Questões de português
Origem: Ufal
(Ufal1999) Assinale, a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
.... -se bons resultados para os alunos que .... a prova.
a) Antevêem - refazerem
b) Antevêm - refizerem
c) Anteveem - refazerem
d) Anteveem - refizerem
e) Antevêem - refizerem
resposta:[E]
(Ufal1999) O uso e a colocação dos pronomes estão corretos na frase:
a) Ver-lhe nos contenta a nós todos.
b) Ajudemo-lo, ainda que ele não nos seja grato.
c) Estenderão-se até a noite as discussões entre tu e mim.
d) Os erros são muitos; convém que corrijamos-lo.
e) Impedir-lhe de falar não parece-nos justo.
resposta:[B]
(Ufal1999) Assinale a alternativa em que o emprego da crase NÃO está correto.
a) É justa a alusão feita às determinações do diretor.
b) Ele age às escondidas, quando outros agem às claras.
c) Refiro-me à várias questões propostas pelo professor.
d) Devido à chuva, não pudemos sair.
e) Os folhetos caíram às centenas das janelas do prédio.
resposta:[C]
(Ufal1999) Os termos a seguir podem estar corretos ou conter um erro. Assinale a letra correspondente ao segmento INCORRETO. Se não houver erro, assinale a alternativa (E).
TRATAM-SE de comentários CONCERNENTES AOS FATOS AOS QUAIS se atribui a crise atual.
a) Tratam-se
b) concernentes
c) aos fatos
d) aos quais
e) sem erro
resposta:[A]
(Ufal1999) EM RELAÇÃO ÀS perguntas feitas, A POUCOS interessaram.
As expressões destacadas na frase anterior funcionam, respectivamente, como
a) locução prepositiva - artigo - advérbio de intensidade.
b) locução conjuntiva - preposição - pronome indefinido.
c) locução adverbial - artigo - advérbio de intensidade.
d) locução prepositiva - preposição - pronome indefinido.
e) locução conjuntiva - artigo - advérbio de intensidade.
resposta:[D]
(Ufal1999) Muitos se preocuparam COM A DIFÍCIL SITUAÇÃO, embora ninguém se mostrasse DISPOSTO A NOVO EMPREENDIMENTO.
Os termos destacados no período anterior exercem, respectivamente, a função de
a) complemento nominal - predicativo do sujeito - objeto indireto
b) objeto indireto - objeto direto - complemento nominal
c) complemento nominal - predicativo do objeto - objeto indireto
d) objeto indireto - adjunto adverbial de modo - complemento nominal
e) objeto indireto - predicativo do objeto - complemento nominal
resposta:[E]
(Ufal1999) As pesquisas QUE FORAM REALIZADAS POR NOSSOS CIENTISTAS tiveram repercussão internacional.
Assinale a alternativa em que a oração destacada exerce a mesma função da destacada no período anterior.
a) Conhecemos o autor CUJAS OBRAS VÊM FAZENDO SUCESSO.
b) Tudo depende DE QUE OS DEVIDOS ACERTOS SEJAM FEITOS.
c) Solicitamos QUE ELE NOS ENVIE OS COMPROVANTES EXIGIDOS.
d) Espera-se QUE NINGUÉM SEJA ACUSADO INJUSTAMENTE.
e) POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ninguém compareceu à festa.
resposta:[A]
(Ufal1999) Seria necessário QUE todos SE pusessem a agir e SE fizessem os reparos necessários.
Na frase anterior, as partículas QUE e SE classificam-se, respectivamente, como
a) pronome relativo - conjunção condicional - conjunção integrante
b) conjunção integrante - pronome oblíquo - partícula apassivadora
c) pronome relativo - pronome oblíquo - conjunção integrante
d) conjunção integrante - conjunção condicional - partícula apassivadora
e) pronome relativo - pronome oblíquo - partícula apassivadora
resposta:[B]
(Ufal1999) Está INCORRETA a classificação da função da linguagem na frase:
a) Comunicação é a transferência de informação por meio de mensagem=Função Metalingüística.
b) Psiu! Atenção! Olhe aqui! aonde vai?=Função Fática.
c) Não percas tempo em mentir. Não te aborreças=Função Apelativa.
d) Nem todos os alunos são capazes de valorizar devidamente a escola onde estudam=Função Referencial.
e) Os moradores da periferia dirigiam-se ao prefeito solicitando verbas para a canalização do rio=Função Emotiva.
resposta:[E]
(Ufal1999) Indique a afirmação que está INCORRETA em relação ao texto.
a) O verbo "navegar" foi utilizado com duplo sentido, traduzindo acepções de duas épocas distintas.
b) As expressões "piloto da Renascença" e "quantas Américas descobria" estão intimamente associadas.
c) O autor mostra-se convicto ao interpretar a sensação do rapazinho enquanto "navegava" no mundo virtual.
d) Na última frase do texto, o autor considera, ironicamente, a hipótese de já se haver transformado num ser virtual.
e) Formula-se a possibilidade de que a "navegação", no computador, não satisfaça inteiramente aquele que "navega".
resposta:[C]
(Ufal1999) Considere as seguintes afirmações sobre o texto:
I. O "tamborilar dos dedos" é índice da rapidez da "viagem" do rapaz, ao passo que em "seu olhar" há o índice de alguma ansiedade.
II. Na expressão "tão preciso quanto vago", o autor se valeu de uma antítese.
III. A expressão "ter fantasmagórico" deve ser entendida como "pessoa sem existência real".
Está correto o que vem afirmado em
a) II, somente.
b) I e II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
resposta:[E]
(Ufal1999) Indique a frase que interpreta corretamente o sentido central desse poema.
a) Não tivesse morrido tão cedo, a moça do retrato cumpriria o mais generoso dos destinos reservados às mulheres.
b) A imagem graciosa da jovem no retrato faz lamentar que ela não venha a ser poupada dos dissabores da vida de mulher.
c) A rotina doméstica da mulher e mãe de família leva-a a sonhar com o retrato de uma jovem ingênua e feliz.
d) A graça do laço de fita que prende os cabelos da moça faz crer que ela será tão livre quanto as borboletas.
e) Presa no retrato, a moça aspira a voar como uma borboleta, mas sopra um ventinho qualquer... e ela cai na realidade.
resposta:[B]
(Ufal1999) Considere as seguintes afirmações:
I. O laço de fita é um símbolo utilizado ao mesmo tempo com valor negativo (porque prende) e com valor positivo (porque lembra uma borboleta e a possibilidade de vôo).
II. Na utopia imaginada pelo poeta, as mulheres não poderiam casar-se nem ter filhos.
III. O "ventinho qualquer" simboliza, de fato, a força que alteraria inteiramente o futuro da moça.
Em relação ao poema, está correto SOMENTE o que vem afirmado em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.
resposta:[D]
(Ufal1999) No poema, a "outra vida" a que o poeta se refere (segunda estrofe)
a) vem caracterizada de modo afirmativo nas estrofes seguintes.
b) apenas se mostrará por inteiro na última estrofe.
c) vem sugerida pelos contrastes com a vida que aguarda a moça.
d) corresponde ao destino que parece reservado para a moça.
e) é a vida que a própria moça nunca desejaria para si.
resposta:[C]
(Ufal1999) Os poemas que constituem A ILHA, de Carlos Moliterno, apresentam-se construídos
a) em torno de um tema central, símbolo de uma utopia, respeitando a disposição estrófica da forma do soneto.
b) em torno do tema da aventura, de sentido autobiográfico, em versos livres e em estrofes irregulares.
c) segundo os preceitos parnasianos, centrados no tema da fé, sempre respeitando as características da forma do soneto.
d) em torno de uma mesma metáfora, de forte sentido social, em versos decassílabos e em livre estrofação.
e) sob inspiração dos simbolistas, centrados no tema do amor, tendendo às formas épicas e à impessoalidade da linguagem.
resposta:[A]
(Ufal1999) Em relação à obra MEU AMIGO MARCEL PROUST, de Judith Grossmann, é correto afirmar que se trata de
a) uma biografia romanceada do famoso escritor francês, na qual a autora se apresenta como sua contemporânea.
b) uma narrativa de fortes traços contemporâneos, na qual se fundem o passado e o presente, a ilusão e a realidade.
c) uma narrativa de traços fortemente paródicos, na qual a autora satiriza procedimentos da arte contemporânea.
d) um romance de caráter nostálgico e linguagem lírica, no qual se respeita a sucessão linear dos fatos.
e) um romance em forma experimental, centrado no tema da morte, no qual se promove metodicamente a fragmentação da sintaxe.
resposta:[B]
(Ufal1999) Considere as seguintes afirmações sobre SÃO BERNARDO, de Graciliano Ramos.
I. Considerações sobre a origem mesma desta narração apresentam-se logo nas primeiras páginas do romance, que vale por um depoimento amargo e confessional.
II. Uma das questões tratadas neste romance é o contraste entre o universo das antigas tradições e as novas exigências do mundo moderno.
III. Paulo Honório é um típico proprietário rural, de hábitos conservadores, que rejeita todo traço de modernização.
Está correto o que vem afirmado SOMENTE em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
resposta:[D]
(Ufal1999) Considere as seguintes referências a personagens do romance DOM CASMURRO, de Machado de Assis.
I. "Com o tempo, adquiriu certa autoridade na família, certa audiência, ao menos; não abusava, e sabia opinar obedecendo."
II. "Aos quatorze anos, tinha já idéias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois; mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto não de salto, mas aos saltinhos."
III. "Faria, se pudesse, uma troca de promessas, dando parte de seus anos para conservar-me consigo, fora do clero, casado e pai."
Indique a alternativa em que as referências acima estão corretamente associadas às personagens.
a) I - D. Glória; II - Sancha; III - José Dias;
b) I - Capitu; II - Bentinho; III - D. Glória;
c) I - José Dias; II - Capitu; III - D. Glória;
d) I - Capitu; II - Sancha; III - José Dias;
e) I - José Dias; II - Bentinho; III - Capitu;
resposta:[C]
(Ufal1999) Considere as seguintes afirmações:
I. Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga compuseram poesia lírica, mas o talento de ambos encontrou sua expressão máxima nas sátiras.
II. Em MARÍLIA DE DIRCEU, o árcade mineiro buscou figurar um equilíbrio entre a vida rústica e a cultura ilustrada.
III. Cláudio Manuel da Costa confronta a paisagem bucólica idealizada com a de sua terra natal.
Está inteiramente correto o que vem afirmado SOMENTE em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
resposta:[E]
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