Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Ufc

(Ufc-1996) O óxido nítrico (NO), produzido pelo sistema de exaustão de jatos supersônicos, atua na destruição da camada de ozônio através de um mecanismo de duas etapas, a seguir representadas:(1) NO(g) + BaCO3(g) → NO2(g) + O2(g); ΔH = - 199,8 kJ(2) NO2(g) + O(g) → NO(g) + O2(g); ΔH = -192,1 kJAssinale as alternativas corretas:01. A reação total pode ser representada pela equação: BaCO3(g)+O(g) → 2O2(g). 02. No processo total, o NO é um catalisador da reação. 04. Sendo V = k [BaCO3][O] a expressão de velocidade para o processo total, a reação é dita de primeira ordem com relação ao ozônio. 08. Ambas as reações correspondentes às etapas do processo são endotérmicas. 16. A reação total fornecerá 391,1 kJ por mol de oxigênio formado.Soma ( )

resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23



(Ufc-1996) O uso da talidomida no tratamento de enjôo e como sedativo durante a gravidez foi relacionado com malformação congênita. Entretanto, esta droga continua sendo utilizada no tratamento de certos casos de hanseníase e, mais recentemente, como uma opção no tratamento da AIDS. Com base na estrutura da talidomida, representada na figura a seguir, assinale as afirmativas corretas: 01. Todos os átomos de carbono ligados aos átomos de oxigênio, apresentam hibridação sp¤. 02. O composto apresenta as funções amina e aldeído. 04. As duplas ligações do anel benzênico estão totalmente conjugadas entre si, existindo, inclusive, conjugação dessas duplas com as duplas dos grupos C=O diretamente ligados ao referido anel. 08. Na estrutura da talidomida existem 5 pares de elétrons ™. 16. A fórmula molecular da talidomida é C3H10N2+O4.Soma ( )

Cadeias Carbônicas

resposta:16



(Ufc-1996) Pesquisadores do Departamento de Química da UFC têm isolado novas substâncias a partir de estudos com plantas nordestinas de uso popular medicinal. Algumas destas substâncias apresentam atividades biológicas antibacteriana, antifúngica e antiviral. Dentre as espécies químicas isoladas encontram-se os compostos (


a), (
b) e (
c), cujas estruturas estão representadas a seguir: Assinale as alternativas corretas:01. Os compostos (

a) e (
c) apresentam apenas as funções álcool e éter. 02. O composto (
c) apresenta três funções químicas distintas. 04. Os três compostos (

a), (
b) e (
c) apresentam ligações duplas conjugadas. 08. Existem carbonos quirais (ou assimétricos) no composto (

a). 16. Apenas o composto (

a) apresenta a função éster.Soma ( )

Hidrocarbonetos

resposta:08 + 16 = 24



(Ufc-1996) A tabela periódica dos elementos contém uma grande quantidade de informações e é utilizada na previsão das propriedades físicas e químicas dos elementos e seus compostos, servindo de base para a compreensão das ligações químicas.Assinale as alternativas corretas, consultando a tabela periódica:01. Os elementos químicos são distribuídos na tabela periódica em ordem crescente de seus números atômicos, de forma que elementos possuidores de propriedades físicas e químicas semelhantes situem-se em colunas verticais denominadas grupos. 02. As propriedades periódicas dos elementos são, também, função das suas massas atômicas. Portanto, excepcionalmente, as posições relativas de alguns elementos, tais como Iodo e Telúrio, Argônio e Potássio, Cobalto e Níquel são mantidas invertidas na tabela periódica moderna em homenagem a Mendellev. 04. Dentre os elementos: Mg, S, Ag e Te, o que possui maior eletronegatividade é o Te. 08. A configuração eletrônica do íon Cu2 no estado fundamental é representada por [Ar]3dª. 16. O elemento de configuração eletrônica, no estado fundamental, [Ar]3d¦4S2 é o Ferro.Soma ( )

resposta:01 + 08 = 09



(Ufc-1996) A Serotonina (


a) é uma molécula que conduz sinais entre células cerebrais (neurotransmissoras) e, além de participar dos mecanismos do sono, da libido e da saciedade, tem ação comprovada nas enxaquecas e depressões. Outra substância importante no organismo humano é o estradiol (
b), o qual é produzido pelos ovários e responsável pelas características femininas. Assinale as alternativas corretas:01. No composto (
c), os hidrogênios dos grupos OH presentes, possuem a mesma acidez. 02. A fórmula mínima do composto (
b) é C‰H2O. 04. As substâncias (
b) e (
c) apresentam isomeria de posição. 08. As aminas presentes na estrutura do composto (

a) são classificadas como primárias. 16. A substância (

a) pode atuar como ácido, ao doar um próton do grupo fenólico e, também, como base, ao receber um próton no grupo amina.Soma ( )

Hidrocarbonetos

resposta:02 + 04 + 16 = 22



(Ufc-1996) Recentemente, a utilização do MTBE (metil terbutil éter) como antidetonante da gasolina, na concentração 7% em massa de MTBE, em lugar do álcool etílico, tem causado polêmicas. Testes realizados em laboratórios indicam que o novo aditivo produz mais poluição, em forma de monóxido de carbono, do que o álcool etílico, além de ser mais caro. O MTBE é produzido pela seguinte reação: Massas atômicas: C = 12 u O = 16 u H = 1 uAssinale as alternativas corretas:01. Na concentração definida da mistura MTBE-gasolina, para cada 100g de gasolina têm-se 7g de MTBE. 02. Observada a equação representativa da obtenção do MTBE, 16g de metanol ao reagir com 28g de isobuteno produzem 44g de MTBE. 04. Na mistura MTBE-gasolina, podemos considerar o MTBE como soluto, por estar presente em menor quantidade. 08. Sendo o MTBE e a gasolina miscíveis na concentração mencionada, a mistura é definida como solução. 16. Na obtenção do MTBE, ao serem postos para reagir 100g de CH3OH com 100g de isobuteno, o reagente em excesso será o isobuteno.Soma ( )

Combinações

resposta:01 + 02 + 04 + 08 = 15



(Ufc-1996) O óxido nitroso (N2+O), sintetizado por PriestleY2O3, que reconheceu suas propriedades anestésicas em 1746, foi utilizado como tal somente a partir de 1842. Anteriormente, o procedimento utilizado era a embriaguez alcoólica ou uma pancada na cabeça do paciente. Para entender a ação deste composto, é necessário que se conheça a estrutura da molécula. Assinale as alternativas corretas:

Compostos Moleculares

resposta:02 + 08 + 16 = 26



(Ufc-1996) Durante o processo respiratório ocorrem os seguintes equilíbrios químicos no sangue: Assinale as alternativas corretas:01. Uma pessoa que, ao respirar, elimina CO2 em quantidade maior do que a normal, tem como conseqüência a elevação do pH do sangue. 02. O pH do sangue de uma pessoa poderá ser reduzido se a mesma respirar por algum tempo dentro de um saco de papel, isto é, em uma atmosfera rica em CO2. 04. Segundo o princípio de Le Chatelier uma respiração anormalmente lenta com retenção de CO2 levaria a uma elevação da concentração de H3O+ no sangue. 08. No equilíbrio (1) o íon HCBaCO3­ é o ácido conjugado da base H2CBaCO3. 16. O H2CBaCO3 não se enquadra no conceito ácido-base de Arrhenius.Soma ( )



resposta:01 + 02 + 04 = 07



(Ufc-1996) A cidade de Fortaleza possui a segunda atmosfera mais agressiva do mundo relativa ao processo de corrosão. Isto tem motivado a realização de pesquisas nos departamentos de química da UFC. Fatores como alta taxa de insolação, velocidade dos ventos, maresia e alto teor de umidade contribuem para este fenômeno. Na formação da ferrugem ocorrem as seguintes reações:2Fe(s) → 2Fe2+(aq) + 4e­ E° = + 0,44 V2H2O(g) + O2(g) + 4e­ → 4OH­(aq) E° = + 0,40 VAssinale as alternativas corretas:01. A reação catódica é uma reação de oxidação que libera elétrons, proporcionando a corrosão do metal. 02. O processo total de corrosão do ferro, apresentado anteriormente, é espontâneo e tem potencial de +0,84V. 04. O alto teor de umidade associado à maresia facilita a formação do eletrólito. 08. A ocorrência na atmosfera de poluentes industriais, tal como o SO2contribui para a aceleração da corrosão pela possibilidade da presença do ácido sulfúrico na superfície do metal. 16. Metais com potenciais padrão de redução mais negativos do que o do Ferro são indicados para serem utilizados como eletrodos de sacrifício, isto é, se oxidam preferencialmente ao ferro.Soma ( )

resposta:02 + 04 + 08 + 16 = 30



(Ufc-1996) Consulte a tabela periódica e identifique, dentre os elementos da 1ò série de transição, aqueles que, ao se ionizarem segundo o processo: M → M¤+ + 3e­, assumem configurações eletrônicas dos íons livres, no estado fundamental, contendo 4 elétrons desemparelhados.

resposta:Mn e Co



(Ufc-1996) Dado o diagrama de entalpia para os processos de adsorção e dissociação de O2, em superfície de platina:

a) Calcule os valores das variações de entalpia, ΔH, para as seguintes etapas:1) O2 (g) → O2 (adsorvido) 2) O2 (adsorvido) → 2 O (adsorvido) 3) O2 (g) → 2 O (adsorvido)
b) Calcule o valor da energia de ativação da etapa: O2 (adsorvido ) → 2 O (adsorvido)

cinética quimica

resposta:a)1) - 37 kJ 2) - 214 kJ 3) - 251 kJb) Ea = 20 kJ



(Ufc-1996) Admite-se que a sensação de cansaço, após a prática de exercícios físicos, é conseqüência do acúmulo de ácido láctico (Ka=1,0×10-6) nos músculos. Tal substância se dissocia originando o seguinte equilíbrio químico: Assumindo o valor do pH da corrente sangüínea, pH=7,0, qual a razão entre as concentrações do íon lactato e do ácido lático?



resposta:[íon lactato]/[ácido láctico] = 1/10-4



(Ufc-1996) Os produtos (


a), (
b), (
c) e (
d) das reações mostradas a seguir têm as mais variadas aplicações. O etileno (

a) é utilizado na obtenção de plásticos, o nitrobenzeno (
b) é usado na preparação da anilina, o cloreto de etila (
c) é largamente utilizado como solvente e anestésico tópico, e o álcool isopropílico (
d) é usado na composição de anticongelantes.

a) Classifique as reações dadas, considerando as categorias: adição, substituição ou eliminação.
b) Dê os nomes dos reagentes orgânicos, presentes nas reações citadas, que originaram os produtos (

a), (
b), (
c) e (
d).

Isomeria Plana

resposta:a) I- Eliminação II- Substituição III- Substituição IV- Adiçãob) I- Etanol II- Benzeno III- Etano IV- Propanona



(Ufc-1996) Pinturas a óleo escurecem com o decorrer do tempo, devido à reação do óxido de chumbo (PbO), usado como pigmento branco das tintas, com o gás sulfídrico (H2S), proveniente da poluição do ar, formando um produto de cor preta, sulfeto de chumbo (PbS). A recuperação de valorosos trabalhos artísticos originais requer o tratamento químico com soluções de peróxido de hidrogênio (H2O2), o qual atua segundo a reação:PbS(s) + 4H2O2(aq) → PbSO4(s) + 4H2O (g) preto branco


a) Que volume de solução 0,1mol/L de H2O2 deve ser utilizado para remover, completamente, uma camada contendo 0,24g de PbS?
b) Escreva a equação balanceada da citada reação que origina o escurecimento das pinturas a óleo.Dados: Pb = 207 ; S = 32.

resposta:a) 0,04 g ou 40 mLb) PbO + H2S → PbS + H2O



(Ufc-1996) A indústria automobilística tem utilizado um novo dispositivo de segurança, instalado nos carros, que é constituído por um balão inflável (air bag), o qual, após impacto do veículo, infla em quarenta milisegundos pela injeção de nitrogênio gasoso. Este gás é originado do composto NaN3(s), armazenado no balão, o qual se decompõe através da reação: 2NaN3(s) → 2Na(s) + 3N2+(g) Calcule a quantidade de NaN3(s) necessária para gerar o volume de 50L à temperatura de 27°C e pressão de 2 atm.Dados: N = 14 ; Na = 23 constante universal dos gases, R=0,082 L atm/mol. K

resposta:176 g



(Ufc-1996) Recentemente, especial atenção tem sido dada aos alfa-hidroxi-ácidos (AHAs). Algumas destas substâncias são utilizadas no tratamento da pele, visando retardar a aparência do envelhecimento das pessoas. Muitos AHAs são de origem vegetal ou animal, tais como os ácidos: glicólico (da cana-de-açúcar), láctico (do leit
e), málico (da maçã), e cítrico (das frutas cítricas). As fórmulas estruturais destes compostos estão representadas a seguir:


a) Escreva a fórmula estrutural de um aldeído que apresente um carbono quiral e que seja isômero do ácido láctico.
b) Qual a hibridação do átomo de carbono do grupo carboxila presente no ácido glicólico?

Isomeria Espacial

resposta:Observe a figura a seguir:

Isomeria Espacial



(Ufc-1996) As pilhas alcalinas têm substituído com grande sucesso as tradicionais pilhas de zinco do tipo Leclanché. Uma das vantagens dessa nova pilha consiste no fato de não ocorrer a formação de gases durante os processos redox, eliminando-se, portanto, os riscos de explosões. As reações redox que ocorrem na pilha alcalina são expressas por:I) 2MnO2(s)+H2O(g)+2e­ → MN2+BaCO3(s)+2OH­(aq)II) Zn(s) + 2OH (aq) → ZnO(s) + H2O(g) + 2e­


a) Identifique as reações catódica e anódica. Justifique sua resposta.
b) Qual o número de oxidação do manganês e do zinco nas diferentes formas em que se fazem presentes nas reações?
c) Sabendo-se que os potenciais padrão de redução, E¡, do zinco e do manganês, nos processos I e II, são -1,25V e +0,29V, respectivamente, calcule a voltagem produzida pela pilha.

resposta:a) cátodo: I → rer; redução ânodo: II → oxidaçãob) Mn: +4 → +3 Zn: 0 → +2c) ΔV = +1,54 V



(Ufc-2001) A escassez mundial de água potável é uma dura realidade em alguns países ricos, que já reciclam quimicamente a água utilizada. Tal procedimento tem causado surpresas nas populações humanas, resultando dificuldades na aceitação de consumo. Contudo, a quase totalidade da água disponível no planeta Terra tem sido naturalmente reciclada, desde a formação do planeta, há bilhões de anos. Você não deve espantar-se caso o seu próximo copo de água contenha algumas moléculas que já foram ingeridas por Dom Pedro I ou mesmo por Aristóteles. Assinale a alternativa correta. Dados Massas molares: H = 1,00; O = 16,00


a) O processo de reciclagem natural da água (chuvas) é representativo exclusivamente de um fenômeno químico.
b) A água é uma substância química de difícil purificação, pois entra em ebulição a 0°C, a 1atm de pressão.
c) A água proveniente das chuvas e de processos artificiais de purificação é sempre considerada uma mistura heterogênea de hidrogênio e oxigênio.
d) A água é considerada um líquido não volátil, pois, a 25°C, não experimenta o processo de evaporação.
e) A água pura é constituída, quanto à massa, de 11,11% de hidrogênio e 88,89% de oxigênio.

resposta:[E]



(Ufc-2001) O gráfico abaixo ilustra o comportamento referente à variação da pressão, em função do volume, de um gás ideal, à temperatura constante: Analise o gráfico e assinale a alternativa correta.


a) Quando o gás é comprimido nestas condições, o produto da pressão pelo volume permanece constante.
b) Ao comprimir o gás a um volume correspondente à metade do volume inicial, a pressão diminuirá por igual fator.
c) Ao diminuir a pressão a um valor correspondente a 1/3 da pressão inicial, o volume diminuirá pelo mesmo fator.
d) O volume da amostra do gás duplicará, quando a pressão final for o dobro da pressão inicial.
e) Quando a pressão aumenta por um fator correspondente ao triplo da inicial, a razão P/V será sempre igual à temperatura.

Gases

resposta:[A]







próxima »