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Questões de português

Origem: Ufjf

(Ufjf2002) Leia novamente:

"Desde os primórdios, os leitores exigiram livros em formatos adaptados ao uso que pretendiam lhes dar." (2 ¡. parágrafo)

A afirmação do autor:
a) contradiz as idéias postas no primeiro parágrafo.
b) corrobora a tese de que as escolhas dos leitores são muito superficiais.
c) introduz um assunto inteiramente novo, pela mudança de parágrafo.
d) é um argumento em favor das idéias do autor.
e) é um recurso retórico, sem valor argumentativo.

resposta:[D]



(Ufjf2002) Todos os fragmentos de texto a seguir revelam uma atitude hipotética do autor em relação aos fatos apresentados, EXCETO:
a) "... mantidas talvez numa bolsa ou caixa de couro, de forma que o leitor pudesse pegar..."
b) "... uma tabuleta pequena poderia sugerir um negócio privado..."
c) "...- talvez uma série de tabuletas presas umas às outras dentro de uma capa- ..."
d) "Existem textos escritos em superfícies muito maiores..."
e) "Nesse caso, o tamanho devia ter também um significado hierárquico..."

resposta:[D]



(Ufjf2002) Leia novamente:

"É possível que os mesopotâmicos também tivessem livros encadernados de modo parecido ao dos nossos volumes..." (2 ¡. parágrafo)

A hipótese acima é formulada a partir da existência da seguinte EVIDÊNCIA EMPÍRICA:
a) as tabuletas mesopotâmicas de argila.
b) o Código de Leis, datado do século XII a.C.
c) as caixas de couro ou bolsas com tabuletas.
d) os livros encadernados da Mesopotâmia que chegaram até nós.
e) os objetos semelhantes a códices dos monumentos funerários.

resposta:[E]



(Ufjf2002) Releia:

"... e, como acontece com todas as formas, esses TRAÇOS CAMBIANTES fixam uma qualidade precisa..." (1¡. parágrafo)

A expressão TRAÇOS CAMBIANTES teria como SENTIDO OPOSTO:
a) traços ambíguos.
b) traços relevantes.
c) traços permanentes.
d) traços estrangeiros.
e) traços flutuantes.

resposta:[C]



(Ufjf2002) Leia de novo:

"Obviamente, esse 'LIVRO' não se destinava a ser carregado, mas erguido e consultado como obra de referência." (3 ¡. parágrafo)

O uso das aspas na palavra "livro", no texto, indica que:
a) o livro mencionado não é uma obra escrita.
b) a palavra está sendo usada com um sentido oposto ao usual.
c) o autor optou pela hipérbole para caracterizar esse tipo de exemplar.
d) a obra mencionada é estrangeira.
e) o sentido da palavra está sendo ajustado ao presente contexto de uso.

resposta:[E]



(Ufjf2002) "Obviamente, esse 'livro' não se destinava a ser carregado, mas erguido e consultado COMO OBRA DE REFERÊNCIA." (3¡. parágrafo)

A expressão em maiúsculo ("como obra de referência") permite inferir que a obra mencionada:
a) servia de orientação para os leitores mesopotâmicos no campo das leis.
b) foi a obra mais importante publicada na antigüidade.
c) devia seu tamanho ao seu uso doméstico.
d) versava sobre assuntos privados.
e) era oralmente reproduzida por todos que se interessavam pelas leis.

resposta:[A]



(Ufjf2002) Leia novamente:

"Minhas mãos, escolhendo um livro que quero levar para a cama ou para a mesa de leitura, para o trem ou para dar de presente, EXAMINAM a forma ..." (1¡. parágrafo)

A forma verbal "examinam" está subordinada a "minhas mãos" por um princípio de:
a) regência verbal.
b) concordância nominal.
c) concordância em número e gênero.
d) colocação pronominal.
e) concordância em número e pessoa.

resposta:[E]



(Ufjf2002) A principal contradição que serve de sustentação à tese do autor está estabelecida entre:
a) o número de leitores e o número de obras publicadas.
b) o desperdício e a pobreza.
c) a literatura de elite e a literatura de massa.
d) os autores do século XIX e os autores do século XX.
e) a quantidade e a qualidade das obras produzidas.

resposta:[E]



(Ufjf2002) Releia:

"O século 20 lê mais que o século passado."
(último parágrafo)

Todos os argumentos a seguir foram usados por Paulo Mendes Campos para reforçar essa afirmação, EXCETO:
a) o acréscimo no volume de material impresso.
b) a diversificação do material produzido.
c) a queda no preço dos livros.
d) a democratização da cultura.
e) a produção de obras para interesses diferentes.

resposta:[C]



(Ufjf2002) A metáfora gastronômica ("ler é alimentar-se"), amplamente utilizada no texto, está presente em todas as opções a seguir, EXCETO em:
a) "Devoram-se toneladas de papel impresso em todas as línguas..."
b) "O antilivro vai expulsando do mercado a ciência, a informação e a literatura."
c) "O século 20 lê mais que o século passado. Mas nosso avô comia um bife, e o nosso contemporâneo entulha-se com um saco de farinha..."
d) "... a percentagem de nutrientes desse palavrório é quase nada."
e) "A chamada democratização da cultura, em vez de sucos, fabrica perto de 100% de refrescos aguados..."

resposta:[B]



(Ufjf2002) Observe as palavras maiúsculas a seguir, selecionadas do texto lido:

"A CHAMADA democratização da cultura..."
"A LIVRALHADA sexual é idiota..."

A respeito das formas -ADA, pode-se dizer que:
a) têm valor semântico distinto.
b) aplicam-se à mesma classe de palavra.
c) são invariáveis.
d) são livres.
e) formam palavras compostas.

resposta:[A]



(Ufjf2002) Pelas informações apresentadas no texto, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:
a) Os três dicionários foram impressos no Brasil.
b) O Aurélio é o mais antigo dos três dicionários.
c) O Houaiss apresenta informação etimológica sobre as palavras.
d) Um deles já apresenta versão on-line.
e) O Michaelis leva em consideração a participação dos leitores.

resposta:[A]



(Ufjf2002) No texto, a palavra verbete é usada com o seguinte significado:
a) conjunto de informações sobre os verbos da língua.
b) conjunto de informações históricas sobre vocábulos de uma língua.
c) informação sobre o comportamento gramatical das palavras da língua.
d) anotações sobre a origem enciclopédica e geográfica das palavras.
e) conjunto de significações e explicações a respeito de um vocábulo.

resposta:[E]



(Ufjf2002) Da leitura dos dois fragmentos, e considerando as obras como um todo, só NÃO se pode afirmar:
a) Ambos os textos criticam o culto excessivo da razão científica.
b) A ciência e o poder estabelecido são alvo de ironia em ambas as narrativas.
c) Ambas as obras questionam os valores e as certezas socialmente instituídas.
d) O conto de Guimarães Rosa, por ser modernista, é o único que trabalha com a questão da relatividade.
e) Afinado com o realismo, o conto de Machado não idealiza a relação amorosa entre os personagens.

resposta:[D]



(Ufjf2002) Assinale a opção que MELHOR ILUSTRA a seguinte afirmativa: "A vida é constante, progressivo desconhecimento..."
a) "... entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo."
b) "... efetuou-se o enterro com muita pompa e rara solenidade."
c) "... trocavam-se pelos paletós os aventais."
d) "... Pondo o chapéu, elegantemente ..."
e) "... de nada se sentia seguro."

resposta:[E]



(Ufjf2002) Leia, com atenção, os fragmentos a seguir:

"Porém se os justos Céus, por fins ocultos,
Em tão tirano mal me não socorrem;
Verás então, que os sábios,
Bem como vivem, morrem.
Eu tenho um coração maior que o mundo!
Tu, formosa Marília, bem o sabes:
Um coração..., e basta,
Onde tu mesma cabes."
(Tomás Antônio Gonzaga - "Lira II - 2 parte")

"Não deixarei de mim nenhum canto radioso,
Uma voz matinal palpitando na bruma
E que arranque de alguém seu mais secreto espinho.
De tudo quanto foi meu passo caprichoso
na vida, restará, pois o resto se esfuma,
uma pedra que havia no meio do caminho. ."
(Carlos Drummond de Andrade - "Legado")

Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Em ambos os poemas, há a auto-valorização dos poetas e confiança em seu vasto saber.
b) No poema de Tomás Antônio Gonzaga, o tema do amor reforça a idealização poética.
c) No poema de Drummond, existe a consciência de que a poesia não serve para consolar a dor.
d) Em Tomás Antônio Gonzaga, a razão é a causa da serenidade do poeta diante da morte.
e) Em Drummond, há diálogo com sua própria poesia e com a tradição lírica do Ocidente.

resposta:[A]



(Ufjf2002) Leia, com atenção, o fragmento a seguir:

(...)
"Por uma fatalidade
Dessas que descem de além,
O séc'lo, que viu Colombo,
Viu Guttenberg também.
Quando no tosco estaleiro
Da Alemanha o velho obreiro
A ave da imprensa gerou ...
O Genovês salta os mares ...
Busca um ninho entre os palmares
E a pátria da imprensa achou ...
Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto -
As almas busca beber ...
Oh! Bendito o que semeia
Livros ... livros à mão cheia ...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar. ."
(Castro Alves - "O Livro e a América")

Assinale a alternativa INACEITÁVEL:
a) Na concepção do poeta, o livro é instrumento para a conscientização de um povo.
b) A associação entre Colombo e Guttenberg explica o último verso da primeira estrofe.
c) No fragmento citado, vê-se que o poeta é otimista e acredita no progresso futuro.
d) Para o poeta, a Europa é superior à América, pois esta é um lugar natural e inculto.
e) Na primeira estrofe, a palavra "fatalidade" tem conotação positiva.

resposta:[D]



(Ufjf2002) Leia os fragmentos a seguir, selecionados de "Dom Casmurro", e assinale a associação CORRETA:
a) "José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias." - Machado de Assis elogia a retórica vazia comum a certas estratégias culturais de seu tempo.
b) "Tudo era matéria às curiosidades de Capitu" - traços da personalidade da Capitu menina, segundo o narrador, não permanecem na Capitu adulta.
c) "Tudo isso vi e ouvi. Não, a imaginação de Ariosto não é mais fértil que a das crianças e dos namorados" - Dom Casmurro confessa ser imaginativo, mas isso não compromete a veracidade de sua narrativa.
d) "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar, na velhice, a adolescência." - o narrador anuncia seu objetivo: recuperar a vida vivida, o que é feito com sucesso.
e) "Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida e nos livros." - o narrador machadiano costuma deixar no texto pistas para o leitor atento.

resposta:[E]



(Ufjf2002) Leia, com atenção, o fragmento a seguir para responder à questão.

"Todas as raças, desde o caucasiano sem mescla, até o africano puro; todas as posições, desde as ilustrações da política, da fortuna ou do talento, até o proletário humilde e desconhecido; todas as profissões, desde o banqueiro até o mendigo; (...)
É uma festa filosófica essa festa da Glória! Aprendi mais naquela meia hora de observação do que nos cinco anos que acabava de esperdiçar em Olinda com uma prodigalidade verdadeiramente brasileira.
A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado. Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância.(...) Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia, e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição."
(José de Alencar - "Lucíola")

A partir do fragmento, e considerando o romance como um todo, PODE-SE AFIRMAR que:
a) a cena amorosa, em Alencar, é sempre emoldurada pela matéria sócio-cultural brasileira.
b) pode-se observar, nessa cena, a superioridade da província sobre a metrópole.
c) desde o primeiro momento Paulo percebe a condição social de Lúcia.
d) a referência à questão racial comprova o naturalismo dessa obra.
e) o romance urbano, como é o caso de LUCÍOLA, é o único cultivado no romantismo brasileiro.

resposta:[A]







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