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Questões de português

Origem: Unifesp

(Unifesp2002) Há correspondência ou equivalência de sentido entre os segmentos transcritos em:

a) "sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita;"="florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verdura e dos capitéis formados pelos leques das palmeiras."="Árvores aqui vi tão florescentes,/Que faziam perpétua a primavera:"
b) "não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência."="A vegetação nessas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor;"="Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço/De estar a ela um dia reclinado:"
c) "O Vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita;"="Depois, fatigado do esforço supremo, [o rio] se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou,"="Ali em vale um monte está mudado: / Quanto pode dos anos o progresso!"
d) "não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente,"="Tudo era grande e pomposo no cenário que a natureza, sublime artista, tinha decorado para os dramas majestosos dos elementos,"="Nem troncos vejo agora decadentes."
e) "Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou"="protegida de todos os lados por uma muralha de rocha cortada a pique."="Ali em vale um monte está mudado:/Quanto pode dos anos o progresso!"

resposta:[A]



(Unifesp2002) Com uma exceção, todos os segmentos a seguir, transcritos do texto I, poderiam ser convertidos da terceira para a primeira pessoa, sem perda do sentido dado pela perspectiva do narrador. A única exceção está em:
a) "Imagina-se por aqui o Éden"
b) "montanha que ali se corta quase a pique"
c) "em tudo quanto se vê e se sente"
d) "vê-se por entre um claro das árvores"
e) "que todavia mal se vê"

resposta:[B]



(Unifesp2002) Com referência ao texto III, a correlação entre o advérbio de lugar, o objeto que nele se situa e o tempo de existência (ou vida) deste objeto está correta em
a) "Aqui" = "fonte" no presente e "árvores florescentes" no passado.
b) "Ali" = "vale" no presente e "monte" no presente.
c) "Aqui" = "fonte", "árvores florescentes", "troncos decadentes" no passado.
d) "Aqui" = "fonte", "árvores florescentes", "troncos decadentes" no presente.
e) "Ali" = "vale" no passado e "monte" no passado.

resposta:[C]



(Unifesp2002) Lendo-se atentamente os textos I (de Almeida Garrett) e II (de José de Alencar), percebe-se que ambos os narradores se identificam quanto à atitude de admiração e louvor à natureza contemplada.
Entretanto, verifica-se também, entre os dois, uma diferença profunda e marcante no seu ato contemplativo, quanto aos valores atribuídos a essa natureza. Essa diferença é marcada
a) pela existência da vegetação.
b) pela avaliação da magnitude e da beleza do cenário.
c) pela inclusão, na paisagem natural, da habitação humana.
d) pelo predomínio das referências ao mundo vegetal sobre as referências ao mundo mineral (terra, rocha, montanha etc.).
e) pela explicitação da perda do paraíso terrestre.

resposta:[B]



(Unifesp2002) Em algumas histórias de literatura e, até mesmo, em ensaios críticos sobre poesia brasileira, encontram-se afirmações sobre a presença de características barrocas nos sonetos de Cláudio Manuel da Costa. No texto III, pode-se comprovar, de fato, a existência de algumas características barrocas que, todavia, não poderiam ser comprovadas de modo absoluto com:
a) a antítese entre "vale" e "monte".
b) a colocação dos termos da oração em "que faziam perpétua a primavera".
c) a antítese entre "aqui" e "ali".
d) a colocação dos termos da oração em "Árvores aqui vi tão florescentes".
e) as antíteses entre os tempos verbais do modo indicativo.

resposta:[B]



(Unifesp2002) A alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

resposta:[B]



(Unifesp2002) A alternativa que indica textos de épocas literárias diferentes, mas de métrica uniforme e idêntica, é
a) I e II.
b) II e III.
c) II e V.
d) III e IV.
e) IV e V.

resposta:[E]



(Unifesp2002) Finalmente, "assimilando o movimento geral das idéias e da arte renascentista", não sentiram os portugueses necessidade de interromper a linha de evolução de suas mais peculiares e vigorosas forças criadoras, definidas durante alguns séculos de Idade Média: deste modo, "ao lado do homem português que se expressava no que assumia de espírito clássico, colocou-se, naturalmente, o homem português que traduzia forte personalidade de raízes nacionais e tradicionais". (Aspas nossas)
(Antonio S. Amora, "Presença da literatura portuguesa - II - Era Clássica".)

Estas observações aplicam-se aos textos indicados em:
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e IV.
d) I e II.
e) III e IV.

resposta:[C]



(Unifesp2002) Assinale a alternativa que contém textos de autoria de poetas do Modernismo português.
a) I e V.
b) II e III.
c) III e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

resposta:[D]



(Unifesp2002) No texto IV, em "quem o serve", o "o" exerce determinada função sintática. Esta função é a mesma que é exercida por
a) "suspiros", em I.
b) "ramo", em II.
c) "rosas", em III.
d) "Amor", em IV.
e) "sonhos", em V.

resposta:[A]



(Unifesp2002) O motivo do "carpe diem" ("aproveita o dia", em latim) expressa, em geral, o gosto de viver plenamente a vida, de usufruir os dons da beleza e a energia da juventude, enquanto o tempo permitir. Esse motivo aparece nos textos
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) IV e V.
e) I e V.

resposta:[B]



(Unifesp2002) Um dos textos tem sua musicalidade garantida pela presença da rima em todos os finais dos versos e, ao mesmo tempo, pela repetição dessas rimas em seu interior, sem exceção. Esse texto é o:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

resposta:[A]



(Unifesp2002) Apesar de serem de autores diferentes e, alguns, até de movimentos literários diferentes, os cinco textos poemáticos têm um motivo ou tema em comum. Este motivo identificador é:
a) o choro provocado pelo sentimento de rejeição amorosa.
b) o pranto originado pela piedade diante do sofrimento alheio.
c) as lágrimas como forma de purgação de sensações deprimentes.
d) o choro como forma de auto-compaixão e de expressão de raiva.
e) o pranto como reação humana a fenômenos de natureza diversa.

resposta:[E]



(Unifesp2002) Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental se faz por meio de frases e recursos lingüísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e V.
d) III e V.
e) IV e V.

resposta:[C]



(Unifesp2002) Em apenas dois dos textos apresentados, as lágrimas são caracterizadas ou configuradas por meio da hipérbole. Os dois textos são:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e V.
d) III e IV.
e) III e V.

resposta:[E]



(Unifesp2002) O texto em que apenas o uso do vocativo oferece a pista para se esclarecer se o verbo está em terceira pessoa do indicativo ou em segunda pessoa do imperativo é:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

resposta:[D]



(Unifesp2002) No texto V, o sintagma "no teu pranto" desempenha a função sintática de adjunto adverbial. Esta mesma função vem desempenhada por
a) perante a Morte (em I) e nos abismos (em I).
b) de lágrimas (em I) e do forte (em II).
c) momento da dor (em IV) e uma felicidade (em IV).
d) em presença da morte (em II) e correndo dividida (em III).
e) Mal cruel (em I) e Na presença de estranhos (em II).

resposta:[A]



(Unifesp2002) Os "manos" mencionados no texto são
a) os índios que formam toda a tribo de Macunaíma.
b) os amigos anônimos que Macunaíma encontrara em São Paulo e que passam alguns dias de descanso na Amazônia.
c) Maanape e Jiguê, irmãos de Macunaíma.
d) Piaimã, Oibê e os macumbeiros do Rio de Janeiro.
e) Piaimã, Oibê, Maanape e Jiguê.

resposta:[C]



(Unifesp2002) Pelas características da linguagem, que incorpora expressões da fala popular e mobiliza o léxico de origem indígena, pelo ambiente sugerido e também pela presença do uirapuru, o texto dá mostras de pertencer ao estilo
a) romântico, de linha indianista.
b) simbolista, de linha esotérica.
c) modernista, de linha Pau-Brasil e a antropofágica.
d) naturalista, de linha nacionalista.
e) pós-modernista, de linha neo-parnasiana.

resposta:[C]







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