Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Puccamp

(Puccamp) Considere as duas listas a seguir.

I. cavalo - marinho
II. tartaruga
III. sapo

a. pulmonar
b. branquial
c. cutânea

A alternativa que relaciona corretamente cada animal a seu tipo de respiração é
a) I - a; II - b; III - c
b) I - b; II - a; III - c
c) I - b; II - c; III - a
d) I - c; II - a; III - b
e) I - c; II - b; III - a

resposta:B



(Puccamp) Considere a seguinte frase sobre respiração:

"O ar entra nos pulmões quando ocorre ...(I)... do diafragma, ...(II)... dos músculos intercostais e conseqüente ...(III)... da pressão ...(IV)... ."

Para completá-la corretamente , I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por
a) contração - contração - aumento - interna
b) contração - contração - diminuição - interna
c) contração - relaxamento - aumento - externa
d) relaxamento - contração - diminuição - externa
e) relaxamento - relaxamento - aumento - interna

resposta:B



(Puccamp) Considere as seguintes moléstias:

I. AIDS
II. sífilis
III. gonorréia
IV. herpes genital

O uso de camisinha durante as relações sexuais contribui para diminuir a incidência de
a) apenas I, II e III
b) apenas I, II e IV
c) apenas I, III e IV
d) apenas II, III e IV
e) I, II, III e IV

resposta:E



(Puccamp) Considere as duas listas a seguir.

I. VERMINOSES IMPORTANTES PARA A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA:

1. esquistossomose
2. teníase
3. ascaridíase
4. ancilostomose

II. FORMAS DE AQUISIÇÃO DOS VERMES:

a. ingestão de ovos
b. ingestão de cisticercos
c. penetração pela pele das larvas presentes no solo
d. penetração pela pele ou mucosas das larvas presentes na água

A associação correta entre I e II é
a) 1-a; 2-c; 3-b; 4-d
b) 1-b; 2-a; 3-d; 4-c
c) 1-c; 2-b; 3-a; 4-d
d) 1-d; 2-a; 3-c; 4-b
e) 1-d; 2-b; 3-a; 4-c

resposta:E



(Puccamp) Os linfócitos T estão estreitamente relacionados à AIDS porque
a) podem ser destruídos pelo vírus diminuindo, assim, a defesa contra infecções.
b) seu número aumenta muito, diminuindo a incidência de infecções secundárias.
c) não têm afinidade com as moléculas protéicas do envelope do vírus.
d) combatem eficazmente o vírus, englobando-o e impedindo sua ação.
e) produzem anticorpos eficazes contra o vírus.

resposta:A



(Puccamp) O gráfico a seguir mostra a incidência de determinada moléstia em um centro urbano durante um período de 20anos. A análise desses dados permite afirmar que a moléstia foi
a) epidêmica, mas houve dois surtos endêmicos no período.
b) endêmica, mas houve dois surtos epidêmicos no período.
c) endêmica, mas houve um único surto epidêmico no período.
d) exclusivamente epidêmica em todo o período.
e) exclusivamente endêmica em todo o período.

resposta:B



(Puccamp) Dos animais a seguir, caracterizam-se por apresentar metâmeros,
a) as planárias.
b) os nematóides.
c) os caramujos.
d) os camarões.
e) os pepinos-do-mar.

resposta:D



(Puccamp) Considere as duas colunas a seguir.

Grupos de invertebrados:
I- cnidários
II- moluscos
III- artrópodos
IV- equinodermos

Características:
A- presença de exoesqueleto quitinoso
B- simetria secundária penta-radiada
C- corpo formado basicamente por cabeça, pé e massa visceral
D- dois tipos morfológicos de indivíduos: pólipos e medusas

A alternativa que associa corretamente as duas colunas é
a) I - A, II - B. III - C, IV - D
b) I - B, II - C. III - D, IV - A
c) I - C, II - D. III - B, IV - A
d) I - D, II - A. III - B, IV - C
e) I - D, II - C. III - A, IV - B

resposta:E



(Puccamp) "Os ...(I)..., por não apresentarem pigmentos respiratórios no sangue, não apresentam associação entre os sistemas ...(II)... e ...(III)... ." Para completar corretamente essa frase, os espaços I, II e III devem ser preenchidos, respectivamente, por:

a) insetos - respiratório - circulatório.
b) nematóides - respiratório - circulatório.
c) anelídeos - respiratório - excretor.
d) moluscos - circulatório - excretor.
e) crustáceos - circulatório - excretor.

resposta:A



(Puccamp) Os insetos, constituem o maior grupo de animais da Terra. Apesar de sua enorme diversidade, nesse grupo ocorrem apenas três padrões de desenvolvimento pós-embrionário:
I. direto, sem metamorfose
II. indireto, com metamorfose incompleta
III. indireto, com metamorfose completa
Considere os três insetos a seguir:
a. barata
b. besouro
c. traça-de-livro

Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de desenvolvimento aos insetos citados.
a) Ia - Ilb - IIIc
b) Ia - IIc - IIIb
c) Ib - IIa - IIIc
d) Ic - IIa - IIIb
e) Ic - IIb - IIIa

resposta:D



(Puccamp) MONTEIRO LOBATO (1882-1947)

1. As obras "infantis" de Monteiro Lobato ajudaram muito na formação de milhares de pequenos brasileiros que, quando marmanjos, passariam a citar de boca cheia, e às vezes sem confessar, uma porção de coisas que aprenderam com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, inesquecíveis companheiras de aventuras por vários tempos e espaços. Quanto da história e da mitologia grega não se aprende ao lado da boneca Emília, que tagarela pedantemente com Péricles ou com Hércules? Na "História do mundo para as crianças", vai-se da origem do universo (sabiamente explicada pela vovó Benta como hipótes
e), passando pelo uso do fogo, pelos hieróglifos, pelos assírios e babilônios, pelo império romano, pelos tempos da cavalaria, pelas revoluções do século XVIII, até à chamada "era dos milagres", que é como Lobato batizou a vida com luz elétrica, telefone, cinema - e com o manejo atômico que deu na tragédia de Hiroshima, epílogo também do livro, que termina com esta frase da vovó sabida: "O tempo, só o tempo pode curar o grande defeito da humanidade - que é ser muito criança ainda". Dona Benta (permito-me eu), o homem continua brincando, e seus brinquedos são cada vez mais fantásticos e perigosos...
2. Sempre foi intenção de Lobato ensinar sem ser chato, opinar sem ser pretensioso. Se Dona Benta é uma velha de óculos e muita leitura, Emília é uma abelhuda crítica e irreverente. Em "Emília no país da Gramática", onde não faltam lições de fonética, de formação e de classes de palavras, há esta frase da boneca que muito lingüista moderno poderia adotar como lema, fazendo coro com os alunos: "- Que peste é a tal Gramática!". Já depois de ler a "Aritmética da Emília", o jovem leitor lamentará que Lobato não tenha entrado na Álgebra e na Geometria, nas expressões, nas equações de todos os graus, nas seqüências e nas funções - para que o escritor lhe apresentasse alguns dos "bichos de sete cabeças" da Matemática com a mesma graça e eficácia com que iniciara os meninotes nas frações e nos números complexos. Também um iniciante na Física não pode se queixar, lendo a "História das invenções": são sugestivas as explicações sobre a operação das alavancas (que permitiu ao homem a construção das pirâmides), das roldanas, das dragas (com as quais se escavou o Canal do Panamá), dos guindastes, dos moinhos... Nesse mesmo livro, qualquer um admirará a facilidade com que se explica a formação e as propriedades do vidro, do carvão, do petróleo... Quanto ao petróleo, não custa lembrar que a campanha nacionalista de Lobato, que incluía a exploração estatal do "ouro negro" (como também a do ferro), custou-lhe seis meses de cadeia, em 1941, num período especialmente sombrio da história do nosso país e trágico da história universal. Em "O poço do Visconde", jorra o precioso óleo em pleno sítio, e não falta a chegada do técnico norte-americano para tentar tomar conta da situação e acabar escorraçado pelos indignados habitantes...
3. Em "A reforma da natureza", as experiências realizadas por Emília e pelo Visconde geram monstros: 1alteram o funcionamento de "Dona Pituitária" em insetos, que assim adquirem novas formas, proporções e propriedades, espantando os vizinhos e provocando em D. Benta uma verdadeira manifestação ecológica: "- Mas que absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer coisa que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas conseqüências 2que não previmos. Tudo quanto existe levou milhões de anos a formar-se, a adaptar-se; e se está no ponto em que está, existem mil razões para isso." Que diria hoje D. Benta acerca da clonagem e dos transgênicos?
4. As adaptações que faz Lobato de obras ficcionais ou a recuperação de fatos históricos são também notáveis: seu "D. Quixote" é alegre e comovente, seu "Hans Staden" introduz o leitor num capítulo importante de nossa história colonial, nem falta a apresentação de personagens como Marco Polo, Bolívar e Lincoln, conhecido por suas frases lapidares. O que espanta nessa pluralidade é que nada surge como aleatório, tudo parece fazer parte de uma didática natural, proveitosa e sempre polemizada pela palpiteira Emília.
5. O leitor que percorra essa obra notará, em muitos pontos, o quanto ela tem de orgânico. Se num livro o autor se referia, por exemplo à máquina a vapor, em outro esse invento vem associado ao carvão-de-pedra que, "mais o ferro, foi o que deu a vitória aos ingleses. Sem isso, a Inglaterra seria um quase nada, como o fora antes da invenção de Watt".
6. Ao instalar suas criaturas numa base rural, dispondo-se a dali falar de tudo e a contar qualquer história (numa linguagem ao mesmo tempo exata, imaginativa e fluente, sem concessões à famigerada "literatura infantil"), Lobato parece ter querido reunir a beleza natural do primitivo ao encantamento pelo enciclopédico. De certa forma, reuniu a seu modo as realidades de um país ainda arcaico e já moderno, contradição nossa até hoje. Soube admirar tanto a mangueira frondosa quanto a técnica fecunda; se vivesse nos dias de hoje, provavelmente estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável.
7. Sempre haverá a curiosidade nossa de saber o que Emília pensaria hoje da globalização, da difusão de novas seitas, dos conflitos religiosos, das ações terroristas... . Se nada mais sobrasse da obra de Lobato, essa vivíssima boneca de pano expressaria sempre um fundamento de malandragem, humor e vivacidade crítica - combinação que, dizem alguns, resume algo de nosso "temperamento", forjado no caldeirão de raças e culturas de que procedemos.
(Eurípides de Souza e Passos, inédito)
v 1. ... se (Lobato) vivesse nos dias de hoje, provavelmente, estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável, que pode ser entendido como

a) aquele que atende às necessidades de recursos naturais do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
b) sinônimo de política desenvolvimentista, defendido principalmente pelos países em desenvolvimento como forma de superar as desigualdades econômicas e sociais.
c) uma tese apresentada e defendida pelas nações mais ricas que se comprometem a auxiliar os países pobres a se industrializar de forma rápida e autônoma.
d) um conjunto de técnicas industriais e agrícolas capaz de prover verdadeiras revoluções econômicas nos países que o implantarem.
e) uma generalização de hábitos de consumo entre a população de média e baixa renda, de modo que esta possa melhorar o padrão de vida.

resposta:A



(Puccamp) Considere o seguinte ciclo de vida:



Nele, a meiose precede a formação dos
a) gametas e a fase adulta predominante é diplóide.
b) gametas e a fase adulta predominante é haplóide.
c) gametas e ocorre alternância de gerações.
d) esporos e a fase adulta predominante é a diplóide.
e) esporos e ocorre alternância de gerações.


resposta:E



(Puccamp) Observe a figura a seguir.

A organela citoplasmática envolvida no processo nela esquematizado é denominada
a) ribossomo.
b) lisossomo.
c) centríolo.
d) mitocôndria.
e) cloroplasto.

resposta:B



(Puccamp) Silicose, doença freqüente em operários que trabalham em pedreiras, é um exemplo de conseqüência da autólise celular. A sílica, que se mistura ao ar inspirado, destrói determinados componentes celulares, cujas enzimas resultam na morte das células pulmonares. Os componentes celulares diretamente afetados pela sílica são
a) os ribossomos.
b) os centríolos.
c) os lisossomos.
d) as mitocôndrias.
e) os peroxissomos.

resposta:C



(Puccamp) Os cientistas examinaram 11 homens aidéticos, dos quais 5 nunca tinham usado medicamentos anti-HIV e 6 haviam usado. Verificaram que 8 pacientes apresentavam novas mutações do vírus, resistentes às drogas ministradas e passíveis de serem transmitidas a outras pessoas.-

De acordo com o texto, o vírus HIV

a) somente sofreu mutação nos homens que tomaram medicamentos antivirais.
b) não sofreu mutação nos homens que nunca usaram medicamentos antivirais.
c) sofreu mutação nas pessoas que tomaram ou não medicamentos antivirais.
d) foi completamente destruído pela ação dos medicamentos antivirais.
e) é facilmente destruído pela ação de mutantes produzidos por medicamentos antivirais.

resposta:C



(Puccamp) Os cientistas examinaram 11 homens aidéticos, dos quais 5 nunca tinham usado medicamentos anti-HIV e 6 haviam usado. Verificaram que 8 pacientes apresentavam novas mutações do vírus, resistentes às drogas ministradas e passíveis de serem transmitidas a outras pessoas.-

Pela análise do texto, pode-se concluir que a fabricação da vacina anti-AIDS
a) apresenta os mesmos problemas que a da vacina contra a gripe.
b) só pode ser feita contra as formas mutantes do HIV.
c) precisa ser feita contra a forma normal do HIV.
d) é fácil de ser efetuada, tendo em vista a estabilidade do HIV.
e) certamente deverá estar no mercado dentro de pouco tempo.

resposta:A



(Puccamp) Observe o seguinte esquema:
mitocondria
Assinale a alternativa que identifica corretamente as organelas e os processos celulares representados em I e II.
a) I - (ribossomo - síntese de açúcares), II - (mitocôndria - respiração)
b) I - (cloroplasto - fotossíntes
e), II - (ribossomo - respiração)
c) I - (cloroplasto - fotossíntes
e), II - (mitocôndria - respiração)
d) I - (mitocôndria - respiração), II - (cloroplasto - fotossíntes
e)
e) I - (mitocôndria - sintese de açúcares), II - (ribossomo - respiração)

resposta:C



(Puccamp) O alto grau de independência de alguns orgânulos citoplasmáticos levou à elaboração da "hipótese endossimbiôntica": esses orgânulos teriam se originado de procariontes de vida livre, possivelmente bactérias, que em algum momento associaram-se a uma célula de eucarionte. Esses orgânulos são os
a) cílios e os flagelos.
b) cloroplastos e os lisossomos.
c) cloroplastos e as mitocôndrias.
d) lisossomos e as mitocôndrias.
e) centríolos, os cílios e os flagelos.

resposta:C



(Puccamp) Considere o esquema a seguir. Assinale a alternativa da tabela que identifica corretamente as substâncias I e II, liberadas durante o dia e durante a noite.
mitocondria


resposta:A







« anterior | próxima »