Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Cftsc

(Cftsc-2007) Considerando os processos fisiológicos humanos, assinale a única assertiva CORRETA:
a) No processo de circulação sangüínea, o sangue entra no coração através das artérias.
b) Uma das funções do fígado é armazenar açúcar na forma de amido.
c) Sinapse nervosa é a passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra, através de mediadores químicos.
d) A traquéia é um tubo cartilaginoso que tem como única função permitir a passagem do ar até os brônquios.
e) Os excretas produzidos em nosso organismo são eliminados apenas pelos rins.

resposta:[C]



(Cftsc-2007) Biodiversidade é a riqueza biológica existente em países, sobretudo nos menos desenvolvidos, onde a área florestal ainda é bastante significativa.
(UZUNIAN, A.; SASSON, S. "Ecologia: os problemas do planeta". São Paulo: Anglo, 1992.)

Assinale o que for CORRETO sobre os conceitos relacionados à ecologia:
a) Nicho ecológico é o local onde habita uma determinada espécie.
b) Alterações ambientais, como desmatamentos e queimadas, não interferem na biodiversidade da região afetada.
c) Numa sucessão ecológica, os organismos pioneiros são sempre as angiospermas.
d) A cadeia alimentar é um processo de passagem de energia entre os seres vivos que flui em várias direções.
e) População é um conjunto de seres vivos de uma mesma espécie coexistindo em um mesmo ambiente físico.

resposta:[E]



(Cftsc-2007) Analise o texto a seguir:

Aborto é assassinato? Pesquisar células-tronco é brincar com pequenos seres humanos? Manipular embriões é crime? Polêmicas como essas só se resolverão ao determinarmos quando, de fato, começa a vida humana.
("Superinteressante", nov. 2005, p. 57)

O texto refere-se ao desenvolvimento embrionário humano e suas implicações. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:
a) Antes do processo embrionário, é necessário a formação de células diplóides, denominadas gametas.
b) Células-tronco são células indiferenciadas, capazes de se transformar nas células diferenciadas que formam os tecidos.
c) A organela responsável pela destruição da membrana do óvulo é a mitocôndria.
d) Na embriogênese humana, na fase de nêurula forma-se o arquêntero.
e) A divisão celular, denominada meiose é responsável pela multiplicação celular do embrião.

resposta:[B]



(Cftsc-2007) "Nunca, desde o momento em que nasceu, David Vetter sentiu o toque direto de outro ser humano. David sofria de uma condição hereditária chamada síndrome da imunodeficiência severa combinada (SCID), a incapacidade de o corpo gerar linfócitos B e linfócitos T, ambos cruciais em nossa reação imunológica, que o deixava suscetível à mais reles infecção."
(WATSON, J. D. "DNA: o segredo da vida". 2005)

As células citadas no texto fazem parte do sistema imunológico humano. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao nascer, uma criança recebe de sua mãe, através da placenta e, mais tarde, através da amamentação, anticorpos prontos para a defesa de seu organismo.
b) Os anticorpos ou imunoglobulinas, produzidas pelos linfócitos, são moléculas de natureza lipídica, responsáveis pelo reconhecimento de antígenos no organismo humano.
c) Os linfócitos são células produzidas pelo organismo e responsáveis pela fagocitose de microorganismos invasores, fazendo parte dos mecanismos de defesa inespecíficos do organismo.
d) As vacinas antivirais são desenvolvidas a partir de vírus mortos ou atenuados e são utilizadas na prevenção de doenças importantes como raiva, gripe, tuberculose, cólera, entre outras.
e) O sistema imunológico humano não estaria, em hipótese alguma, relacionado ao sistema circulatório.

resposta:[A]



(Cftsc-2007) "Um casal de biólogos norte-americanos conseguiu observar pela primeira vez um fenômeno da seleção natural entre espécies de pássaros do início ao fim. Peter e Rosemary Grant, da Universidade de Princeton, verificaram a redução do tamanho médio de bicos em uma população de tentilhões-da-terra-médios ( Geospiza fortis ) no arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico. As aves são as mesmas estudadas pelo naturalista Charles Darwin no século XIX."
("Folha de São Paulo", 14/07/2006)

Charles Darwin publicou no livro "A origem das espécies" suas idéias sobre a evolução por seleção natural. Sobre essa teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Para a elaboração da teoria da seleção natural, Darwin levou em conta o ensaio de Thomas Malthus, segundo o qual o crescimento acelerado da população humana geraria fome, uma vez que a população cresce em escala geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em escala aritmética.
b) No meio ambiente, os recursos são limitados e, portanto, sobrevivem melhor aqueles indivíduos que apresentam um conjunto de características que favorecem sua vida naquele meio.
c) Segundo Darwin, os organismos de uma população não são idênticos entre si, sendo verificadas variações em seus caracteres.
d) Darwin explicou que a variabilidade presente nas populações era fruto de mutações e permutações que são passadas através das gerações por meio dos genes.
e) Diz-se que um indivíduo é "mais bem adaptado" quando existe uma maior probabilidade de ele sobreviver e deixar descendentes em um determinado ambiente.

resposta:[D]



(Cftsc-2007) Na montagem de um cariótipo encontramos 44, XX cromossomos. A qual organismo esse cariótipo, provavelmente, pertence?
a) A uma cebola.
b) A um homem.
c) A uma drosófila.
d) A uma mulher.
e) A um cavalo.

resposta:[D]



(Cftsc-2007) Cada vez mais, rações balanceadas têm sido utilizadas como alimento para um grande número de espécies de animais domésticos. Dentre os componentes destas rações, encontramos grande percentual de proteínas. Sobre as proteínas, assinale a alternativa CORRETA:
a) São compostos formados por carboidratos e lipídios unidos por pontes de hidrogênio.
b) São macromoléculas compostas de aminoácidos, que desempenham diversas funções no organismo, tais como a função de defesa, a estrutural e a catalisadora.
c) São compostos orgânicos responsáveis pela transmissão da informação genética, fazendo parte da constituição química dos cromossomos.
d) São compostos de tamanho muito pequeno (micromoléculas) e ocorrem em baixa concentração dentro da célula.
e) São substâncias de grande importância para os animais: muitas representam fontes energéticas para as suas células.

resposta:[B]



(Cftsc-2007) A hemofilia é uma anomalia caracterizada pela dificuldade na coagulação sangüínea e é determinada por um gene recessivo presente no cromossomo X. Um casal em que a mulher é normal para a hemofilia, porém filha de pai hemofílico, e o homem é normal para hemofilia, vai ter um filho. Qual a probabilidade de o casal ter um menino hemofílico?
a) 1/2.
b) 1/4.
c) 1/8.
d) 1/16.
e) 1.

resposta:[B]







próxima »