Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Uerj

(Uerj1997) Uma característica marcante dos poetas da última fase do Romantismo, especialmente presente no poema de Castro Alves, é:
a) o tom declamatório e engajado
b) o uso de versos brancos e livres
c) o escapismo como temática e proposta
d) a citação dos poetas barrocos e árcades


resposta:[A]



(Uerj1997) Os versos do poema de Castro Alves que contêm uma referência explícita a um dos ideais iluministas são:
a) "Vai, Colombo, abre a cortina / Da minha eterna oficina... / Tira a América de lá" (versos 8/10)
b) "Filhos da Grande nação! Quando ante Deus vos mostrardes, / Tereis um livro na mão" (versos 12/14)
c) "Eólo de pensamentos, / Que abrira a gruta dos ventos / Donde a Igualdade voou!..." (versos 18/20)
d) "O livro caindo n'alma / É germe - que faz a palma, / É chuva - que faz o mar" (versos 28/30)


resposta:[C]



(Uerj1997) "Quando ante Deus vos mostrardes,
Tereis um livro na mão:
O livro - esse audaz guerreiro
QUE CONQUISTA O MUNDO INTEIRO
Sem nunca ter Waterloo ..." (versos 13/17)

No trecho anterior, o termo que apresenta o mesmo valor sintático da oração em destaque é:
a) na mão
b) guerreiro
c) Waterloo
d) ante Deus

resposta:[B]



(Uerj1997) A argumentação desenvolvida pelo narrador do texto, a respeito do modelo de ensino superior que era adotado na Bruzundanga, conduz à suposição de que:
a) o governo obrigava os estudantes a prestar uma prova final de avaliação do curso
b) os estudantes tinham a oportunidade de escolher as matérias que desejassem cursar
c) a organização dos programas dos cursos superiores incluía algumas disciplinas inúteis
d) os currículos ofereciam os conhecimentos necessários para a especialidade a que se destinavam


resposta:[C]



(Uerj1997) A palavra extraída do texto, cujo processo de formação está explicado corretamente, é:
a) doutoral (ref. 1) = é formada por parassíntese
b) equivalem (ref. 2) = é composta por justaposição
c) homenzinho (ref. 3) = tem sufixo de valor iônico
d) hidráulica (ref. 4) = tem prefixo de origem latina


resposta:[C]



(Uerj1997) No texto de Drummond, o tratamento dado ao nacionalismo ufanista é:
a) apoiá-lo socialmente
b) criticá-lo ironicamente
c) adotá-lo no título do poema
d) assimilá-lo em finas culturas


resposta:[B]



(Uerj1997) "Precisamos descobrir o Brasil!" (verso 1)

Este verso inicial é repetido do poema de Drummond cinco outras vezes, trocando-se o verbo DESCOBRIR, respectivamente, por COLONIZAR, EDUCAR, LOUVAR, ADORAR e ESQUECER. Há ainda, na última delas, a repetição da forma verbal PRECISAMOS, buscando enfatizar o apelo do poema.

Tal estrutura poética, que consiste em repetir versos inteiros com pequenas alterações vocabulares, é caracterizada como:
a) recurso formal de valor expressivo
b) intenção crítica de finalidade social
c) paralelismo rítmico tipicamente modernista
d) estribilho reiterativo das mesmas afirmativas


resposta:[A]



(Uerj1997) Analisando o texto, é correto afirmar que uma de suas características estruturais é:
a) a simetria das estrofes
b) o ritmo de seus versos
c) a forma fixa de soneto
d) o emprego de rimas emparelhadas


resposta:[B]



(Uerj1997) Nas alternativas a seguir, retiradas do texto, estão propostas equivalências entre estruturas oracionais. A única correspondência apresentada que NÃO mantém o sentido de trecho no texto original é:
a) "Escondido atrás das florestas" (verso 2) = Ainda que se esconda atrás das florestas
b) "importando francesas muito louras" (versos 6 e 7) = se importarmos francesas muito louras
c) "desprezar as japonesas..." (verso 11) = que desprezemos as japonesas...
d) "caber tanto oceano e tanta solidão" (verso 27) = que caiba tanto oceano e tanta solidão


resposta:[A]



(Uerj1997) UFANISMO: S. m. Bras.
"Atitude, posição ou sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras, pelas belezas naturais do país, etc., dele se vangloriam, desmedidamente."
(Dicionário Aurélio Eletrônico, versão 2.0.)

Analisando-se comparativamente os TEXTOS I e II e sua relação com o UFANISMO, verifica-se que:
a) o texto I é um exemplo da ênfase do nacionalismo ufanista, vigente na 3 geração do Romantismo brasileiro
b) o texto I não se limita à valorização do Novo Mundo, incluindo também o ufanismo europeu de Colombo
c) o texto II é um exemplo de censura ao ufanismo modernista, simbolizado no contexto da República da Bruzundanga
d) o texto II não se alinha ao ufanismo, criticando o comportamento de nossas elites, representadas na Bruzundanga


resposta:[D]



(Uerj1997) Analisando-se comparativamente os textos I, II e III, quanto ao estilo de época a que pertencem, pode-se verificar que:
a) I e III são fruto da ARTE PELA ARTE simbolista
b) I, II e III são exemplos do indianismo romântico
c) I e II representam a crítica social do Realismo-Naturalismo
d) II e III apresentam características da linguagem modernista


resposta:[D]



(Uerj1997) "por QUE motivo eles se ajuntaram e qual a razão de seus sofrimentos." (verso 30)

A palavra em maiúsculo tem papel interrogativo indireto (a expressão é sinônima de "por qual motivo"), não podendo ser analisada como pronome relativo.

O único dos trechos a seguir, porém, que contém exemplo de um QUE relativo é:
a) "Bendito o QUE semeia livros" (texto I - versos 25/26)
b) "é lógico, portanto, QUE vos fale do ensino" (texto II)
c) "são bem maiores do QUE quaisquer outras" (texto III - versos 22/23)
d) "Se bem QUE seja difícil compreender" (texto III - verso 29)


resposta:[A]



(Uerj1997) A organização dos termos numa oração é fator determinante para a sua compreensão, embora sempre exista a possibilidade de se fazerem diferentes combinações no posicionamento das palavras.
Nos trechos a seguir, se as palavras em maiúsculo tivessem sido invertidas, só haveria modificação do sentido original na seguinte estrutura:
a) "DISSE um dia JEOVÁ" (texto I - verso 7)
b) "falei na NOBREZA DOUTORAL" (texto II)
c) "pelos governos PROVINCIAIS e por PARTICULARES" (texto II)
d) "com FOGÃO e AQUECEDOR elétricos" (texto III - verso 17)


resposta:[C]



(Uerj1997) O segundo verso do texto I "P'ra crescer, criar, subir" serve como exemplo de uma figura de linguagem chamada gradação.
O trecho que repete esse recurso está indicado na seguinte alternativa:
a) "acabam os cursos mais ignorantes e presunçosos" (texto II - linhas 9 e 10)
b) "devem ser muito burro, naturalmente" (texto II - linha 18)
c) "francesas, alemãs, russas, sírias e japonesas" (texto III - segunda estrofe)
d) "Tão majestoso, tão sem limites, tão despropositado": (texto III - verso 32)


resposta:[D]



(Uerj1997) Todos os textos apresentam figuras de soldados. Contudo, o modo de apresentação destas figuras não é o mesmo.
a) No texto I, Laurindo Rabelo idealiza a figura do guerreiro, transformando o general Labatut em herói.
Aponte o estilo de época a que corresponde esta idealização do poeta.
b) No texto III, Murilo Mendes apresenta o soldado como anti-herói - preguiçoso e covarde, sem a menor disposição de lutar pela pátria.
Aponte o estilo de época a que corresponde esta apresentação do poeta.

resposta:a) Ao Romantismo.
b) Ao Modernismo.



(Uerj1997) No texto II, que pertence a "Os Sertões", famosa narrativa de Euclides da Cunha sobre a campanha de Canudos, Euclides aborda o tratamento dado aos prisioneiros pelas tropas governistas.
a) Sintetize, em uma frase completa, a rotina do tratamento dado aos prisioneiros.
b) No caso de serem derrotados, os jagunços que lutavam contra as tropas governistas já sabiam que, se caíssem prisioneiros, seriam mortos.

Redigindo sua resposta com uma frase completa, sintetize o resultado desse conhecimento sobre a disposição de lutar dos jagunços.

resposta:a) Os prisioneiros eram degolados ou estripados.
b) Este conhecimento fazia com que os jagunços lutassem até a morte.



(Uerj1997) a) [SUA ESPADA DE BRAVO] PASSANDO COMO UM RAIO (versos 5 e 8 do texto I)
Explique por que, no texto I, a espada, passando, é comparada a um raio. Redija sua resposta com uma ou duas frases completas.

b) ... O SUPREMO PAVOR DOS SERTANEJOS ERA MORRER A FERRO FRIO. (3¡. parágrafo)

Reescreva o fragmento, substituindo a linguagem figurada em "a ferro frio" por uma expressão denotativa de igual sentido.

resposta:a) Porque o raio, assim como a espada (do Marechal Labatut) também espalharia, ao mesmo tempo (em velocidade), luz e morte.
ou
Porque há, entre a espada e o raio, uma proximidade de significado que envolve as idéias de velocidade, claridade e violência. Numa luta mortal, os movimentos rápidos das espadas que se tocam produzem faíscas ou fagulhas.

b) ...O supremo pavor dos sertanejos era morrer na ponta de uma espada.



(Uerj1997) Observe o emprego dos verbos CONHECER e AGUARDAR no trecho:

"Os próprios jagunços conheciam a sorte que os aguardava." (4¡. parágrafo)

Reescreva duas vezes (ambas integralmente) o período anterior, fazendo, em cada uma das modificações pedidas, apenas as adaptações necessárias.
a) Transponha a oração principal para a voz passiva.
b) Substitua o verbo AGUARDAR pela expressão ESTAR RESERVADO.

resposta:a) A sorte que os aguardava era conhecida pelos próprios jagunços.

b) Os próprios jagunços conheciam a sorte que lhes estava reservada.



(Uerj1997) A estrutura e a linguagem do texto III são semelhantes num ponto: fogem da formalidade da correção gramatical e do rigor tradicionalista da composição de poemas.

a) Não HÁ meio de sair. (verso 12)
[quero] ME ESPALHAR no carnaval. (verso 15)

Redigindo sua resposta com uma ou duas frases completas, explique por que, nos trechos anteriores, os verbos HAVER e ESPALHAR representam tipos diferentes de registro de linguagem.

b) Identifique que elemento estrutural, tradicionalmente presente nos poemas parnasianos, está mantido nesse poema de Murilo Mendes.

resposta:a) Porque HAVER (em "não há meio de sair") representa um emprego da língua culta, enquanto ESPALHAR (em "quero espalhar no carnaval") representa um emprego da língua coloquial.

b) O número regular de sílabas métricas (rendondilha maior).







próxima »