Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Ufu

(Ufu) Baseando-se na embriologia do Anfioxo, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta das fase.

a) Mórula - Gástrula - Blástula - Nêurula.
b) Mórula - Blástula - Gástrula - Nêurula.
c) Blástula - Mórula - Nêurula - Gástrula. d) Blástula - Nêurula - Mórula - Gástrula.

resposta:B



(Ufu) Com relação à AIDS é correto afirmar que
a) não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusão sangüínea ou outra via diferente do sexo.
b) é uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse, grupo. A AIDS praticamente não ocorre, em mulheres jovens, com nível universitário.
c) o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso em comum (troc
a) de roupas intimas.
d) o uso de preservativos (camisinh
a) durante as relações sexuais é ainda hoje um dos principais métodos para se evitar o contágio.

resposta:D



(Ufu) No que se refere à respiração celular, assinale a alternativa correta.
a) A respiração celular divide-se em três fases: a Glicólise (que ocorre no citoplasm
a), o Ciclo de Krebs (que ocorre na mitocôndri
a) e a Cadeia Respiratória (que ocorre na mitocôndri
a).
b) A Glicólise é a fase aeróbica da respiração que consiste na degradação da glicose até a formação do ácido pirúvico.
c) Na Glicólise, há a oxidação de moléculas de NAD em NADH2 e ADP, sendo essa a fase mais energética da respiração celular dos mamíferos.
d) No Ciclo de Krebs, o gás-carbônico é liberado da transformação do ácido pirúvico em ácido cítrico, processo que consome 2 ATPs.
e) Na Cadeia Respiratória, o FAD ganha H+ e se transforma em FADH2, liberando CO2 e H2O.

resposta:A



(Ufu) Assinale a alternativa correta.
a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístas
e), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

resposta:A



(Ufu) Assinale a ÚNICA alternativa em que os animais e as plantas que ocorrem naturalmente na região dos cerrados (espécies nativas do Brasil).
a) Mangueira, Beija-flor, Pequizeiro, Barata-doméstica e Araucária.
b) Angico, Tamanduá, Pitangueira, Jararaca e Buriti.
c) Orquídea, Boi, Guariroba, Lambari e Condor.
d) Cacau, Mico-leão Dourado, Laranjeira, Mosca-doméstica e Lobo Guará.
e) Macieira, Tatu canastra, Amoreira, Tico-Tico e Galinha.

resposta:B



(Ufu) Fator limitante pode ser definido como sendo aquele que, por estar num certo instante em menor quantidade em relação aos demais, limita o processo, determinando seu rendimento ou velocidade. Na fotossíntese a velocidade da reação (taxa de fotossíntese) pode ser limitada por fatores que dependem e que não dependem das plantas. Responda:
a) Qual é o principal fator limitante, que depende das plantas, na fase de "claro", e qual é o principal fator limitante na fase de "escuro"?
b) Cite os quatro principais fatores limitantes da fotossíntese, considerados externos, que não dependem da planta.

resposta:
a) O principal fator limitante dependente do vegetal na fase fotoquímica da fotossíntese é a quantidade de clorofila. Na fase química o fator em questão é a disponibilidade enzimática para a redução do CO2.
b) São fatores limitantes externos: luz, H2O, CO2 e temperatura ambiental, além de outros como a disponibilidade de sais minerais no solo e na água.



(Ufu)
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
- Estrutura interna do caule:
- Sistema radicular:
- Nervuras nas folhas:
- Número de cotilédones:

resposta:
a) Monocotiledôneas: trigo, arroz, grama, cana-de-açúcar, etc



(Ufu) Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma raiz tuberosa, uma epífita, uma estipe, um bulbo e um pseudofruto.
a) Batata-doce, orelha de pau, bambu, abóbora e abacaxi.
b) Cenoura, orquídea, palmeira, alho e amora.
c) Beterraba, araucária, buriti, banana e arroz.
d) Batata inglesa, filodendro, feijoeiro, salsa e maçã.
e) Banana, morango, coqueiro, cebola e figo.

resposta:B



(Ufu) Com relação às Pteridófitas podemos dizer que o gametófito é
a) desenvolvido, maior que o esporófito e denominado cormo.
b) reduzido e sempre chamado de protalo.
c) múltiplo e conhecido como soros, haplóides
d) muito pequeno e denominado estômio.

resposta:B



(Ufu) Na tecnologia do DNA recombinante são utilizadas enzimas bacterianas que têm a propriedade de cortar a molécula de DNA em pontos específicos, o que permite, por exemplo, que genes humanos que codificam proteínas de interesse médico ou comercial sejam extraídos, clonados em bactérias ou vírus, e depois sejam transferidos para animais de laboratório, que passam a produzir sistematicamente tais proteínas. Pergunta-se:
a) Qual é o nome genérico que se dá a estas enzimas?
b) O que confere a especificidade a estas enzimas?
c) Na natureza, qual deve ser o papel desempenhado por elas?
d) Como são chamados os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie?

resposta:
a) Enzimas de restrição ou endonucleases de restrição.
b) Cortam o DNA em regiões específicas denominadas palíndromos.
c) Defesa bacteriana contra DNA estranho que nelas seja inoculado ou incorporado espontaneamente do meio em que vivem.
d) Organismos transgênicos.



(Ufu) Estudar a evolução de um determinado grupo de organismos é algo complexo, difícil mesmo. Como saber quais etapas evolutivas se sucederam na evolução? O que veio primeiro? Nesse sentido os cientistas têm buscado na natureza provas da evolução. Essas provas aparecem principalmente de duas maneiras básicas. Pergunta-se: quais são essas duas maneiras principais pelas quais os cientistas têm estudado a evolução?

resposta:O estudo comparado de registros fósseis e a análise comparativa das seqüências de bases nitrogenadas do DNA de espécies distintas, pode permitir a determinação do grau de parentesco evolutivo.



(Ufu) Muitas espécies de insetos, principalmente de mariposas, imitam com suas cores e formas do corpo folhas secas ou amareladas da vegetação. Essa estratégia de defesa, conhecida como camuflagem, é adaptativa para esses animais. Presumindo-se que, quando as mariposas surgiram, todas eram marrons e não tinham nenhuma característica especial que as tornassem parecidas com uma folha, poderíamos supor que essas mariposas teriam surgido da seguinte maneira:
Na descendência de um grupo de mariposas, podem ter surgido indivíduos mutantes que apresentavam alguma característica que os tornassem diferentes dos outros e mais parecidos com uma folha, como uma variação na cor, uma mancha ou um detalhe da borda das asas. Estas mariposas passaram a deixar mais descendentes que as outras da população, por serem menos predadas. Ao longo das gerações, outras recombinações e mutações foram surgindo, sendo que características que deixassem as mariposas mais parecidas com uma folha seca, portanto mais difíceis de serem encontradas por predadores orientados visualmente, continuaram a ser selecionadas positivamente. Isso possivelmente continua ocorrendo e, por esse motivo, encontramos mariposas que imitam tão perfeitamente folhas.

Com base em seus conhecimentos de evolução e no texto acima, responda:
a) Como pode ser caracterizado o argumento acima dentre os diferentes tipos de pensamento evolutivo?
b) Aponte DUAS características no texto que fundamentem o argumento.

resposta:
a) Teoria sintética da evolução biológica.
b) Surgimento de variações a partir de mutações e recombinações genéticas.



(Ufu) De acordo com a Teoria de Hardy-Weimberg, em uma população em equilíbrio genético as freqüências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações. Para tanto, é necessário que
a) a população seria infinitamente grande, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
b) o tamanho da população seja reduzido, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
c) a população seria infinitamente grande, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.
d) a população seja de tamanho reduzido, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.

resposta:A



(Ufu-2001) Com relação aos dois tipos fundamentais de divisão celular, a mitose e a meiose, faça o que se pede

a) Apresente três diferenças básicas que caracterizam cada um desses processos. (Faça uma tabela).

b) Mencione apenas para a mitose o nome de suas diferentes fases e sua seqüência correta.

resposta:a) Observe a tabela a seguir:




b) Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.





(Ufu-1999) Em uma Drosophila melanogaster , a determinação do sexo não é feita simplesmente pela presença ou ausência do cromossomo Y, mas por um balanço gênico entre genes femininizantes e masculinizantes. Se o cromossomo X de uma fêmea com cariótipo 2AXX sofrer não-disjunção meiótica e o óvulo resultante com 2 cromossomos X for fecundado por um espermatozóide normal, portador de um cromossomo Y, dando origem a um descendente com cariótipo 2AXXY, pergunta-se:

a) Qual é o sexo do descendente com cariótipo 2AXXY?

b) Sabendo-se que o sexo da Drosophila melanogaster pode ser definido por um índice sexual (I.S.), qual é a relação que expressa esse índice?

c) Qual é o índice sexual (I.S.) do descendente acima referido?

resposta:a) Fêmea excepcional.

b) I.S. = X/A, ou seja, relação entre o n¡. de cromossomos X e o n¡. de lotes autossômicos presentes no cariótipo do animal.

c) I.S. = X/A = 2/2 = 1. Trata-se de uma fêmea.



(Ufu-1999) a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.

b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
- Estrutura interna do caule:
- Sistema radicular:
- Nervuras nas folhas:
- Número de cotilédones:

resposta:a) Monocotiledôneas: trigo, arroz, grama, cana-de-açúcar, etc.
Dicotiledôneas: feijão, grão-de-bico, pau-brasil, maçã, etc.

b) Estrutura interna do caule:
monocotiledônea - difusa
dicotiledôneas - ordenada

Sistema radicular:
monocotiledônea - fasciculado
dicotiledôneas - pivotante

Nervuras nas folhas:
monocotiledônea - paralelas
dicotiledôneas - reticuladas

Número de cotilédones:
monocotiledônea - 1 (um)
dicotiledôneas - 2 (dois)



(Ufu-1999) Quais são as principais características que nos permitem distinguir um vertebrado dentre os outros animais?

resposta:Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos possuem crânio e coluna vertebral.



(Ufu-1999) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, anexos embrionários de Aves e sua respectiva função.

a) Saco vitelínico (excreção), Placenta (respiração e nutrição), Âmnion (proteção), Córion ou Serosa (proteção e revestimento).
b) Saco vitelínico (nutrição), Alantóide (circulação e digestão), Âmnion (proteção), Córion ou Serosa (excreção).
c) Saco vitelínico (excreção), Serosa (nutrição), Âmnion (proteção), Córion (respiração e digestão).
d) Saco vitelínico (nutrição), Alantóide (respiração e excreção), Âmnion (proteção), Córion ou Serosa (proteção e revestimento).
e) Saco vitelínico (nutrição), Placenta (respiração e circulação), Âmnion (proteção), Córion ou Serosa (proteção e revestimento).

resposta:[D]



(Ufu-1999) Analise o desenho esquemático abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente a identificação das estruturas numeradas, respectivamente, de 1 a 5.
a) Epiderme superior, xilema, parênquima lacunoso, tricoma e célula guarda.
b) Epiderme inferior, floema, parênquima clorofilado, tricoma e ostíolo.
c) Cutina, xilema, aerênquima, radícula e estômato.
d) Epiderme superior, floema, parênquima paliçádico, prolongamento epidérmico e ostíolo.
e) Epiderme inferior, floema, parênquima clorofilado, radícula e célula companheira.



resposta:[A]







próxima »