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Questões de português

Origem: Uepg

(Uepg2001) Escolha as alternativas em que a reescritura não acarreta perda do sentido básico, considerando o trecho "Simultaneamente, por caminhos paralelos, a fotografia dera um salto com a invenção dos filmes flexíveis, em 1889. Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz, mais velozes e fáceis de manejar. Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores. Eles não só registraram cada passo da infância da aviação como também popularizaram-na.".

01) Proliferaram fotógrafos profissionais e amadores que inventaram câmeras modernas, mais sensíveis à luz, mais velozes e fáceis de manejar, com as quais registraram e popularizaram a infância da aviação.
02) Paralelamente ao desenvolvimento da aviação, incrementaram-se recursos na área da fotografia; em decorrência disso, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores que registraram e popularizaram a infância da aviação.
04) As câmeras modernas que haviam surgido muito antes do desenvolvimento da aviação propiciaram aos fotógrafos registrar os fatos mais importantes da época.
08) Os primeiros pilotos, igualmente peritos em matéria de fotografia, puderam, graças à invenção dos filmes flexíveis, registrar e popularizar seus feitos heróicos.
16) A infância da aviação foi registrada e popularizada por fotógrafos amadores e profissionais que se multiplicaram por força do desenvolvimento e da modernização na área da fotografia.

resposta:18



(Uepg2001) Considerando aspectos sintáticos dos períodos "Todo dia algum biruta apresentava uma nova máquina, anunciava um plano mirabolante e desafiava a gravidade e a prudência" e "A tecnologia da aerodinâmica, da engenharia de estruturas, do desenho de motores e da química de combustíveis havia chegado a um estágio de evolução inédito", aponte as alternativas corretas.

01) Ambos os períodos são compostos.
02) O primeiro período se compõe de três orações coordenadas.
04) Os verbos empregados nas orações do primeiro período têm em comum o fato de serem transitivos indiretos.
08) Na única oração que constitui o segundo período, o termo "tecnologia" funciona como núcleo do sujeito simples.
16) No primeiro período, a conjunção "e", empregada duas vezes, está separando orações de igual valor e também termos de valor idêntico na mesma oração.

resposta:26



(Uepg2001) Marque as alternativas corretas, tendo em vista o emprego de verbos no texto.

01) O verbo usado em "As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais" assumiria, na voz passiva, a fortuna "eram invadidas".
02) Com o verbo na voz ativa, a frase "Cada proeza dos aviadores era narrada em detalhe" ficaria "Narrava-se em detalhe cada proeza dos aviadores".
04) A forma verbal simples empregada em "Paris virara a capital mundial da aviação desde a fundação do Aéro-Club de France, em 1898", corresponde à forma composta "havia virado" ou "tinha virado".
08) Em "Voar era um ideal delirante e dândi", "voar" está empregado em função substantiva.
16) Em "Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris - voar", o verbo haver foi empregado no pretérito perfeito do indicativo, com o sentido de existir.

resposta:15



(Uepg2001) Se alterarmos a estrutura do último período do primeiro parágrafo para "Todo dia algum biruta anunciava um plano que desafiava a gravidade e a prudência", obteremos um período em que há

01) duas orações, uma principal e uma subordinada.
02) um pronome relativo com função de sujeito.
04) uma oração de valor adjetivo.
08) coordenação de orações.
16) uma oração de valor substantivo.

resposta:7



(Uepg2001) Tendo em vista aspectos morfológicos e morfossintáticos, escolha as alternativas corretas.

01) Em "Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz, mais velozes e fáceis de manejar", o termo "à luz" é chamado de complemento nominal pois complementa o sentido do nome "sensíveis".
02) Em "Surgiram câmeras modernas, mais SENSÍVEIS à luz, mais VELOZES e FÁCEIS de manejar", os três vocábulos destacados são adjetivos.
04) Em "Cada proeza dos aviadores era narrada EM DETALHE", a expressão destacada, formada por preposição e substantivo, tem valor adverbial.
08) Na frase "As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais", o complemento verbal pode ser substituído pelo pronome oblíquo átono "lhes".
16) As palavras "avião", "aviação" e "aviador" são chamadas cognatas por serem formadas com o mesmo radical.

resposta:23



(Uepg2001) O sujeito oracional foi analisado corretamente em:

01) "As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais" - sujeito simples anteposto ao verbo.
02) "Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris" - sujeito simples posposto ao verbo.
04) "Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores" - sujeito indeterminado.
08) "Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas" - sujeito composto anteposto ao verbo.
16) "Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz" - sujeito simples posposto ao verbo.

resposta:25



(Uepg2001) Quanto à sintaxe interna da estrutura "Os parisienses acompanhavam fascinados as audácias dos aviadores", é correto afirmar que

01) "parisienses" é um substantivo em função de sujeito.
02) o verbo é transitivo direto.
04) o predicado é verbo-nominal pois tem um verbo e um nome como núcleos.
08) "fascinados" funciona como predicativo do sujeito.
16) o sintagma "as audácias dos aviadores" tem função de objeto direto.

resposta:31



(Uepg2001) Considerando aspectos gramaticais do texto, assinale o que for correto.

01) Em "química" se usa acento gráfico no "i" pelo mesmo motivo por que se acentua o "i" de "dirigíveis".
02) Os vocábulos "século" e "inédito" acentuam-se graficamente pelo mesmo motivo por que se acentua "câmera".
04) Há duas sílabas em "ruas" e quatro em "aparelhos".
08) Os vocábulos "tecnologia" e "inimaginadas" têm cinco e seis sílabas respectivamente.
16) Os artigos definidos, como em "as páginas", "os parisienses", "a capital" e "o ar", são monossílabos átonos, por isso jamais recebem acento gráfico.

resposta:30



(Uepg2001) Quanto à formação de vocábulos, é certo que

01) o prefixo indica negação nos vocábulos "impossíveis" e "inimaginados".
02) o substantivo "fundação" é formado por sufixação a partir do verbo "fundar".
04) "parisiense" é vocábulo composto formado por justaposição.
08) "simultaneamente" é vocábulo formado por parassíntese a partir de um adjetivo na forma feminina.
16) "glamourizou" é forma de pretérito perfeito de um verbo criado por derivação sufixal a partir de um estrangeirismo.

resposta:19



(Uepg2001) Escolha as alternativas corretas quanto à significação dos vocábulos no texto.

01) "difusão" significa "desaparecimento".
02) "inimaginadas" tem o mesmo sentido que "inimagináveis".
04) "diletante" significa "difícil", "complicado".
08) "pop" é forma abreviada de "popular".
16) "mirabolante" caracteriza algo "espantoso", "surpreendente".

resposta:24



(Uepg2001) Escolha as estruturas aceitáveis considerando a perfeita correlação entre os tempos verbais.

01) Se tivessem registrado a infância da aviação, os fotógrafos a popularizaram.
02) Quando os fotógrafos tiverem registrado a infância da aviação, eles a tinham popularizado.
04) Quando os fotógrafos registraram a infância da aviação, eles a popularizaram.
08) Quando registrarem a infância da aviação, os fotógrafos a popularizarão.
16) Se os fotógrafos tivessem registrado a infância da aviação, eles a teriam popularizado.

resposta:28



(Uepg2001) Assinale o que for correto com relação à obra "Memorial de Aires", de Machado de Assis.

01) Romance de 1891, "Memorial de Aires" conta a história de um professor mineiro, Aires, que se divide entre dois sentimentos: o ciúme que tem da mulher e a insegurança por depender economicamente de Aguiar.
02) Não tem propriamente um enredo: estrutura-se em forma de diário, escrito por Aires, onde relata meticulosamente sua vida de diplomata aposentado no Rio de Janeiro.
04) Focaliza o tema da velhice, digno de nota: velhice feliz. A juventude do par Tristão e Fidélia harmoniza com a idade avançada de D. Carmo e Aguiar.
08) Longe do adolescentismo romântico, o enlace de Tristão e Fidélia - "filhos postiços" de D. Carmo e Aguiar, resulta de propósitos longamente acalentados.
16) D. Carmo, pensando na possibilidade de Tristão casar-se com Fidélia, convence-o a retomar seus sonhos políticos em Portugal.

resposta:14



(Uepg2001) Dyonelio Machado apresenta, em sua temática, a crítica ao sistema social que explora o homem. Em "Os ratos", isto se revela na profunda pesquisa que o autor faz da individualidade. Através da história de um homem simples, Naziazeno Barbosa, o texto nos coloca em contato com a universalidade de sua hesitação entre
01) o prazer e a razão.
02) a satisfação da necessidade e o compromisso ético.
04) a saciedade e a inteireza de caráter.
08) a arte clássica e a popular.
16) o casamento e a vida mundana.

resposta:6



(Uepg2001) "Broquéis", obra de Cruz e Sousa que inaugura histórica e esteticamente o Simbolismo no Brasil (1893), é marcante pela exploração das virtualidades da palavra. Um de seus poemas é "Sinfonias do Ocaso":

Musselinosas como brumas diurnas
Descem do ocaso as sombras harmoniosas,
Sombras veladas e musselinosas
Para as profundas solidões noturnas.

Sacrários virgens, sacrossantas urnas,
Os céus resplendem de sidéreas rosas,
Da Lua e das Estrelas majestosas
Iluminando a escuridão das furnas.

Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos.
Incensos de turíbulos divinos.

Os plenilúnios mórbidos vaporam...
E como que no Azul plangem e choram
Cítaras, harpas, bandolins, violinos...

Neste poema, estão presentes aspectos recorrentes na estética simbolista, como

01) intuição, musicalidade e espiritualidade.
02) tentativa de superação no transcendental e no místico, e culto da imprecisão.
04) sondagem da realidade oculta das coisas, sugestão e harmonia.
08) emprego de palavras raras e expressivas, e exploração da musicalidade das palavras.
16) valorização do gosto burguês, nacionalismo e impressionismo na linguagem.

resposta:15



(Uepg2001) "Morte e vida severina", de João Cabral de Melo Neto, é um auto de Natal pernambucano. Acerca dessa obra, assinale o que for correto.

01) Ela conta a história de Severino, homem do agreste que, em busca do litoral, defronta-se a cada parada com a morte.
02) Nela, João Cabral de Melo Neto pratica um lirismo confessional por intermédio de uma linguagem grandiloqüente, característica bastante comum de sua poética.
04) O título aponta para os movimentos que sustentam sua linha narrativa: morte e vida.
08) Severino, personagem-protagonista, representa o retirante nordestino.
16) O autor procura mostrar como, apesar da suspeita de adultério, o amor consegue superar tudo.

resposta:13



(Uepg2001) A segunda fase do nosso Modernismo (1930-1945) mostrou o amadurecimento de várias linhas temáticas e de processos artísticos. Firmou-se neste período a poesia de

01) Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes.
02) José Lins do Rego e Vinicius de Moraes.
04) Augusto dos Anjos e Cruz e Sousa.
08) Cecília Meireles e Jorge de Lima.
16) Emiliano Pemeta e Cassiano Ricardo.

resposta:9



(Uepg2001) Sobre o Realismo, assinale o que for correto.

01) Preconizava substituir o sentimento pela razão.
02) Valorizava a arte comprometida com seu tempo, documental e denunciadora.
04) Foi o Realismo que criou a literatura nacional.
08) Envolve também o Naturalismo, numa quase idêntica perspectiva estética. O Naturalismo seria o Realismo exacerbado, salientando o fator biológico e sociológico do comportamento humano.
16) O romance realista é antes de tudo a crítica ao romance romântico.

resposta:27



(Uepg2001) "A hora e vez de Augusto Matraga" é o texto que encerra "Sagarana" de Guimarães Rosa. Em sua estrutura narrativa destaca-se a insistência com que aparece o número três - símbolo que remete à plenitude, à mediação e à evolução. Fazem parte das várias situações que configuram a presença deste elemento:

01) Matraga vive três momentos distintos: em arraial do Murici, Tombador e arraial do Rala-Coco.
02) Matraga recebe em seu corpo a marca de gado do Major Consilva: um triângulo inscrito em uma circunferência.
04) No duelo entre Matraga e Joãozinho Bem-Bem, três jagunços morrem, ou quase, ou fingem, e outros três correm.
08) Dionóra ama Nhô Augusto por três anos.
16) Na primeira parte da trama, Nhô Augusto vive com Dionóra e a filha. Na segunda, com um casal de negros (Quitéria e Serapião).

resposta:31



(Uepg2001) "Se eu morresse amanhã", com certeza, é um dos poemas mais lembrados de Álvares de Azevedo.

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! Que céu azul! Que doce n'alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã..
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

Nele estão contemplados temas recorrentes em sua poesia e na estética romântica, como

01) a exaltação de sentimentos pessoais, com desespero e pessimismo.
02) a análise crítica e científica dos fenômenos sociais brasileiros.
04) o desajustamento do indivíduo ao meio social, que conduz à dor, à aflição e à busca da solidão.
08) a valorização de elementos ligados à natureza, em poesia simples, pastoril, bucolicamente ingênua e inocente.
16) a morte como alívio para o "mal-do-século".

resposta:21







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