Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Ufsc

(Ufsc1996) Assinale as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.
Em um certo momento da conversa, a moça demonstrou que não estava muito à vontade com as colocações que fazia a João.

Quais das frases a seguir evidenciam isto?
01. "- Você é um homem diferente". (parágrafo 2 e 29)
02. "- Você não tomou conhecimento de minha presença, mas eu sei quem você é". (parágrafo 4)
04. "- ... Bom, é melhor não falar. Você vai fazer mau juízo de mim". (parágrafo 13)
08. - "Vou dizer. Digo? Digo, sim". (parágrafo 15)
16. - "Você é diferente de todos os homens que já vi, dos que me cortejam". (parágrafo 15)
32. - "Preparei-me toda, e você não apareceu." (parágrafo 16)

Soma ( )

resposta:04 + 08 = 12



(Ufsc1996) Várias vezes a moça demonstrou preocupação com o julgamento que se poderia fazer a seu respeito. Leia as frases adiante e, a seguir, assinale as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.
"- Você vai fazer mau juízo de mim". (parágrafos 9 e 27)
"- Se quiser, faça mau juízo". (parágrafo 15)
"- Pelo amor de Deus, não vá pensar que sou uma mulher leviana". (parágrafo 20)
"- Pode pensar o que quiser de mim, tinha de dizer". (parágrafo 20)

Estas colocações permitem deduzir que o comportamento da moça é:
01. agressivo.
02. contraditório.
04. introspectivo.
08. humorístico.
16. dissimulado.
32. místico.

Soma ( )

resposta:02 + 16 = 18



(Ufsc1996) Assinale as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.

As reações e palavras de João revelam:
01. educação e bom humor.
02. desinteresse e pressa.
04. ironia e curiosidade.
08. surpresa e atenção.
16. confiança e felicidade.
32. medo e humildade.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 16 = 29



(Ufsc1996) Assinale a ÚNICA proposição CORRETA.

João, ao chamá-la de "pitonisa" (parágrafo 7), quis:
01. dar-lhe um apelido.
02. dizer-lhe que a via de modo diferente.
04. falar-lhe que a achava interessante.
08. declarar-lhe que tinha problemas sexuais.
16. chamá-la de adivinha.

resposta:16



(Ufsc1996) Assinale a ÚNICA proposição CORRETA.

Na frase 'Suas mãos de dedos longos - mãos bonitas - estariam impacientes, enfáticas' (parágrafo 11), o termo "ENFÁTICAS" quer dizer que as mãos da secretária eram:
01. bem cuidadas.
02. bonitas e com dedos longos.
04. expressivas e salientes.
08. sedentas por cigarro.
16. vulgares e finas.

resposta:4



(Ufsc1996) TOCAIA GRANDE

No deslumbre da lua cheia cravada sobre a terra violada, sobre o rio assassinado, sobre a morte desatada, na hora da meia-noite, junto ao pé de mulungu, no alto do Outeiro do Capitão, Jacinta Coroca e Natário da Fonseca, ela com a repetição, ele com o parabelo, na tocaia, usufruíam a beleza da paisagem. Lá embaixo, jazia Tocaia Grande ocupada pelos jagunços e pelos cabras da Briosa.
- O melhor de tudo - disse Coroca -, não tem nada que se compare, é aparar menino. Ver aquele peso de carne saído de um bucho de mulher, mexer na mão da gente, vivinho. Até dá vontade de chorar. No primeiro que peguei, caí no choro.
O capitão deixou transparecer nos lábios o fio do sorriso:
- Tu pegou um bocado de menino. Tu virou uma senhora dona.
- Nós mudou e cresceu com o lugar. Tu também, Natário, não é o mesmo cabra ruim de dantes.
- Possa ser.
Houve um breve silêncio e, vinda do rio, na noite estival, a viração os envolveu numa carícia morna e espalhou no ar o perfume do jasmineiro. (p. 420)

A partir do fragmento anterior e do conjunto da obra TOCAIA GRANDE: A FACE OBSCURA, de Jorge Amado, são CORRETAS as proposições:

01. Trata-se de uma história ficcional em que o narrador está ausente e não é personagem da ação, isto é, narrativa em terceira pessoa, mas é ele quem descreve a paisagem e dá voz a todos os personagens.
02. Na realidade inventada de TOCAIA GRANDE há uma série de passagens sentimentais relacionadas à natureza, que permitem dizer que a prosa apresenta características poéticas.
04. A personagem Jacinta Coroca ganha profundidade e poder de convicção, quando mostra não só a face da violência e do banditismo, mas a da emoção pelo nascimento de uma nova vida.
08. Há uma opção por uma linguagem modernista, repleta de frases curtas, telegráficas, sem verbos, que busca a desmontagem da paisagem e o esvaziamento das características regionais dos personagens.
16. Em TOCAIA GRANDE, há uma preocupação por parte do narrador em descrever a paisagem e os personagens através de pormenores ou detalhes, o que proporciona a inserção da obra de Jorge Amado na exploração literária do contexto baiano.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23



(Ufsc1996) Urda Alice Klueger, catarinense de Blumenau, sensível, revela-se uma contadora de histórias. Mesmo admirando grandes nomes da literatura universal, não perde a ligação com a simplicidade da vida. E, na tentativa de resgatar e perpetuar esta sua visão contemplativa da natureza exuberante em torno do rio Itajaí-Açu e as lidas dos seus primeiros habitantes, é que escreveu VERDE VALE.

Sobre a referida obra, é CORRETO afirmar que as moradias da família Sonne, no Brasil, foram:
01. um barracão de ripas com cobertura de folhas de palmiteiro, onde também moravam outros colonos.
02. uma cabana de ripas coberta com folhas de palmiteiro, já em suas terras.
04. uma casa de troncos com cobertura de telhas e assoalho de madeira foi construída próximo à cabana.
08. uma casa de tijolos, com vigas de madeira, janelas e varanda, depois de alguns anos.
16. uma casa de comércio, e ao mesmo tempo de moradia, no pequeno centro urbanizado, chamado Colônia, porque se cansara das lidas no sítio.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufsc1996) Assinale as proposições CORRETAS quanto ao livro OH! QUE DELÍCIA DE ILHA.

01. Através desta obra, Franklin Cascaes relata histórias de colonos alemães pesquisadas durante trinta anos no interior da Ilha de Santa Catarina.
02. Parte do livro é dedicada ao relato dos acontecimentos que envolveram a vinda a Florianópolis do ex-presidente João Baptista Figueiredo, em novembro de 1979. Pelos tumultuados incidentes, sete estudantes foram presos e enquadrados na Lei de Segurança Nacional.
04. Segundo o autor do livro, o "manezinho" açoriano é altamente criativo: inventa palavras, filosofia, faz trocadilhos, lança tiradas, cria expressões e neologismos dignos de um Guimarães Rosa.
08. "Senadinho" é o que passou a ser denominado o Mercado Público de Florianópolis, devido à constante presença de políticos e pessoas conhecidas.
16. Para Raul Caldas Filho, o modo de ser do ilhéu, conhecido como "manezinho", urbano ou não, nem sempre é motivo de elogios ou de exaltação, pois a capital do Estado é conhecida como a terra dos três "Fs.": funcionário, figueira e fofoca.
32. É um livro de crônicas, reportagens, relatos, perfis e anedotas do relicário ilhéu.

Soma ( )

resposta:02 + 04 + 16 + 32 = 54



(Ufsc1996) Assinale as proposições em que o comentário está de acordo com o texto de Vinícius de Moraes.

01. De repente do riso fez-se o pranto/ Silencioso e branco como a bruma/ E das bocas unidas fez-se a espuma/ E das mãos espalmadas fez-se o espanto. Nesses versos, o poeta usa, a exemplo dos parnasianos e simbolistas, vocabulário coloquial e simples, próprio da linguagem cotidiana. Não há rimas.
02. Notou que sua marmita/ Era o prato do patrão/ Que sua cerveja preta/ Era o uísque do patrão/ Que seu macacão de zuarte/ Era o terno do patrão/ Que o casebre onde morava/ Era a mansão do patrão/ Que seus dois pés andarilhos/ Eram as rodas do patrão/ Que a dureza do seu dia/ Era a noite do patrão/ (...) E o operário disse: Não! A exemplo de padre José de Anchieta, do Barroco, que em SERMÕES procurou mostrar as disparidades sócio-econômicas entre os índios e os colonizadores portugueses no século XIX, Vinícius de Moraes, no poema OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO, procurou registrar o contraste existente entre operário e patrão.
04. O poeta reinterpreta o Natal, fazendo alusão ao comunismo, nos seguintes versos:
Nasceu num estábulo/ Pequeno e singelo/ Com boi e charrua/ Com foice e martelo.
08. Em E agora José?/ A festa acabou,/ a luz apagou,/ o povo sumiu,/ a noite esfriou,/ e agora, José?, Vinícius manifesta o desejo de morrer, uma das características da literatura parnasiana.
16. Pensem nas crianças/ Mudas telepáticas/ Pensem nas meninas/ Cegas inexatas... são versos do poema A ROSA DE HIROSHIMA.

Soma ( )

resposta:04 + 16 = 20



(Ufsc1996) Mário Quintana, considerado pela crítica um lírico autêntico, possuía rigoroso domínio da forma poética e uma agilidade criadora que lhe permitiam passar de uma inspiração a outra, sem deter-se em lugares-comuns. Seus poemas têm um direcionamento mais filosófico do que social. Assinale as proposições em que o comentário está CORRETO de acordo com o texto de Mário Quintana.

01. "Que dança que não se dança?/ Que trança não se destrança?/ O grito que voou mais alto/ Foi um grito de criança". O autor fez uso, nesse texto, a exemplo dos simbolistas, da musicalidade obtida pela repetição e/ou semelhança de palavras e sons.

02. "Eu quero os meus brinquedos novamente!/ Sou um pobre menino... acreditai.../ Que envelheceu, um dia, de repente!..." Mário Quintana revela saudade da infância, tempo feliz, em contraste com o desagrado da velhice, digna de piedade.

04. "Ah!, se eu pudesse, tardezinha pobre,/ Eu pintava trezentos arco-íris/ Nesse tristonho céu que nos encobre..." O poeta faz uso das figuras de linguagem HIPÉRBOLE (exagero) e PROSOPOPÉIA (personificação).

08. "Quantas coisas perdidas e esquecidas/ no teu baú de espantos... Bem no fundo,/ uma boneca toda estraçalhada!/ É ela, sim! Só pode ser aquela,/ a jamais esquecida Bem-Amada./ Em vão tentas lembrar o nome dela.../ E em vão ela te fita... e a sua boca/ tenta sorrir-te mas está quebrada!" Mário Quintana, através de metáforas, sugere uma divagação pelo seu tempo de infância, haja vista a saudade da menina amada, de cujo nome e sorriso não consegue lembrar-se.

16. "A morte deveria ser assim:/ um céu que pouco a pouco anoitecesse/ e a gente nem soubesse que era o fim". O poeta faz uma reflexão em torno do mistério que a palavra morte sugere, porque não sabe como, nem quando vai ocorrer, mas aspira a que seja simples e suave como o anoitecer.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31



(Ufsc1996) Assinale as proposições CORRETAS sobre o livro QUINCAS BORBA de Machado de Assis.

01. É um livro autobiográfico que mostra a relação entre estudantes de um internato. A fixação de Sérgio (aluno) por Ema (esposa do diretor) é uma apresentação clara do Complexo de Édipo.
02. Palha é o nome do marido FLEXÍVEL de Sofia (palavra que em grego significa sabedoria), que astuciosamente o traía sem se comprometer.
04. O HUMANITISMO é uma versão irônica do POSITIVISMO, filosofia que estava em moda no tempo de Machado de Assis.
08. A preocupação do autor é salientar que de um lado está o povo (conglomerado humano); de outro, o poder. O preconceito de cor é disfarce para ocultar o preconceito econômico.
16. AO VENCEDOR AS BATATAS é uma das frases do HUMANITISMO, filosofia definida por Rubião.

Soma ( )

resposta:02 + 04 = 06



(Ufsc1996) Marque as proposições que apresentam relação CORRETA entre o texto, a obra e o autor.

01. "Fez-se no semblante da virgem um ninho de castos rubores e límpidos sorrisos: os lábios abrindo-se como as asas purpúreas de um beijo soltando o vôo". - O GUARANI, de José de Alencar.
02. "Numa manhã de fevereiro de 1857, o sargento Getúlio desembarcou no Brasil, na foz do rio Itajaí-Açu, mais precisamente na praia de Cabeçudas, com destino à Colônia de Blumenau". - SARGENTO GETÚLIO, de João Ubaldo Ribeiro.
04. "Já vimos, em carta anterior, que o Demônio é a família. Veremos, agora, que Deus é o Sistema". - TRAPO, de Cristóvão Tezza.
08. "Já aquele outro 'manezinho', após se queixar para o patrão que não ia bem de saúde, assim explicou o que estava sentindo: - É uma perebada que me vem subindo pela serventia". - OH! QUE DELÍCIA DE ILHA, de Raul Caldas Filho.
16. "De posse do veneno do sapo e do Parthenium corri para casa, para os meus amigos, que iam me ajudar, Minolta, Mariazinha e Siri". - BUFO & SPALLANZANI, de Rubem Fonseca.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 + 16 = 29



(Ufsc1996) Com relação à estrutura sintática das frases extraídas da obra VERDE VALE, de Urda Alice Klueger, marque as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.

01. O período 'Vi-os sentados na balaustrada da varanda balançando os pés' apresenta dois objetos diretos.
02. O período 'Eileen era uma aristocrata que dirigia seu pequeno reino' tem um predicado nominal e um predicado verbal, sendo composto de duas orações.
04. Na oração 'Por todos os lados a vida regurgitava', o verbo é intransitivo.
08. No período 'Se um estranho chegasse de repente àquelas bandas acreditara ser ela a mais bela das filhas', temos um sujeito indeterminado e uma oração sem sujeito.
16. Na oração '... ao se referir àquela união', temos um objeto indireto.
32. O adjunto adverbial é uma função sintática normalmente representada por advérbios e locuções adverbiais, como no seguinte exemplo: '... vou andar pelos sítios aí de baixo.'

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55



(Ufsc1996) Some os valores das proposições CORRETAS quanto à estrutura e formação das palavras.

01. Em 'percorrer', 'seminovo', 'bisavô' e 'intramuscular', os prefixos significam, respectivamente, 'através de', 'quase', 'duas vezes' e 'situado no interior'.
02. Hibridismos são palavras que reproduzem aproximadamente os sons e ruídos, como 'cinema', 'televisão' e 'rádio'.
04. Nas palavras 'des-figur-ado' e 'in-cert-eza' não ocorre parassíntese, pois quando as mesmas foram formadas, já existiam as palavras 'figurado' e 'certeza'.
08. Em 'escutávamos', temos, respectivamente: 'radical', 'vogal temática', 'desinência modo-temporal' e 'desinência número-pessoal'.
16. Na frase 'Um grupo de religiosos lançava aos quatro ventos hinos orientais numa primaveril manhã de sábado', há duas palavras compostas e duas cognatas.

Soma ( )

resposta:01 + 04 + 08 = 13



(Ufsc1996) Leia com atenção as frases e assinale as proposições que estão CORRETAS quanto à norma culta de língua.

01. As pessoas de que mais precisamos são aquelas de quem mais podemos confiar.
02. O policial que mora à Rua Mariana Delamare tem um comportamento passível à críticas.
04. O chefe dos ladrões atira-se, com algemas e tudo o mais, às águas do rio Itajaí-Açu, preferindo a morte à prisão.
08. Não devem haver na escola de samba mais do que cem homens e mulheres brancos; dez por cento deles mora no centro da cidade.
16. Maria Celestina, o lar, a sociedade e seus códigos, nada me importava.
32. Constituindo como parte da classe pensante, não importa que o público universitário sejam tão inexperientes, mas são aprendizes.

Soma ( )

resposta:04 + 16 = 20



(Ufsc1996) Observe as palavras em maiúsculo e assinale as proposições CORRETAS quanto à flexão.

01. Usava camisa e calças VERDE-LIMÃO.
02. Sou testemunha de que eles falaram BASTANTES coisas injustas.
04. É PROIBIDA a presença de estranhos.
08. Mandarei fazer os CARTÕEZINHOS numa pequena gráfica do inteiror.
16. Jânio Quadros proibiu o uso de LANÇAS-PERFUMES no Brasil.
32. Todos já sabiam o resultado, MENAS as duas irmãs de Rodolfo.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufsc1996) Marque as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.

01. As palavras 'progresso', 'cachorro', 'conquista' e 'orgulho' têm dígrafo. Isto significa que o número de letras é maior do que o número de fonemas.
02. Na palavra 'balaústre' temos um hiato e quatro sílabas.
04. Em 'Era a primeira vez que os filhos saíam de casa; eles não estavam acostumados', há duas palavras trissílabas e duas polissílabas.
08. As palavras 'há', 'até', 'dê'(verbo), 'pés', 'picolé', 'só', 'bebês', 'forrós' levam acento gráfico porque são oxítonas terminadas em A, E, O, seguidos ou não de S.
16. Na frase 'Os moços loiros, simpatizantes de uma boa cultura, espandiram a escola fazendo um mutirão para por as tábuas lixadas de pé', não há erro(s) de grafia.

Soma ( )

resposta:01 + 02 = 03



(Ufsc1999) De acordo com o texto, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. O Português brasileiro com suas expressões "dialetizadas" tem, nos nomes de lanchonetes e lojas, os exemplos do festival de anglicismos a que o autor se refere.
02. Os jovens levam uma existência muito mais oral do que escritural pois, pelo celular, é possível bater papos cheios de gírias e abreviaturas.
04. Segundo o autor, a "língua é um distintivo vocal que nenhuma tirania pode revogar", porque ela é o verdadeiro DNA da alma nacional.
08. Ronaldinho, quando penetra na ante-sala de um gol, é o brasileiro que exemplifica o patriotismo de "morrer" pelos valores da nossa língua.
16. O "Banco da Palavra" e o Banco Central deveriam, respectivamente, ser os guardiães da moeda nacional e da palavra oral e escrita.
32. Olavo Bilac, autor do poema "Última Flor do Lácio", afirma que a língua portuguesa está em constante mutação etimológica.
64. Na França e na Espanha, cujas línguas têm origem românica, a exemplo do Português, os lojistas pagam mais impostos pelo uso do idioma Inglês.

Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 = 07



(Ufsc1999) Com base no texto, é CORRETO afirmar que:

01. a nossa língua também deve ser cultivada como patrimônio nacional, como querem os jovens locutores e escritores.
02. o brasileiro deveria unir os valores da pátria com os lingüísticos, vibrar com e por eles, em todas as circunstâncias, não apenas por ocasião da copa do mundo.
04. o autor sugere que se pense a respeito da criação do Banco da Língua Portuguesa, a qual está gradualmente se deteriorando no país.
08. esse possível "Banco" de preservação do Português poderia valorizar e depurar o seu ensino nas escolas de primeiro e segundo graus.
16. a crônica de Sérgio da Costa Ramos afirma que programas de resistência idênticos aos franceses estão sendo "estudados" e implementados no Brasil.
32. os portugueses denunciam o nosso Português como "dialeto brasileiro, falho, rasgado e desmoronado".

Soma ( )

resposta:02 + 04 + 08 + 32 = 46







próxima »