Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Ufg

(Ufg-2000) A dioxina é um contaminante altamente tóxico, obtido como subproduto na produção de alguns herbicidas. Sua fórmula estrutural plana é Dados Massas molares (g/mol): C=12,0; O=16,0; H=1,0; Cg=35,5 ( ) e sua fórmula molecular é C2H4Cg4O2. ( ) e faz ponte de hidrogênio entre suas moléculas. ( ) e apresenta, na sua composição centesimal, teores de carbono e oxigênio superiores a 40% e 15%, respectivamente. ( ) e sofre hidrogenação catalítica, reagindo na proporção de uma parte de dioxina para seis partes de oxigênio.

Cadeias Carbônicas

resposta:V F F F



(Ufg-2000) O processo de fabricação de HCg depende, entre outros fatores, da disponibilidade de matéria-prima. Regiões que possuem grandes quantidades de NaCg mineral produzem HCg por meio do processo representado pela equação:NaCg(s) + H2SO4(g) → NaHSO4(s) + HCg(g)Quando se deseja HCg de alta pureza, escolhe-se o processo direto, representado pela equação:H2(g) + Cl2(g) → 2HCg(g)Nos processos de obtenção de HCg Dados Massas molares (g/mol): NaCg=58,5; HCg=36,5( ) as equações representavam reações de óxido-redução. ( ) partindo-se de 1 mol de cada reagente, obtém-se a mesma quantidade de ácido. ( ) o volume do sistema, no processo direto, permanece constante nas CNTP. ( ) 3,65g de NaCg produzem de 5,85g de HCg.

resposta:F F V F



(Ufg-2000) O "hobbY2O3" do balonismo fez com que Charles e GaY2O3-Lussac estudassem algumas das importantes propriedades dos gases. Considerando-se um balão, de paredes rígidas, não elásticas, com uma abertura inferior, por onde se faz o aquecimento do ar - que ascende na atmosfera quando inflado com ar quente, ( ) a pressão do gás aumenta com o aumento da temperatura. ( ) a densidade do gás aumenta com o aumento da temperatura ( ) o volume do balão aumenta com o aumento da temperatura. ( ) o volume molar do gás aumenta com o aumento da temperatura. ( ) o volume molar do gás aumenta com o aumento da temperatura.

resposta:F V F V



(Ufg-2000) O organismo humano utiliza a energia mediante um processo semelhante à combustão. O ΔH° de combustão de carboidrato típico, C6H12O6, é -671kcal.mol-1, e o ΔH° de combustão de um lipídio típico, C4sub>5Hˆ6O6, é -6.656kcal.mol-1, e ( ) 1g desse carboidrato e 1g dessa gordura fornecem 12,9kcal.( ) a reação que representa a combustão desse lipídio típico e sua entalpia padrão de combustão são dadas por 2C4sub>5Hˆ6O6(s)+127O2(g)→90CO2(g)+86H2O(g) ΔH°=-6,656kcal.( ) a reação dessas substâncias com oxigênio, no interior das células, é um processo exotérmico.( ) a combustão desse carboidrato produz mais energia que a combustão desse líquido, por mol de CO2 produzido.

resposta:V F V F



(Ufg-2000) A palavra 'mol' foi introduzida em Química, nos idos de 1896, pelo Químico alemão Wilhelm Ostwald, que tirou o terno do latim, moles. O mol, que tem como símbolo a palavra MOL é( ) a unidade no SI de quantidade de substância. ( ) a quantidade de substâncias que contém tantas entidades elementares (átomos, moléculas ou outras partículas) quantos forem os átomos contidos em exatamente 12g do isótopo 12 do carbono. ( ) a quantidade que contém sempre o mesmo número de partículas, qualquer que seja a substância. ( ) o número atômico expresso em gramas.

resposta:V V V F



(Ufg-2000) Na tabela, a seguir, representam-se reações químicas de decomposição, que ocorrem com explosivos: Na explosão de 1mol de cada um desses explosivos, mantidos nas CNTP,( ) o que ocorre é a combustão das substâncias. ( ) o TNT é o que produz resíduo sólido. ( ) o inorgânico é o que produz menor volume gasoso. ( ) a nitrocelulose é a que produz maior volume gasoso.

Estequiometria

resposta:F V V V



(Ufg-2000) Os diagramas, a seguir, representam distribuições eletrônicas para o átomo de nitrogênio: Considerando-se essas distribuições eletrônicas.( ) I e II seguem a regra de Hund. ( ) III e IV obedecem ao princípio de Pauli. ( ) II representa a distribuição do estado fundamental. ( ) em I, dois elétrons possuem o mesmo conjunto de números quânticos.

Estrutura do Átomo

resposta:V V V V



(Ufg-2000) A vida aquática só é possível, devido á solubilidade de vários gases na água. Borbulhando, na água,( ) o gás hidrogênio, forma-se o íon H3O+. ( ) o SO2o meio torna-se condutor de corrente elétrica. ( ) o ácido clorídrico, ocorre reação química. ( ) o oxigênio, forma-se o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada.

resposta:F V V F



(Ufg-2000) Escolha um elemento do grupo 1 ou do 2, e outro do grupo 16 ou do 17 da Tabela Periódica. Escreva as configurações eletrônicas dos estados fundamentais desses elementos. Cite três substâncias que podem ser formadas, utilizando-se esses elementos. Explique uma propriedade física e uma química de uma das substâncias, correlacionando-as com as configurações eletrônicas dos elementos.

resposta:grupo 1 Na 1s2 2s2 2p6 3s1 ou grupo 2 2Mg 1s2 2s2 2p6 3s2grupo 16 ˆO 1s2 2s2 2p¥ ou grupo 17 ‰F 1s2 2s2 2p¦O: é um não metal (6 é na camada de valência); tem alta reatividade tem PF e PE baixos (sua subst. simples é gasosa na temperatura ambiente)



(Ufg-2000) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, cujo número de átomos de carbono varia de 4 a 12. Estuda-se a possibilidade, no Brasil, de se passar de 24% para 26% a quantidade de etanol adicionado à gasolina. Determine a variação na energia liberada pelo combustível, devido a esse acréscimo. Considere, para efetuar os cálculos, a energia liberada na combustão do octano e do etanol, a seguir, e que as porcentagens são em massa. Dados Massas molares (g/mol): C2H4OH=46,0; CˆHˆ=96,0



resposta:A gasolina c/ 26% de álcool libera aproximadamente 12kcal menos do que a gasolina c/ 24% de álcool.



(Ufg-2000) A tabela, a seguir, apresenta propriedade de substâncias e de seus átomos constituintes. Faça desenhos que representam essas substâncias, segundo o modelo atômico de Dalton. Considere sistemas mantidos a 25°C, 1atm.BromoCloroIodoOzônioSódio

Tabela Periódica

resposta:Observe as figuras a seguir:

Tabela Periódica



(Ufg-2000) Considere a reação de síntese que ocorre, simultaneamente, em dois recipientes idênticos e de paredes rígidas mantidos à mesma temperatura. Os recipientes contêm hidrogênio e oxigênio gasosos, na mesma proporção, porém, guardando uma relação (em mass

a) de um para dois, entre os recipientes.

a) Desenhe no quadrante, a seguir, a(s) curva(s) que representa(m) a(s) variação(ões) de energia dos sistemas em função do caminho da reação, indicando a energia em cada etapa.
b) Compare as velocidades da reação nos sistemas. Justifique.

cinética quimica

resposta:a) Observe o gráfico a seguir: b) No segundo sistema, a velocidade da reação é maior devido a maior quantidade de reagentes.

cinética quimica



(Ufg-2000) O desenho a seguir representa um armário de um laboratório de química: Escolha, entre os objetos do armário, o(s) equipamento(s) necessário(s) para se determinar, utilizando-se a técnica de titulação, o grau de pureza de 1 tonelada de ácido cítrico, que é sólido na temperatura ambiente. Dê o(s) nome(s) e descreva o processo de utilização desse(s) equipamento(s).



resposta:Para titulação desta amostra utiliza-se - bureta - erlenmeY2O3er - pisseta para lavagem durante o processo - balança Da amostra de ácido cítrico pesa-se uma pequena quantidade, mistura-se água destilada, coloca-se um indicador ácido-base e titula-se com uma base de concentração conhecida.



(Ufg-2000) Os amálgamas, utilizados em obturações de dentes, são soluções sólidas de prata, estanho e mercúrio. Esses componentes podem reagir de acordo com as seguintes semi-equações:3Hg22+(aq) + 4 Ag(s) + 6e­ → 2Ag2Hg3(s) E° = +0,85VSN2++(aq) + 3Ag(s) + 2e­ → Ag3Sn(s) E° = -0,05 VUtilizando esses dados, responda à seguinte pergunta, feita por um leitor à Revista Superinteressante: "Por que, quando temos uma obturação no dente, sentimos um choque ao morder um papel-alumínio?" Dado: E° (Ag¤+/Ag) = - 1,66 V

resposta:Porque tendo o alumínio menor E¡red (-1,66V), em contato com Hg e/ou Sn, sofre oxidação liberando elétrons que atravessando o sistema dão a sensação do "choque".



(Ufg-2000) Considere o esquema de reações de monossubstituição, a seguir, onde o benzeno é o reagente de partida para preparação das substâncias C e E.


a) Escreva as fórmulas estruturais planas das substâncias de A e E.
b) Indique o(s) isômero(s) que predomina(m) na síntese das substâncias B e E. Justifique.

Isomeria Plana

resposta:Observe as fórmulas estruturais a seguir:

Isomeria Plana



(Ufg-2000) As substâncias dimetilidrazina (C2HˆN2+) e trióxido de dinitrogênio são utilizadas como combustível em foguetes, pois, quando misturadas, inflamam-se produzindo nitrogênio, água e dióxido de carbono. Considerando que 0,56g de óxido reagiram completamente, escreva a equação que representa a reação química e determine o volume de gás produzido, se a câmara de combustão está a 2000°C e numa altitude cuja a pressão é de 0,85atm. Dados Massas molares (g/mol): N = 14; O = 16 R = 0,082 atm . L . mol-1 . K-1

resposta:6,58 litros



(Ufg-2001) No texto( ) I, estão descritas três reações químicas. ( ) I, das substâncias orgânicas citadas, a que apresenta interações intermoleculares mais fracas é o metano. ( ) II, a reação citada, de combustão de 1 mol de ácido pirúvico, produz 3 mol de dióxido de carbono e 2 mol de água. ( ) II, são citadas substâncias orgânicas solúveis em água.

resposta:V V V V



(Ufg-2001) Nos textos I e II,( ) estão descritas a combustão do hidrogênio e a do ácido pirúvico. ( ) são citadas cinco substâncias polares e quatro apolares. ( ) são citadas substâncias que possuem funções ácido carboxílico, alcano, álcool e óxido. ( ) são citadas substâncias que podem reagir produzindo um éster.

resposta:F V V V



(Ufg-2001) Para aquecer suas refeições, soldados em campanha utilizam um dispositivo chamado "esquenta-ração sem chama". Esse dispositivo consiste em uma bolsa plástica que contém magnésio sólido, que é colocado em contato com água, ocorrendo a reação representada, a seguir:Mg(s) + 2H2O(g ) → Mg(OH)2(S) + H2(g) + calorDados: ΔHf°[H2O]= -285,8 kJ/mol ΔHf°[Mg(OH)2]= -924,5 kJ/molNo dispositivo de aquecimento "esquenta-ração sem chama", ocorre uma reação que( ) é exotérmica. ( ) é de óxido-redução. ( ) libera 1.210,3 kJ/mol de magnésio. ( ) é catalisada pelo magnésio.

resposta:V V F F







próxima »