Buscar por palavras, tópicos & origem // Química | Física | História | Português | Biologia | Geografia | Inglês | Matemática


Questões de biologia

Origem: Uerj

(Uerj-2001) Na maioria dos casos, a energia de um ecossistema origina-se da energia solar.
A figura a seguir mostra alguns seres componentes do ecossistema de um lago.




Considere que, no lago, existam quatro diferentes espécies de peixes. Cada uma dessas espécies se alimenta exclusivamente de um dos quatro componentes indicados.
O peixe que teria melhores condições de desenvolvimento, em função da disponibilidade energética, seria o que se alimentasse de:
a) algas
b) insetos
c) copépodes
d) crustáceos




resposta:[A]



(Uerj-2000) Em condições adequadas, células foram incubadas com as substâncias A e B. A partir do momento inicial do experimento - tempo zero, foram medidas as concentrações intra e extracelulares e estabelecida a relação C(intra)/ C(extra), para cada substância A e B.
O gráfico abaixo mostra a variação dessas relações em função do tempo de incubação.




a) Cite os tipos de transporte das substâncias A e B, respectivamente, através da membrana plasmática. Justifique sua resposta.

b) O cianeto de sódio é um inibidor da síntese de ATP na célula.
Indique a conseqüência de sua presença no transporte da substância A e da substância B.



resposta:a) Transporte ativo e transporte passivo.
O transporte de A ocorre mesmo contra um gradiente de concentração, como mostra a relação C(intra)/ C(extra) maior que 1.
O transporte de B não ocorre contra um gradiente de concentração, atingindo o equilíbrio com C(intra)/ C(extra) igual a 1.

b) O transporte da substância A deve ser inibido pelo cianeto, pois o transporte ativo depende de fonte energética (ATP).
O transporte passivo de B não deve ser alterado pelo cianeto.



(Uerj-2001) O balanço de cálcio é a diferença entre a quantidade de cálcio ingerida e a quantidade excretada na urina e nas fezes. É usualmente positivo durante o crescimento e a gravidez e negativo na menopausa, quando pode ocorrer a osteoporose, uma doença caracterizada pela diminuição da absorção de cálcio pelo organismo.
A baixa concentração de íon cálcio (Ca®®) no sangue estimula as glândulas paratireóides a produzirem hormônio paratireóideo (HP). Nesta situação, o hormônio pode promover a remoção de cálcio dos ossos, aumentar sua absorção pelo intestino e reduzir sua excreção pelos rins.
(Adaptado de ALBERTS, B. et al., "Urologia Molecular da Célula." Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.)

O gráfico que melhor pode expressar a relação entre a produção do hormônio pelas paratireóides e a concentração de íon cálcio no sangue, é:



resposta:[C]



(Uerj-2000) OBESIDADE

Proteína facilita a absorção de gorduras

A proteína FATP4, que tem um papel importante na absorção da gordura pelo organismo, se presente em nível elevado nas células que revestem pequenas saliências vasculares do intestino delgado e responsáveis pelo transporte dos ácidos graxos dentro do corpo, leva à obesidade, um problema de saúde...
("Jornal do Brasil", 24/09/99)

As pequenas saliências vasculares no intestino delgado mencionadas acima consistem na seguinte estrutura e respectiva constituição:
a) glândulas - epitélio e membrana basal.
b) vilosidades - epitélio e tecido conjuntivo.
c) evaginações - paredes de vasos sangüíneos e linfáticos.
d) microvilosidades - membrana plasmática e microtúbulos.

resposta:[B]



(Uerj-2000) Observe os animais marinhos representados abaixo:




Os animais classificados como peixes ósseos são os de número:
a) 1, 3 e 5
b) 1, 2 e 4
c) 2, 3 e 4
d) 2, 4 e 5




resposta:[B]



(Uerj-2000) Em 1977, cientistas a bordo do submarino de pesquisa "Alvin" foram os primeiros a identificar, no oceano Pacífico, comunidades abissais vivendo em profundidades superiores a 2,5km, formadas por grande número de seres, alguns, inclusive, de grande porte. Essas comunidades se desenvolvem em torno de fontes termais submersas, constituídas por fendas da crosta terrestre que liberam gases, onde a água do mar penetra e é aquecida.
A formação de matéria orgânica que mantém essas comunidades está associada ao processo de:
a) fotossíntese realizada por algas
b) quimiossíntese de bactérias autotróficas
c) síntese abiótica com uso de energia térmica
d) sedimentação de excretas de seres da superfície


resposta:[B]



(Uerj-2000) A germinação de algumas sementes, como a da alface, é estimulada por radiação luminosa na faixa do vermelho curto ou inibida por radiação na faixa do vermelho extremo, mesmo quando expostas por breve período de tempo. Outras, como a do milho, germinam normalmente - com rendimento superior a 60% - em presença ou ausência de luz.
Sementes de alface colocadas em câmara escura, em condições adequadas para germinação, foram iluminadas, apenas por 1 minuto, com radiação de comprimento de onda de 730nm (vermelho extremo) e, daí por diante, permaneceram no escuro. Em outra câmara idêntica, sementes de milho foram mantidas sempre no escuro.
Após o intervalo de tempo adequado, contou-se o número de sementes de cada espécie que germinaram ou não.
Analise os gráficos abaixo, que mostram diferentes possibilidades de percentagens de germinação.




Aquele que apresenta os valores compatíveis com o resultado do experimento é o de número:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4




resposta:[B]



(Uerj-2000) A agricultura orgânica, caracterizada pelo uso intensivo de adubos preparados a partir de dejetos animais, tem sido preconizada como alternativa ao emprego de agrotóxicos.
No entanto, quando praticada em larga escala, sem os devidos cuidados, pode causar danos ao meio ambiente, com a ocorrência de:
a) contaminação do solo por metais pesados
b) desenvolvimento de microorganismos autotróficos
c) diminuição de nutrientes de origem inorgânica no solo
d) acúmulo de matéria orgânica em cursos d água próximos


resposta:[D]



(Uerj-2000) A senescência e queda das folhas de árvores são fenômenos observados com grande intensidade no outono, em regiões de clima temperado, quando as noites se tornam progressivamente mais frias e os dias mais curtos.
A diminuição da temperatura e a menor iluminação acarretam as seguintes alterações de níveis hormonais nas folhas:
a) diminuição de auxina e aumento de etileno
b) aumento de auxina e diminuição de etileno
c) aumento de giberelina e aumento de auxina
d) diminuição de giberelina e aumento de auxina


resposta:[A]



(Uerj-2000) Sabemos que o citoesqueleto forma um arcabouço interno de sustentação das células. A análise da capacidade de resistência à distensão dos microtúbulos, dos filamentos intermediários e dos filamentos de actina presentes nesse arcabouço nos permite chegar aos resultados mostrados no gráfico.




Com base nos dados apresentados e no conhecimento das características morfofuncionais do citoesqueleto, cite:

a) o componente que apresenta maior resistência ao estresse mecânico e a conseqüência que a sua ruptura traz para a célula;

b) a localização e a função dos filamentos de actina nas miofibrilas das fibras musculares estriadas.



resposta:a) Filamento intermediário.
A célula também se rompe.

b) Localizam-se no sarcômero.
Atuam na contração muscular.



(Uerj-2001) Analise as informações:




(Adaptado de ODUM, E. "Ecologia". Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.)

Considerando a variação dos dados apresentados, foi possível concluir que as seis populações estão funcionando aproximadamente no mesmo nível trófico.
Dentre as variáveis apresentadas na tabela, a que permite comprovar essa conclusão é:
a) biomassa
b) densidade
c) fluxo de energia
d) dimensão característica do indivíduo



resposta:[C]



(Uerj-2001) Uma molécula de RNAm, composta pelas bases adenina-A e citosina-C, foi sintetizada experimentalmente.
Sua estrutura está representada no esquema abaixo:

C-A-C-A-C-A-C-A-C-A-C-A-C-A-C-A-C-A

Suponha que a síntese de um peptídeo possa ser iniciada a partir de qualquer um dos extremos dessa estrutura de RNAm, sem necessidade de código de iniciação ou de terminação. Nestas condições, o número de diferentes tipos de aminoácidos encontrados nos peptídeos formados será:
a) 4
b) 3
c) 2
d) 1


resposta:[C]



(Uerj-2001) A tabela a seguir resume alguns processos celulares de oxirredução realizados pelos organismos para atender a suas necessidades energéticas.




A evolução desses processos está relacionada à evolução das condições ambientais da terra. Assim, dos processos celulares acima, aquele que surgiu primeiro é o de número:
a) I
b) II
c) III
d) IV




resposta:[B]



(Uerj-2001) Para analisar o crescimento de raízes, quatro mudas idênticas de violeta foram submetidas a um procedimento experimental.
Três das mudas foram colocadas em soluções nutritivas contendo diferentes concentrações de ácido naftaleno acético, um inibidor do crescimento de raízes.

As concentrações de ácido utilizadas, em mol.L­¢, foram:

C = 2.10­¥ C‚ = 1.10­¤ Cƒ = 2.10­¦

A quarta muda, para controle, foi colocada na mesma solução nutritiva, porém na ausência do inibidor.
Observe o gráfico a seguir:




As curvas que representam o crescimento das raízes para as concentrações C, C‚, Cƒ e de controle são, respectivamente, as de números:
a) IV - III - II - I
b) III - IV - II - I
c) II - I - III - IV
d) I - II - III - IV




resposta:[C]



(Uerj-2001) Até o século XVII, o papel dos espermatozóides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.
Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado o seguinte trecho:

"... para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor."

Dentre as etapas que constituem o método científico, esse trecho do relatório é um exemplo de:
a) análise de dados
b) coleta de material
c) elaboração da hipótese
d) planejamento do experimento

resposta:[D]



(Uerj-2001) Considere que, no sangue, as moléculas de hemoglobina e de gás oxigênio dissolvido estão em equilíbrio com a oxiemoglobina, de acordo com a equação a seguir:




Em grandes altitudes, quando o ar se torna rarefeito, essa posição de equilíbrio é alterada, causando distúrbios orgânicos.
A combinação correta entre o fator cuja variação é responsável pelo deslocamento do equilíbrio e o sentido desse deslocamento, indicado na equação, é:
a) concentração de oxigênio; 1
b) concentração de oxigênio; 2
c) temperatura ambiente; 1
d) temperatura ambiente; 2




resposta:[B]



(Uerj-2000) Em uma experiência que procurava estudar a participação dos tecidos embrionários na formação dos órgãos primitivos, um embriologista transplantou o lábio dorsal do blastóporo de uma gástrula para a região ventral de outra, conforme demonstra o esquema abaixo:




A partir do implante, um novo embrião se desenvolveu.
Esse resultado pode ser atribuído ao seguinte fator:
a) existência da placa neural no lábio dorsal transplantado
b) presença de célula germinativa já fecundada no transplante
c) atuação do lábio dorsal sobre os tecidos do organismo receptor
d) fornecimento de abundante material nutritivo pelo tecido transplantado




resposta:[C]



(Uerj-2001) Feixes de partículas ou de radiação podem ser utilizados na terapia de câncer. A destruição de um tumor no organismo humano se dá pela transferência de uma certa quantidade de energia do feixe, denominada "dose", para as células do tecido doente.
O gráfico a seguir mostra como varia a dose fornecida por diferentes feixes, em função da profundidade de um tecido penetrado.




(Adaptado de publicação do Loma Linda University Medical Center, Batavia, s. d.)

Considere que, para os valores das doses apresentadas no gráfico, a eficiência do tratamento seja tanto maior quanto maior for a intensidade da dose na região do tumor.
Caso o tumor a ser tratado esteja localizado a uma profundidade de 21cm, a melhor escolha para o tratamento envolve uma fonte de energia de:
a) raios X
b) cobalto
c) elétrons
d) prótons




resposta:[D]



(Uerj-2001) O gráfico I adiante mostra a relação entre a velocidade de crescimento da célula e seu ciclo de divisão celular em um organismo de vida livre, como a levedura, em condições favoráveis de nutrição.
Foi testada, experimentalmente, a mesma relação em condições desfavoráveis de nutrição, obtendo-se o resultado expresso no gráfico II:




(Adaptado de ALBERTS, B. et al., "Biologia Molecular da Célula". Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.)

Quanto à reação dessas leveduras a condições desfavoráveis de nutrição, podem-se perceber as seguintes conseqüências, respectivamente, em relação à maior massa atingida pela célula e à duração do ciclo de divisão celular:
a) diminui - diminui
b) diminui - não se altera
c) aumenta - não se altera
d) não se altera - aumenta



resposta:[D]







« anterior | próxima »