Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de história

Origem:

(Ufmg-1995) Ao comparar o português e o espanhol durante a colonização da América, Sérgio Buarque de Holanda qualificou-os como o Semeador e o Ladrilhador. Considerou como ladrilhadores os espanhóis, que empreenderam uma colonização mais sistemática e efetiva e, como semeadores os portugueses, que foram mais negligentes quanto ao processo colonizador. Todas as afirmativas traduzem corretamente as idéias do Semeador ou do Ladrilhador, EXCETO:
a) A colonização espanhola foi marcada pelo afã do lucro, só se construía o que produzia resultado imediato e havia aversão à ordem.
b) A colonização portuguesa tinha um caráter essencialmente comercial, demonstrado no desinteresse em ocupar o interior na fase inicial.
c) A legislação espanhola era abundante e minuciosa, pretendendo, dessa maneira, reproduzir a própria metrópole no além-mar.
d) O português cuidou, de imediato, mais em feitorizar uma riqueza fácil quase sempre ao alcance da mão do que em construir e planejar.
e) O traçado retilíneo e ordenado das cidades espanholas denunciava o esforço de vencer a civilização pré-existente.

resposta:[A]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre a tributação do ouro nas Minas no período colonial, EXCETO:
a) A Derrama era a cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais.
b) A tributação do ouro se verificou inicialmente sob a forma de cobrança por bateias.
c) O imposto da Capitação recaía sobre todo escravo empregado nos trabalhos auríferos.
d) O ouro passou a ser quintado somente a partir da instalação das Casas de Fundição.
e) O quinto correspondia a uma porcentagem sobre a produção paga pelos mineradores.

resposta:[D]



(Ufmg-1995) Leia o texto. "Se existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o seu próprio rei?" Esse texto é de autoria de
a) Descartes, no DISCURSO DO MÉTODO, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento.
b) Erasmo de Roterdã que, em O ELOGIO DA LOUCURA, condena a leviandade com que o clero conduz os assuntos sagrados.
c) John Locke, em O SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL, em que defendeu o direito à rebelião contra um governo tirânico.
d) Spinoza que, em sua obra TRACTUS THEOLOGICO-POLITICUS, investe contra a intolerância religiosa e apregoa o livre pensamento.
e) Voltaire, que faz do seu DICIONÁRIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.

resposta:[E]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas apresentam mudanças que caracterizam a Revolução Industrial na Inglaterra do século XIX, EXCETO:
a) A aplicação sistemática e generalizada do moderno conhecimento científico ao processo de produção para o mercado.
b) A consolidação de novas classes sociais e ocupacionais, determinada pela propriedade de novos fatores de produção.
c) A especialização da atividade econômica, dirigida para a produção e para o consumo paroquial e familiar.
d) A expansão e despersonalização da unidade típica de produção, até então baseada principalmente nas corporações de ofício.
e) O redirecionamento da força de trabalho das atividades relacionadas à produção de bens primários para a de bens manufaturados e serviços.

resposta:[C]



(Ufmg-1995) Marx, em A SAGRADA FAMÍLIA, afirmou que o golpe de 18 de Brumário de 1799 instaurou um regime o qual "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente a guerra permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas a essa afirmação, EXCETO:
a) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
b) A repressão interna desencadeada pelo novo regime sobre os opositores do golpe.
c) As constantes jornadas militares externas empreendidas por Napoleão.
d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.
e) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.

resposta:[D]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a Independência do Brasil, EXCETO:
a) A crença no liberalismo de D. Pedro I e a expectativa positiva quanto a uma constituição brasileira estavam presentes em 1822.
b) A declaração de independência estava diretamente relacionada às determinações das Cortes de Lisboa enviadas a D. Pedro.
c) A ideologia monárquica enraizada fez com que o povo e os políticos apoiassem o príncipe.
d) A idéia do federalismo era mais importante para os radicais do que a defesa da República.
e) A participação popular determinou os rumos da constituição do novo Estado Nacional.

resposta:[E]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas apresentam conceitos que traduzem o ideário característico do século XIX, EXCETO:
a) Anarquismo.
b) Humanismo.
c) Liberalismo.
d) Sindicalismo.
e) Socialismo.

resposta:[B]



(Ufmg-1995) Observe a tabela a seguir. Investimento Britânico na América Latina Final de 1880 (milhões de libras)

Todas as alternativas contêm afirmações que podem ser feitas a partir da tabela, EXCETO:
a) Argentina, Brasil, México e Peru receberam juntos cerca de 70% do investimento britânico para a América Latina, em fins dos anos 80 do século XIX.
b) A presença significativa do capital inglês na economia brasileira, no final da década de 80, garantiu a sobrevivência prolongada do Império.
c) O Brasil foi, entre os países da América Latina, o que mais atraiu investimentos ingleses para sua economia.
d) O capital inglês se localizou de forma bastante heterogênea nos vários países da América Latina.
e) O investimento de pequeno porte, em países da América Central, se contrapõe a inversões mais significativas em países da América do Sul.

História (não classificadas)

resposta:[B]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas contêm elementos relacionados à situação da América Latina no século XIX, EXCETO:
a) Afirmação do populismo.
b) Dependência econômica.
c) Desorganização econômica.
d) Fragmentação política.
e) Presença do caudilhismo.

resposta:[A]



(Ufmg-1995) Analise os textos. "O que conta é que tenham a certeza de que não existirão mais proprietários fundiários no campo, e que serão eles, camponeses, que decidirão suas coisas, que organizarão a sua própria existência." "O que se produziu é uma insurreição e não uma composição. A insurreição das massas populares não precisa de justificação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operários e dos soldados. Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória." Esses textos expressam o sentimento de vitória
a) dos comunards, em 1871.
b) dos democratas russos, em 1905.
c) dos espartaquistas, em 1919.
d) dos líderes do Contestado, em 1912.
e) dos líderes da Revolução Russa, em 1917.

resposta:[E]



(Ufmg-1995) Durante os anos 20, a República Brasileira foi marcada por uma grande crise. Todas as alternativas apresentam evidências dessa crise, EXCETO:
a) A Campanha Civilista de Rui Barbosa pela presidência da República.
b) A eclosão das revoltas tenentistas pela moralização do Estado.
c) A erupção de inúmeras greves e movimentos sociais dos trabalhadores urbanos.
d) A ocorrência de atos de banditismo social como o cangaço.
e) A decretação do estado de sítio no governo Artur Bernardes.

resposta:[A]



(Ufmg-1995) "A restrição do espaço democrático é uma das características principais do período entre as duas guerras [1918-1939]." (DROZ, B. & ROWLEY, A. HISTÓRIA DA SÉCULO XX. Lisboa: Dom Quixote, 1988. p. 149.) Todas as alternativas apresentam acontecimentos que confirmam essa citação, EXCETO:
a) A guerra Civil Espanhola.
b) A Marcha sobre Roma.
c) A Revolução dos Jovens Turcos.
d) O fim da República de Weimar.
e) Os expurgos soviéticos.

resposta:[C]



(Ufmg-1995) No período de 1948 a 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana no país. Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão.
a) A ascensão de Nikita Kruchev na URSS e a invasão da Hungria.
b) O advento da Guerra Fria e a Revolução Chinesa.
c) O macarthismo e a criação do Kominform.
d) O surgimento da Cortina de Ferro e o conflito Tito-Stalin.
e) Os conflitos da Coréia e do Vietnã.

resposta:[B]



(Ufmg-1995) Leia o texto. "... Espero que nestas circunstâncias V.Exa. sentirá que o seu país deseja unir-se ao nosso, expressando os seus sentimentos ultrajados frente a este comportamento cubano e soviético e que V.Exa. achará por bem expressar publicamente os sentimentos do seu povo." "Quero convidar V.Exa. para que suas autoridades militares possam conversar com os meus militares sobre a possibilidade da participação em alguma base apropriada com os Estados Unidos e outras forças do Hemisfério em qualquer ação militar que se torne necessária pelo desenvolvimento da situação em Cuba..." (Do arquivo pessoal de João Goulart, citada por Moniz Bandeira.) Esse é um trecho de uma carta pessoal enviada por John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, a João Goulart, presidente do Brasil, no início da década de 60. Os termos dessa carta podem ser associados
a) à critica à política externa independente adotada pelo Brasil, desde o governo Jânio Quadros, a qual identificava o país com os governos não-alinhados.
b) à pressão sobre o governo brasileiro para que fossem adotadas medidas drásticas contra o crescimento das idéias comunistas no país.
c) à sugestão para o governo brasileiro apoiar o programa ALIANÇA PARA O PROGRESSO que fornecia recursos aos estados e municípios brasileiros.
d) ao estímulo às ações da Escola Superior de Guerra (ESG) que baseava suas ações no binômio DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA.
e) ao incentivo aos investimentos privados, à livre concorrência e à abertura do mercado brasileiro ao capital estrangeiro.

resposta:[A]



(Ufmg-1995) O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) esteve no centro da crise que resultou no golpe político-militar de 1964. Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o PTB, EXCETO:
a) Alguns setores do PTB, após o suicídio de Vargas, conseguiram uma grande autonomia e defenderam a formação de uma frente popular, a Frente Parlamentar Nacionalista, para neutralizar a ala de centro do Partido.
b) O fortalecimento da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) junto às classes trabalhadoras urbanas deslocou o PTB de sua posição hegemônica e rompeu o equilíbrio político da década de 60.
c) O partido surgiu como instrumento de manipulação do governo Vargas e buscou, em especial, conter o avanço do Partido Comunista Brasileiro no controle da classe trabalhadora.
d) O PTB manteve uma coligação eleitoral histórica com o PSD (Partido Social Democrático), que tinha sua base política no campo e era sustentado pelo localismo e coronelismo.
e) O PTB tinha características marcadamente nacionalistas, defendia uma política estatizante em relação à economia e apresentava feição reformista.

resposta:[B]



(Ufmg-1995) Observe a figura.

Sobre a evolução da taxa de inflação brasileira, expressa nessa figura, é CORRETO afirmar-se que
a) a taxa de inflação apresentou uma tendência à estabilidade no período conhecido como MILAGRE BRASILEIRO.
b) as medidas adotadas pelo Plano de Ação Econômica (PAEG) foram ineficazes no controle temporário da inflação no Brasil.
c) o plano de Metas, adotado no governo Juscelino Kubitschek, foi responsável pela estabilização do processo inflacionário brasileiro.
d) os governos militares tiveram resultados satisfatórios, a longo prazo, no controle da espiral inflacionária no Brasil.
e) os períodos autoritários no Brasil apresentaram índices inflacionários superiores às conjunturas consideradas democráticas.

História (não classificadas)

resposta:[A]



(Ufmg-1995) A reforma partidária, que implantou o pluripartidarismo no Brasil, no governo Figueiredo, tinha por objetivo
a) consolidar os resultados das eleições de 1974 que deram ampla vitória ao partido do governo, o PDS.
b) levar os liberais, concentrados no PP, para engrossar as fileiras do PRS e fortalecer o apoio ao governo.
c) quebrar o monopólio que o MDB exercia na oposição fragmentando-o em inúmeros partidos e evitando a sua ascensão ao poder.
d) revigorar o PDT para que esse pudesse enfrentar o PT nas eleições majoritárias.
e) utilizar os antigos militantes da UDN nos quadros da ARENA para que essa, fundindo-se com o PDS, vencesse as eleições para governadores.

resposta:[C]



(Ufmg-1995) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o MERCOSUL, EXCETO:
a) A consolidação do MERCOSUL prevê inicialmente a zona de livre comércio entre a Argentina e Brasil e, finalmente, a implantação da tarifa externa comum e a união aduaneira.
b) A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos é permitida no novo espaço criado pelo MERCOSUL.
c) As empresas brasileiras, influenciadas pela concorrência, adotaram processos de controle de qualidade e de produção que elevaram sua produtividade e reduziram seus custos.
d) O MERCOSUL foi a solução encontrada para integrar uma economia fechada como a brasileira que resiste à redução das tarifas alfandegárias de importação.
e) O objetivo do MERCOSUL é a formação de um bloco econômico totalmente integrado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

resposta:[D]



(Ufmg-1995) "Quando, em 1556, os soberanos da Espanha proibiram o uso das palavras conquista e conquistadores em relação à América, elas desapareceram dos atos oficiais, mas ficaram nos fatos". (Romano, Ruggiero. REVOLUÇÕES. São Paulo. Ed. Três, 1974. v.2. n°16) Com respeito à colonização espanhola da América, INDIQUE
a) Dois aspectos relativos à imposição de novas estruturas políticas nas colônias.
b) Duas estratégias adotadas na organização econômica das colônias.
c) Uma característica da estrutura religiosa imposta às colônias.

resposta:a)Divisão da América em vice-reinados e capitanias gerais e Implantação de audiências e de Casas de Contratação.
b)Estruturação das colônias no modelo de exploração.
c)Expansão do catolicismo.







« anterior | próxima »