Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de português

Origem: Utfpr

(Utfpr2007) "Macaco-louro é achado
Da reportagem local
Uma espécie de macaco-prego da mata atlântica que há muito tempo não era vista, foi encontrada por pesquisadores no Nordeste. Eles estavam em cativeiro (presos em casas das pessoas).
Por ter a pelagem clara, ficou batizado como macaco-louro, mas seu nome científico é 'Cebus flavius'.
Dois casais da espécie encontrada estão no Centro de Conservação da Fauna do Zoológico de São Paulo. A bióloga Cecília Kierulff diz que lá eles serão estudados. 'É preciso saber se estão saudáveis, qual o seu cardápio e verificar como é a reprodução deles, para que procriem'. E talvez no futuro, eles possam voltar à natureza."
("Folha de São Paulo", Folhinha, 5/8/06)

Marque a alternativa correta quanto ao texto dado.
a) A espécie de macacos foi encontrada por pesquisadores nordestinos.
b) As pessoas que estavam de posse dos macacos os chamavam por seu nome científico, 'Cebus flavius'.
c) Os macacos já têm um tempo definido para voltar à natureza.
d) Os macacos de origem nordestina terão problemas de adaptação em São Paulo.
e) O objetivo de manter os macacos no Zoológico é o estudo sobre eles.

resposta:[E]



(Utfpr2007) Marque a alternativa correta em relação ao texto dado.
a) O acidente em foco no texto ocorreu dia 4/8/06.
b) O texto não focaliza um acidente, mas somente informa sobre vários acidentes.
c) A maioria dos feridos e mortos pelos atentados que ocorreram neste ano são civis.
d) Os ataques das FARCS em 2002 foram dirigidos contra civis.
e) O presidente Uribe é odiado por apenas parte das FARCS, visto que há revoltosos que o apóiam.

resposta:[A]



(Utfpr2007) Marque a alternativa correta em relação ao texto dado.
a) As palavras "início", "destruída" e "atribuídos" se acentuam pela mesma regra gramatical.
b) As palavras "início", "Bogotá" e "vésperas" se acentuam pela mesma regra gramatical.
c) A expressão "às vésperas" significa os dias, ou o dia, que antecede um fato.
d) O vocábulo "parcialmente" significa que toda a delegacia foi atingida e destruída.
e) A expressão "nesta semana" poderia ser mudada para "nessa semana" sem incorrer em qualquer erro gramatical.

resposta:[C]



(Utfpr2007) "O ambiente terrestre com maior biodiversidade é o das florestas tropicais. Nele encontram-se as melhores condições que o meio físico pode proporcionar: pluviosidade bem distribuída durante o ano todo e temperaturas altas e constantes, que facilitam o desenvolvimento de uma ampla variedade de plantas e, conseqüentemente, o aparecimento de diversos suportes para a vida animal. ENQUANTO EM OUTRAS PARTES DO MUNDO FATORES COMO A FALTA DE ÁGUA, BAIXAS TEMPERATURAS E MENOR ENERGIA LUMINOSA SÃO LIMITADORES DO DESENVOLVIMENTO DA VIDA, NAS ZONAS ONDE OCORREM AS FLORESTAS TROPICAIS ESSES FATORES SÃO ENCONTRADOS NAS FORMAS IDEAIS. Em ambientes de grandes dimensões e que por milhares de anos mantêm as condições propícias para a sua ocupação por plantas e animais, provavelmente se desenvolverá uma grande biodiversidade. Todavia, só o fato de as florestas tropicais terem se desenvolvido dentro dessas condições ideais não explica totalmente a biodiversidade que apresentam. As oscilações do clima no passado, intercalando períodos secos e úmidos, desempenharam papel tão importante quanto a estabilidade na determinação da evolução das espécies encontradas nas florestas tropicais.
O longo tempo de convivência entre os seres vivos certamente foi importante para o surgimento de espécies por co-evolução de relações inter e intraespecíficas. Encontram-se nessas florestas situações em que uma única espécie de abelha é capaz de polinizar, por mecanismo muito sofisticado, certa espécie de orquídea, de forma que, se o inseto desaparecer, essa orquídea também desaparecerá.
Para alcançarem essa complexa interação, a abelha e a orquídea tiveram que evoluir juntas (processo a que chamamos co-evolução, co-adaptação ou evolução recíproca), acumulando modificações em suas estruturas e tornando, assim, a polinização mais eficiente. Outras flores e insetos também passaram por evolução recíproca e, em cada caso, os detalhes da estrutura das flores adaptam-se perfeitamente às modificações no inseto que as poliniza.
A grande diversidade das florestas tropicais nunca poderia ser mantida se as árvores lançassem suas sementes apenas em áreas próximas de suas copas. Esse procedimento organizaria os indivíduos na floresta em grupos e a grande diversidade de espécies por área não ocorreria. A dispersão das sementes e dos frutos, juntamente com a polinização, colabora para a manutenção da composição mista da floresta."
(FURLAN, Sueli Ângelo. "A conservação das florestas tropicais". São Paulo: Atual, 1999, 2 ed., p. 16).

Assinale a alternativa que corrige o erro contido no período que, no texto, se encontra em itálico.
a) Enquanto em outras partes do mundo fatores como a falta de água, as baixas temperaturas e a menor energia luminosa são limitadores do desenvolvimento da vida, nas zonas onde ocorrem as florestas tropicais esses fatores são encontrados nas formas ideais.
b) Enquanto em outras partes do mundo fatores como falta de água, baixas temperaturas e menor energia luminosa são limitadores do desenvolvimento da vida, nas zonas onde ocorrem as florestas tropicais esses fatores são encontrados nas formas ideais.
c) Enquanto em outras partes do mundo fatores como a falta de água, as baixas temperaturas e a menor energia luminosa são limitadores do desenvolvimento da vida, nas zonas onde ocorrem as florestas tropicais encontram-se água, temperaturas e energia luminosa nas formas ideais.
d) Enquanto em outras partes do mundo fatores como a falta de água, as baixas temperaturas e a menor energia luminosa limitam o desenvolvimento da vida, nas zonas onde ocorrem as florestas tropicais esses fatores são encontrados nas formas ideais.
e) Enquanto em outras partes do mundo fatores como falta de água, baixas temperaturas e menor energia luminosa são limitadores do desenvolvimento da vida, nas zonas onde ocorrem as florestas tropicais encontram-se esses fatores nas formas ideais.

resposta:[C]



(Utfpr2007) AONDE VOCÊ VAI, TE VÊEM.
FINALMENTE O COMPUTADOR FICOU PESSOAL.
Webcam integrada: a mobilidade agora é visual.
Notebook para Entretenimento Digital HP Pavilion dv1760br com Tecnologia Móvel Intel Centrino Duo, com webcam e microfone integrados. Converse em tempo real como se estivesse junto dos seus amigos, mesmo que você esteja longe. Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode te levar. Tudo isso com garantia de 1 ano e suporte gratuito on-line para você resolver do próprio computador suas dúvidas e problemas.
Acesse www.hp.com.br/pessoal ou visite a loja de sua preferência.

Analisando o texto acima como um todo, assinale a alternativa que reescreva "Aonde você vai, te vêem" e "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode te levar", respeitando a norma culta.
a) "Onde você vai, te vêem."/ "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode lhe levar."
b) "Aonde você vai, é visto."/ "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode levá-lo."
c) "Aonde você vai, é visto."/ "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel te pode levar."
d) "Aonde você vai, lhe vêem."/ "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode lhe levar."
e) "Aonde você vai, o vêem."/ "Tão longe quanto a mais avançada tecnologia móvel pode no levar."

resposta:[B]



(Utfpr2007) Todo mundo sente raiva, mas pouca gente administra bem esse instinto natural. Como um impulso demolidor - capaz de derrubar quem provoca e quem é provocado -, a raiva desperta reações difíceis de lidar. Agressividade e desejo de vingança encabeçam a lista de sentimentos altamente destrutivos que vêm no pacote. Movidas por energias desse tipo, é fácil errar. Dar o troco, por exemplo, pode até proporcionar alívio imediato, mas não resolve. Quem parte para a briga geralmente fica frustrado, porque brigar não resgata a necessidade de aceitação e reconhecimento que todo mundo tem.
Comum, também, é descontar nos outros. É o caso de quem fica intolerante com o filho porque aturou desaforos do chefe. No alvo errado, a flecha só produz culpa e mais raiva. No outro extremo, sofre também quem se encolhe diante das provocações. A ausência de reações muitas vezes se converte em mágoa e ressentimento, sensações que, na prática, fazem mal para a própria pessoa. Ao longo do tempo, a raiva silenciosa pelo outro se transforma em raiva por si mesmo, semente de problemas físicos e psicológicos como a depressão.
("Marie Claire", no 184, julho de 2006, p. 145)

Considerando as assertivas em relação ao texto:
I) Embora seja um instinto natural, inerente a todas as pessoas, é difícil encontrar alguém que saiba lidar bem com a raiva.
II) A depressão é uma doença causada pela raiva em não poder descontar nos outros ou acertar o alvo errado.
III) Brigar ou não esboçar reação, quando com raiva, são as melhores alternativas para não ter problemas físicos.

Está(ão) correta(s) apenas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.

resposta:[A]



(Utfpr2007) No ano em que se comemoram os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart a festa dura 365 dias e foi batizada como Ano Mozart com destaque para a programação em cidades como Salzburgo terra natal do compositor Viena onde ele viveu depois de se casar e Praga sua "pátria artística".
("Revista Tam", ano 3 no 29, julho de 2006, p. 141)

A alternativa correta quanto à pontuação do excerto é:
a) No ano, em que se comemoram os 250 anos, de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart a festa dura 365 dias, e foi batizada como Ano Mozart com destaque para a programação, em cidades como, Salzburgo terra natal do compositor, Viena onde ele viveu, depois de se casar, e Praga sua "pátria artística".

b) No ano em que se comemoram os 250 anos de nascimento - de Wolfgang Amadeus Mozart - a festa dura 365 dias e foi batizada como - Ano Mozart - com destaque para a programação em cidades, como Salzburgo terra natal do compositor; Viena onde ele viveu depois de se casar; e Praga sua "pátria artística".

c) No ano em que se comemoram os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, a festa dura 365 dias, e foi batizada, como Ano Mozart, com destaque para a programação em cidades como: Salzburgo, terra natal do compositor, Viena, onde ele viveu depois de se casar, e Praga, sua "pátria artística".

d) No ano em que se comemoram os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, a festa dura 365 dias e foi batizada como Ano Mozart, com destaque para a programação em cidades como Salzburgo, terra natal do compositor; Viena, onde ele viveu depois de se casar; e Praga, sua "pátria artística".

e) No ano em que se comemoram, os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, a festa dura 365 dias e foi batizada como Ano Mozart; com destaque para a programação em cidades como: Salzburgo terra natal do compositor; Viena onde ele viveu depois de se casar; e Praga sua "pátria artística".

resposta:[D]



(Utfpr2007) No ano em que se comemoram os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart a festa dura 365 dias e foi batizada como Ano Mozart com destaque para a programação em cidades como Salzburgo terra natal do compositor Viena onde ele viveu depois de se casar e Praga sua "pátria artística".
("Revista Tam", ano 3 no 29, julho de 2006, p. 141)

Ainda que não houvesse nenhuma dessas celebrações, bastaria andar por Salzburgo para respirar uma "atmosfera" Mozart. A reescrita correta do trecho quanto à concordância verbal é:
I) Ainda que não houvesse essas celebrações, bastaria andar por Salzburgo para respirar uma "atmosfera" Mozart.
II) Embora não existisse nenhuma dessas celebrações, bastaria andar por Salzburgo para respirar uma "atmosfera" Mozart.
III) Mesmo que não existissem essas celebrações, bastaria andar por Salzburgo para respirar uma "atmosfera" Mozart.
IV) Embora não houvessem essas celebrações, bastaria andar por Salzburgo para respirar uma "atmosfera" Mozart.

a) Apenas II está correta.
b) Apenas I, II e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas IV está correta.
e) Apenas II, III e IV estão corretas.

resposta:[B]



(Utfpr2007) Praga é a cidade NA QUAL Mozart viu "estourar" suas óperas "As bodas de Fígaro" e "Don Giovani".

O termo destacado pode ser substituído, sem ferir a norma culta ou alterar o sentido, por:
I) em que.
II) quando.
III) onde.

Está(ão) correta(s) apenas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

resposta:[E]



(Utfpr2007) Praga é a cidade na qual Mozart viu "estourar" suas óperas "As bodas de Fígaro" e "Don Giovani".

No trecho, o termo "estourar" significa:
a) explodir, rebentar.
b) quebrar-se com violência.
c) fazer muito sucesso.
d) fazer-se em pedaços.
e) ribombar, estrondear.

resposta:[C]



(Utfpr2007) "A ECONOMIA CAFEEIRA
Foi apenas nos últimos anos do século XIX que na região de Jacarezinho começou a ser produzido café em quantidades exportáveis. No início do século a quantidade produzida vai girar em torno de 1% da produção nacional. Até o final da década de 30, praticamente todo o café produzido no Paraná era da região do Norte Pioneiro.
Até 1945, término da Segunda Guerra Mundial, a produção cafeeira do estado oscilou entre o 2 e 3% do total nacional. Até essa data, o Paraná não se caracterizava ainda como grande produtor. Até então a cafeicultura paranaense não conseguira desenvolver-se, em parte porque sofria as conseqüências da ação inibidora dos estados produtores, notadamente São Paulo. Na década de 20, o governo federal influenciado por São Paulo criou um imposto de 1$000 rs. por cafeeiro novo plantado. Isto representava um sério golpe na jovem cafeicultura paranaense."
(WACHOWICZ, Rui Christovan. "História do Paraná", 6.ed. Curitiba: Gráfica Vicentina, 1988, p. 260.)

Marque a alternativa correta:
a) O Paraná desde seus primórdios foi grande exportador de café.
b) No século XX, o Paraná foi beneficiado pelo governo central visto que este passou a auxiliar a economia cafeeira local.
c) Na época da Segunda Grande Guerra, o Paraná passou a produzir muito café.
d) O Estado de São Paulo não incentivava a produção cafeeira paranaense.
e) O texto critica o estado de São Paulo e o governo central, exaltando os feitos dos paranaenses.

resposta:[D]



(Utfpr2007) REDAÇÃO

INSTRUÇÕES
1) As questões de Redação constituem-se de 2 (dois) temas (assuntos) para serem desenvolvidos.
2) Cada um dos temas deve ser desenvolvido num espaço de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 10 linhas.
3) Em nenhuma hipótese, assine a redação. Se o tema for uma carta ou outro documento que requeira assinatura, escreva, simplesmente, "assinatura".
ATENÇÃO: a fuga ao tema anulará a redação.


REDAÇÃO 1

LEI RESTRINGE USO DE ANIMAIS EM PESQUISA
Uma lei publicada ontem no "Diário Oficial" do Estado de São Paulo restringe o uso de animais em pesquisas e determina que se dê prioridade a métodos alternativos, que substituam os bichos.
Ela define que o número de animais a serem utilizados para a execução de um projeto e o tempo de duração de cada experimento será o mínimo indispensável para produzir o resultado - sem especificar uma quantidade máxima. A lei determina ainda a criação de comissões de ética nas instituições que utilizam animais em pesquisas. Hoje, nenhuma delas é obrigada a ter esse tipo de comissão no Estado de São Paulo.
A lei precisa ser regulamentada num prazo de 180 dias e entra em vigor 45 dias após sua publicação. O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) vetou a lei neste ano, mas seu veto foi derrubado. Agora, o governo estadual precisa definir uma série de pontos da lei. Para o seu autor, o deputado estadual Ricardo Tripoli (PSDB), o código cria uma linha de conduta para tratar os animais e foi amplamente negociado.
De acordo com o professor de direito ambiental da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Márcio Cammarosano, como é impossível determinar o número mínimo de animais a serem usados em cada experimento, já que uma pesquisa é muito diferente da outra, deve-se usar a racionalidade para determinar a quantidade necessária. "Aqueles que acompanham o procedimento devem avisar o Ministério Público ou alguma autoridade se notarem que o pesquisador cometeu abuso", afirmou.
A utilização de animais em experiências e no ensino é polêmica em São Paulo. Em julho, foi realizada uma manifestação por várias ONGs (organizações não-governamentais) e ambientalistas contra o uso de animais. A passeata começou na avenida Paulista e terminou em frente à Santa Casa, em Santa Cecília (região central).
Nicolau Sevcenko, professor de história da cultura da USP, considera a lei um avanço em relação à situação "medieval" de completa indiferença aos animais que vivemos hoje. "Mas ainda está anos-luz do estágio de discussão de desenvolvimento de tecnologias alternativas realizada em países de primeiro mundo." Segundo ele, as considerações sobre o que são maus-tratos ficaram vagas e o ideal seria a lei determinar um cronograma para chegar à completa eliminação do uso de animais em pesquisas. "O Brasil já deu o péssimo exemplo de ser o último país a abolir a escravidão. Seria de lastimar que fosse também o último a incorporar os princípios de respeito à natureza e às criaturas vivas", afirmou.
(AFRA BALAZINA RENATA BAPTISTA, "Folha de S.Paulo", 27/08/2005)

Produza um texto entre 08 e 10 linhas resumindo as idéias do texto.


REDAÇÃO 2

ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE BIOENERGIA COMEÇA A FUNCIONAR EM ROMA
A Secretaria da Associação Mundial de Bioenergia deu início às suas atividades na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em Roma, com o objetivo de fomentar a produção, a comercialização e o uso de combustíveis ecológicos, sobretudo nos países em desenvolvimento.
A entidade, lançada em maio, durante as sessões da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, conta com o patrocínio do Ministério do Meio Ambiente italiano, segundo um comunicado da FAO.
A secretaria também formulará diretrizes para medir o impacto do uso dos combustíveis biológicos na redução dos gases causadores do aquecimento global e apoiará projetos para o desenvolvimento sustentável da bioenergia. O diretor-geral adjunto da FAO, Alexander Müller, se disse confiante no papel da nova instituição para "reduzir a atual dependência do petróleo".
Entre os membros da Associação Mundial de Bioenergia está o G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia), China, México, a FAO e a Agência Internacional da Energia.
("Folha de São Paulo," 26.09.2006)

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, produza um texto, entre 8 e 10 linhas, expondo as suas idéias sobre a importância do uso das fontes bioenergéticas.

resposta:Dissertação.



(Utfpr2007) Segundo João Antônio, Manuel Antônio de Almeida, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Lima Barreto, são autores que o influenciaram:
a) pela qualidade de seus textos estéticos e pela atuação como políticos em partidos de esquerda.
b) por que escreviam na norma culta, tentavam compreender o que é literatura e não eram vaidosos.
c) pela qualidade de seus textos, com relação à utilização da linguagem, pela denúncia e crítica social da situação do brasileiro.
d) pelo tom elevado da linguagem em suas obras e sua participação na Academia Brasileira de Letras.
e) pelo vocabulário requintado e reconhecimento do público, manifesto pela compra de livros.

resposta:[C]



(Utfpr2007) As características comuns que o conjunto das obras dos escritores citados apresenta, independentemente de a qual movimento literário pertençam, segundo o texto, são:
a) uma proposta de reflexão sobre a realidade brasileira a partir da ficção.
b) a linguagem elaborada e a idealização, da pátria e de seus valores.
c) uma ficção que exalta a fé e os valores do brasileiro e se discutem os caminhos da nação.
d) o beletrismo acompanhado de um discurso laudatório da ação e do caráter do brasileiro.
e) o humor fino, a ironia sempre presente e uma visão engraçada e infantil do país.

resposta:[A]



(Utfpr2007) Pode-se depreender, pelo contexto que o termo BELETRISMO refere-se a:
a) O fato de burilar a linguagem, utilizando vocabulário, construções sintáticas e recursos estéticos da norma culta.
b) Belas Letras, como também era chamada a Literatura e a carreira de Letras, na época da entrevista.
c) A caligrafia do autor, importante no envio dos originais para a seleção, aprovação e correção da editora.
d) Uma figura de linguagem amplamente utilizada na Literatura a partir do século XIX, principalmente no Parnasianismo.
e) O vocábulo composto "Belas Letras", formado pela justaposição de bela e letra, que por sua vez remete à Academia Brasileira de Letras.

resposta:[A]



(Utfpr2007) O significado (denotativo) da palavra FATURA refere-se, freqüentemente, no cotidiano, à relação de mercadorias vendidas, com os respectivos preços. Entretanto, pode significar também, e especialmente na entrevista concedida por João Antônio:
a) lista que acompanha a remessa de obras publicadas, referindo-se às criticas positivas recebidas pelo autor.
b) o ato, efeito, resultado e modo de fazer; feitura ou, mais especificamente, à obra feita pelo autor, ao estilo característico de fazer sua literatura.
c) desempenhar-se de uma obrigação. No caso, das taxas devidas ao governo pela circulação de livros.
d) levar a termo um negócio ou uma tarefa. Em particular, o comércio dos volumes de cada autor.
e) fatura que arrola tomos expedidos de um país a outro, e que deve ser visada pelo consulado do país.

resposta:[B]



(Utfpr2007) O sentido primeiro (denotativo) do vocábulo EPICENTRO é de ponto da superfície da Terra onde chega primeiramente e com mais intensidade a onda sísmica (terremoto). Que conotação João Antônio empresta à palavra?
a) De posição superior, como em epicarpo, indicando a posição superior do brasileiro na obra de cada autor.
b) De posterioridade, como em epílogo, explicado pelo fato de o brasileiro aparecer no final dos livros dos autores.
c) De superfície, como no vocábulo epiderme, relacionado com o tratamento pouco profundo dado ao brasileiro na obra de cada autor.
d) De foco ou objetivo, como em logocentro, referindo-se ao fato de o brasileiro ser o principal tema tratado pelos autores.
e) De sobre, como em epitáfio, remetendo ao fato do vocábulo brasileiro aparecer na superfície do texto de cada autor.

resposta:[D]



(Utfpr2007) JORNALISMO

"Gostaria de parabenizar o editorial da Folha de 20/07 sobre o malfadado Projeto de Lei n¡. 79/2004, que amplia a reserva de mercado para jornalistas. Foi uma explanação brilhante, muito lúcida e correta, difícil de se ver na imprensa nacional. A necessidade de 'leis de imprensa' e a obrigatoriedade de diploma de nível superior são coisas de ditadura, repudiadas pela Constituição de 1988, pela Associação Interamericana de Imprensa e por vários tratados internacionais dos quais somos signatários - logo, obrigados a cumprir. Salta aos olhos, entretanto, a muda conivência da imprensa com essa situação, que não mostra esse assunto na televisão - apenas em notas de rodapé nos jornais. Sem discussão ampla com a sociedade, corremos o sério risco de vermos mais leis absurdas como esse PL ou o 'Conselho de Jornalistas'. Liberdade de expressão já."
(Gilberto Antônio Silva, São Bernardo do Campo, SP, 23/07/06)

Em relação ao texto dado, marque a alternativa correta.
a) O autor não é jornalista e, por isso, é contrário à reserva de mercado para jornalistas.
b) O autor é publicitário, pois faz bom uso de frases de efeito tais como "Liberdade de expressão já".
c) O autor apresenta uma visão bem positiva da imprensa escrita em geral; já a televisionada é criticada.
d) O autor é assíduo leitor do jornal "Folha de São Paulo", mas é crítico.
e) Para o autor, a imprensa em geral não faz o seu papel de informar de forma sempre competente.

resposta:[E]



(Utfpr2007) "O casamento esteve prestes a naufragar aos dois meses de idade, porque Aureliano Segundo, tentando aplacar Petra Cortes, fê-la tirar um retrato vestida de rainha de Madagascar. Quando Fernanda soube, tornou a arrumar as arcas do enxoval de recém-casada e partiu de Macondo sem se despedir. Aureliano Segundo alcançou-a na estrada do pantanal. Ao fim de muitas súplicas e promessas de emenda, conseguiu levá-la de volta para casa e abandonou a concubina."
MÁRQUEZ, G. G. "Cem anos de solidão", p. 197, 41 ed., 1995.

Marque a alternativa correta:
a) A oração "O casamento esteve prestes a naufragar aos dois meses de idade" se utiliza de linguagem denotativa, evitando a linguagem figurada.
b) A oração "fê-la tirar um retrato" é confusa porque tanto pode se referir a Petra Cortes quanto a Aureliano Segundo.
c) O vocábulo "emenda" está sendo usado no sentido de regeneração.
d) O vocábulo "concubina" não se aplica a Petra Cortes.
e) Petra Cortes, de origem nobre, arrumou as arcas do enxoval e partiu.

resposta:[C]







próxima »