Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de história

Origem:

(Cps-2005) Analise as duas tirinhas a seguir, da Folha de S. Paulo:

Relacionando-se as duas tirinhas é válido afirmar que elas têm em comum a idéia de que a promoção da igualdade entre os sexos
a) já ocorreu no mercado de profissões, onde, para trabalhos iguais, são pagos os mesmos salários.
b) beneficia as mulheres porque supõe a troca de papéis sociais desempenhados com base nas diferenças de sexo.
c) é dificultada pela permanência, tanto nas mulheres quanto nos homens, de algumas idéias e padrões de comportamento tradicionais
d) Estimula as mulheres a competir com os homens, mas esses não desejam competir com elas, pois não se sentem ameaçados.
e) ocasionou o desenvolvimento da inteligência nas mulheres que foram incluídas no mercado de trabalho.

História do Brasil

resposta:[C]



(Cps-2005) De acordo com os dados do Unicef, no Brasil a taxa média de mortalidade materna, em decorrência de complicações durante a gravidez, no parto ou no pós-parto, é de 74,5 por 100 mil crianças nascidas vivas, enquanto a dos países desenvolvidos está em torno de 13 por mil. Para promover e garantir a saúde materna, são sugeridas algumas ações possíveis de intervenção na realidade social. Dentre elas, uma foi proposta para combater certo tipo de discriminação cometida em relação a algumas mulheres. Identifique essa proposta.
a) Promoção de cursos para gestante com informações sobre a gravidez e o pós-parto.
b) Garantia de assistência médica durante a gravidez, o parto e o pós-parto.
c) Orientações sobre hábitos alimentares e alimentos recomendados durante a gravidez e o período de aleitamento materno.
d) Atendimento digno e eficaz às pacientes em processo de abortamento, independentemente de ter sido ele provocado ou espontâneo.
e) Diminuição da atual taxa de cesárea de 38,6% para os 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

resposta:[D]



(Cps-2005) Identifique nos trechos a seguir onde o autor se expressa usando humor ou ironia. I. "Estou preocupado com a raça branca, talvez porque eu mesmo seja meio branco". II. "Hoje seriam necessários quatro casais para fazer um filho branco inteiro. E é claro que uma fração de filho não garante neto a ninguém". III. "A emigração do mundo fértil para o mundo próspero provoca choques e reações cada vez mais violentas". IV. "(...) mas cada escuro que entra, legal ou ilegalmente, no seu país é um contribuinte a mais para a sua aposentadoria". O humor ou a ironia estão expressos em
a) apenas I.
b) apenas II e III.
c) apenas III e IV.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.

resposta:[D]



(Cps-2005) Com base nas afirmações feitas pelo autor no texto, assinale a alternativa que contém uma informação válida.
a) A parte do mundo onde os brancos predominam e a população está crescendo pouco, referida pelo autor, são os EUA.
b) O fenômeno preocupante no Primeiro Mundo é o envelhecimento da população e o conseqüente aumento da faixa dos economicamente ativos.
c) O envelhecimento da população ocorre quando o índice de natalidade e o de longevidade são baixos e o país recebe muitos imigrantes.
d) Considerando válido o dado estatístico apresentado no texto, no Primeiro Mundo apenas um entre cada quatro casais estaria gerando um filho.
e) Os segmentos que poderiam ser beneficiados com a entrada de imigrantes no país seriam os guardas de fronteiras e os defensores da hegemonia branca.

resposta:[D]



(Ufjf-2006) Sobre a organização político-social de Roma no final do período republicano (II e III a.C.), assinale a alternativa CORRETA:
a) A atuação dos Tribunos da Plebe, como Tibério e Caio Graco, criou uma estrutura fundiária baseada em pequenos lotes ocupados pela população de baixa renda e levou ao fim dos latifúndios em Roma.
b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma.
c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições, de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos.
d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembléia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz.
e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão-de-obra na economia romana.

resposta:[E]



(Ufjf-2006) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e príncipes também julgavam-se no direito de poder criá-las. Sobre as universidades medievais, é INCORRETO afirmar que:
a) o crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII, estava atrelado à expansão dos setores urbano e comercial.
b) desde seu início, as universidades conseguiram manter-se afastadas da influência do pensamento predominante da Igreja Católica.
c) a criação das universidades ampliou a atividade de ensino, anteriormente centralizada junto aos mosteiros situados no campo.
d) o ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.
e) a filosofia escolástica, estudada nas universidades, buscava harmonizar a razão com a fé.

resposta:[B]



(Ufjf-2006) Leia, com atenção, a citação: "Diz-se muitas vezes que os povos da Península Ibérica - e particularmente os portugueses - estavam especialmente preparados para inaugurar a série de descobertas marítimas e geográficas que mudaram o curso da história mundial, nos séculos XV e XVI." BOXER, C.R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 20. Com base na citação e em seus conhecimentos, leia atentamente as afirmativas, que buscam explicar as razões pelas quais os povos ibéricos podem ser considerados "especialmente preparados" para as descobertas marítimas: I. A frágil diferenciação social interna e as alianças entre aristocracia, burguesia e camponeses atuaram como importante fator de estabilidade social. II. A ativa participação dos árabes na condução do processo da expansão marítima ibérica possibilitou uma maior troca de experiências e projetos de expansão territorial. III. A pioneira fundação do Estado Moderno português encontrou na expansão ultramarina uma fonte de prestígio para manutenção da nobreza e uma expectativa de novas fontes de receita. Após a leitura, pode-se afirmar que:
a) todas estão corretas.
b) todas estão incorretas.
c) somente a afirmativa III está correta.
d) as afirmativas I e III estão corretas.
e) somente a afirmativa II está correta.

resposta:[C]



(Ufjf-2006) No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da humanidade", através da conquista e colonização de novas terras. Qual dos eventos a seguir NÃO faz parte deste contexto?
a) O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
b) A criação do "Index Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
c) A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.
d) O Padroado Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
e) A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.

resposta:[C]



(Ufjf-2006) A respeito do processo de independência na América Espanhola, é INCORRETO afirmar que:
a) a invasão da Espanha pelas tropas napoleônicas levou à reorganização do comércio das colônias, favorecendo a desarticulação do pacto colonial e a implantação de práticas comerciais mais livres.
b) a Inglaterra ofereceu apoio à independência das colônias espanholas, pois via na região uma possibilidade de ampliação dos mercados para seus produtos industrializados.
c) os índios lutaram contra a independência e para manutenção do trabalho forçado, pois viam no sistema colonial a única maneira de preservação de suas atividades econômicas.
d) os "criollos" pretendiam romper o exclusivo colonial, mas não pretendiam encaminhar uma alteração na estrutura social das colônias.
e) a emergência de uma revolução liberal na Espanha dificultou o envio de tropas para as colônias, favorecendo o processo de independência.

resposta:[C]



(Ufjf-2006) Leia, com atenção, o texto: "A Princeza Imperial Regente, em nome de sua Majestade o Imperador Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ella sanccionou a Lei seguinte: Art.1¡. É declarada extincta desde a data desta Lei, a escravidão no Brazil. Art.2¡. Revogam-se as disposições em contrário." 13 de maio de 1888 O importante fato revelado por esse documento histórico representa o fim de um longo processo, do qual participaram vários atores sociais. Sobre esse processo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Com o fim do tráfico internacional de cativos, a reposição da mão-de-obra escrava no Brasil passou a depender da reprodução natural.
b) A Lei do Ventre Livre estabelecia que todas as crianças, filhas de mães escravas, nasceriam livres. Mas assegurava que os senhores podiam dispor de sua mão-de-obra até a idade de 21 anos.
c) A abolição do trabalho escravo foi resultado de um processo gradual, perceptível pelos decretos anteriores de fim do tráfico e leis do Ventre Livre e Sexagenários.
d) O movimento abolicionista foi liderado por todos os fazendeiros do sudeste cafeeiro, interessados na rápida substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalhador livre.
e) A pressão antiescravista dos abolicionistas, associada às fugas e revoltas de escravos, pressionou a abolição da escravatura.

resposta:[D]



(Ufjf-2006) Sobre o contexto de emergência do nazi-fascismo na Europa, marque a alternativa CORRETA:
a) Período marcado pela descrença na democracia, em diversas nações européias.
b) Período de declínio do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I Grande Guerra.
c) Período de grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período marcado pelo chamado "fim das ideologias" e pela expansão do Liberalismo.
e) Período de paz entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.

resposta:[A]



(Ufjf-2006) A citação a seguir refere-se a um momento de crise política no Brasil. "A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o executivo (...) levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias - apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas - a condenar o governo (...). A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais (...) impuseram ao país uma nova ordem político-institucional, com características crescentemente militarizadas" TOLEDO, C.N. - Cientista Político. Após ler a citação, indique a que acontecimento o autor se refere:
a) Deposição do presidente Washington Luís na Revolução de 1930
b) Deposição do presidente Getúlio Vargas em 1945
c) Suicídio do presidente Getúlio Vargas em agosto de 1954
d) Queda do presidente João Goulart por ocasião do Golpe de 1964
e) Impeachment do presidente Fernando Collor pelo Congresso Nacional em 1992

resposta:[D]



(Ufjf-2006) Leia, atentamente, o trecho a seguir e responda ao que se pede: "Para o filósofo grego Platão, nenhuma das formas de governo existentes em sua época era a ideal. Ao analisar um determinado regime político, ele observou que neste caso, o poder estava concentrado nas mãos dos cidadãos que deliberavam diretamente sobre os assuntos da cidade, embora em seu entender, muitos fossem moralmente indignos e sem qualificação para tal." Adaptado de FINLEY, M. "Os gregos antigos". Lisboa: Edições 70, 1986. p. 87.
a) Identifique o regime político que está sendo criticado.
b) Cite e analise duas das principais características desse regime na Grécia Antiga.

resposta:



(Ufjf-2006) "(...) ponderando-se o acharem-se hoje as Vilas dessa Capitania tão numerosas como se acham, e que sendo uma grande parte das famílias dos seus moradores de limpo nascimento, era justo que somente as pessoas que tiverem essa qualidade andassem na governança delas..." "Ordem Régia" (Para Câmara de Vila Rica-MG), 27 de janeiro de 1726. "A Câmara e a Misericórdia podem ser descritas, apenas com um ligeiro exagero, como os pilares gêmeos da sociedade colonial desde Maranhão até Macau." BOXER, C. R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 267. O mais significativo órgão político-administrativo implantado por Portugal nas vilas coloniais da América Portuguesa era a Câmara Municipal. Baseando-se nas citações apresentadas, responda com suas próprias palavras:
a) Qual era a origem social daqueles que ocupavam os cargos nas Câmaras Municipais?
b) Cite três funções das Câmaras Municipais nas principais vilas coloniais.

resposta:



(Ufjf-2006) Leia, atentamente, a citação a seguir e responda: "Marx defendia a necessidade da ação política e da conquista do poder pelo proletariado organizado em um partido político. Bakunin propunha a necessidade da solidariedade e a prática da revolução, ou seja, a realização da revolução. Bakunin considerava que a manutenção do Estado, mesmo que na forma da ditadura do proletariado, acabaria levando à formação de uma nova classe exploradora e privilegiada, que perpetuaria a opressão econômica e política do Estado." TOLEDO, Edilene. "Travessias revolucionárias". Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2004, p. 100.
a) Bakunin e Marx representaram duas correntes ideológicas de contestação da ordem liberal burguesa na segunda metade do século XIX. Qual o nome das duas correntes?
b) Explique, com suas palavras, o que defendia o movimento idealizado por Bakunin.

resposta:



(Ufjf-2006) "Com as grandes invenções: Nem o tal mata mosquitos, Nem também as desinfecções. Nem a compra dos tais ratos Não passa de vexatória. Agora querem impingir A vacina obrigatória." O texto acima é um trecho de uma modinha composta por Rios Silva, chamada "Peste Bubon", que se refere ao episódio que ficou conhecido como Revolta da Vacina, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1904. Com base no texto e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:
a) Aponte duas razões que levaram à eclosão da Revolta da Vacina.
b) Como este episódio está associado à reforma urbana implantada no Rio de Janeiro no período?

resposta:



(Ufjf-2006) Os fragmentos de texto que se seguem referem-se a um contexto que marcou a história recente de quase todos os países da América do Sul. Leia, atentamente e, em seguida, responda ao que se pede: "Pela primeira vez fui parte de uma comunidade, tinha carta branca para fazer perguntas indiscretas e divulgar minhas idéias, mas isso terminou bruscamente em1973. Da noite para o dia tornei-me uma estrangeira em minha própria terra, até que por fim tive que partir, pois não podia viver e criar meus filhos em um país onde o medo imperava e onde não havia lugar para dissidentes como eu." Isabel Allende - escritora chilena "Falava-se em Brasil Grande , Brasil Potência . Distribuíam-se adesivos com a inscrição Brasil, ame-o ou deixe-o . País, futebol, Copa, seleção e governo misturavam-se num grande Carnaval de junho. Vivia-se um ciclo de crescimento inédito na história nacional (...) o Brasil tornara-se a décima economia do mundo, oitava do ocidente, primeira do hemisfério sul". Elio Gaspari - jornalista brasileiro
a) A que contexto as citações se referem?
b) Indique, com suas próprias palavras, dois aspectos que a autora do primeiro texto lamenta em relação ao referido contexto.
c) Indique, com suas próprias palavras, dois aspectos que caracterizam tal contexto, ressaltados pelo autor da segunda citação.

resposta:



(Ufjf-2006) Os problemas enfrentados pela população africana, nos dias atuais, associam-se à história da utilização do território africano. Leia a citação a seguir e observe o mapa. Em seguida, responda às questões propostas: "Todo inglês nasce com uma espécie de poder miraculoso, que o torna mestre do mundo (...). Quando precisa de um novo mercado para suas mercadorias (...) envia um missionário para ensinar o evangelho da paz. Os nativos matam o missionário, e ele corre às armas em defesa da cristandade; e se apossa do mercado como uma dádiva do céu." Bernard Shaw - escritor inglês


a) Indique dois problemas que afetam boa parte da população africana atualmente.
b) Analise a relação desses problemas com a história da África no século XX.

História (não classificadas)

resposta:



(Cps-2006) Leia o texto a seguir, que descreve as características de algumas das fascinantes máquinas que marcaram o início do século vinte, período conhecido como a "bela época" e vivido por Santos Dumont. "De repente, após milênios de civilização, o homem tinha em seu poder engenhos inacreditáveis:

(1) um carro que anda sem precisar ser puxado por cavalos;
(2) um fio que instantaneamente transmite mensagens de um continente a outros;
(3) um aparelho para conversar com a pessoa ouvindo sua voz, mesmo que ela estivesse a longa distância;
(4) uma curiosa maquininha capaz de reproduzir todos os sons deste mundo;
(5) uma tela mágica onde são projetadas imagens de pessoas, bichos e coisas movendo-se animadamente, igualzinho à vida real..." (Fonte: Adaptado de "Nosso Século [1900/1910]". São Paulo: Abril, 1980, p. 55) Assinale a alternativa que contém, na ordem correta, os inventos aos quais o texto se refere e que eram difundidos no Brasil, no período em que Santos Dumont viveu:

História (não classificadas)

resposta:[C]







« anterior | próxima »