Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Unitau

(Unitau) As atividades de um organismo são coordenadas e integradas por dois sistemas: o nervoso e o hormonal. Diga em que diferem, em linhas gerais, esses dois sistemas.

resposta:O sistema nervoso é constituído por células que transmitem impulsos eletroquímicos e funciona no sistema estímulo-resposta. Cessado o estímulo cessa a resposta.
O sistema hormonal é formado pelas glândulas endócrinas que produzem e lançam na corrente sangüínea hormônios; substâncias que atingem e regulam o funcionamento de órgãos ou tecidos-alvo. Os efeitos da ação hormonal se prolongam após ter cessado o estímulo.



(Unitau) A principal função do aparelho excretor é a manutenção da homeostase, que se entende por estado de equilíbrio dinâmico do organismo, para o qual o constante teor de água tem fundamental importância. Considerando um mamífero terrestre, dê exemplos de processos onde se observa:
a) ganho de água
b) perda de água
c) economia de água

resposta:a) Alimentação e água doce bebida de poças, lagos e lagoas.
b) Transpiração, respiração, urina e fezes.
c) Secreção de ADH (hormônio antidiurético) pela adeno hipófise que aumenta a reabsorção renal e diminui a produção de urina e ausência total ou parcial de glândulas sudoríparas.



(Unitau) Alguns animais não possuem sistema ou órgão responsável pelas trocas gasosas. Existem aqueles que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico por difusão, através da superfície epidérmica, como é o caso da
a) mosca.
b) aranha.
c) planária.
d) lesma.
e) estrela-do-mar.

resposta:C



(Unitau) As trocas gasosas entre os organismos e o ambiente em que estes vivem podem ocorrer de diversas maneiras. A seguir, estão indicados os processos de respiração que ocorrem em determinados animais. Assinale a alternativa incorreta
a) golfinho ë pulmonar
b) planária ë cutânea e branquial
c) minhoca ë cutânea
d) rã adulta ë cutânea e pulmonar
e) gafanhoto ë traqueal

resposta:B



(Unitau) Indique a alternativa que apresenta doenças causadas por bactérias:
a) gripe, herpes, raiva, poliomielite, sarampo.
b) tétano, gripe, lepra, poliomielite, tuberculose.
c) tuberculose, tétano, difteria, febre tifóide, raiva.
d) febre tifóide, catapora, tétano, poliomielite, difteria.
e) lepra, tuberculose, tétano, febre tifóide, difteria.

resposta:E



(Unitau) Cozinhar bem os alimentos e filtrar a água são medidas que servem para diminuir a incidência da doença causada por
a) 'Shistosoma mansoni'.
b) 'Tripanosoma cruzi'.
c) 'Ascaris lumbricoides'.
d) 'Wuchereria bancrofti'.
e) 'Plasmodium vivax'.

resposta:C



(Unitau) Cite três características que justifiquem o fato de as minhocas serem mais evoluídas que as planárias.

resposta:Minhocas são animais celomados, metamerizados e apresentam sistema circulatório fechado e sangue vermelho com hemoglobina.
Planárias são vermes achatados acelomados, sem metameria e sistema circulatório.



(Unitau) Alguns seres vivos, como as abelhas e os pulgões, conseguem produzir indivíduos sem que a fêmea receba o espermatozóide para fecundar o óvulo. Este fenômeno é chamado de:


a) poliembrionia.
b) partenogênese.
c) metagênese.
d) nidação.
e) filogenia.

resposta:B



(Unitau) Diversas espécies de insetos são consideradas nocivas ao homem por serem transmissoras de doenças. Associe a doença (coluna I) ao gênero (coluna II) a que pertencem as principais espécies que as transmitem, no Brasil.

Coluna I
1 - Dengue
2 - Leishmaniose
3 - Filariose
4 - Doença de Chagas
Coluna II
( ) Culex
( ) Triatoma
( ) Aedes
( ) Lutzomya Das alternativas a seguir, escolha aquela que corresponde à seqüência correta obtida na coluna II:

a) 1-3-2-4
b) 4-3-2-1
c) 3-4-1-2
d) 1-4-2-3
e) 1-4-3-2

resposta:C



(Unitau) O sistema circulatório dos insetos diferencia-se do dos cordados por não transportar
a) gases da respiração.
b) hormônios.
c) resíduos orgânicos.
d) nutrientes.
e) água.

resposta:A



(Unitau) Indique em qual dos seres vivos, citados a seguir, o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA) não ocorrem em um mesmo indivíduo:
a) bactéria
b) protozoário
c) vírus
d) fungos
e) algas

resposta:C



(Unitau) Leia as afirmativas a seguir:
I - Nas células vegetais, os vacúolos são bem desenvolvidos e possuem como função principal, armazenar água e outras substâncias.
II - As células vegetais e as células animais possuem quantidades semelhantes de lisossomos e mitocôndrias.
III - As células vegetais são autótrofas e as células animais são heterótrofas.

Assinale
a) se apenas a I estiver correta.
b) se apenas a II estiver correta.
c) se a II e a III estiverem corretas.
d) se a I e a III estiverem corretas.
e) se todas estiverem corretas.

resposta:D



(Unitau) Inicialmente o pólipo reproduz-se assexuadamente, por brotamento, originando as medusas. Estas formarão gametas que depois se unirão para a formação dos zigotos. Dos zigotos surgem larvas que nadam livremente até se fixarem para dar início a novos pólipos. Esse tipo de reprodução, denominado metagênese, ocorre nos
a) celenterados.
b) poríferos.
c) anelídeos.
d) moluscos.
e) artrópodes.

resposta:A



(Unitau) A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do Rio Paraíba do Sul.
estágios de recuperação vegetal-ecologia
Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local. Pode-se considerar, como afirmativa correta:
a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.
b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.
c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.
d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.
e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.

resposta:D



(Unitau) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Segundo Lamarck, os organismos teriam evoluído pela transmissão de modificações adquiridas pelo uso ou desuso de certos órgãos.
b) Para Darwin, a evolução resultaria da sobrevivência dos organismos mais aptos na competição por espaço e alimento.
c) A grande diversidade de estruturas e comportamento dos indivíduos de uma população pode ser explicada pelas mutações.
d) Duas populações só constituem efetivamente duas espécies distintas quando perdem a capacidade potencial de trocar genes entre si.
e) A seleção natural garante o equilíbrio genético da população através dos processos de adaptação.

resposta:E



(Unitau) Considerando que quanto mais partes um vegetal possui, mais evoluído é, podemos afirmar que, das alternativas a seguir, o vegetal mais evoluído é:
a) o musgo.
b) o abacateiro.
c) a samambaia.
d) o pinheiro.
e) a alga.

resposta:B



(Unitau) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como:
a) briófitas.
b) pteridófitas.
c) gimnospermas.
d) monocotiledôneas.
e) dicotiledôneas.

resposta:D



(Unitau) As________ são compostos formados por ________unidos (as) por ligações ________e as _______são ________ orgânicos, de natureza _______sensíveis às variações de temperatura.

Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente,
a) gorduras - proteínas - peptídicas - enzimas - açúcares - lipídica.
b) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - compostos - protéica.
c) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
d) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.
e) proteínas - açúcares - protéicas - enzimas - açúcares - enzimática.

resposta:C



(Unitau) Em um ecossistema natural, cada espécie animal sobrevive nos espaços aos quais se adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata Atlântica, os tucanos preferem as copas das árvores e as capivaras à beira d'água para sobreviver. essa descrição refere-se a:
a) habitat.
b) nicho ecológico.
c) biótopo.
d) bioma.
e) ecossistema.

resposta:A







próxima »