Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufop

(Ufop-2008) O esquema apresentado a seguir mostra um processo importante que ocorre no citoplasma das células eucariotas.




Observe as estruturas indicadas por I, II, III e IV e assinale a alternativa incorreta:
a) O esquema representa o processo de transcrição dos RNAs ou síntese protéica.
b) I indica o RNA mensageiro contendo os códons de 3 nucleotídeos cada.
c) II indica o ribossomo, composto fundamentalmente por RNA ribossomal e proteínas.
d) III representa um peptídeo que começa a ser sintetizado e IV indica o aminoácido metionina.



resposta:[A]



(Ufop-2008) Pesquisadores da Universidade da Geórgia, em Atenas (Grécia), inseriram dois genes bacterianos na Arabidopsis thaliana , uma espécie de agrião, e criaram uma planta que não tolera solos contaminados.
(Texto adaptado da pesquisa publicada na revista "Nature Biotechnology")

Com relação ao texto, é correto afirmar:
a) Os pesquisadores fizeram um melhoramento genético, e, além da qualidade desejada, qualidades indesejáveis não foram transferidas porque, invariavelmente, a planta resultante é forçada a trabalhar com a informação genética herdada.
b) Os pesquisadores criaram essa planta por cruzamento natural, onde o próprio ar ou os insetos realizam a troca do pólen contido nas flores das plantas.
c) Os pesquisadores fizeram um cruzamento entre duas plantas para obter uma terceira, com características desejadas para a resistência ao arsênio.
d) Os pesquisadores fizeram uma transformação genética e, como não houve cruzamento entre duas plantas, apenas o gene de interesse foi transferido, resultando em uma planta transgênica.

resposta:[D]



(Ufop-2008) Uma das alternativas encontradas pela indústria para eliminar resíduos químicos não biodegradáveis é lançá-los em lagos ou barragens construídas em suas proximidades. Isto é preocupante porque tal procedimento afeta o ambiente, sendo preciso encontrar outras alternativas que não prejudiquem a natureza. A respeito desse problema, é correto firmar:
a) A toxicidade dos resíduos químicos afetará rimeiro os vegetais e osteriormente os animais.
b) Produtores e consumidores de todas as espécies terão o mesmo grau de tolerância aos poluentes.
c) Os resíduos químicos poderão provocar a diminuição de algumas formas de vida e o aumento de outras.
d) Dependendo do tipo de resíduo químico lançado no lago ou na represa, espera-se sua diluição e conseqüente diminuição de sua concentração.

resposta:[C]



(Ufop-2008) O aproveitamento de energia proveniente dos elétrons dos átomos de hidrogênio oriundos das coenzimas NADH e FADH‚ inicia-se quando esses elétrons começam a percorrer a cadeia transportadora de elétrons ou cadeia respiratória, que é uma seqüência de carreadores, dentre os quais estão os citocromos.
Baseado na figura a seguir e em seus conhecimentos sobre fundamentos de bioenergética, assinale a alternativa CORRETO.




a) Os componentes da cadeia respiratória (complexos I, II, III e IV; CoQ ou ubiqüinona e citocromo C) estão localizados nas membranas externa e interna das mitocôndrias.
b) Os elétrons provenientes das coenzimas NADH e FADH‚ fluem ao longo dos componentes a partir de um doador que possui um potencial redox-padrão mais positivo para um que tem um potencial de redução mais negativo, como indicado pela figura (E¡ é o potencial redox-padrão).
c) À medida que os elétrons passam pelos componentes da cadeia transportadora, vão gradualmente ganhando energia que a célula utiliza na geração de ATP, unindo grupos fosfatos ao ADP, um processo dependente de oxigênio, sendo denominado fosforilação oxidativa.
d) No fim da cadeia respiratória, os elétrons de hidrogênio e os prótons H® são recolhidos pelo oxigênio, formando moléculas de água. Cada molécula de oxigênio consumirá 4 elétrons e 4H® para formar duas moléculas de água.



resposta:[D]



(Ufop-2008) Com relação à Malária, é incorreto afirmar:
a) As formas infectantes são transmitidas por inoculação pela picada do transmissor.
b) É diagnosticada através do exame das fezes humanas.
c) É uma doença que causa febre em intervalos regulares.
d) O transmissor é um inseto popularmente chamado de "mosquito prego".

resposta:[B]



(Ufop-2008) Com relação ao processo de polinização de flores, é correto afirmar:
a) Somente plantas de habitat aquático são dependentes da água para a polinização.
b) A dependência do vento como meio de transporte de sementes é chamada anemofilia.
c) Morcegos são polinizadores de muitas plantas, processo esse chamado de quiropterofilia.
d) Ornitofilia indica a participação de abelhas como principais polinizadores de orquídeas.

resposta:[C]



(Ufop-2008) A análise laboratorial de uma amostra de água revelou a presença de dois patógenos (A e B) com as seguintes características:

Patógeno A ë organismo filtrável, parasita intracelular, constituído por uma capa protéica que envolve a molécula de ácido nucléico.
Patógeno B ë organismo não filtrável, que tem uma membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos, que envolve um citoplasma onde se encontra seu material genético constituído por uma molécula circular de DNA.

Esses organismos são, respectivamente:
a) uma bactéria e um fungo.
b) um protozoário e um fungo.
c) um vírus e uma bactéria.
d) uma bactéria e um vírus.

resposta:[C]







próxima »