Questões de biologia
Origem: UFRN
(UFRN) Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
5. Ribossomildo salienta que vegetais, existentes na mata atlântica são importantes fontes naturais de vitaminas. Informa que as vitaminas são
a) componentes do grupo das aminas e necessárias à manutenção da saúde.
b) requeridas em pequenas doses diárias e não podem ser sintetizadas pelos animais.
c) necessárias aos organismos e podem funcionar como cofatores de reações enzimáticas.
d) encontradas naturalmente nos alimentos e constituem fontes de energia.
resposta:C
(Ufrn) A hemorragia decorrente da ingestão de trevo doce por bovinos e ovinos se deve ao dicumarol, substância presente nesse vegetal e que exerce ação antagonista à vitamina
a) E
b) B12
c) B1
d) K
resposta:D
(Ufrn) Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.
No restaurante, havia diversos tipos de carnes, verduras e legumes. Quando João foi se servir, disse: "Pessoal, cuidado com a carne de porco, para não pegar cisticercose!" O temor de João só teria fundamento se alguém ingerisse
a) verduras contaminadas com fezes humanas contendo ovos de tênia.
b) legumes ou verduras contaminados com fezes de porco contendo cisticerco.
c) carne de porco mal cozida contendo cercárias.
d) legumes ou carnes mal cozidos contendo oncosferas.
resposta:A
(Ufrn) Considere a tabela a seguir:
As letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, a
a) febre amarela, mosquito, bactéria, febre tifóide.
b) febre amarela, pulga, vírus, peste bubônica.
c) filariose, mosquito, protozoário, febre tifóide.
d) filariose, mosquito, protozoário, febre amarela.
e) filariose, piolho, bactéria, febre amarela.
resposta:D
(UFRN) Explique como fatores biológicos e ambientais interagem, determinando a endemicidade da esquistossomose em vários municípios do litoral norte e leste do Rio Grande do Norte.
resposta:A verminose conhecida popularmente por "Barriga d'água", é transmitida pelo caramujo dulcícola do gênero 'Biomphalaria'. Ocorre em regiões pobres onde as pessoas utilizam coleções de água doce para a eliminação de suas fezes.
(Ufrn) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células, que, para sobreviverem, necessitam respirar.
Considerando que a função respiratória é desempenhada, em diferentes níveis, pelos pulmões e por todas as células,
a) estabeleça uma comparação entre o processo de respiração pulmonar e o de respiração celular;
b) esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada uma delas, por sua vez, se relaciona com o sistema respiratório.
resposta:a) Pulmões são estruturas especializadas na captação de oxigênio e eliminação de CO2. A respiração celular é o processo bioquímico que consome matéria orgânica e oxigênio, produzindo CO2, H2O e a energia necessária dos processos vitais dos seres vivos.
b) O oxigênio presente no ar é conduzido aos alvéolos pulmonares pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. Associa-se às moléculas de hemoglobina presentes nos glóbulos vermelhos e é então transportado às células e aos tecidos pela corrente sangüínea. O gás carbônico produzido nas células percorre o caminho inverso e é eliminado, pelos pulmões, para o meio ambiente.
(Ufrn) O tabagismo pode causar enfisema, um problema pulmonar crônico que se caracteriza pela destruição da parede dos alvéolos e perda da elasticidade dos pulmões.
As referidas alterações podem ocasionar
a) diminuição de CO2 no alvéolo e aumento de oxiemoglobina no sangue.
b) diminuição da hematose, com aumento da freqüência respiratória.
c) aumento da hematose, diminuindo a troca de sangue venoso pelo arterial.
d) hipertensão pulmonar, com sobrecarga do lado esquerdo do coração.
resposta:B
(Ufrn) Assinale a opção que contém exclusivamente características do grupo de aves representado pela figura a seguir:
a) terrícolas - esterno em "quilha" - bico epignato
b) voadoras -
ossos pneumáticos - sistema digestivo terminando em cloaca
c) corredoras - esterno sem "quilha" - bico do tipo paragnato
d) dispersoras - pulmões com sacos aéreos - estômago com proventrículo e moela.
resposta:C
(Ufrn) Se uma minhoca for seccionada transversalmente, em duas partes de mesmo tamanho, cada uma das partes resultantes pode continuar a mover-se de forma independente.
Isso é possível devido ao funcionamento do(a)
a) sistema nervoso difuso.
b) cadeia nervosa ventral.
c) sistema nervoso cérebro-espinhal.
d) gânglio cerebróide.
resposta:B
(Ufrn) Marque a opção em que as duas classes estão corretamente associadas ao tipo de respiração e à importância.
resposta:A
(Ufrn) Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
4. Ao enveredar por outro caminho, o grupo inesperadamente encontra uma extensa área em que a floresta foi derrubada e queimada. Indignado com tamanha agressão à natureza, Ribossomildo recita estes versos de Carlos Drummond de Andrade:
De cada cem árvores antigas
Restam cinco testemunhas acusando
O incrível carrasco secular.
Restam cinco, não mais. Resta o fantasma
Da orgulhosa floresta primitiva.
In: "GLOBO CIÊNCIA", Ano 1 - Nº 1
Em seguida, Ribossomildo declara que essa devastação pode ocasionar o(a)
a) aumento da camada de húmus, ao longo do tempo, favorecendo a erosão.
b) lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos, como o clorofluorcarbono (CFC).
c) formação de ácido sulfúrico que, na atmosfera, reage com oxigênio causando chuva ácida.
d) redução da infiltração de água no solo e da quantidade de nutrientes devido às enxurradas.
resposta:D
(Ufrn) Quando há infecção bacteriana, os neutrófilos englobam os patógenos e os destroem.
No processo de destruição dessas bactérias, ocorre sucessivamente:
a) endocitose - formação do fagossomo - formação do vacúolo digestivo - degradação
bacteriana - clasmocitose
b) fagocitose - formação do vacúolo autofágico - formação do fagossomo - degradação bacteriana - defecação celular
c) endocitose - formação do vacúolo autofágico - ataque lisossômico - egestão
d) pinocitose - ataque lisossômico - formação do vacúolo digestivo - exocitose
resposta:A
(Ufrn) Sobre a respiração celular, é correta a afirmação:
a) No processo de respiração aeróbia, a degradação total de moléculas de glicose resulta na formação de ácido pirúvico, e, na respiração anaeróbia, é formado o álcool etílico.
b) Na respiração aeróbia, os hidrogênios são combinados com o O2, formando moléculas de água, enquanto, na respiração anaeróbia, os hidrogênios se combinam com o N2
c) A fosforilação oxidativa é um processo comum às respirações aeróbia e anaeróbia, das quais resultam, respectivamente, 38 ATP e 2 ATP para cada molécula de glicose.
d) A glicólise ocorre no citoplasma das células, durante a respiração aeróbia dos seres eucariontes, e, nos mesossomos, durante a respiração anaeróbia dos seres procariontes.
resposta:D
(Ufrn) As figuras a seguir representam a seqüência de eventos associados a uma queimada.
Analisando a seqüência de eventos acima, responda às questões.
a) Em que figuras estão INTENSIFICADOS o consumo e a produção de oxigênio e de gás carbônico? Por que isso ocorre?
b) Considerando que, na figura 2, todos os microrganismos do solo foram extintos, explique de que forma o ciclo do nitrogênio fica prejudicado.
c) Comparando as figuras 3 e 4, explique em qual delas se encontra a maior diversidade de animais.
resposta:a) As figuras 1 e 4 retratam, respectivamente, as matas primária e secundária nas quais são intensos a produção de oxigênio pela fotossíntese e, o consumo deste gás, pela respiração dos seres vivos.
b) A ausência de microorganismos impede a transformação de compostos nitrogenados em amônia (decomposição) e, posteriormente, a conversão desta em nitritos e nitratos solúveis (nitrificação). Deste modo, a vegetação secundária sofrerá deficiência de nitrogênio, pois o solo em que se desenvolve estará pobre em nitratos solúveis.
c) Na mata secundária (figura 4), haverá maior diversidade animal devido à maior oferta de alimento, representado pela vegetação.
(Ufrn) Marque a opção em que as duas classes estão corretamente associadas ao tipo de respiração e à importância.
resposta:A
(Ufrn) Analise a ilustração que segue.
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Com base na ilustração,
a) indique o tipo de célula representado, respectivamente, por I, II e III;
b) justifique a declaração que I faz para II;
c) apresente, sob o ponto de vista estrutural e funcional, as razões que levam III a supor que possui algum grau de parentesco com II;
d) explique a dependência de IV em relação a I, a II ou a III.
resposta: a) I- célula eucariótica animal
II- célula eucariótica vegetal
III- célula procariótica
b) As células animais respiram o O2 produzido pelas células vegetais através da fotossíntese.
c) Células procarióticas e vegetais apresentam uma parede celular. As cianobactérias, além disso, são autótrofas pois possuem clorofila como as células vegetais.
d) Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
(Ufrn) Os poríferos ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros grupos, porque
a) seu
esqueleto constitui, um suporte rígido que impede deslocamentos.
b) a ausência de sistemas sensitivos que lhes assegurem defesa os torna vulneráveis à ação de predadores.
c) a falta de sistema nervoso os impossibilita de se alimentarem de matéria em suspensão.
d) sua fixação a substratos dificulta a captura de algas e, conseqüentemente, sua sobrevivência.
resposta:A
(Ufrn) Leia o fragmento que segue, extraído de Asa Branca (Luís Gonzaga e Humberto Teixeir
a):
Que braseiro, que fornaia,
Nem um pé de prantação,
Por farta d'água, pedi meu gado,
Morreu de sede meu alazão...
As espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado anteriormente apresentam as seguintes adaptações:
a) rápido mecanismo de abertura e fechamento de estômatos - folhas cerificadas
b) presença de estruturas foliares modificadas em espinhos - raízes adventícias
c) aumento significativo da superfície foliar - raízes com alto poder absortivo
d) capacidade de armazenamento de água - associação de micorrizas.
resposta:A
(Ufrn) As funções exercidas pelos diferentes órgãos dos vegetais se relacionam entre si e permitem a interação do vegetal com o meio.
Nessa perspectiva, explique
a) de que modo se dá a interação entre folhas e raízes de um mesmo vegetal;
b) como os vegetais de mangue e os de caatinga se adaptaram a seus respectivos ambientes, a partir das modificações sofridas por suas raízes.
resposta: a) Raízes são órgãos adaptados para a fixação e absorção de nutrientes minerais necessárias para que as folhas possam realizar a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese.
b) Vegetais de mangue possuem raízes adventícias para a melhor fixação ao solo encharcado e pneumatóforos pois o manguezal possui solo pouco oxigenado.
Na caatinga as raízes são profundas e ramificadas para facilitar o acesso à água localizada em grandes profundidades.
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