Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Fgv

(Fgv-1996) Especialistas da Universidade de Atenas, observando as famosas obras-primas da Acrópole ateniense, feitas em mármore, há milhares de anos, têm constatado ser a deterioração das últimas décadas superior à acumulada em dezenas de séculos. A poluição atmosférica, comprovou-se ser, inequivocadamente, a causa dessa corrosão. Mas, este não é um fato isolado, observações idênticas têm sido feitas por todo o planeta. Indique a afirmação correta:


a) Os ventos marinhos, carreando aerossol de cloreto de sódio, depositam-no sobre os monumentos, facilitando a solubilização do CaCBaCO3, constituinte do mármore.
b) A chuva ácida, que é produto da poluição do ar por monóxido de carbono, ataca o carbonato de cálcio.
c) O ozona, um poluente secundário, pertencente ao grupo dos oxidantes fotoquímicos, e formado pela reação entre óxidos e oxigênio do ar, atua nos monumentos históricos, da mesma forma que nos animais, nos quais produz envelhecimento precoce.
d) O mármore é fundamentalmente NaNBaCO3, que, embora pouco solúvel em água, acaba danificado pelas intensas chuvas ocorridas ao longo de milênios, acelerando-se progressivamente o desgaste em virtude de característicos do processo de erosão hídrica.
e) A ação corrosiva é exercida pelo ácido sulfúrico formado pela interação entre SO2(oriundo do uso de combustíveis fósseis, ricos em derivados de enxofr
e), o oxigênio do ar e a umidade.

resposta:[E]



(Fgv-1996) Ligas metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Considere as seguintes ligas: aço; bronze; ouro 14k e latão. Indique a alternativa que apresenta os elementos predominantes.


a) Fe e C; Pb, Zn e Sn; Au e Al; Cu e Pb.
b) Fe e Cu; Cu e Pb; Au e Ag; Cu e Sn.
c) Fe e C; Cu e Sn; Au e Co; Cu, Sn e Si.
d) Fe e Cd; Cu e Si; Au e Cu; Cu, Sn e Pb.
e) Fe e C; Cu e Sn; Au e Cu; Cu e Zn.

resposta:[E]



(Fgv-1996) Em países onde os invernos são rigorosos, coloca-se sobre o leito de ruas consideradas prioritárias ao trânsito, uma mistura de sal (NaCg), cloreto de cálcio (CaCl2) e areia, para diminuir os riscos de derrapagens dos veículos, durante os períodos de nevadas. Cada um desses produtos tem uma função definida, que associadas são muito eficientes. Indique a afirmação correta.

a) O sal abaixa o ponto de congelamento da água, o cloreto de cálcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderência dos pneus ao solo.
b) O sal eleva o ponto de congelamento da água, o cloreto de cálcio quando se dissolve, absorve calor, e a areia aumenta a aderência dos pneus ao solo.
c) O sal abaixa o ponto de congelamento da água, o cloreto de cálcio quando se dissolve, libera calor, e a areia aumenta a aderência dos pneus ao solo.
d) O sal abaixa o ponto de congelamento da água, o cloreto de cálcio dissolve-se através de uma reação endotérmica, e a areia aumenta a aderência dos pneus ao solo.
e) O sal eleva o ponto de congelamento da água, o cloreto de cálcio dissolve-se através de uma reação endotérmica, e a areia aumenta a aderência dos pneus ao solo.

resposta:[A]



(Fgv-1995) As figuras A, B, C e D representam recipientes de volumes dados e contendo substâncias gasosas nas mesmas condições de pressão e temperatura. Pela lei de Avogadro ("volumes iguais de gases quaisquer, nas mesmas condições de pressão e temperatura, encerram o mesmo número de moléculas") é possível afirmar que o número total de átomos é igual em


a) A e C
b) B e D
c) C e D
d) A e D
e) B e C

Formulas Químicas

resposta:[D]



(Fgv-1995) Considere que a cotação do ouro seja R$11,40 por grama. Que quantidade de átomos de ouro, em mols, pode ser adquirida com R$9.000,00? (Dado: Massa molar do Au = 197g/mol.)


a) 2,0
b) 2,5
c) 3,0
d) 3,4
e) 4,0

resposta:[E]



(Fgv-1995) Considere a equação química representativa da hidrogenação catalítica do propeno e as massas molares dos reagentes e produto: Pode-se afirmar que na reação


a) há expansão de volume.
b) 22,0g propeno reagem completamente com 2,0g de hidrogênio.
c) o número de moléculas dos reagentes é maior do que o número de moléculas do produto.
d) a massa dos reagentes é maior do que a massa do produto.
e) 6,0 mols de hidrogênio reagem com propeno produzindo 8,0 mols de produto.

Combinações

resposta:[C]



(Fgv-1995) Uma solução obtida pela adição de sulfato de alumínio e nitrato de amônio sólidos em água contém os íons NH4+(aq), Ag¤+(aq), SO4-2(aq) e NBaCO3­(aq). As citadas substâncias podem ser representadas pelas fórmulas


a) AgSO4 e (NH4)3NBaCO3
b) Ag2SO4 e (NH4)3NO
c) Ag2(SO4)3 e NH4NBaCO3
d) Ag3SO4 e NH4NBaCO3
e) Ag3(SO4)2 e NH4(NBaCO3)2

resposta:[C]



(Fgv-1995) À temperatura ambiente, uma solução aquosa contém 0,01mol/L de ácido acético. Dispõe-se dos seguintes dados:
I.tabela de logaritmos
II.massa molar da água
III.massa molar do ácido IV. constante de ionização do ácido, a 25°C V. entalpia-padrão de formação do ácidoPara calcular o pH da solução deve-se utilizar os valores fornecidos em


a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) IV e V

resposta:[B]



(Fgv-1995) No recente atentado terrorista ocorrido na cidade japonesa de Y2O3okohama foi lançado fosgênio, representado na figura a seguir, num trem subterrâneo. Os elementos químicos que compõem essa substância têm números de oxidação
I.carbono
II.cloro
III.oxigênio


a) (I) +4, (II) -1, (III) -2
b) (I) -4, (II) +1, (III) -2
c) (I) +3, (II) -1, (III) -2
d) (I) -3, (II) +1, (III) +2
e) (I) 0, (II) -1, (III) +2

Oxi-redução

resposta:[A]



(Fgv-1995) Na obtenção do alumínio a partir da bauxita, Ag2BaCO3, uma das reações envolvidas éAg¤+(g) + 3e­ → Ag(s)Acerca desse processo, quais termos devem substituir corretamente x e Y2O3 na afirmação a seguir? "Em escala industrial, o alumínio pode ser obtido pela (x) do Ag2BaCO3 e nesse processo ocorre (Y2O3) dos íons Ag¤+."


a) (x) hidrólise, (Y2O3) solvatação
b) (x) eletrólise, (Y2O3) redução
c) (x) decomposição térmica, (Y2O3) oxidação
d) (x) pirólise, (Y2O3) oxidação
e) (x) eletrólise, (Y2O3) hidratação

resposta:[B]



(Fgv-1995) Esta questão está relacionada com a tabela que fornece massas molares, pontos de ebulição, calores de formação e combustão das substâncias A, B e C e a seguir quatro afirmações acerca desses compostos.
I.À temperatura ambiente C é mais volátil do que B.
II.Na reação de formação de A, há produção de 363,15kJ de calor por mol de C(graf) que reage.
III.A combustão de 46g de B produz maior quantidade de calor do que a combustão de 1,0mol de C. IV. 22,69kJ de calor são produzidos na combustão de 1,0g de A.São afirmações corretas:

a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV



resposta:[E]



(Fgv-1997) As estações de energia térmica, especialmente aquelas que usam combustíveis, ex.: carvão ou óleo, com alto conteúdo de enxofre, emitem uma mistura de SO2e SBaCO3. Essa mistura, que pode ser designada como SOÖ, é um grande poluente atmosférico. Se a mistura é de 90% SO2e 10% SBaCO3, por peso, qual é o valor do x em SOÖ?


a) 2,10
b) 2,04
c) 2,08
d) 2,15
e) 2,12

resposta:[A]



(Fgv-1997) A presença de íon de fosfato no esgoto que descarrega em rios e lagos é muito prejudicial aos ecossistemas aquáticos. É por isso que as estações de tratamento de esgoto mais avançadas incluem um processo de "remoção de fósforo", como:H2PO42- + MgO + NH4+ + 5H2O → Mg(NH4)PO4 . 6H2OUma estação de tratamento de esgoto em uma cidade de tamanho médio processa 50.000 m¤ de esgoto bruto por dia. A análise química do esgoto mostra que contém 30 ppm (partes por milhão) de íon de H2PO42-. Partindo-se do pressuposto de que a eficiência da remoção do íon de fosfato é de 90%, quanto Mg(NH4)PO4 . 6H2O a estação produz semanalmente?Massas molares: H=1g/mol; P=31g/mol; O=16g/mol; Mg=24g/mol; N=14g/mol


a) 3.414 kg
b) 3.793 kg
c) 15,5 toneladas
d) 19,1 toneladas
e) 23,9 toneladas

resposta:[E]



(Fgv-1997) Uma cidade com altos níveis de poluição tem uma concentração média de chumbo particulado no ar de 5˜g/m¤ em que 75% mede menos do que 1˜m. Um adulto respirando diariamente 8.500 litros de ar retém aproximadamente 50% das partículas menores do que 1˜m. Que quantidade de chumbo tal adulto retém por ano?


a) 15,9 ˜g
b) 5,8 mg
c) 42,5 ˜g
d) 42,5 mg
e) 0,319 mg

resposta:[B]



(Fgv-1997) O cloro é encontrado na natureza em duas formas isotópicas de 35 e 37 unidades de massa atômica. Dado que a massa atômica média do cloro é de 35,45 uma, qual a percentagem dos dois isótopos na natureza?


a) 86,7% ¤¦Cg + 13,3% ¤¨Cg
b) 66,7% ¤¦Cg + 33,3% ¤¨Cg
c) 80,0% ¤¦Cg + 20,0% ¤¨Cg
d) 72,2% ¤¦Cg + 27,8% ¤¨Cg
e) 77,5% ¤¦Cg + 22,5% ¤¨Cg

resposta:[E]



(Fgv-1997) Para atrair machos para acasalamento, muitas espécies fêmeas de insetos secretam compostos químicos chamados feromônios. Aproximadamente 10-512g de tal composto de fórmula C‰H3ˆO deve estar presente para que seja eficaz. Quantas moléculas isso representa? Massas molares: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol


a) 2 × 10ª moléculas
b) 3 × 10ª moléculas
c) 1010 moléculas
d) 4 × 10ª moléculas
e) 8 × 10ª moléculas

resposta:[A]



(Fgv-1997) Qual dos seguintes compostos não contribui com a tendência de aquecimento global do planeta Terra?


a) SO2
b) CO2
c) Clorofluorocarbonos
d) CH4
e) N2+O

resposta:[A]



(Fgv-1997) O ânion e o cátion mais comuns nas águas oceânicas são:


a) Cálcio e magnésio
b) Sódio e sulfato
c) Sulfato e cloreto
d) Cloreto e sódio
e) Magnésio e sulfato

resposta:[D]



(Fgv-1997) O nível medicinalmente aceito de chumbo (Peso Atômico 207) no sangue é de 200˜ g L-1. Isto é igual a aproximadamente:


a) 200 ppm (ppm = parte por milhão)
b) 200 ppb (ppb = parte por bilhão)
c) 200 mol L-1
d) 2 × 10-56 mol L-1
e) 2 ˜mol L-1

resposta:[B]







próxima »