Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de química

Origem: Ufmg

(Ufmg-1997) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como "experiência de Rutherford", um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo.Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.


a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.
b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.
c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.
d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

resposta:[A]



(Ufmg-1997) Considere o gráfico a seguir, referente à produção mundial, de 1980, dos metais mais comumente usados. A análise do gráfico permite concluir que todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:


a) O metal mais produzido no mundo é um metal de transição.
b) O metal representativo menos produzido, entre os relacionados, tem massa molar igual a 82 g/mol.
c) O segundo metal mais produzido pertence ao mesmo grupo do boro.
d) Os metais de transição relacionados pertencem à primeira série de transição.

Tabela Periódica

resposta:[B]



(Ufmg-1997) A curva a seguir mostra a variação de energia potencial EŠ em função da distância entre os átomos, durante a formação da molécula H2 a partir de dois átomos de hidrogênio, INICIALMENTE A UMA DISTÂNCIA INFINITA UM DO OUTRO. Em relação às informações obtidas da análise do gráfico, assinale a afirmativa FALSA.


a) A energia potencial diminui na formação da ligação química.
b) A quebra da ligação H-H consome 458kJ/mol.
c) O comprimento de ligação da molécula H2 é de 7,40 × 10-511 m.
d) Os átomos separados por uma distância infinita se atraem mutuamente.

Geometria molecular

resposta:[D]



(Ufmg-1997) Foram apresentadas a um estudante as fórmulas de quatro pares de substância. Foi pedido a ele que, considerando os modelos de ligações químicas e de interações intermoleculares apropriados a cada caso, indicasse, em cada par, a substância que tivesse a temperatura de fusão mais baixa. O estudante propôs o seguinte: A alternativa que apresenta o número de previsões corretas feitas pelo estudante é:


a) 0
b) 1
c) 2
d) 3

Geometria molecular

resposta:[C]



(Ufmg-1997) Em 1937, o dirigível Hindenburg, enchido com gás hidrogênio, explodiu e se incendiou ao aterrissar. Desde então, o gás hélio tem sido preferido para encher dirigíveis e balões meteorológicos. Com relação ao exposto, a afirmativa FALSA é:


a) A explosão do dirigível envolveu reações exotérmicas.
b) O gás carbônico foi o principal produto químico da explosão.
c) O gás hélio passou a ser preferido por ser inerte.
d) o gás hidrogênio era usado por causa de sua baixa densidade.

resposta:[B]



(Ufmg-1997) Ácido clorídrico de alta pureza pode ser obtido pela reação entre cloro e hidrogênio, seguida pela dissolução do cloreto de hidrogênio em água. Esses processos podem ser representados pelas equações: Considere a situação em que 1,0 mol de Cl2 seja posto para reagir com 2,0 gramas de H2 e o cloreto de hidrogênio obtido seja totalmente dissolvido em 1,0 L de água. Nessa situação, a afirmativa FALSA é: Dados: Massas atômicas H = 1,0 u; Cg = 25,5 u


a) A concentração da solução de ácido obtida é 2,0 mol/L.
b) A massa de cloro que reage é 71 g.
c) A quantidade de HCg (g) produzida é 73 g.
d) O reagente em excesso é H2 (g).

Combinações

resposta:[D]



(Ufmg-1997) Em um creme dental, encontra-se um teor de flúor de 1,9mg desse elemento por grama de dentifrício. O flúor adicionado está contido no composto "monofluorfosfato de sódio" Na2PBaCO3F (massa molar: 144 g/mol). A quantidade Na2PBaCO3F utilizada na preparação de 100 g de creme dental é: Dado: Massa molar F = 19 g/mol


a) 0,144 g
b) 0,190 g
c) 1,44 g
d) 1,90 g

resposta:[C]



(Ufmg-1997) A queima de combustíveis fósseis nos veículos automotores e nas indústrias e as grandes queimadas nas regiões de florestas tropicais são duas das principais causas do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Esse aumento - cerca de 11% nos últimos trinta anos - contribui para a elevação da temperatura média do globo terrestre, através do efeito estufa. Desse ponto de vista, o uso do álcool como combustível em automóveis é interessante, porque não contribui, de forma permanente, para o aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono. A alternativa que melhor explica essa vantagem do uso do álcool etílico é:


a) A queima do etanol é completa.
b) A queima do etanol não produz CO2.
c) O catalisador usado nos carros a etanol impede a formação de CO2.
d) O replantio da cana-de-açúcar consome CO2.

resposta:[D]



(Ufmg-1997) Nos diagramas a seguir as linhas horizontais correspondem a entalpias de substâncias ou de misturas de substâncias. O diagrama que qualitativamente, indica as entalpias relativas de 1 mol de etanol líquido, 1 mol de etanol gasoso e dos produtos da combustão de 1 mol desse álcool, 2CO2+3H2O, é:



resposta:[C]



(Ufmg-1997) Uma das etapas na fabricação do ácido sulfúrico é a conversão de SO2a SBaCO3, reação reversível efetuada na presença de catalisador, que pode ser representada pela equação 2 SO2(g) + O2 (g) →2 SBaCO3 (g)A reação direta é exotérmica. Considere um experimento em que a pressão total dos gases seja mantida constante. O gráfico que descreve, qualitativamente, a variação, no equilíbrio, da concentração de SBaCO3 com a temperatura, nesse experimento, é:



resposta:[A]



(Ufmg-1997) A classificação de substâncias como ácidas ou básicas e a distinção entre ácidos ou bases fortes e fracos ajudam a prever o seu comportamento químico. Sabe-se, por exemplo, que o ácido clorídrico é um ácido forte e que o ácido acético é um ácido fraco. Sabe-se, também, que o hidróxido de sódio é uma base forte e que a amônia é uma base fraca. Com relação às propriedades ácido-básicas dessas substâncias, assinale a afirmativa FALSA.


a) A água é um dos produtos da reação entre ácido acético e hidróxido de sódio.
b) A amônia, ao dissolver-se em água, provoca um aumento na concentração de íons hidróxido.
c) A concentração de íons acetato, em uma solução aquosa 1mol/L de ácido acético, é 1mol/L.
d) A concentração de íons hidrogênio, em uma solução aquosa 0,01mol/L de ácido clorídrico, é 0,01mol/L.

resposta:[C]



(Ufmg-1997) Na embalagem de um produto usado para desentupir pias e ralos, à base de soda cáustica (hidróxido de sódio - NaOH), são encontradas, entre outras, as instruções: - "CUIDADO: Em caso de contato, lavar imediatamente os olhos ou a pele com água em abundância durante quinze minutos. Se ingerido, não provocar vômito. Dar grande quantidade de água e também vinagre diluído em um copo de água. A seguir, dar uma colher de óleo comestível." - "Não reaproveitar a embalagem vazia. Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la. Não adicionar água á embalagem com o produto."A seguir estão relacionadas algumas dessas instruções com as justificativas para o uso desses procedimentos, com base nas propriedades da soda cáustica e das outras espécies envolvidas. Assinale a alternativa que contém uma justificativa INCORRETA para a instrução relacionada.


a) INSTRUÇÃO: Dar vinagre diluído em um copo de água; JUSTIFICATIVA: O vinagre diluído neutraliza a soda cáustica através de reação ácido-base.
b) INSTRUÇÃO: Lavar a colher utilizada como medida com bastante água corrente antes de reutilizá-la; JUSTIFICATIVA: A utilização de grande quantidade de água deve-se ao fato de a soda cáustica ser insolúvel na água.
c) INSTRUÇÃO: Não adicionar água à embalagem com o produto; JUSTIFICATIVA: A adição de água à embalagem com produto provoca forte aquecimento.
d) INSTRUÇÃO: Não reaproveitar a embalagem vazia; JUSTIFICATIVA: A embalagem pode estar contaminada com resíduos de soda cáustica.

resposta:[B]



(Ufmg-1997) O alumínio é o segundo metal mais utilizado no mundo. Sua resistência à corrosão é devida à camada aderente e impermeável de óxido que se forma sobre a superfície do metal. Essa camada protetora pode ser tornada mais espessa através de um processo denominado anodização (figura a seguir). Nesse processo, oxigênio é gerado por eletrólise, segundo a semi-reação H2O (g) → 1/2 O2 (g) + 2 e­ + 2 H+ (aq)O oxigênio reage, em seguida, com o alumínio, formando o óxido correspondente. Com referência ao exposto, a afirmativa FALSA é:


a) A anodização aumenta a resistência do alumínio à corrosão.
b) O fluxo de elétrons, pelo circuito externo, ocorre na direção do objeto de alumínio.
c) O objeto de alumínio constitui o anodo da célula eletroquímica.
d) O processo de anodização consome energia elétrica.

Eletroquímica

resposta:[B]



(Ufmg-1997) Existem aparelhos que permitem estudar a variação da absorção de radiação eletromagnética por uma substância, em função do comprimento de onda da radiação. Nos gráficos obtidos nesses aparelhos, absorções intensas entre os comprimentos de onda 5,1 × 10-56 m e 6,1 × 10-56 m são características de ligações duplas carbono-oxigênio em compostos orgânicos. Entre os gráficos a seguir, todos numa mesma escala, assinale aquele em que a absorção mais intensa observada pode ser associada com a função orgânica indicada.



resposta:[A]



(Ufmg-1997) Durante a preparação do popular cafezinho brasileiro, são utilizados alguns procedimentos de separação de misturas. A alternativa que apresenta corretamente a seqüência de operações utilizadas é:


a) destilação e decantação.
b) destilação e filtração.
c) extração e decantação.
d) extração e filtração.

resposta:[D]



(Ufmg-1997) Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo:MODELO ATÔMICO: Dalton CARACTERÍSTICAS: átomos maciços e indivisíveis.MODELO ATÔMICO: Thomson CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera.MODELO ATÔMICO: Rutherford CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron.MODELO ATÔMICO: Bohr CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis.O número de ERROS cometidos pelo estudante é:


a) 0
b) 1
c) 2
d) 3

resposta:[A]



(Ufmg-1997) Considere a abundância relativa dos elementos na crosta terrestre, representada no gráfico adiante. A análise do gráfico permite concluir que, em relação à crosta terrestre, é INCORRETO afirmar que:


a) apenas dois metais de transição estão entre os constituintes identificados por seus símbolos.
b) entre os metais identificados por seus símbolos, os alcalinos são mais abundantes do que os alcalinos terrosos.
c) menos da metade de sua massa é constituída por metais.
d) os halogênios constituem menos de 1,1% de sua massa.



resposta:[B]



(Ufmg-1997) Existem algumas propriedades que são adequadas para caracterizar os sólidos iônicos, uma vez que a grande maioria desses sólidos apresenta essas propriedades. Outras propriedades não são adequadas para esse fim, pois podem existir sólidos iônicos que não apresentem essas outras propriedades. Considere o conjunto dos sólidos iônicos. Entre as propriedades relacionadas, indique a que NÃO será exibida por um grande número de sólidos.


a) Apresentar altas temperaturas de fusão.
b) Conduzir corrente elétrica quando fundido.
c) Ser isolante térmico e elétrico em estado sólido.
d) Ser solúvel em água.

resposta:[D]



(Ufmg-1997) Um dos principais poluentes produzidos pelos automóveis é o monóxido de carbono que resulta da queima parcial do combustível. Uma proporção correta entre o combustível e o ar, injetados no motor, é fundamental no controle da emissão desse poluente. Em condições normais de uso do motor, a alternativa que apresenta, qualitativamente, a quantidade de CO produzida em função da proporção ar/combustível é:



resposta:[D]







próxima »