Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de geografia

Tópicos de Geopolítica Internacional

(Unb-1997) A humanidade sempre viveu sob o signo do medo. O homem primitivo tinha todo um universo desconhecido e misterioso que temer. O homem moderno encontrou explicações científicas para muito do que parecia sobrenatural, estabeleceu uma convivência com as forças desapoderadas da natureza, porem não só explicou ou resolveu tudo, como, ele próprio, se encarregou de criar novas fontes de pavor.
Estivemos à beira do holocausto atômico. A Guerra Fria terminou, o que não impede a permanência de uma dúzia de potências nucleares com os seus arsenais, para qualquer emergência. Deixou de haver uma URSS sempre pronta a apertar o botão nuclear, mas o destino da Rússia liberalizada vive hoje sob as incertezas da precária saúde de Boris Yeltsin. E ainda nos sobram os Estados terroristas, agindo na sombra, sem nenhum compromisso com uma ordem mundial pacificada. E que dizer dos desastres atômicos, como Chernobyl?
Augusto Marzagão, O DEGELO DA ANTÁRTICA In Folha de S. Paulo, 26/2/97, 1Ž Caderno, p. 3. (com adaptações)

O texto anterior remete a questões pertinentes ao mundo de hoje. Analisando algumas das transformações ocorridas nos últimos tempos, Julgue os itens que se seguem.

(1) A chamada Guerra Fria constituiu um período histórico em que vários países, potências econômicas mundiais, dividiam o poder internacional.
(2) A expressão "Rússia liberalizada" refere-se ao enfraquecimento do Estado totalitário, a partir da implementação de reformas políticas e econômicas na União Soviética, as quais significaram o enfraquecimento do partido comunista.
(3) Tendo recebido maciços investimentos para a pesquisa durante o período da Guerra Fria, a energia nuclear enfrenta, hoje, fortes resistências quanto ao seu uso, em face de problemas como militarismos, atividades terroristas, lixo atômico e risco de acidentes.

resposta:F V V



(Unb-1997) Os territórios compreendidos entre a fronteira do México com os Estados Unidos e o limite sul do Chile e da Argentina com o Oceano Atlântico são conhecidos como América Latina. Levando em conta as características geográficas e os problemas políticos e econômicos pertinentes a essa região do globo, julgue os itens a seguir.

(1) Dependência econômica e grandes desigualdades sociais são características que marcam os países da América Latina.
(2) Há, na referida região, territórios sob a tutela da Grã-Bretanha, da França e dos Estados Unidos.
(3) A localização geográfica da América Central e do Mar do Caribe, frente às grandes rotas de navegação, é um importante fator no contexto geopolítico da região.
(4) A Revolução Cubana libertou o país das pressões norte-americanas que se faziam devido à sua localização geográfica estratégica.

resposta:V V V F



(Unb-1997) Observe o mapa adiante.
(imagem abaixo)

Julgue os itens a seguir, relativos à região destacada.

(0) Do ponto de vista natural, duas características marcam a região: climas áridos e semi-áridos e a existência de relevo acidentado na sua porção setentrional. Tais características tiveram importância nas estratégias utilizadas em vários conflitos nela ocorridos.
(1) A região é conhecida como o mundo árabe islâmico. Nos últimos anos, o islamismo tem sido apontado, entre as grandes religiões, como a que apresenta maior crescimento em todo o mundo.
(2) A importância estratégica da região está no fato de haver áreas grandes produtoras e exportadoras de petróleo, bem como de possuir rotas de navegação importantes para o mundo.
(3) Os conflitos religiosos existentes têm desdobramentos fora dos limites geográficos da região.

Geopolítica do Oriente Médio

resposta:V V V V



(Unirio-1997) A respeito das economias latino-americanas, leia as afirmativas a seguir.

I - Nas décadas posteriores à Segunda Guerra, o crescimento das economias latino-americanas apoiou-se na combinação de investimentos estatais e estrangeiros. Coube ao Estado a criação de infra-estruturas energéticas, sistema de transportes, redes de comunicação e constituição de indústrias de base e de bens de produção.
II - Apesar da intensa industrialização, urbanização e modernização por que passou a América Latina nos últimos 40 anos, somente a Argentina, o Brasil e o México deixaram de ter na sua pauta de exportação produtos primários.
III - Nos últimos anos, a América Latina vem passando por um processo de desregulamentação de seus mercados, orientado por políticas econômicas neoliberais. Dentre os países industrializados o Chile é o único que ainda se mostra resistente a esse processo, adotando uma política conservadora.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a I e a II.
d) apenas a I e a III.
e) apenas a II e a III.

resposta:[A]



(Unirio-1997) Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que:
a) o arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá.
b) a construção de grandes complexos industriais-portuários no Japão está associada não só às características do seu espaço natural, mas também à sua dependência da importação de matérias-primas e fontes de energia.
c) as intensas relações entre as três grandes metrópoles japonesas - Tóquio, Osaka e Nagoya - resultaram na maior concentração urbana do mundo, formando uma verdadeira megalópole.
d) apesar das melhorias salariais e dos níveis de consumo alcançados nos últimos anos, o crescimento da indústria japonesa foi impulsionado pela exploração da força de trabalho que, além de receber baixos salários, cumpria um elevado número de horas de trabalho.
e) diferentemente do que ocorreu nos EUA, no Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz a sua política particular de investimentos, pesquisa, etc.

resposta:[E]



(Furg-1997) O território de Hong Kong está sendo devolvido à China em 1997. Este importante centro comercial e financeiro manteve-se como uma colônia entre 1898 e 1996, pertencente
a) à Rússia.
b) à França.
c) ao Japão.
d) aos Estados Unidos.
e) à Grã-Bretanha.

resposta:[E]



(Furg-1997) A crise do socialismo soviético contribuiu para trazer à tona uma série de conflitos nacionais e/ou étnicos com profundos impactos territoriais. Como exemplos desses, pode-se citar:
a) o fim do Império Austro-Húngaro e a independência das repúblicas bálticas.
b) a origem do país Basco e a independência do Piemonte e da Escócia.
c) a origem da República Tcheca e a dissolução da Polônia e da Romênia.
d) a dissolução da Tchecoslováquia e a origem da Bósnia-Herzegovina.
e) todas as respostas erradas.

resposta:[D]



(Unesp-1998) A economia dos "tigres asiáticos" cresceu muito rápido, mais de 8% em média anual nas três últimas décadas. Porém, o aumento das exportações nos últimos anos não tem apresentado o mesmo ritmo de crescimento, pois foi de apenas 5% em 1996.

Exportações, salários e produtividade em alguns países asiáticos.
1 - Indonésia;
2 - Tailândia;
3 - Taiwan;
4 - Coréia do Sul;
5 - Cingapura;
6 - Hong Kong.
(imagem abaixo)

Com base em seus conhecimentos e analisando os dois gráficos, responda.
a) Quais foram os dois fatores principais que promoveram o crescimento vertiginoso da economia dos países do leste asiático?
b) Que relações podem ser estabelecidas entre crescimento das exportações, custo do trabalho e produtividade na economia recente destes países?

Economias Emergentes

resposta:



(Unesp-1998) A cidade asiática, assinalada no mapa com o número 1, foi recentemente incorporada à China e era administrada, até julho de 1997, por um país europeu, tornando-se um grande centro financeiro do mundo capitalista. Assinale a alternativa que apresenta os nomes desta cidade e do país europeu envolvido com o seu desenvolvimento econômico.
(imagem abaixo)

a) Cingapura; França.
b) Seul; Holanda.
c) Pequim; Bélgica.
d) Hong Kong; Inglaterra.
e) Taiwan; Espanha.

Geopolítica China

resposta:[D]



(Uflavras-1997) As afirmativas a seguir dizem respeito a um país situado no Norte da África, região conhecida como África Branca. Marque a alternativa que apresenta corretamente o nome deste país.

- Entre os recursos minerais disponíveis no país destacam-se o petróleo, o minério de ferro e os fosfatos.
- É o segundo país mais industrializado de toda África e o primeiro da África do Norte, sendo grande produtor de artigos têxteis e alimentos.
- Embora apresente um grande crescimento industrial desde o pós-guerra, não está classificado como país industrial pois sua dependência em relação à agricultura é muito grande.
a) Argélia
b) Egito
c) Líbia
d) Marrocos
e) Tunísia

resposta:[A]



(Mackenzie-1998)
(imagem abaixo)

Observando o mapa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma região:
a) marcada pelo petróleo e de importante posição estratégica.
b) onde vivem povos desunidos com constantes intervenções militares.
c) onde os judeus fazem do sionismo uma bandeira política, e nações árabes promovem um islamismo militante.
d) onde a população sobrevive graças às plantations de grandes multinacionais, que exploram uma numerosa mão-de-obra.
e) que é uma área onde dominam climas áridos e semi-áridos e uma vegetação muito pobre.

Geopolítica do Oriente Médio

resposta:[D]



(Mackenzie-1998) Assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Venezuela apresenta uma das maiores taxas de urbanização da América, e seu maior pólo industrial e agrícola está localizado no norte do país.
b) O café é produto de grande exportação na Colômbia, destacando-se, também, as plantations de banana e cacau.
c) O litoral norte do Chile apresenta uma paisagem árida, reflexo da Corrente de Humboldt, responsável pelo resfriamento das massas de ar.
d) A Bolívia se destaca na produção de estanho, prata e zinco, que são exportados por estradas de ferro até os portos chilenos.
e) A Patagônia é, na Argentina, uma região com características tropicais, onde se concentra a produção de cana-de-açúcar.

resposta:[E]



(Mackenzie-1998) Situado nas Antilhas, com mais de 90% de população de origem negra, com cerca de 75% de mão-de-obra concentrada na agricultura e baixíssimo padrão de vida. O texto fez referência:
a) a Cuba.
b) a Porto Rico.
c) ao Haiti.
d) à Jamaica.
e) às Bahamas.

resposta:[C]



(Mackenzie-1998) I - A maior parte da população ativa concentra-se no setor primário.
II - Apresenta os maiores índices de crescimento vegetativo do mundo.
III - Tem um subsolo muito pobre em recursos minerais.
IV - A agricultura utiliza o sistema itinerante para a subsistência e "plantations" para a exportação.

Dentre as afirmações anteriores, relativas à África Negra, são verdadeiras, somente:
a) I e III .
b) III e IV .
c) I , II e IV .
d) II e IV .
e) I , II e III.

resposta:[C]



(Mackenzie-1998) A área destacada no mapa da China corresponde:
a) às Planícies Orientais.
b) à Manchúria.
c) ao Vale do Yang-tsé.
d) ao Tibet.
e) ao Sinkiang.

Geopolítica China

resposta:[B]



(Mackenzie-1998) Elevada densidade demográfica, baixo padrão de vida e a existência de um enorme rebanho de pequena importância econômica caracterizam:
a) o Oriente Médio.
b) a Índia.
c) a África Oriental.
d) as Antilhas.
e) a África do Sul.

resposta:[B]



(Mackenzie-1998) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a economia do México.
a) Os "ejidos" são aldeias comunitárias criadas com a reforma agrária realizada no começo deste século.
b) Nas "sierras", concentram-se as principais riquezas minerais, exceto o petróleo.
c) O café e o açúcar são os principais produtos agrícolas de exportação.
d) O setor petroquímico concentra-se na região do golfo.
e) No norte, localizam-se as principais áreas de "plantations".

resposta:[E]



(Mackenzie-1998) Localizado no centro da América do Sul, é um país interior que abriga uma pequena população, em sua maior parte composta por elementos indígenas e mestiços. Na sua porção oriental, concentra-se a atividade econômica, baseada na lavoura de soja e de algodão e na pecuária extensiva. O texto refere-se:
a) ao Paraguai.
b) ao Uruguai.
c) ao Peru.
d) à Argentina.
e) ao Chile.

resposta:[A]



(Uece-1997) Os povos de grande parte da África vivem sob catástrofes das guerras, da desertificação e da fome. A mídia destaca esses fatos somente quando chega ao extremo de milhares de mortes por inanição. Sobre essa realidade no continente africano, podemos dizer que é verdadeiro:
a) o sistema tribal sempre contribui para essa situação de fome e de pobreza
b) a desestruturação da economia ancestral, tribal e de autoconsumo, decorre de um processo histórico normal em sem interferência de colonizadores
c) a fome e a pobreza só têm destaque na África semi-árida do Sahel, por contingência da própria natureza
d) a pobreza na África é, antes de tudo, uma herança do colonialismo


resposta:[D]







« anterior | próxima »