum efeito NOCIVO..." (8¡. parágrafo), o verbo encontra-se na terceira pessoa do singular por se tratar de verbo impessoal e o adjetivo, também no singular, por concordar com o substantivo efeito.
16) No 8¡. parágrafo, o artigo "a", cujo antecedente é "Monsanto", em "... dA Monsanto, ...", encontra-se no feminino singular porque o autor do texto fez uma concordância ideológica com o substantivo feminino "empresa".
32) Em "O que ESTÁ em questão hoje É a aplicação..." (10¡. parágrafo), a primeira forma verbal destacada encontra-se na terceira pessoa do singular porque concorda com o "que", pronome relativo com função de sujeito, e a segunda está, também, na terceira pessoa do singular por concordar com o sujeito "a aplicação".

resposta:60



(Uem2004) Os pronomes relativos são recursos lingüísticos, dentre outros, de que se vale o autor do texto para referir-se a um termo antecedente; além de terem uma função dentro da oração que iniciam, introduzem, no período, uma oração adjetiva. Sobre os pronomes relativos, assinale o que for adequado.

01) O pronome relativo "que" refere-se, respectivamente, a "tema", em "A biotecnologia é um tema que está acima dos interesses..." (1¡. parágrafo), e a "debate", em "A biotecnologia é uma ciência que tem sido desenvolvida..." (3¡. parágrafo).
02) Em "... ao contrário do que dá a entender o artigo de João Pedro Stedile e Jean Marc von der Weid..." (1¡. parágrafo), o pronome relativo "que" resgata o "do", que equivale a "daquilo", iniciando uma oração adjetiva restritiva, assim como em "Ao contrário do que a percepção nos leva a pensar..." (9¡. parágrafo).
04) No 6¡. parágrafo, em "... produtos desenvolvidos pela biotecnologia, como o arroz dourado, que contém mais betacaroteno...", o pronome relativo "que" inicia uma oração adjetiva explicativa, marcada pelas vírgulas, ao mesmo tempo em que resgata "o arroz dourado".
08) Nas orações "...todas as nações onde a biotecnologia já é uma realidade..." (6¡. parágrafo) e "...da Argentina e dos Estados Unidos, onde quase a totalidade..." (9¡. parágrafo), o pronome relativo "onde" mantém a mesma função sintática (adjunto adverbial), apesar de existir, na segunda oração, uma vírgula antecedendo esse pronome.
16) O pronome relativo "que", em "...toda a cadeia agrícola produtiva, que necessita de melhoramentos contínuos..." (3¡. parágrafo), pode ser substituído por "onde", visto que ambos têm o mesmo valor semântico de lugar.
32) Em "É natural que, em tal conjuntura, haja assombro..." (5¡. parágrafo), o "que", embora tenha como antecedente o nome "natural", não é um pronome relativo.

resposta:46



(Uem2004) A maneira como os verbos e os nomes se articulam com seus complementos, nas orações, denomina-se regência. Sobre a regência dos verbos e dos nomes destacados, assinale o que for adequado.

01) Em "... NECESSITA de melhoramentos..." e em "... a conseqüente NECESSIDADE de alimentos..." (3¡. parágrafo), há, respectivamente, um verbo transitivo indireto e um substantivo que requer um complemento nominal regido por preposição.
02) No 1¡. parágrafo, em "TRATA-SE de um debate...", a forma verbal destacada é um verbo de ligação.
04) No 4¡. parágrafo, em "... como ACONTECEU com Copérnico...", a forma verbal destacada é um verbo transitivo direto.
08) Em "... FICARMOS ATRELADOS a uma estagnação..." (6¡. parágrafo), estão destacados um verbo transitivo direto e seu objeto, que é um nome que não rege preposição.
16) No 5¡. parágrafo, em "... porquanto É PRÓPRIO da ciência...", estão destacados um verbo de ligação e seu predicativo, que é um nome que rege um complemento com preposição.
32) No 5¡. parágrafo, em "... TIRAR proveito DAS DESCOBERTAS...", estão destacados um verbo transitivo direto e um complemento nominal, regido de preposição pelo antecedente, o substantivo "proveito".

resposta:49



(Uem2004) Assinale a(s) alternativa(s) cuja(s) palavra(s) destacada(s) tenha(m) sentido correspondente ao da(s) palavra(s) posposta(s) ao travessão, de acordo com o texto.

01) "...e as decisões, tomadas com base em fatos, evidências científicas comprovadas, e não LASTREADAS em hipóteses..." (1¡. parágrafo) - descartadas.
02) "É natural que, em tal CONJUNTURA, haja assombros e protestos..." (5¡. parágrafo) - situação.
04) "...sob o risco de, em não o fazendo, ficarmos ATRELADOS a uma ESTAGNAÇÃO no ciclo evolutivo..." (6¡. parágrafo) - presos; paralisação.
08) "...a aplicação de uma ferramenta tecnológica ADICIONAL..." (10¡. parágrafo) - complementar.
16) "Nunca houve nenhum efeito NOCIVO à saúde..." (8¡. parágrafo) - prejudicial.
32) "Ao contrário do que a PERCEPÇÃO nos leva a pensar..." (9¡. parágrafo) - compreensão.

resposta:62



(Uem2004) Sobre os sinais de pontuação empregados no texto de Rick Greubel, assinale o que for adequado.

01) No 1¡. parágrafo, as vírgulas se justificam por, em todos os seus registros, estarem introduzindo expressões explicativas.
02) No 2¡. parágrafo, em "Nesse aspecto, centenas de cientistas e acadêmicos de todo o mundo, incluindo aqueles ligados a entidades respeitadas, como a Comissão Científica do Parlamento da União Européia, (...) a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) ...", as vírgulas são utilizadas para, primeiramente, separar um adjunto adverbial deslocado para o início do período e, após, para separar termos de uma enumeração, constituída de nomes referentes a "entidades respeitadas".
04) No 4¡. parágrafo, em "O emérito jurista, professor e doutor Miguel Reale, quando...", as vírgulas separam um aposto.
08) No 4¡. parágrafo, o autor emprega reticências (...) em "ao estabelecer a regra de evolução dos organismos vivos...", para expressar idéia de continuação, com outros possíveis exemplos.
16) Em "Aliás, a 'moratória', agora contestada pela Comissão do Parlamento Europeu, aos produtos geneticamente modificados ..." (9¡. parágrafo), as vírgulas separam, primeiramente, uma expressão explicativa; após, a vírgula introduz uma oração explicativa referente ao termo antecedente "a moratória".
32) O travessão, em "... aos produtos geneticamente modificados se aplica apenas aos novos produtos - aqueles aprovados até 1998 estão liberados ..." (9¡. parágrafo), introduz duas orações com sentido causal.
64) No 9¡. parágrafo, os parênteses, em "(comenta-se que seria mais da metade de seu consumo)", têm a função de destacar uma oração de caráter explicativo-intercalativo, em situação de aparte.

resposta:92



(Uem2004) Na língua portuguesa, há palavras que recebem acento gráfico, obedecendo a regras da variedade escrita padrão-culta. Assinale a(s) alternativa(s) que adequadamente justifica(m) o acento gráfico das palavras destacadas.

01) "contrário", "vários", "evidências" e "princípios" (1¡. parágrafo), assim como "Ciências" (2¡. parágrafo) e "contínuos" (3¡. parágrafo), são algumas das palavras paroxítonas do texto que levam acento gráfico por terminarem em ditongo crescente, seguido ou não de "s".
02) "hipóteses" e "ideológicos" (1¡. parágrafo), tal qual "países" (2¡. parágrafo), "emérito" (4¡. parágrafo), "benefícios" (6¡. parágrafo) e tecnológica (10¡. parágrafo), são algumas das palavras do texto que, por serem proparoxítonas, levam acento gráfico.
04) O acento gráfico em "Saúde" (2¡. parágrafo) e em "idéia" (4¡. parágrafo) marca, em ambos os vocábulos, o hiato.
08) Em "Aliás" (9¡. parágrafo) e "está" (10¡. parágrafo), o acento gráfico justifica-se porque ambas as palavras são oxítonas terminadas em "a", seguidas ou não de "s".
16) "possível" (5¡. parágrafo) assim como "moratória" (9¡. parágrafo) são palavras paroxítonas cujos acentos gráficos se justificam, respectivamente, por terminarem em "l" e em ditongo crescente.
32) "têm" (2¡. parágrafo) e "vêm" (8¡. parágrafo) levam acento gráfico para marcarem a terceira pessoa do plural dos verbos "ter" e "vir", respectivamente.

resposta:57



(Uem2004) A leitura do texto permite entender que:

01) a biotecnologia oferece à agricultura novos rumos de desenvolvimento.
02) cabe ao agricultor brasileiro a escolha pelo plantio de sementes e de produtos geneticamente modificados.
04) a biotecnologia, para o Brasil, merece o apreço na manutenção de seu papel agrícola no mundo.
08) os avanços tecnológicos implantados pela biotecnologia trazem insegurança à população.
16) o Brasil se recusa a abrir mão dos avanços tecnológicos proporcionados pela biotecnologia.
32) o Brasil, ao usufruir dos benefícios tecnológicos, atrela-se à inércia no ciclo evolutivo mundial.
64) os riscos do uso da biotecnologia num país como o Brasil é um determinante do aumento de produtividade e de rentabilidade na agricultura.

resposta:15



(Uem2004) Sobre os registros lingüísticos do texto, assinale o que for adequado.

01) "O emérito jurista", no 4¡. parágrafo, trata-se de uma figura de linguagem que deprecia e ofende Miguel Reale.
02) No 8¡. parágrafo, o autor usa o acento grave indicador de crase em "...nocivo à saúde" porque "a saúde" trata-se de um complemento do nome "nocivo", ao qual se liga pela preposição "a", tal qual "ao meio ambiente" associa à preposição "a" o artigo masculino "o".
04) O autor, no 1¡. parágrafo, emprega "neste", em "neste espaço", porque se refere ao espaço - coluna do jornal - que está próximo dele, o autor da mensagem; enquanto emprega "nesse", em "Nesse aspecto,..." (2¡. parágrafo), porque se refere ao que disse anteriormente.
08) No 6¡. parágrafo, a forma verbal "contém" encontra-se na terceira pessoa do singular, por isso tem acento agudo, concordando com o pronome relativo "que", seu sujeito, cujo antecedente é "o arroz dourado".
16) No 7¡. parágrafo, em "...oferecendo-lhes", "lhes" é um pronome oblíquo, cuja função, na oração, é a de objeto indireto.
32) No 9¡. parágrafo, "transgênica" tem a função de adjunto adnominal na oração "...onde quase a totalidade da soja plantada é transgênica".

resposta:30



(Uem2004) Sobre os fonemas vocálicos da língua portuguesa, expressos por letras na grafia da norma padrão-culta, assinale a(s) alternativa(s) adequada(s).

01) Em "biotEcnologia", a letra destacada corresponde ao fonema /e/, assim como a letra destacada em "genÉticos".
02) Em "contrário", "próprio", "Índia" e "ciência", as vogais finais dos vocábulos representam, na escrita, os ditongos crescentes /yo/, nos dois primeiros, e /ya/, nos dois últimos.
04) Em "dOUtor", "lavOUra", "pAUlatinamente" e "AUmento", as letras destacadas nos dois primeiros vocábulos correspondem aos fonemas /ow/ e, nas duas últimas, aos fonemas /aw/, que, segundo a regra da gramática da língua, denominam-se ditongos decrescentes.
08) Encontram-se fonemas vocálicos nasais em "simples", "medo", têm", "fazendo", "noturna", "humanidade".
16) Em "cegUeira", "peqUenos" e "qUestão", as letras destacadas correspondem ao fonema /u/.

resposta:6



(Uem2004) No texto de Rick Greubel, há mecanismos que auxiliam a progressão do tema: os mecanismos coesivos, os quais retomam termos ou passagens, bem como remetem a outros do texto ou do contexto. Sobre os mecanismos de coesão, assinale o que for adequado.

01) No 1¡. parágrafo, "Folha" remete ao jornal "Folha de S.Paulo", veículo em que foi publicado o texto do autor e o artigo de João Pedro Stedile e Jean Marc von der Weid.
02) No 1¡. parágrafo, "Trata-se" retoma o tema a biotecnologia.
04) No 3¡. parágrafo, o "que", pronome relativo, retoma "toda a cadeia agrícola produtiva" em "... beneficiando centenas e milhares de pequenos e grandes agricultores, multiplicadores de sementes, exportadores e toda a cadeia agrícola produtiva, que necessita de melhoramentos contínuos ..."
08) No 5¡. parágrafo, "tal conjuntura" retoma o que se expôs nos três parágrafos anteriores, assim como "Dessa forma" (6¡. parágrafo) o faz em relação aos quatro parágrafos anteriores.
16) No 6¡. parágrafo, o "o", em "não o fazendo", retoma "...adotadas as medidas de segurança apropriadas, como têm feito todas as nações onde a biotecnologia já é uma realidade..."
32) No 10¡. parágrafo, "uma ferramenta tecnológica adicional" retoma "proteína animal" (9¡. parágrafo)

resposta:13



(Uem2004) O texto organiza-se com parágrafos, períodos, orações e palavras. Estas, por sua vez, têm função específica nas orações em que se inserem. Sobre as funções das palavras nas orações, assinale o que for adequado.

01) No 1¡. parágrafo, "o artigo de João Pedro Stedile e Jean Marc von der Weid" é o sujeito composto do predicado "dá a entender".
02) No 2¡. parágrafo, "centenas de cientistas e acadêmicos de todo o mundo" é o sujeito do predicado "têm atestado a segurança alimentar dos produtos transgênicos hoje comercializados..."
04) No 3¡.parágrafo, "toda" é um pronome indefinido que tem a função de complemento nominal, em "toda a cadeia agrícola produtiva,..."
08) No 5¡. parágrafo, "assombro e protestos" é o objeto direto do predicado expresso pela forma verbal "haja".
16) No 6¡. parágrafo, o "o", em "... sob o risco de, em não o fazendo", é um pronome que, na oração, tem a função de objeto direto do predicado expresso pela forma verbal "fazendo".
32) No 6¡. parágrafo, "todas as nações" é o sujeito do predicado "têm feito".

resposta:58



(Uem2004) Leia o texto a seguir e assinale o que for correto.

Soneto de separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
(Vinícius de Moraes)

01) A teoria literária moderna reconhece três gêneros literários fundamentais - o épico, o lírico e o dramático - e, apesar de não fazer diferença de prestígio entre eles, não aceita a mistura deles em uma mesma obra literária. Podem-se subdividir esses três gêneros em espécies ou formas: o soneto é uma das formas dramáticas; a tragédia é uma das formas épicas; a balada é uma das formas líricas.
02) No texto acima, predomina o gênero dramático, que tem a sua manifestação mais viva nos aspectos trágicos, procurando representar os conflitos e os dramas vivenciados pelos homens e a precariedade do mundo em que estão inseridos. Nesse caso específico, trata-se de representar o drama da separação de dois amantes.
04) No texto acima, predomina o gênero lírico, caracterizado, essencialmente, por manifestar a subjetividade do eu-lírico, expressando-lhe os sentimentos, as emoções, o mundo interior. De modo geral, a musicalidade é um elemento fundamental no texto lírico. Nesse texto de Vinícius de Moraes, além das rimas, a ocorrência considerável de fonemas sibilantes /sê/ e a semelhança de som de palavras como fez, "espuma", "espalmadas", "espanto" etc. consistem nos principais recursos empregados pelo artista para alcançar a referida sonoridade.
08) No texto acima, pertencente ao gênero lírico, predomina: a) a antítese como figura de linguagem; b) a referência a fatos presentes como deflagradores do conflito do eu-lírico; c) a função conativa da linguagem; d) os versos decassílabos; e) as rimas consoantes, pobres e interpoladas; f) o emprego da linguagem figurada; g) a expressão do conflito do eu-lírico decorrente da separação amorosa.
16) Pode-se afirmar que: a) a antítese, figura de linguagem predominante no texto acima, exprime idéias cuja força significativa reside na oposição dos contrários. É o que acontece no verso "E do momento imóvel fez-se o drama", em que o conflito vivido pelo eu-lírico atinge seu ponto culminante; b) no texto literário, dependendo do contexto, uma mesma palavra pode ter uma significação objetiva (denotação) ou sugerir outras significações, marcadas pela subjetividade do emissor (conotação). No verso "De repente da calma fez-se o vento", as palavras estão empregadas em sentido figurado ou conotativo.
32) Pode-se afirmar que: a) o soneto, composto de dois quartetos e de dois tercetos, é uma das formas poemáticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre, conteúdo lírico; b) o soneto costuma conter uma reflexão sobre um tema ligado à vida humana. No texto acima, Vinícius de Moraes, ao retomar esse modo tradicional de compor versos, presta homenagem aos grandes clássicos da literatura, reconhecendo, no presente, a herança cultural do passado.

resposta:52



(Uem2004) Leia o fragmento a seguir e assinale o que for correto.

"Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo.
[...]
O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando os que não sabiam dançar. Mas, ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante."
(Aluísio Azevedo, "O cortiço")

Ilharga: cada uma das partes laterais e inferiores do baixo-ventre. Luxurioso: sensual, libidinoso. Despoticamente: tiranamente.

01) Pode-se afirmar sobre Aluísio Azevedo: a) é autor de uma produção literária heterogênea que comporta romances românticos, como "Uma lágrima de mulher" e "Casa de pensão", e romances naturalistas, como "O cortiço" e "O mulato"; b) seus romances naturalistas, escritos sob a influência de Émile Zola e de Eça de Queiroz, caracterizam-se pelo forte conteúdo social, em que são constantes as denúncias de preconceitos racial e de classe, a ambição desenfreada, os problemas morais e as injustiças e misérias sociais.
02) Pode-se afirmar sobre o estilo de época em que se enquadra o romance "O cortiço": a) a objetividade, uma de suas características mais importantes, é implementada por meio da escolha de um narrador que se coloca de forma imparcial e impessoal diante dos fatos narrados; b) a linguagem é mais simples que a linguagem utilizada pelos adeptos do Romantismo: os períodos são curtos, de compreensão mais imediata, visando atingir um público mais amplo.
04) Pode-se afirmar sobre o romance "O cortiço": a) narra a escalada social do imigrante português João Romão, dono do cortiço, onde transcorre a ação, e de uma serraria, onde trabalha a maioria dos moradores do lugar; b) o imigrante consegue acumular sua fortuna graças a sua avareza e ao auxílio de Bertoleza, sua escrava e amante; c) outro núcleo dramático do romance envolve o triângulo amoroso formado pelo casal português recém-chegado ao cortiço, Jerônimo e Piedade, e a mulata Rita Baiana.
08) Pode-se afirmar sobre as personagens que integram o romance "O cortiço": a) as situações apresentadas privilegiam menos os aspectos psicológicos das personagens e mais suas características exteriores; b) a ação das personagens são condicionadas a fatores naturais (temperamento, raça, clima) e a fatores sociais e culturais (ambiente e educação), apresentando relação de causa e efeito; trata-se da influência do determinismo, uma das teorias científicas da época que fundamentava ideologicamente o Naturalismo.
16) Pode-se afirmar sobre esse fragmento: a) é bastante significativo no conjunto da obra: mostra a dança da mulata Rita Baiana, responsável por despertar em Jerônimo a paixão e o desejo, que o fazem abandonar a esposa e os princípios lusitanos para viver com ela; b) retrata Rita Baiana como sendo uma mulher rude, libidinosa, sem recato ou pudor, portanto de características completamente diferentes daquelas peculiares às heroínas românticas, construídas como sendo educadas, meigas, frágeis e recatadas.
32) Pode-se afirmar sobre esse fragmento e sobre o romance ao qual ele pertence : a) as expressões "sofreguidão de gozo carnal", "requebrado luxurioso", "prazer grosso" enfatizam os aspectos sensuais do comportamento de Rita Baiana; b) a frase "o chorado arrastava-os a todos, despoticamente" demonstra o livre arbítrio do indivíduo em relação às imposições do meio, sua capacidade de reagir diante dos estímulos do ambiente; c) como Rita Baiana, as personagens do romance, de modo geral, assumem comportamentos que enfatizam o aspecto animal do ser humano; a expressão "movimentos de cobra amaldiçoada" é um exemplo disso.

resposta:26



(Uem2004) Leia o fragmento a seguir e assinale o que for correto.

"O bonde se arrastava, em seguida estacava. Até Humaitá tinha tempo de descansar. Foi então que olhou para o homem parado no ponto.
A diferença entre ele e os outros é que ele estava realmente parado. De pé, suas mãos se mantinham avançadas. Era um cego.
O que havia mais que fizesse Ana aprumar em desconfiança? Alguma coisa intranqüila estava sucedendo. Então ela viu: o cego mascava chicles.
[...] Ele mascava goma na escuridão. Sem sofrimento, com os olhos abertos."
(Clarice Lispector, "Amor", In: "Laços de família")

01) O conto "Amor", de Clarice Lispector, não é um dos mais típicos da autora, já que está centrado sobre uma problemática social, a do deficiente visual; mais especificamente, sobre o descaso a que o "diferente" é submetido em uma sociedade que privilegia a norma. Como integrante dessa sociedade, a protagonista Ana passa a questionar a legitimidade de sua organização e os valores sobre os quais está erigida.
02) A prosa de Clarice Lispector, inaugurada em 1944, com a publicação de seu primeiro romance, "Perto do coração selvagem", aparece em um cenário literário em que predominava a narrativa regionalista (romance de 30 ou ciclo nordestino), que, de modo geral, tratava das relações do homem com a seca e com a miséria, denunciando as relações de favor entre os poderosos e a política do coronelismo. Seu texto de caráter introspectivo, portanto, contrastava com a prosa em vigor. O uso intensivo do discurso indireto livre para captar o pensamento das personagens, como se verifica no recorte acima, faz quase desaparecer a história propriamente dita: ao invés da narrativa de acontecimentos, com começo, meio e fim, tem-se a revelação do universo psicológico das personagens, com base na memória e na emoção.
04) No conto "Amor", como é comum nos textos de Clarice Lispector, acontece um momento, que a crítica costuma chamar de EPIFANIA ou de REVELAÇÃO, em que a personagem, mediante uma imagem ou um acontecimento qualquer, defronta-se repentinamente com uma verdade que lhe confere uma nova maneira de "ler" a realidade. Em outras palavras, um acontecimento que parece banal, desprovido de importância, provoca uma iluminação repentina na consciência da personagem. Em "Amor", a imagem do cego mascando chiclete desencadeia em Ana um processo de autoconhecimento que a leva a refletir acerca da legitimidade da organização da sua vida cotidiana.
08) No quadro da terceira geração do Modernismo no Brasil, pode-se afirmar que Clarice Lispector e João Guimarães Rosa inauguram um novo estilo literário. Clarice Lispector inova em relação à: 1) temática (sondagem do universo psicológico de suas criaturas); 2) estrutura da narrativa (ruptura com a linearidade/ fluxo da consciência); 3) linguagem (transita entre a prosa narrativa e as imagens típicas da poesia). Guimarães Rosa confere à temática do regional um caráter filosófico, recriando o mundo sertanejo pela linguagem, a partir da apropriação de recursos da oralidade, da criação de neologismos, dos desvios de sintaxe, entre outros.
16) Com base no conto destacado e na obra de Clarice Lispector em geral, pode-se afirmar que, para a autora, a literatura é um caminho para explicar a realidade da vida. Por isso, em sua ficção, sempre há a preocupação com a explicação das causas sociais e políticas dos acontecimentos que condicionam a vida das personagens, e o enredo assume importância maior no texto.

resposta:14



(Uem2004) Sobre as obras "Melhores Contos", de Lima Barreto, e "O Risco do Bordado", de Autran Dourado, assinale o que for correto.

01) "Melhores Contos", de Lima Barreto, é uma antologia que exemplifica bem certas características do escritor. Os contos são, em sua maioria, cômicos, levando o leitor a rir dos costumes da província, evidenciando a tendência de Lima Barreto a valorizar a vida na cidade grande - mais especificamente no Rio de Janeiro - como sinônimo de civilização, em oposição à ignorância, à superstição e à pretensão dos habitantes dos vilarejos interioranos.
02) Em relação ao modo de construção da personagem Raimundo Flamel, em "A Nova Califórnia", existe um jogo interessante de possíveis significações: Flamel é caracterizado de forma propositadamente ambígua, com adjetivos que ora sugerem que ele seja um cientista dedicado, ora que ele seja um ente demoníaco enviado para levar o povo da cidadezinha à perdição.
04) A personagem Cora, de "A Nova Califórnia", é uma sátira cruel à mocinha idealizada pelo padrão romântico. Linda, acreditando-se predestinada a um casamento "de conto de fadas", sua imagem no cemitério é destinada a provocar a repugnância do leitor, mostrando que a ganância pode levar, inclusive as criaturas aparentemente mais belas, a atos horrendos, como a violação de sepulturas e o desrespeito aos cadáveres.
08) A personagem Cora, no conto "Nova Califórnia", de Lima Barreto, é uma releitura pré-modernista da heroína romântica. Linda, com idéias avançadas, independente, Cora poderia ser um ícone da "nova mulher"; mas, obcecada pela idéia de fazer um casamento que a tire da cidadezinha pacata, ela joga seu potencial fora, ao ceder à tentação de ir ao cemitério, tornando-se objeto de horror e de repúdio de toda a população local.
16) A antologia "Melhores Contos", de Lima Barreto, é uma seleção que exemplifica bem as características mais marcantes desse autor. Trata-se de contos que enfatizam o lado mais baixo da natureza humana, como a cobiça e a capacidade para mentira e para hipocrisia. Lima Barreto é considerado um pessimista, fazendo, sistematicamente, uma denúncia cínica da sociedade brasileira.
32) Em "O Risco do Bordado", de Autran Dourado, encontra-se uma trajetória singular: a do jagunço Xambá. Inicialmente um malfeitor, "valentão", homem temido, ele vai, pouco a pouco, através da voz do narrador, tornando-se uma espécie de herói que não deu certo. O leitor, inicialmente pouco simpático ao criminoso, começa a ser levado a simpatizar com sua valentia, e essa simpatia vai cristalizar-se no fim do livro, quando Xambá é morto em conseqüência de uma traição, cometida por um homem que deveria defender a lei: Dionísio, o delegado.
64) O cabo Militão, personagem de "O Risco do Bordado", tem papel fundamental na trama da terceira parte do romance: fisicamente forte, mas de enorme delicadeza de sentimentos, ele é o oposto de Xambá, o valentão. Ao contrário do jagunço, ele é incapaz de trair ou de desrespeitar a autoridade constituída. Ao ver-se envolvido na morte de Xambá, sente repugnância pela violência cometida contra um homem acossado e ganha, definitivamente, a simpatia do leitor ao proferir as palavras finais: "Era um valente".

resposta:54



(Uem2004) Sobre o romance "Incidente em Antares", de Érico Veríssimo, assinale o que for correto.

01) "Incidente em Antares", romance pertencente à terceira fase da prosa de Érico Veríssimo, tem elementos regionalistas nítidos, mas supera as preocupações do regionalismo ao utilizar a história do Rio Grande do Sul como recurso para retratar criticamente o momento pelo qual passava o Brasil como um todo, utilizando, para tal fim, a mescla de fatos históricos e ficcionais, sendo os últimos de dois tipos: verossímeis (ou seja, realistas) e fantásticos.
02) "Incidente em Antares", romance considerado pertencente à segunda fase da prosa de Érico Veríssimo, pode ser descrito como um típico romance regionalista. Tal afirmação pode ser justificada através de exemplos tirados do texto, como a minuciosa reconstituição do passado histórico de Antares, feito com base em documentos encontrados por pesquisadores.
04) "Incidente em Antares" é, basicamente, a saga de duas famílias, inicialmente inimigas, depois tornadas aliadas pelas circunstâncias. Da mesma maneira que "O Tempo e o Vento", é um romance histórico, centrado nas vidas das várias gerações das famílias Vacariano e Campolargo.
08) "Incidente em Antares" é, basicamente, um romance psicológico, empenhado em desvendar ao leitor as motivações inconscientes das suas personagens. Como exemplo, tem-se Valentina e Pedro Paulo, com sua atração proibida, reprimida, que jamais chega a se realizar, mas que é visível e plenamente analisada para o leitor.
16) "Incidente em Antares", romance da primeira fase da prosa de Érico Veríssimo, compõe, juntamente com "Clarissa" e "Olhai os Lírios do Campo", uma trilogia que fez enorme sucesso junto ao público feminino, por sua temática branda, lírica e afetuosa, sua linguagem poética e seu tratamento ingênuo e otimista de assuntos como a adolescência, a vida pacata numa cidadezinha gaúcha, o primeiro amor.
32) A construção da personagem Quitéria Campolargo é considerada "problemática" por muitos estudiosos: seu comportamento sofre uma mudança radical. De matrona poderosa, mandona, respeitada por todos, ela passa a defender os pobres e a tomar seu partido em praça pública, sem que haja uma explicação clara dos motivos de tal mudança. Embora o contexto de sua mudança seja fantástico, não se pode, logicamente, esperar que uma alteração tão grande de comportamento aconteça numa personagem bem construída.
64) A relação das personagens Ritinha e Joãozinho Paz é comovente, e a metáfora escolhida pelo Padre para significar a Joãozinho que a mulher está a salvo vem enfatizar seu significado simbólico no contexto do romance: a viúva, grávida, despedindo-se do marido amado, é comparada à Virgem Maria, fugindo da perseguição de Herodes.

resposta:65



(Uem2004) Assinale o que for correto.

01) O Barroco foi um estilo de época que teve seu apogeu no século XVII. Uma de suas principais características é o culto do contraste, espécie de reflexo dos conflitos do homem da época, ansioso por encontrar uma síntese entre elementos contraditórios que o atraem, como razão e fé. Em função disso, o escritor barroco enfatiza o inconsistente, o efêmero, analisa a realidade por meio dos sentidos. Daí as figuras de linguagem como a metáfora, a antítese, o paradoxo, o oxímoro serem comuns em seus poemas. Os versos que seguem, retirados de um poema de Gregório de Matos, um dos principais representantes do estilo no Brasil, são, nesse sentido, exemplares: "Se és fogo, como passas brandamente?/ Se és neve, como queimas com porfia?".
02) O Arcadismo está associado ao Iluminismo, conjunto de tendências que marcaram o final do século XVII e o século XVIII. Razão e ciência são as palavras-chave do período, em que o intenso progresso científico conduziu a uma visão racionalista e científica do mundo. Em conseqüência, o escritor árcade passa a repudiar o estilo barroco, tido como "de mau gosto", instaurando um novo padrão de arte inspirado nos clássicos, cujas convenções artísticas punham a fantasia em segundo plano; valorizavam o homem como ser terreno; a arte deveria retratar problemas, verdades e situações universais, imitar a natureza (da paisagem e do homem) e ser verossímil. Cláudio Manoel da Costa, autor do romance "Marília de Dirceu", é um dos principais representantes do Arcadismo no Brasil.
04) O romantismo é um estado de alma, uma atitude profundamente emotiva diante da vida. Sempre houve temperamento e sensibilidade românticos. No século XIX, no entanto, tal temperamento e sensibilidade se manifestaram com tanto vigor que chegaram a caracterizar um estilo de época: o Romantismo. No Brasil, costuma-se dividir, didaticamente, o movimento em três gerações: 1) a nacionalista, cujos temas mais recorrentes são o índio, a saudade e o amor impossível; 2) a ultra-romântica, cujos temas mais recorrentes são a dúvida, o tédio, a orgia, a infância, o medo de amar e o sofrimento; 3) a social, liberal ou condoreira, cujos temas mais recorrentes são a escravidão, a República e o amor erótico.
08) O Parnasianismo surge na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo românticos. Olavo Bilac, no entanto, um dos principais representantes do estilo, apesar da clara preocupação com o refinamento formal, demonstra, em alguns de seus sonetos, fortes marcas de romantismo, rendendo tributo ao espiritualismo que caracterizava a escola de Gonçalves Dias. Os versos que seguem, retirados de um dos poemas de Bilac, exemplificam essa peculiaridade de sua produção poética: "Não me basta saber que sou amado,/ Nem só desejo o teu amor: desejo/ Ter nos braços teu corpo delicado,/ Ter na boca a doçura do teu beijo.".
16) Surgido no final do século XIX, o Simbolismo consiste em um estilo de época marcado pela reação contra os princípios cientificistas da época. Daí resulta uma poesia marcada pela subjetividade, pelo misticismo e pelo espiritualismo, pela musicalidade e pela expressão indireta de idéias e de emoções. Nos versos que seguem, do poeta simbolista Cruz e Sousa, as comparações extremamente subjetivas e as sinestesias visuais e olfativas concorrem para criar a atmosfera de sugestão que os caracteriza, tornando-os típicos desse estilo: "Mais claro e fino do que as finas pratas/ O som da tua voz deliciava.../ Na dolência velada das sonatas/ como um perfume a tudo perfumava.".
32) O Modernismo brasileiro, inaugurado em 1922, com a Semana de Arte Moderna, nasceu sob a influência das vanguardas européias. Em sua primeira fase, de 1922 a 1930, combateu as características estéticas tradicionais e conservadoras, cujo melhor exemplo era o Parnasianismo. Os versos que seguem, retirados do poema de Manuel Bandeira intitulado "Poética", dialogam com o passadismo dos parnasianos e reafirmam os ideais modernistas marcados pela libertação e pela renovação da linguagem: "Estou farto do lirismo comedido/ Do lirismo bem comportado/ [...] Abaixo os puristas/ Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais/ Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção/ Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis/ [...] Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.".

resposta:53



(Uem2004) Leia o poema a seguir e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

Ricordanza della mia gioventu (*)

A minha ama-de-leite Guilhermina
Furtava as moedas que o Doutor me dava.
Sinhá-Mocinha, minha mãe, ralhava...
Via naquilo a minha própria ruína!

Minha ama, então, hipócrita, afetava
Susceptibilidades de menina:
"- Não, não fora ela! - "E maldizia a sina,
Que ela absolutamente não furtava.

Vejo, entretanto, agora, em minha cama,
Que a mim somente cabe o furto feito...
Tu só furtaste a moeda, o ouro que brilha...

Furtaste a moeda só, mas eu, minha ama,
Eu furtei mais, porque furtei o peito
Que dava leite para a tua filha!
(Augusto dos Anjos)

(*) "Lembrança da minha juventude"

01) O narrador desse texto se lembra da juventude com saudades, fazendo uma brincadeira com a ama-de-leite. Essa saudade é típica do gênero lírico, assim como o são os temas amorosos e a contemplação da natureza.
02) Esse soneto é bastante característico de Augusto dos Anjos, com seu contraste entre os valores efêmeros ("o ouro que brilha") e os eternos (o leite materno, simbolizando o amor e os cuidados de mãe), sua amarga decepção com as falhas humanas e sua linguagem cheia de preciosismos.
04) O soneto tem fortes relações com a vida de Augusto dos Anjos: mulato, pobre, talentoso, não pôde avançar em sua carreira no funcionalismo público por não possuir amigos influentes e por recusar-se a dedicar seus sonetos aos poderosos; tais eram os motivos do seu tom crítico, amargo, retratando a realidade corrupta e medíocre do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro. Em razão disso, no poema, faz menções irônicas ao Doutor, à Sinha-Mocinha, ao ouro corruptor e à hipocrisia.
08) O eu-lírico desse texto é bastante típico de Augusto dos Anjos, com sua atitude de desgosto e de desilusão perante os fatos da vida. Contudo, esse soneto não é dos mais típicos de sua obra, uma vez que sua temática sugere um problema social, a exploração da ama, que deixa de alimentar a própria filha para dar o leite a outra criança.
16) O soneto pode ter relações com a vida de Augusto dos Anjos, filho de uma família de antigos senhores de engenho na Paraíba. Mas isso não "explica" seu sentido, que é mais o de uma grande ironia: a ama, que furtava e mentia, é posta sob outra luz, através da memória, quando o menino fala de uma culpa que não pode ser encarada como individual (o menino "furtar" o leite), mas coletiva (a situação social que obrigava a mulher a ganhar a vida vendendo o próprio leite).
32) O narrador faz uso de alguns elementos de época que estão fora de uso hoje: a) a ama-de-leite, geralmente descendente de escravos, amamentava os filhos de pais ricos; b) a crença de que o leite ajudava a formar o caráter da criança, por isso a mãe do garoto via no furto a "ruína" do filho; c) a menção à sina, que significa "destino", remete a "tirar a sina", crença de que alguns indivíduos com poderes divinatórios poderiam prever com exatidão o destino das crianças; d) a figura da escrava petulante, espertalhona, capaz de furtos e de pequenas malandragens.

resposta:56







próxima »