Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Ufjf

(Ufjf-2002) A Vitamina C, ácido ascórbico, presente em grande concentração nos frutos cítricos, é essencial para os seres humanos. Suas propriedades redutoras (ou anti-oxidantes) são bastante conhecidas e podem ser evidenciadas através de sua reação com iodo (I2). A solução de iodo, de coloração castanha, torna-se incolor após a adição de suco de limão, devido à formação de íon iodeto. Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa ERRADA:


a) A reação de redução do iodo pode ser representada por I2+2e­→2I­.
b) O iodo tem maior potencial normal de redução do que a vitamina C.
c) A vitamina C oxida o iodo a iodeto.
d) O caráter redutor da vitamina C deve ser maior do que o caráter redutor do iodo.
e) A vitamina C perde elétrons na reação mencionada.

resposta:[C]



(Ufjf-2002) Uma das aplicações da equação de ClapeY2O3ron (PV = nRT) é para determinação da massa molar dos gases. A medida da densidade de uma certa amina gasosa, a 277 K e 0,5 atm forneceu o valor de 0,7g/L. A amina em questão é: (Obs.: considere R = 0,08 atm.L/mol.K).


a) metilamina.
b) etilamina.
c) fenilamina.
d) metil-fenilamina.
e) etil-fenilamina.

resposta:[A]



(Ufjf-2002) O esmalte do dente é constituído por um material muito pouco solúvel em água e cujo principal componente é a hidroxiapatita, Casub>5(PO4)3OH. Quando o ser humano atinge a fase adulta, pode ocorrer tanto o processo de desmineralização quanto o de mineralização dos dentes. A equação a seguir representa os processos mencionados em equilíbrio: Baseando-se nas informações acima, indique qual das espécies adiante promoveria a deterioração do dente:


a) Ca(OH)2
b) OH­
c) H+
d) KOH
e) Ca3(PO4)2



resposta:[C]



(Ufjf-2002) O tetrahidrocanabinol, principal componente da maconha, que causa, entre outros males, a diminuição acentuada do desejo sexual, apresenta a estrutura a seguir. É CORRETO afirmar que, em sua molécula:

a) está presente apenas um átomo de carbono quaternário.
b) está presente um grupo funcional éster.
c) está presente um grupo hidroxila, indicando a presença da função química álcool.
d) estão presentes átomos de carbono com hibridação sp.
e) existe um grupo n-pentil ligado à parte aromática da cadeia.

Cadeias Carbônicas

resposta:[E]



(Ufjf-2002) No tratamento da água para torná-la potável, há necessidade de realizarmos algumas operações. Essas operações consistem em decantação, coagulação, filtração e desinfecção. No processo de coagulação, usa-se o sulfato de alumínio, Ag2(SO4)3, para agregar partículas muito pequenas para que possam decantar. Ao adicionar este sal em água, é formado, além de outras espécies, o Ag(OH)3. Baseando-se no texto acima, escolha a afirmação VERDADEIRA:


a) O composto formado é um sal.
b) O composto formado pode ser neutralizado com uma solução ácida.
c) O composto formado, se solúvel em água, formaria uma solução de pH < 7.
d) O composto formado reage com hidróxido de sódio, formando água.
e) O composto formado só apresenta ligações covalentes entre seus átomos.

resposta:[B]



(Ufjf-2002) Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA:


a) A reação do acetileno (etino) com nitrato de prata em solução de NH4OH é mais lenta do que a do 2-butino com o mesmo reagente.
b) O éter etílico (etoxi-etano) pode ser obtido pela desidratação do 1-butanol em meio ácido e aquecimento.
c) O fenol (hidroxi-benzeno) não reage com hidróxido de sódio, embora apresente átomo de hidrogênio ligado a átomo de oxigênio.
d) O acetaldeído (etanal) é solúvel em água, provavelmente devido à formação de ligação de hidrogênio (ponte de hidrogênio) com o solvente.
e) O valor de Ka do ácido acético (ácido etanóico) é maior do que o do ácido tricloro-acético.

resposta:[D]



(Ufjf-2002) A (-)adrenalina é uma substância produzida em nosso organismo e responsável por controlar os batimentos cardíacos. A seguir está escrita uma equação que pode representar a obtenção da mesma a partir da noradrenalina: Considerando as informações acima, marque a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA:


a) O sinal (-) que aparece no nome da adrenalina indica que a mesma não apresenta isomeria óptica.
b) A molécula da adrenalina possui uma ligação "pi", além daquelas também presentes na molécula da noradrenalina.
c) O número de átomos de carbono terciários presentes na molécula da adrenalina é maior do que o daqueles presentes na molécula da noradrenalina.
d) Noradrenalina e adrenalina são compostos isômeros.
e) A obtenção da adrenalina, conforme apresentada, ocorre por uma reação de substituição.

Isomeria Plana

resposta:[E]



(Ufjf-2002) Os alvejantes, utilizados para o branqueamento de tecidos e para a limpeza em geral, são soluções constituídas principalmente por hipoclorito de sódio. O efeito descorante dos alvejantes é causado pela liberação do chamado "cloro ativo" - Cl2(g), que é formado a partir da decomposição dos hipocloritos e cloretos constituintes da solução. A equação a seguir representa esta decomposição:NaCgO(aq) + NaCg(aq) + H2SO4(aq) → → Na2SO4(aq) + H2O(g) + Cl2(g)Com base nas informações apresentadas, responda aos itens a seguir:


a) Dentre os produtos da reação mostrada, indique as substâncias que são iônica(s), covalente(s) polar(es) e covalente(s) apolar(es).
b) Quais são os 4 números quânticos do elétron desemparelhado do halogênio mencionado, considerando o átomo neutro, no seu estado fundamental?

c) Escreva as semi-reações de oxidação-redução do sistema e indique o elemento químico que sofre oxidação e o que sofre redução.

Oxi-redução

resposta:a) Iônica: Na2SO4 Covalente polar: H2O Covalente apolar: Cl2b) n = 1, g = 1, m = 0, s = + 1/2 c)

Oxi-redução



(Ufjf-2002) A reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, presentes no ar, é muito difícil de ocorrer. Porém, em presença de grande quantidade de energia, como por exemplo em motores a combustão interna ou em regiões onde há grande ocorrência de relâmpagos, a referida reação pode ocorrer, formando-se o anidrido nitroso-nítrico (dióxido de nitrogênio).


a) Escreva a equação balanceada que representa a reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, com formação do anidrido nitroso-nítrico.
b) A principal conseqüência da formação do anidrido nitroso-nítrico é que este composto reage com a água, contribuindo para a formação de um tipo de chuva chamada "chuva ácida", que provoca um grande impacto ambiental. O esquema a seguir representa a reação do anidrido nitroso-nítrico com a água: Classifique as substâncias (I), (II) e (III) como ácidos, bases, sais ou óxidos.
c) O ácido nítrico, produzido em laboratório através da reação representada no item "b", pode ser utilizado para neutralizar o hidróxido de sódio. Calcule o volume de dióxido de nitrogênio, em litros, nas condições normais de temperatura e pressão, que produz a quantidade de ácido nítrico necessária para neutralizar completamente 2 L de uma solução de hidróxido de sódio a 1 mol/L. Dado: Volume Molar nas CNTP: 22,7 L

Ácidos

resposta:a) N2+(g) + 202(g) → 2 NO2(g) b) (I): óxido, (Io, (II) e (III): ácidos c) 90,8 L



(Ufjf-2002) A entalpia de combustão completa da sacarose - C2H22O(s) é -5635 kJ/mol a 25°C e 1 atm, sendo CO2(g) e H2O(g) os únicos produtos da reação. Utilizando estes dados e sabendo que ΔH¡fCO2(g)=-394kJ/mol e ΔH¡fH2O(g)=-286kJ/mol, responda às seguintes questões:

a) A reação de combustão da sacarose é exotérmica ou endotérmica?
b) Escreva a equação química balanceada da reação de combustão da sacarose sólida.
c) Calcule a entalpia de formação da sacarose sólida, a 25°C e 1 atm.

resposta:a) exotérmicab) C2H22O(s) + 1202(g) → 12CO2(g) + 11H2O(g)c) H C2H22O(s) = - 2239 kJ/mol



(Ufjf-2002) Para auxiliar a digestão dos alimentos, o estômago secreta ácidos e o excesso destes pode gerar as chamadas úlceras. Um dos ácidos secretados pelo estômago é o ácido clorídrico. Os antiácidos são formulações farmacêuticas contendo um princípio ativo capaz de remover o excesso de ácidos. Dois antiácidos comercialmente conhecidos são o Alka-Seltzer e o Leite de Magnésia.


a) Sabendo-se que o princípio ativo do Alka-Seltzer é o hidrogenocarbonato de sódio (bicarbonato de sódio), explique, com o auxílio de uma equação química, porque os antiácidos são utilizados no combate à azia.
b) Represente a fórmula estrutural do íon bicarbonato.
c) No Leite de Magnésia, o princípio ativo é o hidróxido de magnésio. Escreva a configuração eletrônica do cátion formado após a reação química estomacal.
d) Se desejarmos reproduzir, no laboratório, a reação ocorrida no estômago entre o hidróxido de magnésio e ácido clorídrico, como se poderia identificar o final da reação, considerando os seguintes dados de solubilidade em água?hidróxido de magnésio: insolúvel cloreto de magnésio: solúvel

resposta:a) HCg(aq) + NaHCBaCO3(aq) → H2O(g) + CO2+ CO2(g) + NaCg(aq)b) HCBaCO3­c) 1s2 2s2 2p6d)

Ácidos



(Ufjf-2002) Os ácidos orgânicos de baixo peso molecular têm sido encontrados na atmosfera, em regiões urbanas, sub-urbanas e rurais. Os poluentes identificados nestas áreas incluem o ácido fórmico (ácido metanóico), o ácido acético (ácido etanóico), o ácido oxálico (ácido etanodióico), o ácido glicólico (HOCH2CO2H), o ácido pirúvico (CH3COCO2H) e o ácido benzóico (C6Hsub>5CO2H). Os dados ambientais sobre estes componentes são ainda limitados, porém sabe-se que esta classe de compostos constitui aproximadamente 11% dos compostos orgânicos presentes no material particulado atmosférico. ("Química Nova" - vol. 20 - nŽ 03 - maio/junho de 1997)Sobre os compostos orgânicos citados no texto, pede-se:


a) o nome daquele que apresenta em sua molécula dois grupos funcionais diferentes e também dois átomos de carbono sp2.
b) o nome daquele que pode produzir, por desidratação, um anidrido cíclico.
c) o nome daquele que apresenta a função química álcool.
d) o nome de um isômero funcional daquele que apresenta cadeia carbônica aromática.

resposta:a) ácido pirúvico b) ácido oxálico c) ácido glicólico d) metanoato de fenila



(Ufjf-2002) "Um terreno em Mauá (SP), de 160 mil m2, em que há 59 prédios onde vivem cerca de 7.500 pessoas, está contaminado por 44 substâncias tóxicas, uma delas cancerígena. O estado atribuiu a contaminação ao descarte clandestino de resíduos industriais. No solo, entre as 44 substâncias encontradas, a que oferece mais riscos à saúde é o benzeno - produto cancerígeno. Além dele, há ainda cloro-benzeno, trimetil-benzeno e decano - prejudiciais à saúde se inalados. Até agora, a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) examinou apenas os vapores que exalam do solo. A água subterrânea e o ar externo ainda passarão por análise". ("Folha de S.Paulo" - 17/08/2001)Sobre os compostos citados no texto, pede-se:


a) o número de compostos aromáticos.
b) a fórmula molecular do trimetil-benzeno.
c) a classificação da cadeia carbônica do decano quanto ao tipo de ligação e quanto à natureza dos átomos nela presentes.
d) o nome do produto da reação do benzeno com cloro-metano em presença de Ag Cg3.

resposta:a) Três b) Cq H2 c) Saturada, homogênea d) Tolueno ou metil-benzeno



(Ufjf-2003) Considere os óxidos A, B e C e suas características abaixo:A - gás incolor, de caráter ácido, cujas moléculas são apolares. O excesso na atmosfera é o principal responsável pelo efeito estufa. B - gás incolor, extremamente tóxico, cujas moléculas são polares. Forma-se na queima (combustão) incompleta de combustíveis, como a gasolina. C - gás incolor, de cheiro forte e irritante. Sofre oxidação em contato com o oxigênio do ar e o produto formado pode reagir com água, originando a chuva ácida.Os gases A, B e C, de acordo com as suas características, correspondem, respectivamente, a:


a) H2S, BaCO3 e SO2
b) NO2, CO e CO2
c) CO2, CO e SO2
d) HCl, O2 e NH3
e) CO2, N2+, BaCO3

resposta:[C]



(Ufjf-2003) Observe as reações de I a V, listadas abaixo, e assinale a alternativa que completa os espaços, respectivamente:
I.C2H4 + ________ → 1,2-dicloroetano
II.________ + HCl → cloroeteno
III.C2H4OH + _______ → C2Hsub>5Br + H2O IV. 1,4-dibromobutano + Zn¡ → _____________ + ZnBr2 V. __________ + Br2 → 1,3-dibromopropano


a) HCl, C2H2, HBr, ciclobutano, ciclopropano.
b) Cl2, C2H4, Br2 ciclopentano, propano.
c) CH2Cl2, C2H2, Br2 butano, ciclopropano.
d) Cl2, C2H2, HBr, ciclobutano, ciclopropano.
e) Cl2, C2H4, HBr, bromobutano, propano.

resposta:[D]



(Ufjf-2003) Uma substância A é misturada a uma solução de fenolftaleína. Após a completa homogeneização, observa-se o aparecimento de uma coloração rosa, indicando a presença de base. Uma outra substância B é misturada a essa solução, e observa-se que a coloração rosa passou a incolor. Baseando-se nessas observações, pode-se inferir que:


a) A = sal de cozinha (NaCl) e B = vinagre (ácido acético).
b) A = bicarbonato de sódio (NaHCBaCO3) e B = ácido muriático (HCl).
c) A = soda cáustica (NaOH) e B = antiácido Maalox [Al(OH)3].
d) A = amoníaco (NH4OH) e B = leite de magnésia [Mg(OH)2].
e) A = suco de limão (ácido cítrico) e B = vitamina C (ácido ascórbico).

resposta:[B]



(Ufjf-2003) O composto Fe2BaCO3.nH2O é um dos componentes da ferrugem, resultante da reação química que ocorre em ligas metálicas que contêm ferro, quando expostas ao ar atmosférico úmido. Na formação da ferrugem, pode-se afirmar que:


a) ocorre a oxidação do ferro.
b) no composto Fe2BaCO3.nH2O, o ferro possui número de oxidação igual a zero.
c) ocorre a redução do ferro.
d) o oxigênio sofre oxidação.
e) não é necessária a presença de água para que a ferrugem seja formada.

resposta:[A]



(Ufjf-2003) A solubilidade de CaCBaCO3 em água, a 20 °C, é igual a 13 mg/L. Qual o valor da constante de solubilidade (Kps) nessa temperatura, sabendo-se que a mesma é dada em mol/L? Dado: massa molar do CaCBaCO3 = 100 g/mol.

a) 1,69 x 10-6
b) 1,69 x 10-5&copY2O3;
c) 1,30 x 10-52
d) 1,30 x 10-5&copY2O3;
e) 1,69 x 10-52

resposta:[B]



(Ufjf-2003) Sabendo-se que, nas CNTP, 1 mol de qualquer gás ocupa um volume igual a 22,4 L, determine a massa, em gramas, de gás carbônico que se obtém, quando se provoca a combustão completa de 5,6 L do gás metano nas CNTP.


a) 22,4
b) 5,6
c) 28
d) 44
e) 11

resposta:[E]







próxima »