Questões de história
Origem:
(Ufc-2004) Sobre a Sedição de Juazeiro, é correto afirmar que:
a) o conflito pôs em confronto, de um lado, os grupos conservadores urbanos, liderados pela Igreja Católica, e os proletários de Fortaleza e, de outro, os camponeses e produtores rurais, ligados ao setor de exportação.
b) foi a reação contra uma intervenção militar que visava transformar o Ceará num pólo de produção cerealífera, mediante a expansão dos polígonos irrigados.
c) originou-se no confronto dos interesses, vinculados à indústria de exportação, com os interesses dos produtores de bens duráveis, vinculados à expansão do mercado interno.
d) era liderada pelo alto clero da Igreja Católica que, da cidade de Juazeiro, tentava depor o Padre Cícero, que tinha criado uma cisão no catolicismo.
e) opôs a classe média e os comerciantes, apoiados por fazendeiros contrários a Accioly, aos interesses agrários tradicionais, apoiados por Padre Cícero.
resposta:[E]
(Ufc-2004) "(...) Por volta do ano 1010, começaram a circular rumores no Ocidente de que, sob a instigação dos judeus, os sarracenos tinham causado a destruição do Santo Sepulcro e decapitado o patriarca de Jerusalém (...) Então, na esteira da cruzada proclamada pelo Papa Urbano II no Concílio de Clermont em 1095, foi engendrada uma atmosfera de histeria religiosa ..." RICHARDS, Jeffrey. Sexo, Desvio e Danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.p.97 A partir do texto e considerando os objetivos das Cruzadas, assinale a alternativa que corresponde à relação entre a Igreja Católica e os Judeus na Idade Média.
a) Uma colaboração recíproca, pois os Judeus eram considerados fiéis observadores da fé e dos ritos cristãos.
b) Uma ação conjunta em defesa da Terra Santa, uma vez que os Judeus participaram como bravos combatentes nas Primeiras Cruzadas.
c) Uma aproximação entre Judeus e Cristãos em virtude da prática da usura, defendida arduamente pela Igreja medieval.
d) Uma grande hostilidade, pois a Igreja, no século XI, buscou cristianizar o mundo e muitas comunidades judaicas, sob a acusação de adoradores do Diabo, foram perseguidas e exterminadas.
e) Uma relação econômica pois a Guerra Santa foi sistematicamente financiada por grupos judeus dispostos a contribuir com a expansão do Cristianismo.
resposta:[D]
(Ufc-2004) "(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heróico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum ..." VERNANT, Jean Pierre. L individu, la mort, l amour: soi-même et l autre en Grece ancienne. Paris: Gallimard, 1989.p.217 Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga.
a) As epopéias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
b) A Ilíada e a Odisséia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
c) A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
d) Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.
e) A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.
resposta:[B]
(Ufc-2004) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Júlio II em 1506, representou para o século XVI um marco importante nas dinâmicas européias de expansão marítima. O tratado visava:
a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
c) impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criação de um sistema de monopólio que atingia todas as riquezas coloniais.
d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.
e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Filipe II, da Espanha.
resposta:[A]
(Ufc-2004) Apesar de alguns de seus aspectos fundamentais terem surgido anteriormente, a Revolução Industrial desenvolve-se, principalmente, no século XIX. Na Inglaterra e também no nordeste dos Estados Unidos, na futura Alemanha e na França, as atividades econômicas mudam. Assinale a alternativa que contém o aspecto da atividade econômica da Revolução Industrial ao qual correspondem as seguintes características: fabricação em série, fabricação a custo menor e fabricação em grande quantidade.
a) Desenvolvimento do comércio.
b) Crescimento da produção manufatureira.
c) Exploração dos recursos naturais.
d) Desenvolvimento do transporte.
e) Importação dos produtos manufaturados das colônias.
resposta:[B]
(Ufc-2004) Um dos fenômenos interessantes da história das relações internacionais contemporânea é, certamente, a unidade institucional da Europa ocidental. Os dois tratados de Roma, firmados em 1957, representam uma etapa importante na elaboração da atual União Européia. Além do tratado sobre a criação da Euratom, outro tratado foi firmado naquela data, cujo conteúdo era a:
a) criação do Ato Único Europeu que introduzia num mesmo texto os termos "comunidades européias" e "cooperação política".
b) transformação da Comunidade Européia em União Européia que representaria um pólo de crescimento e de estabilidade monetária.
c) formação da Comunidade Européia de Defesa (CED), ligada ao estabelecimento da Autoridade Política Européia.
d) fundação da Comunidade Econômica Européia, que representa o início do funcionamento do Mercado comum.
e) entrada, na União Européia, dos países do Leste europeu em busca de desenvolvimento e de segurança.
resposta:[D]
(Ufc-2004) O golpe militar em 1964 foi acompanhado por alterações na organização política do Brasil, como a cassação de direitos políticos, o fechamento de partidos e a censura. A partir de 1969, iniciou-se um período conhecido como "milagre" econômico brasileiro, em que predominaram os investimentos em bens de consumo duráveis, a exportação de manufaturados e a abertura do mercado ao capital estrangeiro. Foi também característica deste modelo econômico:
a) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
b) o investimento de capitais nas pequenas indústrias.
c) a redução dos salários dos trabalhadores menos qualificados.
d) a extinção do Sistema Financeiro da Habitação.
e) a criação da SUDENE.
resposta:[C]
(Ufc-2004) A proclamação da República no Brasil está longe de ser considerada um momento de transformação revolucionária, embora ela tenha trazido algumas mudanças significativas. Uma característica inovadora dos primeiros anos da nova forma de governo foi:
a) a valorização de um novo produto de exportação.
b) a adoção do sistema parlamentarista.
c) a política de investimentos nas sociedades anônimas.
d) a popularidade do novo regime.
e) o direito de toda a população ao voto.
resposta:[C]
(Uerj-2004) MOBILIDADE SOCIAL É MITO NO BRASIL O estudo do Banco Mundial derruba o mito de que o Brasil é um país de grande mobilidade social - onde os filhos dos mais pobres "sobem na vida" com o tempo. Segundo o trabalho, comparado com outros países da América Latina, o Brasil tem ainda menos mobilidade. A principal razão do fenômeno, segundo o Bird, é o acesso à educação, diretamente relacionado às oportunidades de ascensão. (...) "Na verdade, o Brasil é um dos países com o menor nível de mobilidade educacional do mundo", diz o trabalho. (Jornal do Brasil, 08/10/2003) A dificuldade na mobilidade social, característica da sociedade brasileira, encontra-se intrinsecamente relacionada a estruturas históricas que se originam no período colonial.
a) A escravidão estigmatizou o trabalho, mas não impediu o desenvolvimento do trabalho livre no período colonial. Identifique duas ocupações para o homem livre na colônia, uma no espaço rural e outra no espaço urbano.
b) Cite um aspecto da educação no período colonial que permaneça até os dias de hoje.
resposta:a) Nas áreas rurais-tropeiro ; nas áreas urbanas- artesão especializado.
b) O ensino superior direcionado a elite.
(Uerj-2004) Desconhecendo as sociedades nativas, os europeus tinham a impressão de que os índios viviam "sem Deus, sem lei, sem rei, sem pátria, sem razão". (VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.) No Brasil, nos primeiros séculos de colonização, a imagem apresentada dos indígenas levou a uma oposição entre os missionários, principalmente os jesuítas, e os colonizadores. Esta oposição de projetos em relação aos indígenas está expressa, respectivamente, na seguinte alternativa:
a) defesa da conversão e da liberdade x direito de escravização
b) estabelecimento de alianças com tribos tupis x política de extermínio seletivo
c) aceitação de costumes como a poligamia x imposição da cultura do conquistador
d) emprego como trabalhadores livres x inserção socioeconômica como trabalhadores semilivres
resposta:[A]
(Uerj-2004) GOVERNO DO ESTADO ACUSA O PREFEITO CESAR MAIA DE DIFAMAR A POLÍCIA EM ARTIGO O procurador-geral do Estado do Rio, Francesco Conte, pediu ontem à Justiça agilidade no processo aberto na quarta-feira contra o prefeito Cesar Maia, que atacou a política de segurança pública do governo estadual em artigo publicado no dia 15 de agosto na seção "Tendências/Debates" da Folha. (Folha de São Paulo, 24/08/2001) Os conflitos entre as várias instâncias político-administrativas não constituem um problema exclusivo dos dias de hoje. Desde a época colonial, cada instância administrativa desejava o poder para si, tornando-se cenário de disputas diversas. O seguinte órgão local da administração constituía-se como espaço de negociação política, no Brasil colonial:
a) Câmara Municipal
b) T ribunal da Relação
c) Capitania Hereditária
d) Conselho Ultramarino
resposta:[A]
(Uerj-2004) Madame Clementiny, novamente chegada a esta Cidade, tendo dirigido em França por espaço de dez anos uma casa de educação de meninas, propõe-se a dar lições de música vocal, harpa, de piano e de língua francesa. (Gazeta do Rio de Janeiro, 06/08/1817) A partir dos anos que se seguiram a 1815, o fato de ser francês, como se verifica no anúncio acima, tornou-se um chamativo para o público no Brasil. No entanto, em anos anteriores, os franceses para oferecerem seus serviços deviam justificar a sua presença como pessoas respeitáveis por seus vastos conhecimentos e retidão. O conjunto de fatores relacionados à conjuntura política européia que explica esta mudança de hábitos, na vida cotidiana do Rio de Janeiro, é:
a) o fim da época do Terror, com a conseqüente derrota dos exércitos franceses na Europa
b) o início da monarquia burguesa de Luís Felipe, com a adoção de uma Carta Constitucional
c) a derrota dos exércitos napoleônicos, com a conseqüente restauração dos Bourbons na França
d) o término da Revolução Francesa, com o advento do governo autoritário de Napoleão Bonaparte
resposta:[C]
(Ufes-2004) As alternativas abaixo apresentam fatos relacionados ao Barroco Mineiro, desenvolvido no decorrer do século XVIII. Assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As peculiaridades do culto católico encontraram sua expressão maior nas artes plásticas, na música e na arquitetura de inspiração barroca.
b) O Barroco renovou a arquitetura das igrejas mineiras, buscando maior originalidade e preocupando-se com a ornamentação interior.
c) A riqueza aurífera das áreas mineradoras dificultou a expansão da arte barroca, principalmente a construção de igrejas.
d) Nas obras de Aleijadinho, encontram-se anjos e santos com traços mulatos, caracterizando uma adaptação dos modelos tradicionais europeus à realidade local.
e) A arte religiosa mineira expressava o fervor da população que, com donativos, contribuiu para a construção de igrejas.
resposta:[C]
(Uff-2004) "Eu a Rainha faço saber aos que este Alvará virem: Que sendo-me presente o grande número de Fábricas, e Manufaturas, que de alguns anos a esta parte se tem difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da Cultura, e da Lavoura, e da exploração das Terras Mineiras daquele vasto Continente; porque havendo nele uma grande, e conhecida falta de População, é evidente, que quanto mais se multiplicar o número de Fabricantes, mais diminuirá o dos Cultivadores; e menos Braços haverá, que se possam empregar no descobrimento, e rompimento de uma grande parte daqueles extensos domínios, poderão prosperar, nem florescer por falta do benefício da Cultura, não obstante ser esta a essencialíssima Condição, com que foram dadas aos proprietários delas (...)" Alvará de 05 de janeiro de 1785, apud Mendes Jr & Maranhão. Brasil. Texto e Consulta. República Velha. São Paulo, Brasiliense, 1981, volume 2 Com base no texto, analise as determinações do Alvará de 1785 em relação à liberdade de comércio e de produção manufatureira da colônia portuguesa no Brasil.
resposta:
(Ufg-2004) O conde de Sabugosa, vice-rei entre 1720 e 1735, apoiou a comunidade de negociantes baianos em seus esforços em preservar o monopólio do tráfico negreiro com a África em oposição aos interesses dos comerciantes de Lisboa, que tinham o apoio de D. João V. [...] Em 1734 houve um protesto contra o monopólio do sal e contra os preços exorbitantes, o juiz de fora de Santos liderou um ataque contra o depósito de sal, colocando o produto à venda com preço reduzido. RUSSEL-WOOD, John. Centro e periferia no mundo brasileiro, 1500-1508. "Revista Brasileira de História". São Paulo: Anpuh/Humanitas, 18:36 (1988) 232-233. Os relatos indicam a especificidade da relação colonial na América portuguesa no contexto do capitalismo comercial e absolutista. Da leitura dos relatos conclui-se que
a) o sistema colonial português na América baseava-se na relação de respeito, entre as partes, derivada do pacto colonial.
b) a especificidade do sistema colonial português na América vinculava-se à subordinação política e econômica da colônia à metrópole.
c) a transgressão do princípio da autoridade absoluta do Rei efetivou-se nos atos praticados pelos representantes da Coroa e pela população administrada.
d) a organicidade do sistema colonial estava assegurada pelas formas de domínio político-administrativo da metrópole.
e) a rigidez do domínio metropolitano impediu o atendimento às demandas políticas e econômicas da população colonial.
resposta:[C]
(Uerj-2005) [O Brasil era] a morada da pobreza, o berço da preguiça, o teatro dos vícios. (VILHENA, Luís dos Santos. "A Bahia no século XVIII". Bahia: Itapuã, 1969.) A avaliação acima, feita por um português do final do século XVIII, aponta alguns traços da sociedade do Brasil colonial, permitindo inferir que, ao lado dos ricos proprietários de terra, existiam grupos marginalizados.
a) Indique dois grupos sociais que constituíam os marginalizados da sociedade colonial.
b) Descreva o papel desempenhado pelos grandes proprietários de terra na vida política e administrativa do Brasil colonial.
resposta:
(Uff-2005) " As festas e as procissões religiosas contavam entre os grandes divertimentos da população, o que se harmoniza perfeitamente com o extremo apreço pelo aspecto externo do culto e da religião que, entre nós, sempre se manifestou (...). O que está sendo festejado é antes o êxito da empresa aurífera, do que o Santíssimo Sacramento. A festa tem uma enorme virtude congraçadora, orientando a sociedade para o evento e fazendo esquecer da sua faina cotidiana.(...). A festa seria como o rito, um momento especial construído pela sociedade, situação surgida "sob a égide e o controle do sistema social" e por ele programada. A mensagem social de riqueza e opulência para todos ganharia, com a festa, enorme clareza e força. Mas a mensagem viria como cifrada: o barroco se utiliza da ilusão e do paradoxo, e assim o luxo era ostentação pura, o fausto era falso, a riqueza começava a ser pobreza, o apogeu decadência" (Adaptado de SOUZA, Laura de Mello e. "Desclassificados do Ouro". Rio de Janeiro, Graal, 1990, pp. 20-23) Segundo a autora do texto, a sociedade nascida da atividade mineradora, no Brasil do século XVIII, teria sido marcada por um "fausto falso" porque:
a) a mineração, por ter atraído um enorme contingente populacional para a região das Gerais, provocou uma crise constante de subalimentação, que dizimava somente os escravos, a mão-de-obra central desta atividade, o que era compensado pela realização constante de festas;
b) o conjunto das atividades de extração aurífera e de diamantes era volátil, dando àquela sociedade uma aparência opulenta, porém tão fugaz quanto a exploração das jazidas que rapidamente se esgotavam;
c) existia um profundo contraste entre os que monopolizavam a grande exploração de ouro e diamantes e a grande maioria da população livre, que vivia em estado de penúria total, enfrentando, inclusive, a fome, devido à alta concentração populacional na região;
d) a riqueza era a tônica dessa sociedade, sendo distribuída por todos os que nela trabalhavam, livres e escravos, o que tinha como contrapartida a promoção de luxuosas cerimônias religiosas, ainda que fosse falso o poderio da Igreja nesta região;
e) a luxuosa arquitetura barroca era uma forma de convencer a todos aqueles que buscavam viver da exploração das jazidas que o enriquecimento era fácil e a ascensão social aberta a todas as camadas daquela sociedade.
resposta:[C]
(Ufg-2005) Leia o fragmento a seguir: [...] pois que sendo menor o número das fábricas de mineirar que ficam ao sul de São Félix, elas renderam ao quinto na Casa Real de Fundição, em 1777, 216 marcos de ouro, e as do norte, 38 marcos. Isso demonstra que, apesar da maior extensão do terreno e o maior número de escravos ocupado no exercício de mineirar, há muito extravio do ouro e a necessidade de empregar a maior vigilância para evitar esse roubo no norte. Relatório do governador José de Vasconcelos. In: PALACÍN, Luís et al. "História de Goiás em documentos". Goiânia: Ed. da UFG, 2001. p. 97-98. [Adaptado]. O documento acima ressalta as dificuldades da coleta do tributo régio do quinto. No que se refere à mineração na capitania de Goiás colonial e ao controle da extração aurífera,
a) explique a razão da diferença de arrecadação do quinto entre as regiões mineradoras do norte e do sul;
b) analise a função desempenhada pelas duas Casas Reais de Fundição (Vila Boa e São Félix).
resposta:a) O ouro bruto era mais facilmente contrabandeado no norte.
b) Casas de Fundição eram casas onde o ouro extraído no Brasil, no período colonial, era fundido.Todo o ouro
encontrado nas minas auríferas era transformado em barras para facilitar a cobrança de impostos. Junto com a casa de
fundição, geralmente, ficava a casa de quintos, em que a quinta parte do ouro (20%) era retirada para o rei. O restante
era devolvido em forma de barras fundidas acompanhadas de um certificado que legitimava sua posse.
(Ufg-2005) Leia o trecho a seguir: a impraticabilidade de se povoar a dita capitania [Goiás] nem outra qualquer parte da América Portuguesa senão com os nacionais da mesma América. E que achando-se todo o sertão daquele vasto continente coberto de índios, estes deviam ser principalmente os que povoassem os lugares, as vilas e as cidades que se fossem formando. Carta régia de D. José I a D. José Vasconcelos, governador da Capitania de Goiás. 1758. In: PALACÍN, Luís. "O século do ouro em Goiás". Goiânia: Ed. da UCG, 1994. p. 87. O documento aponta a preocupação da Coroa Portuguesa com o povoamento da Capitania de Goiás, cujo desdobramento foi a política de
a) ocupação das terras indígenas.
b) guerra justa contra as tribos indígenas.
c) implantação de aldeamentos indígenas.
d) mestiçagem de brancos, índios e negros.
e) embates intermitentes com as tribos indígenas.
resposta:[C]
« anterior | próxima »