Questões de história
Origem:
(Uff-1999) A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista. A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.
a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers
b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios
c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers
d) Portugal/ Angola/ MPLA
e) Alemanha/China/ Movimento Taiping
resposta:[B]
(Uff-1999) "A primeira geração de proletários brasileiros convivera, nas fábricas e nas cidades, com trabalhadores escravos durante várias décadas. Este fato caracteriza toda a fase inicial do processo de formação do proletariado como classe no Brasil" (FOOT, F. & LEONARDI, V. "História da Indústria e do Trabalho no Brasil." SP, Global, 1992, p. 111). Assinale a opção que se refere incorretamente à questão focalizada pelo texto na segunda metade do século XIX.
a) Os trabalhadores nacionais, tidos como preguiçosos, deviam ser controlados pelo aparato policial e judicial.
b) O regime escravista propiciava a formação de ideologias que valorizavam o trabalho manual, considerado honroso para o homem e fonte da riqueza nacional.
c) A política de repressão à vadiagem era direcionada, principalmente, ao liberto, a ser reeducado numa nova ética do trabalho.
d) A imagem ideal do trabalhador era representada pelo estrangeiro, portador em potencial da civilização e da modernização do país.
e) Dentre as primeiras categorias de proletários brasileiros, formados no século XIX, encontravam-se os ferroviários, estivadores, portuários e têxteis.
resposta:[B]
(Uff-1999) A primeira fase da industrialização latino-americana, na segunda metade do século XIX, foi marcada por experiências distintas, segundo as peculiaridades de cada país. Em relação a este tema é correto afirmar:
a) O período denominado "Porfiriato", no Chile, assegurou para este país a estabilidade política e a expansão das atividades exportadoras necessárias à consolidação de sua indústria.
b) No caso da Argentina e do México, ambos tipicamente agrário-exportadores, o desenvolvimento industrial teve por base a incorporação do artesanato local preexistente.
c) A Argentina e a Bolívia são exemplos de países nos quais uma economia exportadora de produtos agrícolas engendrou, rapidamente, importante mercado interno para o surto industrial.
d) Na primeira fase, fortemente calcada sobre a produção artesanal já existente, a industrialização mexicana foi garantida por uma política protecionista e de unificação do mercado nacional.
e) A industrialização boliviana constituiu-se no exemplo de uma economia mineira de exportação cuja infra-estrutura teve grande significado para a absorção de um vasto contingente de trabalhadores.
resposta:[D]
(Uff-1999) Apesar do objetivo da união econômica e monetária ser uma idéia antiga na história da Europa, somente em tempos recentes ganhou concretude e materialidade. Face ao enunciado, numere a coluna I direita de acordo com a da coluna II. COLUNA I 1 - Tratado de Roma 2 - Itália e Luxemburgo 3 - Tratado de Maastricht 4 - Portugal e Espanha 5 - Inglaterra e Dinamarca COLUNA II ( ) Países que ingressaram na CEE em 1986 ( ) Estabelece a Comunidade Econômica Européia ( ) Dois dos países fundadores da CEE ( ) Estabelece a União Européia Assinale a opção que contém a numeração na ordem correta.
a) 2, 1, 4, 3
b) 2, 3, 5, 1
c) 4, 1, 2, 3
d) 4, 3, 2, 1
e) 4, 1, 5, 3
resposta:[C]
(Uff-1999) O Oriente Médio é, até os nossos dias, um dos principais "barris de pólvora" do mundo contemporâneo. Considere as afirmativas: (I) O Movimento Sionista expressa a luta pela constituição de um Estado de um Estado Palestino. (II) Os vários grupos religiosos presentes no Líbano são focos de radicalização das tensões sociais. (III) A Guerra de Suez, em 1956, foi um conflito entre as tropas de Israel e do Egito. (IV) Em 1947, A ONU aprovou um plano de partilha da região da Palestina, para formar dois estados: um judaico e outro árabe. (V) No Livro Sagrado dos muçulmanos - o Corão - há o reconhecimento da cultura e religião israelenses. (VI) Os Acordos de Camp David sancionaram a incorporação legal das regiões de Gaza e da Cisjordânia pelo estado de Israel. As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:
a) I, III e V
b) I, V e VI
c) II, III e IV
d) II, IV e VI
e) II, V e VI
resposta:[C]
(Uff-1999) Dentre os movimentos organizados de oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, um deles se destaca: o Movimento dos Sem Terra (MST). Com respeito ao assunto mencionado é correto afirmar:
a) O MST identifica-se com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na medida em que ambos criticam a atuação do Estado na gestão das questões sociais.
b) O Estatuto da Terra aprovado pela Constituição de 1988 é uma legislação agrária que expressa as reivindicações do MST.
c) A União Democrática Ruralista (UDR) é formada por representantes do MST no Congresso Nacional.
d) Uma das instituições mais críticas à atuação do MST é a Comissão Pastoral da Terra.
e) O INCRA é o Instituto responsável pela política de colonização e reforma agrária no Brasil e segue as deliberações do MST.
resposta:[A]
(Uff-1999) Em julho em 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso. Assinale a opção que melhor define "privatização":
a) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores
b) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro
c) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado - o mesmo que Estado-mínimo
d) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores
e) transferência do patrimônio público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros
resposta:[E]
(Uff-1999) "A Revolução Cubana era tudo: romance, heroísmo nas montanhas, ex-líderes com a desprendida generosidade de sua juventude - os mais velhos mal tinham passado dos 30 -, um povo exultante, num paraíso turístico tropical, pulsando com os ritmos da rumba" (HOBSBAWN, Eric. "Era dos Extremos". SP, Cia das Letras, 1995, p. 427). O resultado da Revolução Cubana foi a organização de um estado comunista na América Latina, desafiando a política de domínio norte-americana. Essa nova realidade determinou o estabelecimento de relações entre Cuba e os demais países latino-americanos que tomaram caminhos e perfis diferenciados. A partir das relações entre Cuba e outros países latino-americanos analise as afirmativas: (I) O Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba em 1986, estabelecendo-se um ponto de partida para vários acordos comerciais e culturais entre os dois países. (II) O Movimento Sendero Luminoso, em EI Salvador, sofreu influências profundas da Revolução Cubana. (III) Influenciada pela experiência cubana, a guerrilha paraguaia da década de 70 foi liderada por Alfredo Stroessner. (IV) A experiência socialista de Allende, no Chile, na década de 50, influenciou positivamente a Revolução Cubana. (V) A Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua, inspirou-se, em parte, na experiência cubana. As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:
a) I, III e IV
b) I e V
c) II, IV e V
d) II e IV
e) III e V
resposta:[B]
(Uff-1999) No segundo semestre de 1997 a Coréia do Sul, que sempre fora vista como exemplo e capitalismo exitoso, com forte base industrial, acrescentou mais um condimento à crise das bolsas que se iniciou no Sudeste Asiático e espalhou-se, num efeito em cadeia, por todo o mundo, revelando algumas da principais contradições do capitalismo contemporâneo. Assinale a opção que melhor explica tais contradições.
a) Os países industrializados da Ásia, apesar de aparentarem prosperidade, acumulavam riquezas em bases falsas, como bem o demonstrou a crise financeira de 1997.
b) O excesso de empréstimos internacionais a projetos imobiliários ambiciosos e a companhias que pertenciam a funcionários, foram as causas da crise asiática, que teve efeitos sobre todas as economias ocidentais.
c) A crise asiática deveu-se ao ataque especulativo às economias de alguns países que, diante de grande pressão, foram obrigados a desvalorizar suas moedas com efeitos negativos em suas bolsas de valores.
d) Na medida em que o capitalismo globalizou a produção e o uso da mão-de-obra, impondo a aplicação de tecnologias cada vez mais modernas e o endividamento das empresas asiáticas, a crise financeira tornou-se inevitável, resultando em fuga dos capitais estrangeiros, multiplicação de falências e profundo desemprego.
e) A crise asiática não se limitou a alguns pequenos países, afetando diretamente o coração financeiro do Japão cujos bancos operavam com base em moedas podres.
resposta:[D]
(Uerj-1999) O Estado português reproduziu no Brasil duas feições metropolitanas, possibilitando uma permanente tensão entre as forças sociais dos poderes locais e as forças de centralização do absolutismo. As instituições que exerciam a administração local e central no Brasil colônia eram, respectivamente:
a) vice-reinado e capitania hereditária
b) câmara municipal e governo geral
c) capitania geral e província
d) cabildo e capitania real
resposta:[B]
(Uerj-1999) "(...) Aqueles que vivem atormentados com a preocupação de como ganhar decentemente sua subsistência, ou aqueles que, com seu trabalho, mal conseguem levar uma vida confortável, procederão bem se vierem para este lugar, onde qualquer homem, seja quem for, que esteja disposto a enfrentar moderados esforços, tem assegurada uma existência bastante confortável e está a caminho de elevar sua fortuna muito além do que ousaria imaginar (...) Que nenhum homem se preocupe com a idéia de ser um servo durante quatro ou cinco anos (...). É preciso considerar, então, que assim que seu tempo terminar possuirá terra. (...) Portanto, todos os artífices, carpinteiros, construtores de veículos, marceneiros, pedreiros, ferreiros ou diligentes agricultores e lavradores (...) devem levar em consideração o assunto." (Perdição de um imigrante europeu do séc. XVII. Apud "Coletânea de Documentos de História da América". São Paulo: CENEP, 1978.) Interpretando esse texto conclui-se que o imigrante se refere à seguinte área de colonização na América:
a) espanhola, região platina
b) portuguesa, sul do Brasil
c) holandesa, região das Antilhas
d) inglesa, região da Nova Inglaterra
resposta:[D]
(Uerj-1999) Marcílio Ficino, intelectual florentino, celebrava o século XV como a idade de ouro do saber, pois fizera ressurgir as artes liberais, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da liria órfica; levara a astronomia à perfeição e descobrira os instrumentos para imprimir livros. Essa conjuntura relacionar-se ao movimento histórico denominado:
a) Iluminismo
b) Liberalismo
c) Cientificismo
d) Renascimento
resposta:[D]
(Uerj-1999) "E sentado no meu cais Descalço, roto e despido Sem trazer mais cabedal Que piolho e assobios" (MATOS, Gregório de. Apud WEHLING, A., WEHLING, M. J. C. de. "Formação do Brasil colonial". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.) Os versos anteriores, escritos por Gregório de Matos no século XVII, satirizavam a vaidade e a rápida ascensão econômica dos comerciantes portugueses na Bahia, que apenas a partir do século XVIII adquiriram um status de maior importância na sociedade. Até essa época, um dos aspectos da sociedade colonial brasileira era definido pela seguinte afirmativa:
a) Os proprietários de terra, especialmente os senhores de engenho, representavam a "nobreza da terra".
b) A alta burocracia colonial, complemento das elites locais, era ocupada necessariamente por indivíduos nascidos em Portugal.
c) Os setores médios da sociedade, principalmente os grandes comerciantes do litoral, formavam um conjunto homogêneo de indivíduos.
d) Os ricos mineradores de ouro e diamantes, apesar de discriminados pela aristocracia da terra, ocupavam os cargos mais importantes na administração
resposta:[A]
(Uerj-1999) "A economia mundial caracterizou-se, desde 1873, por uma agitação sem precendentes e depressão do comércio, afetando tanto nações que se envolveram em guerras como as que mantiveram a paz; as que têm uma moeda estável com o padrão ouro como as que têm moeda instável." (Adaptado de HOBSBAWM, E. "A era dos impérios: 1875-1914". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.) "A crise avança no Brasil e na América Latina e acentua temores de que o mundo pode estar entrando numa dura recessão. (...) O mundo está ficando cada vez mais perigoso e a decantada globalização vive seu primeiro e implacável teste." ("Época", 14/09/98) Embora apresentando características próprias, tanto a atual crise econômica quanto a Grande Depressão de 1873 demonstraram a universalidade como um de seus pontos fundamentais. Se hoje a crise representa um "implacável teste para a globalização", o sentido da Grande Depressão em 1873 foi:
a) projetar a Inglaterra como a grande "oficina do mundo"
b) adotar a libra esterlina como único padrão do sistema de pagamentos
c) ser o divisor de águas entre o capitalismo livre-concorrencial e o capitalismo monopolista
d) instituir o livre-comércio entre os países europeus industrializados e os ultramarinos agrícolas.
resposta:[C]
(Uerj-1999)
(TÁVORA, Araken. "D. Pedro II e o seu mundo". Rio de Janeiro: Documentário. 1976.) A charge anterior retrata uma prática política vigente durante o Segundo Reinado, que permite caracterizar a monarquia nesse período como:
a) unitária e conservadora, em que "o Imperador reina, mas não governa"
b) federativa e multipartidária, em que o Imperador tinha a função de mediar e moderar
c) centralizada e "parlamentarista", em que o Imperador era o árbitro entre os "partidos políticos"
d) constitucional e unicameral, em que o poder moderador era a chave da administração política
resposta:[C]
(Uerj-1999) "Não se vêem, porventura (...) povos pobres em terras vastíssimas, potencialmente férteis, em climas dos mais benéficos? E, inversamente, não se encontra, por vezes, uma população numerosa vivendo na abundância em um território exíguo, até algumas vezes em terras penosamente conquistadas ao oceano, ou em territórios que não são favorecidos por dons naturais? Ora, se essa é a realidade, é por existir uma causa sem a qual os recursos naturais (...) nada são (...). Uma causa geral e comum de riqueza, causa que, atuando de modo desigual e vário entre os diferentes povos, explica as desigualdades de riqueza de cada um deles (...)" (SMITH, Adam. Apud HUGON, Paul. "História das Doutrinas Econômicas." São Paulo: Atlas, 1973.) O texto anterior evidencia a preocupação, por parte de pensadores do século XVIII, com a fonte geradora de riqueza. As "escolas" econômicas do período - Fisiocracia e Liberalismo - apresentavam, contudo, discordâncias quanto a essa fonte. Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:
a) terra e trabalho
b) agricultura e capital
c) indústria e comércio
d) metal precioso e tecnologia
resposta:[A]
(Uerj-1999) Em 1860, um contemporâneo da unificação da Itália afirmou: "Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos." (D AZEGLIO, Massimo (1792-1866). Apoud HOBSBAWM, E. "A era do capital: 1848-1875". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.) Essa frase traduz uma particularidade da construção da unidade italiana, que é identificada na:
a) divergência entre nacionalismo e nação-estado
b) fusão entre nacionalismo de massa e patriotismo
c) adoção da língua italiana no dia-a-dia da população
d) união entre os interesses dos partidários da Igreja e da República
resposta:[A]
(Uerj-1999)
(Apud FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. São Paulo: Edusp, 1995.) "Glória à pátria!", dizia a "Revista Illustrada", um dia após a proclamação da República no Brasil, numa comemoração que representava o desejo de mudanças que trouxessem ampliação dos direitos políticos e da cidadania. No que se refere ao exercício dos direitos políticos, a primeira Constituição republicana - de 1891 - tem como uma de suas características:
a) o direito de cidadania às mulheres, pela introdução do voto feminino
b) a exclusão das camadas populares, com a instituição de sistema eleitoral direto
c) o aumento do colégio eleitoral, pela atribuição do direito de voto aos analfabetos
d) a possibilidade do controle dos eleitores pelos proprietários rurais, através do voto aberto
resposta:[D]
(Uerj-1999) "Os estados ocidentais inquietam-se sob os efeitos da metamorfose incipiente. Texas e Oklahoma, Kansas e Arkansas, Novo México, Arizona, Califórnia. Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras - que é o banco, quando se ocupa dessas transações - quer tratores, em vez de pequenas famílias nas terras. Um trator é mau? A força que produz os compridos sulcos na terra não presta? Se esse trator fosse nosso, não meu, nosso, prestaria. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, prestaria, na certa. Não nas minhas terras, nas nossas. Então, aí sim, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos na terra e expulsa-nos delas (...). Há que pensar sobre isso." (STEINBECK, John. "As Vinhas da Ira." São Paulo: Círculo do Livro /s.d./) Esse trecho do romance de Steinbeck reflete as dificuldades de famílias de agricultores norte-americanos durante a Grande Depressão de 1929. A crise de 1929 resultou de um fator acentuado após a 1 Guerra Mundial, a saber:
a) diminuição da produção agrícola norte-americana, devido a problemas climáticos
b) recuo da produção industrial, devido à falência das instituições de crédito em todo o mundo
c) falência da democracia-liberal, devido à não-intervenção do Estado nas questões econômicas
d) desequilíbrio entre produção e consumo, devido ao crescimento não integrado da economia norte-americana
resposta:[D]
« anterior | próxima »