Questões de história
Origem:
(Ufpel-2007) Texto 1: "Durante a Idade Média européia, as estratégias matrimoniais organizavam e sustentavam as relações sociais. O casamento era antes de tudo um pacto entre famílias. Nesse ato, a mulher era ao mesmo tempo doada e recebida, como um ser passivo. Sua principal virtude, dentro e fora do casamento, deveria ser a obediência, a submissão. Solteira, era identificada sempre como filia de, soror de. Casada, passava a ser personificada como uxor de. Filha, irmã, esposa: os homens deviam ser sua referência." MACEDO, José Rivair. "A mulher na Idade Média". 5 ed. São Paulo: Contexto, 2002. [adapt.]. Texto 2 : "O que as revistas femininas aconselhavam às leitoras : [...] - A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, nada de incomodá-lo com serviços domésticos. (Jornal das Moças, 1959). - Se o seu marido fuma, não arrume brigas pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda a casa. (Jornal das Moças, 1957). - O lugar de mulher é no lar, o trabalho fora de casa masculiniza. (Querida, 1955). [...]." In: COTRIM, Gilberto. "História e consciência do Brasil", 7 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. Com base na leitura comparativa dos textos, constata-se que
a) o patriarcalismo medieval europeu influenciou, durante muito tempo, a cultura brasileira, tendo em comum a valorização da submissão feminina.
b) a ideologia patriarcal da Europa renascentista foi absorvida, sem alterações, pela sociedade brasileira na Ditadura Militar.
c) o Direito Romano, desde a Antigüidade, submeteu a mulher à uma inferioridade legal, que vigora na atual legislação brasileira.
d) as mulheres não possuíam direitos civis, tanto na Europa, na Idade Moderna, quanto no Brasil, na segunda metade do século XX.
e) o papel feminino está subordinado, nas duas conjunturas históricas, coisificando a mulher, contudo não existe a discriminação de gênero na sociedade brasileira atual.
resposta:[A]
(Ufpel-2007)
De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A", "B" e "C", são, respectivamente,
a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas.
e) maias, incas e astecas.
resposta:[C]
(Ufpel-2007) "Um fato saliente chamou a atenção de Adam Smith, ao observar o panorama da Inglaterra: o tremendo aumento da produtividade resultante da divisão minuciosa e da especialização de trabalho. Numa fábrica de alfinetes, um homem puxa o fio, outro o acerta, um terceiro o corta, um quarto faz-lhe a ponta, um quinto prepara a extremidade para receber a cabeça, cujo preparo exige duas ou três operações diferentes: colocá-la é uma ocupação peculiar; prateá-la é outro trabalho. Arrumar os alfinetes no papel chega a ser uma tarefa especial; vi uma pequena fábrica desse gênero, com apenas dez empregados, e onde conseqüentemente alguns executavam duas ou três dessas operações diferentes. E embora fossem muito pobres, e portanto mal acomodados com a maquinaria necessária, podiam fazer entre si 48.000 alfinetes num dia, mas se tivessem trabalhado isolada e independentemente, certamente cada um não poderia fazer nem vinte, talvez nem um alfinete por dia." FARIA, Ricardo de Moura et all. "História". Vol. 1. Belo Horizonte: Lê, 1993. [adapt.]. O documento sobre a Revolução Industrial, na Inglaterra,
a) relaciona a divisão de trabalho com a alta produtividade, situação bem diferente da produção artesanal característica da Idade Média.
b) enfatiza o trabalho em série e as condições do trabalhador nas fábricas, reforçando a importância das leis trabalhistas, no início da Idade Moderna.
c) demonstra que a produtividade está diretamente relacionada ao número de empregados da fábrica, ao contrário das Corporações de Ofício, em que a produção artesanal dependia do mestre.
d) destaca a importância da especialização do trabalho para o aumento da produtividade, situação semelhante à que ocorria nas Corporações de Ofício, de que participavam aprendizes, oficiais e mestre.
e) evidencia as idéias fisiocráticas e mercantilistas, ao realçar a divisão do trabalho, características marcantes da Revolução Comercial.
resposta:[A]
(Ufpel-2007) FRONTEIRAS MERIDIONAIS DO BRASIL
As linhas dos Tratados tracejadas nos mapas representam, respectivamente,
a) o Tratado de Santo Ildefonso - quando as missões jesuíticas foram entregues aos portugueses pelos espanhóis - e a demarcação do Tratado de Tordesilhas.
b) o Tratado de Badajoz (1750) - que determinou a criação dos Campos Neutrais - e o Tratado de Madri (1777), que, ao contrário, manteve a Colônia do Sacramento como portuguesa.
c) o Tratado de Madri - pelo qual os portugueses entregaram as missões para os espanhóis em troca da Colônia do Sacramento - e o limite meridional do Tratado de Tordesilhas no sul do Brasil.
d) o Tratado de Santo Ildefonso (1750) - que garantiu a posse da Província Cisplatina para o Império brasileiro - e a representação geográfica dada pelo Tratado de Badajoz (1777), que contrastou com o tratado anterior e antecedeu a Guerra Guaranítica.
e) a fronteira determinada pelo Tratado de Madri (1750) - que eliminou os limites do Tratado de Tordesilhas - e a demarcação do Tratado de Santo Ildefonso (1777).
resposta:[E]
(Ufpel-2007) "O Comitê de Salvação Pública, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilização em massa, adotou rigorosas medidas econômicas, controlando a produção, racionando os víveres, fixando os preços máximos dos gêneros de primeira necessidade, bem como o nível máximo dos salários, e instituiu ainda tribunais revolucionários para eliminar todos os suspeitos de serem adversários da Revolução. Essas medidas do Comitê instauraram na França o período do Terror." HOLLANDA, Sérgio Buarque de. "História da Civilização". São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. [adapt.] Esses acontecimentos correspondem à fase da Revolução Francesa denominada
a) Assembléia Nacional Constituinte (1789 a 1791).
b) República, na Convenção Nacional (1792 a 1795).
c) Monarquia Constitucional (1791 a 1792).
d) Diretório (1795 a 1799).
e) Consulado (1799 a 1802).
resposta:[B]
(Ufpel-2007)
As emancipações políticas do México, da Grã-Colômbia, do Peru, do Chile, do Paraguai e da Argentina, expressas no mapa, estão relacionadas
a) aos interesses ingleses em oposição à política adotada por Napoleão sobre a Península Ibérica, desde o Bloqueio Continental.
b) às determinações do Congresso de Viena, que restauraram as fronteiras européias na América, vigorantes antes da Revolução Francesa.
c) às unificações alemã e italiana, e às idéias nacionalistas que inspiraram os movimentos de independência na América.
d) à política da "América para os americanos", que serviu de fundamento para a independência dos Estados Unidos.
e) à atuação da Santa Aliança na restauração das possessões na América Latina e à manutenção do equilíbrio político entre os países europeus.
resposta:[A]
(Ufpel-2007)
O gráfico está diretamente relacionado
a) à estabilidade do sistema escravista e à emigração européia no século XIX, quando iniciou a industrialização paulista.
b) à crise do escravismo e à imigração européia para o Brasil, em período de desenvolvimento da cafeicultura.
c) ao Ciclo da Mineração, quando escravos e imigrantes formaram o principal contingente de mão-de-obra.
d) ao processo de transição do escravismo colonial brasileiro para o trabalho assalariado durante o Primeiro Reinado.
e) à necessidade de manutenção de uma força de trabalho em torno de 150 mil pessoas no processo de industrialização paulista, durante o Período Regencial.
resposta:[B]
(Ufpel-2007)
A charge relaciona-se ao
a) final do Estado Novo e às ações políticas do Partido Comunista de Luís Carlos Prestes, dos integralistas e dos movimentos tenentistas.
b) último governo de Vargas e aos movimentos insurrecionais como o Levante dos Dezoito do Forte de Copacabana, a Coluna Prestes e o "Putsch" integralista.
c) Governo Provisório de Vargas, quando ocorreram as Intentonas Comunista e Integralista, representadas, respectivamente, pelas figuras de Luís Carlos Prestes e Plínio Salgado.
d) Governo Constitucional de Vargas, momento que coincide com a Segunda Guerra Mundial, e movimentos militares, como a República do Galeão e o Levante de Aragarças.
e) Governo Provisório e ao Constitucional de Getúlio Vargas, quando ocorreram a Ação Integralista, a Revolução Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Plano Cohen.
resposta:[E]
(Ufpel-2007)
Pelo documento percebe-se
a) os principais pontos de resistência das tropas chinesas na Guerra Sino-Japonesa, no início do século XX.
b) a trajetória dos comunistas com a adoção de táticas na guerrilha camponesa, no processo da Revolução Chinesa, que culmina em 1949.
c) o caminho da ação guerrilheira contra a forte exploração econômica ocidental, principalmente de ingleses, franceses e alemães, durante a Guerra dos Boxers.
d) a ação das tropas chinesas, apoiadas pelos norte-americanos, contra a invasão japonesa, durante a 2 Guerra Mundial.
e) o movimento dos comunistas chineses contra os nacionalistas, durante a denominada Guerra do Ópio.
resposta:[B]
(Ufpel-2007) "A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com minha consciência . O assim chamado patrão poderá surrar-vos e tentar forçarvos a servi-lo. Direis: Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça . Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade, que não pode jamais ser apagada." PAZZINATO, Alceu L. e SENISE, Maria Helena V. "História Moderna e Contemporânea", São Paulo: Ática, 2002. O texto caracteriza a política de Desobediência Civil defendida por:
a) Mahatma Gandhi, como estratégia para a independência da Índia.
b) Nelson Mandela, no processo de descolonização e independência da África do Sul.
c) Agostinho Neto, na luta pela independência de Angola.
d) Patrice Lumumba, líder nacionalista do Congo Belga.
e) Abdel Nasser, na luta pela libertação do Egito.
resposta:[A]
(Ufpel-2007) "[...] Depois de decênios de domínios e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. [...] A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade individual na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. [...] Lutei contra a exploração do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." "Carta Testamento de Getúlio Vargas" - 24/08/1954. O documento expressa uma política de
a) liberalismo econômico e nacionalismo, características do período em que governou provisoriamente.
b) estatização, restrição ao capital externo e financeiro, que corresponde ao período no qual foi eleito diretamente pelo povo.
c) abertura ao capital externo, criação de empresas estatais, como a Eletrobrás e a Petrobrás, representando o período do Estado Novo.
d) protecionismo estatal e populismo, sintetizando a ditadura legalizada pela constituição "polaca", momento político no qual a Carta foi redigida.
e) assistência aos trabalhadores e liberalismo, que ensejava o "Estado mínimo", durante o seu Governo Constitucional".
resposta:[B]
(Ufpel-2007) Durante a Guerra Fria, a estratégia da Casa Branca tinha como horizonte mudar a aparência da dominação colonial para na verdade não mudar nada: as novas nações manteriam o vínculo de dependência econômica e sofreriam um certo grau de ingerência política por parte das antigas metrópoles. Eventualmente, as metrópoles apoiariam a formação de ditaduras que lhes fossem "fiéis". Assim, nos anos 50 e 60, a África conheceu intensamente um processo hoje chamado "descolonização". Apenas no ano de 1960, dezessete colônias da França e da Inglaterra conquistaram o status de nações autônomas. ARBEX JR., José. "Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura". São Paulo: Moderna, 1997 [adapt.]. Contrariando essa estratégia dos Estados Unidos da América, através da qual os processos colonizatórios haviam sido reforçados, ocorreram na segunda metade do século XX, na África, movimentos com características revolucionárias e emancipações políticas com o apoio da União Soviética. Entre os países que vivenciaram este último processo transformador no período referido, estão
a) Argélia, Congo e África do Sul.
b) Sudão, Etiópia e Marrocos.
c) Sudão, Argélia e Gabão.
d) Angola, Moçambique e Guiné Bissau.
e) Costa do Marfim, Uganda e Senegal.
resposta:[D]
(Ufpel-2007)
"[...] o Estado israelense anexou a Península do Sinai e a Faixa de Gaza (então pertencentes ao Egito), a Cisjordânia (da Jordânia) e as Colinas de Golam (da Síria). A guerra foi particularmente trágica para os palestinos. Novos contingentes de dezenas de milhares engrossaram a diáspora." ARBEX JR., José. "Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura". 3 ed. São Paulo: Moderna, 1997. [adapt.]. Os textos referem-se à
a) ocupação israelense sobre o sul do Líbano (2006), antiga Fenícia, aprofundando a Diáspora hebraica como forma de contenção à ação do Hezbollah.
b) Guerra dos Seis Dias (1967), quando, com o apoio dos Estados Unidos, Israel expandiu seu território, promovendo um continuado conflito.
c) Guerra do Yom Kippur (1973), quando Egito e Síria, embasados pelo nacionalismo de Nasser, ameaçaram a soberania israelense.
d) formação do Estado de Israel (1948), apoiada pela ONU, na região onde, na Antigüidade, se localizaram os reinos de Israel e Judá.
e) Guerra do Yom Kippur (1973), quando a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), liderada por Yasser Arafat, entrou em conflito com os sionistas.
resposta:[B]
(Ufla-2007) As alternativas a seguir indicam os principais conceitos utilizados pelos historiadores para a construção de uma "ciência histórica", EXCETO:
a) Tempo Cronológico e Tempo Histórico.
b) Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
c) Divisão dos Períodos Históricos.
d) Fontes e Memórias Históricas.
resposta:[B]
(Ufla-2007) Observe a foto a seguir.
Essa foto apresenta o desembarque de tropas na praia da Normandia (França), em 6 de junho de 1944 - o Dia D. Sobre esse combate da 2 Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os países do Eixo realizaram essa investida no sul da França, objetivando a destruição das tropas Aliadas.
b) O desembarque da Normandia configurou-se como o início do fim da chamada Batalha do Pacífico.
c) O ataque das forças aliadas tinha como objetivo desestruturar as tropas alemãs no norte da França.
d) A ocupação da porção setentrional francesa pelo exército do Eixo visava à destruição das tropas alemãs.
resposta:[C]
(Ufla-2007) Na época da instauração da República no Brasil, verifica-se a existência de três projetos ideológicos distintos para a República. Esses projetos são comumente chamados de liberal, jacobino e positivista. A respeito de tais projetos, associe a 2 coluna (características) de acordo com a 1 (projetos republicanos) e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. 1 Coluna 1. Projeto Liberal 2. Projeto Jacobino 3. Projeto Positivista 2 Coluna ( ) Baseado nas idéias do francês Auguste Comte (1798-1857). ( ) Inspirava-se nas idéias republicanas de Danton e Robespierre. ( ) Sua inspiração republicana viera da idéia de república dos Estados Unidos da América. ( ) Era defendido pelos cafeicultores paulistas e pregava a descentralização política. ( ) A participação popular na administração era vista como um requisito necessário para um regime que deveria ser fundado na liberdade e na vontade geral. ( ) Segundo esse projeto, cabia ao Estado zelar pela ordem, proteger os cidadãos e garantir os seus direitos, de modo quase que tutelar.
a) 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1
b) 3 - 2 - 1 - 1 - 2 - 3
c) 1 - 3 - 2 - 3 - 2 - 12
d) 1 - 3 - 2 - 2 - 1 - 3
resposta:[B]
(Ufla-2007) Sobre o Populismo presente no Brasil durante o Estado Novo, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) No governo de Getúlio Vargas, ao perceber a força do operariado brasileiro, elaborou-se a política trabalhista para o país, que pode ser encarada como uma maneira de conquistar a simpatia dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, exercer um domínio sobre eles, controlando os sindicatos.
b) O populismo é acompanhado de várias medidas de cunho paternalista, em que o líder é visto como alguém que dá "as coisas" à população mais pobre, sejam coisas concretas ou não. Esse paternalismo esteve muito presente na política brasileira.
c) O Ato Institucional era uma medida utilizada pelos governos militares com o objetivo de atender aos interesses da população trabalhadora e de garantir a luta por seus direitos trabalhistas.
d) Com relação às leis trabalhistas, implantadas pelo governo getulista, podem-se destacar como medidas populistas: salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher, estabilidade no emprego. Essas medidas garantiram a Getúlio Vargas o título de "pai dos pobres".
resposta:[C]
(Ufla-2007) Observe o mapa a seguir, que diz respeito à constituição do Estado de Israel.
Sobre as causas que levaram à constituição do Estado de Israel, é INCORRETO afirmar que
a) ao término do conflito da 2 Guerra Mundial, o Reino Unido permitiu a entrada dos refugiados judeus na Palestina.
b) à medida que as tropas britânicas desguarneciam o território, as organizações judaicas armadas apoderavam-se dele e expulsavam a população árabe.
c) uma vez retirados os contingentes militares britânicos em maio de 1948, foi possível a proclamação do Estado de Israel.
d) a partilha do território, entre judeus e palestinos, foi realizada pela recém-criada Liga das Nações, no ano de 1947, contando com o apoio dos EUA e URSS.
resposta:[D]
(Ufla-2007) No contexto histórico que se sucedeu à morte de Tancredo Neves (21/04/85) e à posse de José Sarney, um dos desafios deste foi o da recuperação da economia, então com uma inflação próxima dos 200% ao ano. É nesse contexto que foi implantado o Plano Cruzado. Uma figura bastante conhecida do Plano Cruzado foi a dos "fiscais do Sarney". As alternativas a seguir estão ligadas a essa "figura", EXCETO:
a) Donas-de-casa observavam permanentemente as prateleiras dos supermercados, munidas de tabelas de preço da Sunab, à procura de mercadorias ilegalmente remarcadas.
b) Congelamento das poupanças e contas bancárias em todo o país.
c) Proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais foram presos por violar o congelamento dos preços após denúncias.
d) Milhares de pessoas passaram a vigiar os preços no comércio e a denunciar as remarcações feitas.
resposta:[B]
« anterior | próxima »