Questões de história
Origem:
(Uerj-1999) "Quase todos os dias temos a possibilidade de ler um longo artigo sobre a "nova África" e sua habilidade para "jogar novo sangue nas artérias do comércio há muito bloqueadas pela esclerose da corrupção", sem uma só menção aos aspectos sociais da questão. (...) Sabemos, entretanto, que a realidade é menos rósea, que é possível falar de pelo menos duas Áfricas (a pobre e menos pobre) e que a potência da imagem nos lembra quase todo dia que nem tudo que reluz é ouro." ("Jornal do Brasil", 11/10/98) Apesar da apregoada "renascença africana", os conflitos continuam denominando o panorama daquele continente, que assistiu, em 1996, a confrontos em 14 dos seus 53 países. Essa violência marcante pode ser explicada por motivos que remontam ao processo de colonização européia no século XIX. Um desses motivos é:
a) o rompimento da ordem tradicional tribal, em função dos interesses econômicos europeus
b) a composição de uma elite local educada na Europa, em oposição a uma burguesia comercial nativa
c) o desenvolvimento de diversos setores produtivos, em detrimento de uma economia de base primária
d) difusão de um ideal pan-africano, em virtude da atuação de intelectuais africanos diplomados em universidades estrangeiras
resposta:[A]
(Uerj-1999) OS SONHOS QUE NÃO ENVELHECERAM "Por que 1968 resiste tanto a sair de cena? Qual é o mistério de não querer ser passado e sim presente, de permanecer como referência e mito de imaginários tão distantes? (...) a atitude não tem ranço retrô ou passadista. Eles parecem estar buscando 98 em 68, o presente no passado, inclusive porque, a primeira vista, 98 parece 68 de cabeça para baixo. (...) O ruim é o riso de se idealizar o passado, de confundir tempo verbal com tempo real, achando que existe na História um pretérito perfeito ou mais-que-perfeito. Como se sabe, nem na vida nem na história o passado pode tomar o lugar do presente ou do futuro. (...) O que não se discute é a certeza de que algumas questões atuais germinaram derrotados politicamente, mas vitoriosos culturalmente. Suas pequenas revoluções nos costumes e comportamento, na arte e no sexo se fazem sentir até hoje. (...)" (VENTURA, Zuenir. "Jornal do Brasil", 03/05/98) O ano de 1968 significou, em todo o mundo, um momento de profundo questionamento, principalmente da juventude. Entre as palavras de ordem que marcaram os movimentos de 1968 e que são presentes até hoje, encontramos:
a) pacifismo, feminismo e ecologia
b) luta armada, drogas e positivismo
c) liberalismo, cultura de massa e neonazismo
d) nacionalismo, romantismo e corporativismo
resposta:[A]
(Uerj-1999) Em setembro de 1970, durante um período caracterizado pela proliferação de ditaduras na América Latina, Salvador Allende elegeu-se presidente do Chile como candidato da Unidade Popular. Ao fim de seu governo, tragicamente antecipado por um golpe militar que lhe tirou a vida em setembro de 1973, a experiência chilena de construção do socialismo através do voto e do respeito às premissas constitucionais transformou-se em exemplo para especialistas em todo o mundo. Um dos motivos do fracasso da via chilena para o socialismo foi:
a) a divisão nas forças políticas de esquerda, que permitiu o fortalecimento de um legislativo conservador
b) o apoio dado pelos EUA, que financiaram a eleição de Allende através do programa Aliança para o Progresso
c) a falta de apoio dos operários das minas de cobre, que eram a principal força do movimento operário no Chile
d) o caráter reformista do governo de Allende, que se baseou no combate à inflação através do congelamento de salários
resposta:[A]
(Uerj-1999) A charge a seguir, publicada antes das primeiras negociações do processo de paz iniciado no final dos anos 70, retratava a postura dos Estados Unidos em relação a seu apoio a Israel.
("Jornal do Brasil", 15/06/97) A oposição norte-americana de ajuda a Israel, desde sua criação em 1948, em oposição ao mundo árabe, é explicada pelo seguinte fato:
a) constituição de Israel como um estado democrático, situado num território concedido aos palestinos pela ONU
b) situação estratégica de Israel como baluarte do ocidente, encravado numa região de conflitos, como o Oriente Médio
c) desempenho de Israel como ponto de apoio para o mundo capitalista, localizado numa área alinhada ao mundo comunista
d) formação de um Estado Livre Palestino como sustentáculo do mundo árabe, num região pertencente, por direito, a Israel
resposta:[B]
(Uerj-1999) "... E permite El-Rei que sejam estes índios escravos por estar certificado de sua vida e costumes que não são capazes para serem forros, e merecem que os façam escravos pelos grandes delitos que têm cometido contra os portugueses, matando e comendo centos deles, e milhares deles, em que entrou um bispo e muitos sacerdotes." (SOUZA, Gabriel Soares de. In: ANAIS DA BIBLIOTECA NACIONAL. Rio de Janeiro: 1941.) Em sua obra datada de 1587, o autor legitimava a escravidão dos indígenas brasileiros, enumerando razões para esse posicionamento.
a) Indique uma razão ideológica e uma razão econômica, utilizadas pelos agentes da colonização, para justificar a escravização do indígena.
b) Aponte um argumento utilizado pela historiografia atual para explicar a introdução da escravidão negra no Brasil.
resposta:
(Uerj-1999) "Animais-vos Povo Banhiense que está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais." (Apud Braz do Amaral. "Conspiração republicana na Bahia de 1798". FATOS DA VIDA DO BRASIL. Salvador: Tip. Naval, 1941.) Assim proclamava um dos vários papéis manuscritos que foram afixados nos lugares públicos da cidade de Salvador, na manhã do dia 12 de agosto de 1798, tornando conhecida a sublevação planejada na Bahia, entre 1797 e 1798.
a) Caracterize a Conjuração Baiana de 1798 e identifique um de seus objetivos, além daqueles relacionados diretamente ao texto.
b) Estabeleça a relação existente entre a Conjuração Baiana e as idéias do Iluminismo e da Revolução Francesa.
resposta:
(Uerj-1999)
"Senhores, fazei o jogo, pois a bola corre ainda. Qual o regime que vai nascer? Lia-se República, Reforma, Progresso, Igualdade, Liberdade, Anarquia, Monarquia Constitucional." (Adaptado de Girard e outros. 1848-1914. Paris: Bordas, 1966.) A caricatura anterior retrata a preocupação dos governantes europeus frente às revoluções de 1848. Ela mostra o imperador da Áustria, o rei da Prússia e mais atrás o rei da França. Em sua maioria, os reis da Europa acompanhavam a questão com intensa apreensão.
a) Aponte um fator que estimulou as revoluções de 1848.
b) Explique por que os governantes da Europa acompanhavam o movimento revolucionário com preocupação.
resposta:
(Uerj-1999) "Rio... Uma nova paisagem urbana se descortinava. Cores, luxo e sensações novas se anunciavam e se mesclavam às misérias também trazidas pelo progresso. Tempo de novos afazeres. O Rio de Janeiro se modernizava e clamava por sua inserção no mundo civilizado. Buscando o progresso, a cidade descobria uma nova maneira de ser. Reproduzindo os padrões europeus, a capital federal debruçava-se sobre o mundo dos lazeres e expandia suas possibilidades de buscar o prazer." (MENEZES, Lená Medeiros de. OS ESTRANGEIROS E O COMÉRCIO DO PRAZER NAS RUAS DO RIO (1890-1930). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.) A modernização do Rio de Janeiro, em fins do século XIX e início deste, ocorreu sobretudo por ser a cidade o principal centro político e econômico do país. A partir daí, o progresso esteve sempre relacionado às possibilidades de desenvolvimento nas áreas cultural e de entretenimento. Contudo, nem sempre a busca do progresso e da civilização trouxe benefícios para a população mais pobre do Rio de Janeiro. Atualmente, problemas relativos ao crescimento urbano desordenado e à falência dos serviços públicos vêm dificultando a manutenção da denominação de "cidade maravilhosa".
a) Analise uma conseqüência negativa, para a população de baixa renda, derivada, da reforma urbanística desenvolvida pelo prefeito Pereira Passos (1903-1906).
b) Recentemente, o Rio de Janeiro não conseguiu o aval do Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas de 2004, apesar da mobilização de diversos segmentos da mídia, sociedade e governo. Identifique duas razões relativas aos serviços públicos da cidade que possam ter prejudicado a candidatura do Rio.
resposta:
(Uerj-1999)
Nas primeiras duas décadas do século vinte, as sociedades latino-americanas distinguiam-se pela pobreza generalizada da grande maioria de sua população, que contrastava com a opulência dos grandes proprietários primário-exportadores. Na ordem econômica internacional, continuávamos ocupando o papel de "primo pobre" do sistema capitalista: exportadores de gêneros primários e importadores de manufaturados. A Primeira Guerra Mundial, contudo, estabeleceu uma conjuntura externa que permitiu o estabelecimento de uma política de substituição de importações.
a) Relacione o período da Primeira Guerra Mundial com o estabelecimento de uma política de substituição de importação em diversos países da América Latina.
b) Indique uma conseqüência econômica dessa política para as sociedades latino-americanas.
resposta:
(Uff-1999) Fruto da Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi discutida e aprovada entre 20 e 26 de agosto de 1789.
a) Indique dois valores consagrados por essa "Declaração".
b) Analise as repercussões políticas e sociais da "Declaração" no mundo ocidental.
resposta:
(Uff-1999) No processo de abolição da escravidão nas Américas, observam-se duas vertentes de conflitos: as violentas revoltas sociais e as oriundas da crítica à escravidão através de reformas jurídicas.
a) Com relação ao caso brasileiro, cite dois registros legais, importantes para a evolução do processo abolicionista.
b) Analise a Lei Rio Branco, também conhecida como a Lei do Ventre Livre, considerando o contexto socioeconômico do Brasil na segunda metade do século XIX.
resposta:
(Uff-1999) O Estado Novo (1937 - 1945) representou um dos regimes ditatoriais destacados pela História do Brasil Republicano. Em alguns aspectos é considerado como uma forma brasileira do fascismo europeu.
a) Indique uma característica legal que dê suporte a tal comparação.
b) Analise o Estado Novo, tomando como foco principal as conquistas efetivadas pelas legislações trabalhista e sindical por ele consagradas.
resposta:
(Uff-1999) O colonialismo contemporâneo (final do séc. XIX) foi implantado pelas potências industriais européias com o argumento da superioridade racial dos brancos. Este argumento ocultava as crises econômicas do capitalismo financeiro e sua necessidade de controle de mercados.
a) Indique dois desses países europeus colonialistas e as respectivas áreas que ocuparam no mundo extra-europeu.
b) Analise a utilização das teorias racistas como justificativa para os processos europeus de afirmação do colonialismo contemporâneo.
resposta:
(Uff-1999) No período após 1964, o regime militar inaugurou uma política econômica que, entre 1968 e 1974, ganhou a denominação de "milagre brasileiro".
a) Mencione dois resultados econômico-sociais observados durante o "milagre brasileiro".
b) Analise as repercussões desse período histórico (1968 - 1974) na sociedade brasileira.
resposta:
(Ufes-1999) Na Antigüidade Oriental, o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a)
a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real.
b) concentração do controle da produção num partido político.
c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado.
d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa.
e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.
resposta:[C]
(Ufes-1999) Entre as causas do declínio das cidades-estado (pólei) da Grécia, é possível destacar o(a)
a) invasão e dominação persa.
b) rivalidade entre as cidades e a disputa pela hegemonia grega.
c) expansão cartaginesa pelo Mediterrâneo.
d) expansão do Império Romano.
e) desaparecimento e morte dos principais reis gregos, quando retornavam da Guerra de Tróia.
resposta:[B]
(Ufes-1999) A Igreja sobreviveu ao próprio Estado Romano, tornando-se uma poderosa instituição na Idade Média, com papel fundamental na sociedade. Nesse período,
a) defendia a monarquia feudal centralizada, forte e absoluta, graças ao Direito Divino.
b) detinha o saber e era proprietária de terras.
c) concentrava as atividades comerciais dos produtos de luxo.
d) estimulava os empréstimos a juros e a usura como forma de ajudar os aflitos.
e) condenava a estrutura social e econômica do feudalismo.
resposta:[B]
(Ufes-1999)
Na EXPO 98, Portugal comemorou os 500 anos da descoberta de uma rota marítima para as Índias, que se deu graças ao domínio de novos conhecimentos náuticos. Contribuiu para isso a
a) decadência da política mercantilista e a adoção de uma diretriz industrialista que facilitaram a fabricação, em larga escala, de instrumentos náuticos.
b) descentralização do poder e a derrubada do domínio dos castelhanos em Portugal, fato que atrasava o desenvolvimento náutico do país.
c) participação da nobreza, que reprimiu A Revolução de Avis e impediu a ascensão do grupo mercantil ao poder, pois os burgueses não reconheciam a tradição naval de Portugal.
d) expansão que Portugal viabilizou, graças aos investimentos da Inglaterra interessada na obtenção de matérias-primas para sua indústria.
e) criação de um centro de reunião de navegantes em Sagres, que foi responsável pela introdução de novas técnicas de navegação.
resposta:[E]
(Ufes-1999) O processo de expansão da conquista territorial que culminou com a incorporação da Amazônia ao domínio português esteve vinculado a diferentes situações. NÃO faz parte desse contexto o(a)
a) iniciativa de colonos que se aventuravam na coleta de recursos naturais da região, como as "drogas do sertão", ou formavam as "tropas de resgate".
b) implantação da grande lavoura canavieira com base no latifúndio e no trabalho escravo negro, voltada para o mercado externo.
c) conflito entre colonos e missionários, que tinham, a respeito da população indígena, interesses diversificados.
d) prática de uma política oficial adotada pela Coroa, que incentivava o movimento expansionista e fazia realizar expedições para o reconhecimento da área.
e) ação das Ordens Religiosas que buscavam os indígenas para nucleá-los e catequizá-los, estabelecendo missões ou aldeamentos.
resposta:[B]
« anterior | próxima »