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Questões de português

Tópicos de Literatura

(Fuvest1994) Ao criticar "O Primo Basílio", Machado de Assis afirmou: "(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo autor, é antes um títere que uma pessoa moral."
Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.
e) Jorge e Leopoldina.

resposta:[A]



(Fuvest1994) Em determinada época, o romance brasileiro "procurou (...) enraizar fortemente as suas histórias e os seus personagens em espaços e tempos bem circunscritos, extraindo de situações culturais típicas a sua visão do Brasil."
( Alfredo Bosi )

Esta afirmação aplica-se a
a) Vidas Secas e Fogo Morto.
b) Macunaíma e A Hora da Estrela.
c) A Hora da Estrela e Serafim Ponte Grande.
d) Fogo Morto e Serafim Ponte Grande.
e) Vidas Secas e Macunaíma.

resposta:[A]



(Fuvest1994) O ÚLTIMO POEMA
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples
[ e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os
[ diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem
[ explicação.
(MANUEL BANDEIRA, 'Libertinagem')

Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é:
a) a verificação da inutilidade da poesia diante da morte.
b) a coincidência da morte com o máximo de intensidade vital.
c) a capacidade, própria da poesia, de eliminar a dor.
d) a autodestruição da poesia em um meio hostil à arte.
e) a aspiração a uma poesia pura e lapidar, afastada da vida.

resposta:[B]



(Fuvest1994) Madrigal tão engraçadinho
Teresa, você é a coisa mais bonita que eu vi até hoje na minha vida, inclusive o porquinho-da-índia que me deram quando eu tinha seis anos.

Esse poema, de 'Libertinagem', de Manuel Bandeira, contém os títulos de outros dois poemas famosos do mesmo livro.
a) Quais são eles?
b) Qual é o tema comum aos três textos?

resposta:a) "Teresa" e "Porquinho-da-Índia".

b) O deslumbramento diante das suas experiências afetivas.



(Fuvest1994) No capítulo "O Boqueirão", de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, a personagem principal vive uma experiência decisiva, que faz mudar radicalmente seu ponto de vista quanto ao processo de consolidação do regime republicano no Brasil.
a) Descreva essa mudança de ponto de vista pelo qual passou Quaresma.
b) Aponte, no capítulo citado, a experiência decisiva que determinou essa mudança e identifique o que tal experiência veio revelar à personagem.

resposta:a) Quaresma discorda dos excessos repressivos do regime de Floriano.

b) O seu ferimento em batalha revelou-lhe a inutilidade do seu idealismo diante dos mesquinhos jogos políticos.



(Fuvest1994) Luísa espreguiçou-se. Que seca ter de se ir vestir! Desejaria estar numa banheira de mármore cor-de-rosa, em água tépida, perfumada e adormecer! Ou numa rede de seda, com as janelinhas cerradas, embalar-se, ouvindo música!(...)
Tornou a espreguiçar-se. E saltando na ponta do pé descalço, foi buscar ao aparador por detrás de uma compota um livro um pouco enxovalhado, veio estender-se na "voltaire", quase deitada, e, com o gesto acariciador e amoroso dos dedos sobre a orelha, começou a ler, toda interessada.
Era a "Dama das Camélias". Lia muitos romances; tinha uma assinatura, na Baixa, ao mês.

Nesse excerto, o narrador de "O primo Basílio" apresenta duas características da educação da personagem Luísa que serão objeto de crítica ao longo do romance.
a) Quais são essas características?
b) Explique de que modo elas contribuem para o destino da personagem.

resposta:a) Passividade indolente e gosto pela literatura romântica.

b) O mundo de sonhos dos românticos, cheio de aventuras, incentiva Luísa a cometer adultério e sua indolência afronta Juliana, que a chantageia.



(Fuvest1994) Em "A Hora da Estrela", o narrador apresenta a seguinte reflexão: "Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes."
Com base nela, explique:
a) Por que o romance tem o título de "A Hora da Estrela"?
b) Por que é irônica a relação entre o título e a história de Macabéa?

resposta:a) Porque narra uma história cujo clímax é a morte de Macabéa.

b) A história de Macabéa é narrada pela falta de brilho, pela pequenez, sendo portanto o oposto do glamour indicado no título.



(Fuvest1994) "O seu último truque intelectual era este do clássico. (...) O processo era simples: escrevia de modo comum, com as palavras e o jeito de hoje, em seguida invertia as orações, picava o período com vírgulas e substituía incomodar por molestar, ao redor por derredor, isto por esto, quão grande ou tão grande por quamanho, sarapintava tudo de ao invés, empós, e assim obtinha o seu estilo clássico que começava a causar admiração aos seus pares e ao público geral."

a) O fato de Armando Borges escrever em "estilo clássico" reforça a caracterização da personagem. Por quê? Justifique sua resposta.
b) De que maneira esse "estilo clássico" se contrapõe à linguagem do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma"?

resposta:a) Porque ele é mau-caráter, vive de enganar os outros, apropriando-se de artigos médicos alheios.

b) O romance tem uma linguagem coloquial, que se afasta da erudição pedante da personagem.



(Fuvest1994) I. "(Fabiano) ouvira falar em juros e prazos. Isso lhe dera uma impressão bastante penosa: sempre que os homens sabidos lhe diziam palavras difíceis, ele saía logrado. Sobressaltava-se escutando-as. Evidentemente só serviam para encobrir ladroeiras. Mas eram bonitas. Às vezes decorava algumas e empregava-as fora de propósito. Depois esquecia-as. Para que um pobre da laia dele usar conversa de gente rica?"

II. "Havia coisas que (Macabéa) não sabia o que significavam. Uma era "efeméride". E não é que seu Raimundo só mandava copiar com sua letra linda a palavra efemérides ou efeméricas? Achava o termo efemérides absolutamente misterioso. Quando o copiava prestava atenção a cada letra. (...) Enquanto isso a mocinha se apaixonara pela palavra efemérides."

O tema comum aos dois textos é a relação das personagens com a linguagem culta. Desse ponto de vista, explique:
a) Em que Fabiano e Macabéa se assemelham?
b) Em que se distinguem um do outro?

resposta:a) Os dois desconhecem o falar culto.

b) Enquanto Macabéa admirava servilmente a linguagem culta, Fabiano tinha desconfiança dela.



(Fuvest1994) "Talvez a nordestina já tivesse chegado à conclusão de que a vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo, mesmo alma rala como a sua. Imaginavazinha, toda supersticiosa, que se por acaso viesse alguma vez a sentir um gosto bem bom de viver-se desencantaria de súbito de princesa que era e se transformaria em bicho rasteiro."

a) Descreva o recurso poético utilizado pela autora em 'imaginavazinha', forma que escapa à gramática da língua.
b) Justifique o uso de 'imaginavazinha', utilizando dados do contexto em que se acha e considerando também a posição do narrador em relação à personagem central, em "A Hora da Estrela".

resposta:a) Utilizou-se um sufixo nominal de diminutivo numa forma verbal, indicando afetividade.

b) O recurso acentua a idéia de fragilidade e pequenez da personagem, e a empatia do narrador em relação a ela.



(Unicamp1994) No romance PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM, o capítulo intitulado "Lídia" narra o encontro entre Joana e Lídia.
a) O que ocorre neste encontro?
b) Explicite três conseqüências deste encontro na vida de Joana.

resposta:a) Lídia diz estar grávida de Otávio (marido de Joana), afirma saber quanto é firme a maldade de Joana. Diz, também, que Otávio não gosta de Joana e ela (Lídia) também não.

b) Joana decide que também pode ter um filho e Lídia propõe a devolução de Otávio para que Joana tenha seu filho. Joana acha isso monstruoso, mas Lídia explica que pode não ser e que é bom estar grávida. Joana pensa em si carregando, amamentando o filho e com sua humildade, estará mais perto de Deus.



(Unicamp1994) Em AMAR, VERBO INTRANSITIVO, depois do encontro explicativo entre Fraulein, Sousa Costa e dona Laura, o narrador observa:

"É certo que Fraulein tinha esclarecido muito o que viera fazer na casa deles, porém dona Laura que tinha percebido tudo com a explicação de Felisberto, agora não compreendia mais nada. Afinal: o que era mesmo que Fraulen estava fazendo na casa dela!"

a) Segundo Sousa e Costa, com que finalidade tinha sido contratada Fraulein?
b) Segundo Fraulein, qual era seu papel junto a Carlos?
c) Relacione o mal-entendido mencionado acima com as características de cada uma das três personagens.

resposta:a) para ser governanta.

b) Introduzir o adolescente na vida sexual.

c) Fraulein pensa que dona Laura sabe exatamente o que ela veio fazer na casa, mas a dona da casa foi ludibriada pelo marido.



(Unicamp1994) No primeiro ato da peça A MORATÓRIA, vemos Joaquim irritado dizer para a filha Lucília, que atende suas freguesas vestindo um vestido velho: "ainda somos o que fomos." No segundo ato, ao repreender o filho Marcelo, que deixara de trabalhar no frigorífico, Joaquim afirma num grito: "ainda somos o que fomos!"
a) A que situações na vida da família se referem as falas de Joaquim?
b) Como são encenadas na peça essas situações?
c) A peça representa também um conflito de gerações. De que maneira este conflito é vivido por Marcelo?

resposta:a) à antiga posição social econômica que possuíam.

b) O tempo centraliza-se na crise de 29 - "quebra" da Bolsa de Valores. Corte diagonal do cenário: 1¡. plano - enfocando a casa modesta; 2¡. plano: ocupação da fazenda de café.

c) Marcelo é tratado pela mãe como o "filhinho da mamãe", porém é pobre, boêmio, alcoólatra e vagabundo; trabalha num frigorífico para a vergonha dos pais, pois denota o "rebaixamento" social da família.



(Unicamp1994) Em AS PUPILAS DO SENHOR REITOR, personagens como o Sr. reitor, João Semana, José das Dornas, Guida, são apresentadas de forma positiva, representando valores morais preservados no campo. Nem todas as personagens, contudo, são vistas dessa maneira positiva.
a) Aponte duas personagens (ou grupo de personagens) que são caracterizadas negativamente, explicitando os valores que representam.
b) As personagens de NOITE NA TAVERNA, de Álvares de Azevedo, também apresentam alguns comportamentos considerados negativos. Identifique dois deles.
c) Como se relacionam esses aspectos apresentados como negativos nesses dois romances de tendências românticas e ultra-românticas?

resposta:a) Clara - egoísta, preguiçosa, quer o que é de Guido, até o amor.
Daniel - mulherengo, irresponsável, inconseqüente.

b) Solfieri - bêbado, necrófilo, religiosidade sacrílega.
Bertram - assassino, sem escrúpulo, suicida.

c) Nos romances ultra-românticos os aspectos negativos estão ligados à fantasia; já em AS PUPILAS DO SENHOR REITOR as personagens se equilibram para dar à obra uma visão harmônica, de classe média, podendo tornar-se íntegras.



(Unicamp1994) Leia o seguinte trecho, extraído do prólogo do livro A CONFISSÃO DE LÚCIO:

"Cumpridos dez anos de prisão por um crime que não pratiquei e do qual, entanto, nunca me defendi, (...) eu venho fazer enfim minha confissão: isto é, demonstrar a minha inocência."

a) A afirmação de Lúcio, segundo a qual fará a confissão que comprova a sua inocência no assassinato de Ricardo de Loureiro, aproxima a sua narrativa de um tipo de novela, ou romance, bastante popular já no começo do século e que conserva ainda hoje a popularidade. Que tipo de narrativa é essa?
b) O que o leitor espera saber, ao terminar de ler um romance desse tipo?
c) A confissão feita por Lúcio corresponde a essa expectativa do leitor? Justifique a sua resposta.

resposta:a) Policial.

b) O desvendamento do mistério de um crime.

c) Sim, pois é desvendado o processo que culminou a morte de Ricardo de Loureiro.



(Unicamp1994) No capítulo VII de O ATENEU, ao descrever a exposição de quadros dos alunos do colégio, o narrador assim se refere aos sentimentos de Aristarco:

"Não obstante, Aristarco se sentia lisonjeado pela intenção. Parecia-lhe ter na face a cocegazinha sutil do creion passando, brincando na ruga mole da pálpebra, dos pés-de-galinha, cortando a concha da orelha, calcando a comissura dos lábios, entrevista na franja pelas dobras oblíquas da pele do nariz, varejando a pituitária, extorquindo um espirro agradável e desopilante."

a) A que intenção se refere o narrador?
b) Quais características de Aristarco estão sugeridas neste comentário do narrador?
c) Lendo esta descrição você considera que o narrador compartilha dos mesmos sentimentos de Aristarco? Justifique.

resposta:a) A vaidade lisongeira de ver grafado seu próprio rosto.

b) A vaidade, o engodo, o orgulho e a felicidade de ser o diretor do Ateneu.

c) Não, Sérgio, o narrador, ironiza os sentimentos de Aristarco, pois através do diretor satiriza seu próprio pai e a sociedade em que vive.



(Unesp1994) No trecho apresentado, o narrador descreve as reações de Jorge, que vive num conflito íntimo entre a piedade e o ódio: tem de cuidar da esposa Luísa, muito doente, embora tenha sabido, pela leitura de uma carta, que ela o traíra com Basílio. Nestas poucas linhas se podem perceber várias características da ficção realista. Aponte duas dessas características.

resposta:Aponte como manifestação carnal, personagens comparado a animal.



(Fuvest1995) A narrativa de Machado de Assis explora, com freqüência, os limites entre os diferentes estados mentais, às vezes opostos entre si. Desenvolvem situações narrativas que se fundam na exploração do limite entre

1) realidade / imaginação,
2) sonho / realidade,
3) sanidade / insanidade, respectivamente, os contos:

a) "Missa do galo", "Entre santos" e "A causa secreta".
b) "O segredo do bonzo", "Missa do galo" e "O espelho",
c) "A causa secreta", "Entre santos" e "O espelho".
d) "Missa do galo", "O segredo do bonzo" e "Entre santos".
e) "D. Benedita", "O segredo do bonzo", e "A causa secreta".

resposta:[A]



(Fuvest1995) O verso "Só se estivesse alienado", que funciona como um refrão no "Romance LXXIII ou da inconformada Marília", registra a reação desta personagem do "Romanceiro da Inconfidência" à informação de que:
a) seu amado, o inconfidente e poeta Cláudio Manuel da Costa, se suicidara na prisão.
b) seu primo-irmão, o inconfidente Joaquim Silvério dos Reis, traíra os companheiros de conjura, delatando-os.
c) seu noivo, o poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, se casara em África.
d) seu prometido, o árcade e inconfidente Dirceu, se suicidara na prisão.
e) seu companheiro na Inconfidência, o alferes Tiradentes, assumira sozinho toda a culpa da conjuração.

resposta:[C]







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